Querido Scott, querida Zelda

Querido Scott, querida Zelda F. Scott Fitzgerald
Zelda Fitzgerald

Resenhas - Querido Scott, Querida Zelda

Liliane 24/09/2012

Basta uma menção aos nomes de Scott e Zelda Fitzgerald para que nos venham à mente os anos 20, a era do jazz, um grande romance e um afrontoso sucesso precoce com todos os perigos a ele inerentes. Os nomes de Scott e Zelda evocam táxis ao cair da noite, melindrosas, saguões luminosos de hotel, cabarés enfumaçados, conversíveis amarelos, ternos brancos, gorjetas fartas, expatriados e a nostalgia da geração perdida.

Leiliane R. Falcão 07/09/2021

Poético e trágico
A história dos Fitzgerald talvez seja uma das mais tristes e ao mesmo tempo, das mais poéticas dos anos 20.
Apesar dos rumores que rondam a história do casal, pelas cartas podemos inferir que Scott não foi responsável pela loucura de Zelda, e que Zelda nao foi responsável pela carreira pouco produtiva de Scott. Eles eram um casal com 1001 problemas, mas acima disso, eram indivíduos cheios de problemas e conflitos internos. Para duas pessoas tão complicadas e complexas, eles viveram bem, da melhor forma que foi possível para os dois.
Algo que chama a atenção nesta reunião de cartas é a beleza dos escritos da Zelda. Ela Tinha uma forma muito peculiar de enxergar a vida. Suas metáforas são belas, e suas cartas são muito mais poéticas e delicadas.
Não deixa de ser um pouco triste acompanhar as cartas de um casal que viveu a maior parte do seu matrimônio à distância. Conforme os anos vão avançando e a guerra vai se aproximando, é nítido o tom tenso e preocupado com que as cartas são escritas.
Gostaria de deixar destacado aqui que o livro foi primorosamente organizado. A revisão foi muito bem feita, os textos no início e no final do livro ajudam o leitor a entrar na atmosfera e compreender um pouco mais sobre as complexidades dos Fitzgerald.
Recomendo o livro para aqueles que se interessam pela geração dos anos 20 e pela vida e obra dos Fitzgerald. Sem dúvida o livro da uma boa visão dos excessos dessa época.

Angelica75 12/07/2022

Querido Scott, Querida Zelda.
Cartas de amor são sempre tão interessantes. Sendo de Scott e Zelda, muito melhor. Uma vida intensamente vivida, com altos e baixos, idas e vindas.
Desde o início do romance nos anos 20, a separação física imposta faz eles trocarem muitas cartas. Entre os anos 20 e 30 viveram juntos o nascimento de Scottie, o sucesso de O grande Gatsby, as loucuras em Paris, esbanjamento de dinheiro, muitas festas e muito álcool.
Na década seguinte a internação de Zelda em clínicas psiquiátricas vira preocupação constante e é narrada em muitas outras cartas. Não tem como não se sentir inserida em tudo o que eles viveram.
A reta final, nos anos 40, Zelda consegue voltar para casa da mãe mas Scott continua longe, em Hollywood, escrevendo roteiros para filmes e enfrentando problemas de dinheiro e de saúde. Perdeu sua vida muito precocemente, aos 44 anos. Zelda também tem uma morte trágica 4 anos depois de Scott.
A história deles é muito interessante e o livro, bem organizado, com introdução escrita pela neta do casal, Eleanor Lanaham. Recomendo fortemente.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 06/05/2017

Demorei um certo tempo pra terminar porque as cartas acabam se tornando repetitivas em alguns momentos, o que faz bastante sentido, já que - querendo ou não - a relação dos dois era um círculo vicioso.
Os dois tem uma relação bem tóxica por conta da personalidade de ambos, mas não tem como não ver que eles se amavam profundamente (mesmo quase se matando às vezes)
Gostei muito de todo o contexto dado pelos organizadores das cartas antes de cada período da vida deles, já que era essencial pra compreender melhor os momentos que eles viviam.
As cartas em si tem esse tom bem poético - estamos falando de dois artistas - e são bem bonitas em alguns momentos (apesar de repetitivas às vezes, como já dito)
Ramon. 06/05/2017minha estante
Parabéns pela resenha...