Entre a Esquerda e a Direita

Entre a Esquerda e a Direita Rafael Arrais...

Resenhas - Entre a Esquerda e a Direita

Giulia.Marques 26/03/2024

Um bom livro pra quem se interessa por política e suas ramificações. Interessante perceber os pensamentos diferentes entre as duas partes e em certo ponto compreender as duas linhas de raciocínio.

Tay ð· 16/10/2023

"Embate de ideais é não somente saudável, como extremamente necessário para a boa política."
Minha escolha desta leitura se deu devido ao meu interesse em aprofundar meu conhecimento em política e ao título que despertou minha curiosidade. Fiquei agradavelmente surpreendida com a leitura, pois o livro se mostrou acessível, distante de ser cansativo ou densamente acadêmico, um traço infelizmente comum em muitas obras políticas.

Uma das qualidades mais notáveis deste livro é sua habilidade de atuar como um guia acessível para aqueles que estão ingressando nos estudos políticos. Os termos e conceitos políticos são apresentados de forma clara e descomplicada, tornando o campo da política compreensível até mesmo para iniciantes.

A verdadeira riqueza desta obra, no entanto, reside na maneira como ela promove o diálogo político. Ao trazer representantes de diferentes espectros ideológicos – da esquerda e da direita – e mediá-los de forma imparcial, o livro demonstra a importância do debate político saudável. Isso enriquece a experiência do leitor ao permitir que diferentes perspectivas abordem os mesmos problemas. Isso não apenas educa, mas também inspira a reflexão crítica.

Além disso, o livro não se limita aos extremos da política. Ele explora profundamente as áreas de consenso no espectro político, lembrando-nos de que a política não é uma arena puramente preta e branca, mas sim uma tapeçaria complexa de ideias e ideais. Este ponto é especialmente pertinente em um mundo onde a polarização política está se tornando cada vez mais prejudicial.

Em última análise, o livro destaca a importância das discussões políticas e do debate construtivo na sociedade. Ele nos lembra que a política não se trata apenas de vencer adversários, mas de encontrar soluções para os desafios que enfrentamos. A polarização, como o autor destaca, pode ser prejudicial, e o diálogo civilizado é essencial para o progresso real.

É uma leitura que recomendo, embora deva notar que este não é um livro para todos. Aqueles que desejam se aventurar em suas páginas devem fazê-lo com a mente aberta e a disposição de aprender e explorar ideias que podem diferir das suas. Este livro oferece uma oportunidade valiosa para expandir horizontes e aprofundar a compreensão da política, mas requer um leitor disposto a considerar diferentes perspectivas e se envolver em um diálogo construtivo.

Canoff 17/04/2023

Uma boa introdução ao assunto.
O livro me chamou a atenção, primeiramente, pelo fato de ser sobre política e abordar, de forma imparcial, os dois lados políticos, o que, na opinião de cientistas políticos, é benéfico para a democracia.

Em segundo lugar, é visível o cuidado com que o livro foi construído, apresentando uma linguagem simples e inclusiva, o que ajuda muito as pessoas que buscam entender o cenário político e social em que vivemos.

Para pessoas que já possuem conhecimento sobre o assunto, a leitura pode ser interessante, pois a obra não só fortalece o senso crítico, mas também apresenta vários assuntos ligados à proposta, como a "reforma fiscal ideal" e a "viabilidade de tornar o capitalismo sustentável", presentes nos capítulos 3 e 5, respectivamente.

Além de Rafael Arrais, pioneiro no projeto da obra, temos outras duas figuras participando das discussões e levantamentos, vigentes na obra: Alfredo Carvalho e Igor Teo, que compõem as peças primordiais da obra. A narrativa do livro se constrói com perguntas realizadas por Arrais e discutidas por Carvalho e Teo, correspondendo, na percepção do autor, aos dois lados políticos: Carvalho representando a Direita e Teo, a Esquerda. As discussões trazidas por Arrais, que a princípio podem parecer singelas, são de grande valia após serem iniciadas.

A opinião do autor sobre a obra e os argumentos apresentados é que, embora ele tenha definido suas ideias com base em ideologias conservadoras, o debate entre ambos os lados apresentou pontos específicos que ele desconhecia. Entretanto, é irrisório e lógico que ele concordou mais com as teses propostas por Alfredo Carvalho, representante da Direita.

Recomenda-se fortemente a leitura da obra para aqueles que são iniciantes no assunto e desejam estar mais imersos, assim como para os experientes, que podem descredibilizar a obra por seus tópicos simples e, assim, fugirem da leitura achando que não colherão frutos.

Resenha revisada por IA.

Michelle 19/01/2023

Livro superficial e um pouco desatualizado.para quem não sabe nada de política e quer aprender a leitura é uma ótima oportunidade para entender conceitos como a diferença entre Esquerda e a Direita.

Thayná 09/11/2022

Ponto de vista político
Leitura rápida, em formato de entrevista a respeito da esquerda e direita. Informações valiosas nos dias atuais.

Arnaldo.LeAo 19/01/2022

Bom para inicintes
Nós comentários pós debate notamos de que lado o entrevistador está. Ainda assim seria uma boa leitura para quem tem se interessado por política mas ainda está no nível de iniciante.

Dadá 08/01/2022

Começar a entender
Esse livro é pra qm qr começar a entender política...ele não aprofunda no tema, mas é um início.
A linguagem é facil e de facil compreensão

Juliana.Cristina 16/12/2021

Ter uma compreensão de temas políticos tornou-se essencial para que possamos analisar qual será a melhor opção para o país. Os assuntos abordados no livro é bem interessante e de fácil entendimento, nos monstra que não devemos nos limitar em títulos de esquerda ou direita. O que realmente importa é o desenvolvimento e melhoria do país, não um possicionamento político.

Jon 08/12/2021

Uma introdução necessária
Apresenta de forma bem clara e sem tendencionalismos as definições de direita e esquerda sob a forma de um diálogo entre defensores de cada uma das posições e apresenta a existência no imenso terreno cinza que há entre as duas.

Tatu 28/11/2021

Esse livro tem entrevista com 2 pessoas ditas com pensamentos antagonistas, uma sendo considerada conservadora e a outra esquerdista. Sim, como o próprio título fala, o livro trata de visão política.
Gostei, a obra traz dados, pensamentos de filósofos, historiadores. As respostas as perguntas são bem embasadas. Sabe a ponta do aciberg? Eis aqui.

Milena300 04/05/2021

Perguntas e respostas boas. Comentários... nem tanto
achei legalzin, achei as perguntas boas as respostas bem elaboradas. deu pra absorver muita coisa, de ambos os lados ideológicos, e também ficar pensando em outras também.
apesar de ser um pouco técnico, não achei tão difícil de compreender.
o que acabei não gostando foi a parte dos comentários, no final. eu pensei que ele iria discutir sobre as respostas dos entrevistados e não ficar se exaltando na sua opinião, deixando a primeira parte do livro um pouco pra (?). Mas mesmo assim ainda teve alguns posicionamentos que peguei pra refletir e acho que serão bons pra formação de opinião.

Laís 15/04/2021

Vale a leitura
Nos da uma real noção sobre o que é direita e esquerda. Além de nós fazer refletir sobre vários problemas envolvendo a política do nosso país, distribuição de riqueza entre outros. Traz a visão de mais de uma pessoa, em um debate onde vemos vários pontos de vista. Leitura rápida e de fácil entendimento.

Gorthaur 27/03/2021

Nem pra esquerda, nem pra direita. A solução é pra dentro.
Não digo que fique claro o que é melhor, e nem mesmo o que seja a esquerda ou a direita. Porém é claro como o sol que devemos ter a consciência de que ninguém mereça sofrer uma vida de miséria somente porque um pouco grupo de poderosos assim definiu.

O livro vale pela reflexão proposta, e que cada um siga seu caminho reflexivo para chegar ou não à sua própria conclusão.

Michel 25/03/2021

Razoável
O livro em si, traz uma ideia legal, a partir do momento que torna democrático o debate ideológico visto de aspectos distintos. No entanto, o debatedor do espectro de direita se preocupa mais em tentar desmerecer os ideais defendidos pela esquerda, que defender seus próprios ideiais.
No geral, mostra algumas questões interessantes, vistas a partir da ótica dualista esquerda/direita. Porém, o que mais me chamou a atenção no livro, é a parte final dos comentários do autor do projeto, que traz uma síntese (também à sua ótica) dos assuntos abordados, contudo, de forma mais isenta.

É uma leitura para passar o tempo, já que se trata de um livro bem curtinho. Sobre o conteúdo, apesar de um tanto raso, pode instigar o leitor a buscar outras fontes.

Edras 10/03/2021

Praticidade
Uma leitura prática e rápida para entendermos os principais conceitos de direita e esquerda.