Silêncio

Silêncio Thich Nhat Hanh

Resenhas - SILÊNCIO

1 | 2 | 3 | 4

Mai 02/01/2022

Silêncio dialoga conosco buscando nos fazer perceber os ruídos barulhentos fora e dentro de nós.
O monge budista nos oferece lições leves e profundas sobre autoconhecimento, ponderando as oportunidades que se apresentam cotidianamente para prática da atenção plena, reflexão consciente, apropriação de pensamentos e práticas e por fim a eleição de boas escolhas, para nós e para o mundo.
Interessante a compreensão de que o barulho mais ensurdecedor é o que fazemos dentro de nós; com nossas angústias e aflições nos encaminhamos para o total desequilíbrio emocional e consequentemente o orgânico.
Uma leitura que nos direciona para a busca de nós mesmos.

Carolina.Gomes 04/05/2022

Para acalmar a mente
Peguei essa indicação em um podcast que costumo acompanhar: autoconsciente.

Foi uma leitura bem fluida e agradável. A ideia geral é aprender a silenciar a mente e exercitar o silêncio para manejar o stress e ter uma vida mais centrada.

Aqui estão presentes os conceitos e práticas para treinar o foco e a concentração no momento presente. Tarefa árdua num mundo digital que nos expõe excessivamente aos estímulos visuais.

Não há muito aprofundamento mas as lições são muito válidas para ajudar a diminuir a ansiedade e aprender a observar e silenciar nosso barulho interno.

Eu gostei muito! Recomendo para quem gosta desse tipo de livro.
13marcioricardo 05/05/2022minha estante
Fez lembrar O Poder do Agora. Eu gostei na altura.

Carolina.Gomes 05/05/2022minha estante
Sim! O poder do agora é mais completo.

sara 27/11/2021

"Portanto, não somos livres. Sempre que fazemos algo que não queremos verdadeiramente, apenas por um medo habitual ou por uma má associação de noções e ideias, não somos livres."
Maykon.Morais 05/12/2021minha estante
Uau! Que trecho! Eai, recomendas o livro?

sara 07/12/2021minha estante
Recomendo muito, vale a pena!

Luma.Garcia 17/10/2020

Recomendo
Como os outros livros de Thich Nhat Hanh leitura leve, gostosa... simplesmente flui, não dá vontade de parar de ler. O silêncio de que ser trata é o dos pensamentos, acalmar a mente e os benefícios do mindfulness

chele 22/01/2022

O livro é muito bom!!

Eles falam muitas vezes sobre a mindfulness e como ela pode ajudar na nossa vida. É incrível como ela retrata situações onde
muitas pessoas estão passando.

A história é muito linda, aprendi muitas coisa sobre o Vietnã. Aprendi técnicas. Enfim, o livro é excelente bom.

Só dei essa nota porque não gosto muito de livros de autoajuda, mas o livro é incrível!!

André Ricardo 22/03/2021

Bom Assunto
Interessante tema numa visão mais holística do assunto, sendo uma
Agradável leitura.

Vivian.Naiara 12/07/2021

Respire e silencie
O silêncio para o autor é peça chave para nos acalmarmos acessando nosso interior. É no silêncio que ouvimos nosso coração, nossas emoções e sofrimentos e, entrando em contato com eles, estaremos mais perto de sermos livres, porque entenderemos o que está acontecendo. É no silêncio que abrimos as portas para nossa reorientação pessoal. Ele ensinou várias meditações guiadas, a que eu mais gostei foi:
Ao acordar esta manhã, vou sorrir; vinte e quatro horas novinhas em folha estão esperando por mim; eu prometo vivê-las intensamente e aprender a olhar tudo o que me rodeia com os olhos da compaixão.

Ayumi.kimura 11/09/2022

Silenciando a mente
Um novo olhar para dentro e fora de nós mesmo, tendo como aprendizado o mindfulness em alguns momentos deixando os momentos caóticos, os barulhos, ruídos e usar a própria respiração para acalmar nossa mente e nosso coração.
Jaine 11/09/2022minha estante
Esse quero ler!!

Ayumi.kimura 12/09/2022minha estante
Muito bom, recomendo!!!

David Ribeiro 26/02/2024

Silenciar... Viver!
Como encontrar a paz interior e ?silenciar? para o mundo caótico ao nosso redor e dentro de nós?
Isso é o que o mestre zen budista Thich Nhat Hanh nos responde em seu livro: Silêncio ? O poder da quietude em um mundo barulhento. Ele demonstra como a prática consciente do Silêncio pode nos ajudar a encontrar nosso equilíbrio, centro, e paz interior, e também reconhecer nossos sofrimentos e limitações.
O livro contém vários exercícios e ensinamentos práticos, para uma meditação ativa e passiva, consciente e transformadora. Uma porta de entrada interessante para um mindfulness, (Atenção plena) voltada para vivencia do Hoje, do Agora, com o intuito de vivermos bem e com qualidade, todos os momentos que temos.
Além do mais, uma leitura fácil e fluída.

Vanessa Prado 14/01/2021

O poder da quietude
Com uma linguagem clara, é um livro gostoso de ler e trás um ensinamento fantástico que vem na contramão dos nossos dias: praticar o silêncio!
Não somente o silêncio de nossas falas e sons externos, mas o silêncio interior, o silêncio de nossas mentes - que naturalmente são agitadas e não param de pensar.
Ele traz exercícios para essa prática! E te garanto que você descobrirá um mundo novo que não conhece!

May 02/08/2020

Esse livro é lindo e cheio ensinamentos valiosos (que já estou colocando em prática). Nele o autor demonstra a todo momento a importância de estarmos verdadeiramente presentes no aqui e agora (e não presos ao passado ou ao futuro) através de práticas como a respiração consciente, o verdadeiro silêncio e mindfulness - e como isso pode transformar nossa realidade e forma com que vemos e lidamos com o mundo, nossos relacionamentos, e principalmente com nós mesmos. Virou um dos meus queridinhos!

#Caju 25/10/2023

O poder do silêncio para um caminhar consciente
Nesta obra, o autor nos oferece basicamente instruções para a prática do mindfulness, onde é permitido desfrutar da vida de um modo mais presente. Bom, apesar de já conhecer esta prática, gostei muito do início deste livro que ele descreve os alimentos sensoriais, tais como informações na TV, nas redes sociais e até num jogo eletrônico, os quais potencializam o "Pensamento sem Parar". Logo, por consequência, esses ruídos externos nos distanciam de nós mesmos e da nossa própria presença no momento atual.
Apesar de parecer um livro breve, não é, ele descreve também algumas histórias que o enriquece e que contextualiza bem a sua narrativa. Em certos momentos achei meio repetitivo, porém produtivamente necessário. Ao fim ele descreve alguns exercícios e técnicas para que possamos ser mais conscientes em nossas tarefas do dia a dia. Gostei!

joania 07/04/2021

Silêncio: entrando em contato consigo mesmo e com o presente.
Silêncio é um livro escrito por Thich Nhat Hanh, um escritor e monge budista vietnamita que nasceu em 1926, é um dos mestres do zen-budismo mais respeitado e conhecido no mundo atualmente. O livro foi lançado em janeiro de 2016 e teve sua publicação no Brasil realizada pela editora HarperCollins.

A obra apresenta uma série de conselhos, reflexões e práticas de meditação, com objetivo de mostrar a importância do silêncio, do saber ouvir e de viver o presente de uma forma mais centrada, calma em um mundo tão caótico.

Com uma linguagem simples e fluída, o autor leva o leitor a pensar sobre como nossa sociedade tem vivido: sempre presos em pensamentos ruminantes, barulhentos sobre o passado e o futuro, maléficos á saúde, que a impedem de viver o presente de forma saudável, de ouvir a si mesmo e ao outro. A partir disso, é ressaltado a importância do silêncio para se poder viver em harmonia.

O livro traz diversos pontos (não é possível tratar de todos aqui e nem faria sentido), que realmente me fizeram parar e pensar, principalmente a questão de vivermos o tempo todo em um ciclo vicioso e incontrolável de vivenciar lembranças e dores passadas e hipóteses angustiantes sobre o futuro, tornando nossa mente um verdadeira prisão e assim, buscando um alívio exterior momentâneo, imagens e sons sem sentido, para evitar entender a origem disso tudo. Temos medo de entrar em contato com nós mesmos.

É colocado em pauta a questão de vivermos no automático, nunca realmente estamos vivendo o momento, não prestamos atenção ao agora. Isso também acontece em nossos comportamentos: vivemos inconscientes e praticamos sempre as mesmas atitudes tóxicas, nos impedindo de sermos felizes. Por isso a importância de respirar fundo e entender que é preciso focar no presente.

Também gostaria de ressaltar sobre outro ensinamento muito essencial que esse livro trouxe: A importância de ouvir você e ao outro. É preciso entender a si mesmo de forma profunda, para poder entender o interior do outro, para que assim a escuta seja curativa e benéfica para ambos os lados. Esteja disposto a ouvir o outro de verdade, com atenção, para poder falar algo que realmente seja sensato. Esteja disposto a ficar em silêncio e a ouvir a si mesmo de forma empática, entenda o que você está sentindo.

Em geral, é um livro que eu realmente recomendo, com princípios interessantes que podem ser trazidos para o cotidiano, mudando nossas percepções sobre o mundo e sobre nós mesmos. Tente manter sua mente em silêncio, se livrando dos caos de pensamentos ruins e sem utilidade, seja consciente de suas ações e do momento atual, entenda e escute seus sentimentos.

''Não agonize por conta do passado, pois o passado já passou. Não se preocupe com o futuro, pois o futuro ainda não está aqui. Só existe um momento para que você esteja vivo, e esse momento é o presente. Volte ao presente e viva esse momento profundamente.'' - Buda (Página 130).
tefe 08/04/2021minha estante
MARAVILHOSA, ICONE DE ESCRITORA E RESENHISTA

tefe 08/04/2021minha estante
amei

joania 08/04/2021minha estante
rainha da minha vida, sou sua fã tchau ??

srtaflowerskind 31/05/2023

Voltar para casa?
Quando iremos voltar para casa?

Este livro é extraordinário, carrega em si uma simples verdade que é o segredo para o contentamento, para a vida plena, para finalmente voltarmos para casa.
Nós vivemos constantemente tão envenenados por excesso de informação, por excesso de mídias, pela poluição sonora e atmosférica. Existe uma sensação intensa de agitação dentro de nossas mentes, não paramos de pensar um segundo, estamos apenas sonhando acordados, não se dando conta de que existimos. Eu existo.
Parar para meditar e apenas ter como companheira a respiração e o silêncio, imediatamente faz cada centímetro do seu corpo relaxar, e podemos nos lembrar de que a única coisa que existe é o aqui e agora, que nada pode tirar este momento de paz. A meditação, o silenciamento da mente pode nos trazer inúmeras respostas, as mais corretas e equilibradas. Ao invés de quebrar a cabeça em tentar achar uma solução, experimente sentar em zazen, não pense, acalme; e um dia depois ou mais um insight irá surgir! Esta solução veio de um lugar muito mais puro, veio da calma.

Nossa casa é dentro de nós mesmos, a luz é interna porque através dela podemos tocar outros, mas para isso devemos ter em mente nosso atmã (alma elevada) e assim quem sabe sentir o brahman (consciência universal). Que sensação maravilhosa é se sentir em casa dentro de si mesmo, ver em si a capacidade de amar o mundo, de restringir os julgamentos e de entender além. Nós precisamos voltar para casa.

Inspirando, eu sei que estou inspirando.
Expirando, eu sei que estou expirando.

Inspirando, eu me enxergo como uma flor.
Expirando, eu me sinto renovado.

Inspirando, eu me enxergo como uma montanha.
Expirando, eu me sinto sólido.

Inspirando, eu me enxergo como águas plácidas.
Expirando, eu reflito as coisas como elas são.

Inspirando, eu me enxergo como o espaço.
Expirando, eu me sinto livre.
biacruciaki 01/06/2023minha estante
linda prin! est leitinho está sendo um abraço pr mim?. conversando muito com o sentimento de pacificidade que quero permear ??????????? obrigada pela indicação

biacruciaki 01/06/2023minha estante
esta leitura KKKKKK