Entre a Esquerda e a Direita

Entre a Esquerda e a Direita Rafael Arrais...

Resenhas - Entre a Esquerda e a Direita

Flá 19/02/2021

Esquerda e Direita: se fosse fácil assim ...
Este livro trata-se de uma entrevista realizada por Rafael Arrais à Alfredo Carvalho e Igor Teo ? na introdução do mesmo há um breve currículo sobre cada um.
O objetivo do entrevistador é mostrar que o diálogo e o embate de ideias na política são fundamentais para a manutenção da democracia.
Arrais explica também na introdução que seis perguntas foram enviadas para que os convidados (Carvalho e Teo) respondessem sem que soubessem previamente da resposta um do outro. Os dois participantes representam os seus próprios posicionamentos político-ideológicos, o que não significa necessariamente que sejam extremistas ou que divirjam em todos os aspectos.
Cada pergunta compõe um capítulo, sendo o sétimo e último destinado aos comentários finais de Arrais.
Algumas respostas me fizeram acreditar que um dos participantes estava ?meio? alheio à realidade e, em alguns momentos, se preocupou mais em atacar a ideia contrária do que construir logicamente seu raciocínio (o que, na minha opinião, foi uma pena pois eu estava esperando ler bons argumentos do posicionamento ideológico contrário ao meu... mas vou ser realista ? e justa ? em afirmar que eu posso ter tido essa impressão justamente por se tratar do posicionamento ideológico contrário, e neste caso, em nada teria haver o bendito do participante kkkkkk)
De qualquer forma, as perguntas possibilitam uma boa reflexão sobre política e as respostas são construídas com uma linguagem de fácil compreensão.
Recomendo a leitura para pessoas que estão iniciando no tema.

Jonathas 27/06/2020

Há muito mais no espectro político
Li esse livro tentando me encaixar, pois sempre vi pontos positivos nos dois lados do espectro político, mas nunca subscrevendo a totalidade das pautas dos mesmos.

O livro traz várias perguntas chaves feitas pelo mediador, e mostra a resposta de cada um dos representantes de cada ideología política.

No final tive a certeza que não me encaixo em nenhum dos dois polos, e tá tudo bem! Política é algo complexo demais, como toda ciência social, para se definir em apenas dois lados.

Michel 25/03/2021

Razoável
O livro em si, traz uma ideia legal, a partir do momento que torna democrático o debate ideológico visto de aspectos distintos. No entanto, o debatedor do espectro de direita se preocupa mais em tentar desmerecer os ideais defendidos pela esquerda, que defender seus próprios ideiais.
No geral, mostra algumas questões interessantes, vistas a partir da ótica dualista esquerda/direita. Porém, o que mais me chamou a atenção no livro, é a parte final dos comentários do autor do projeto, que traz uma síntese (também à sua ótica) dos assuntos abordados, contudo, de forma mais isenta.

É uma leitura para passar o tempo, já que se trata de um livro bem curtinho. Sobre o conteúdo, apesar de um tanto raso, pode instigar o leitor a buscar outras fontes.

Larissa Tabosa 30/01/2021

É interessante para acompanhar a diferença de opinião entre estudiosos de esquerda e direita.

Cheguei a conclusão que os esquerdistas são utópicos e os direitistas, que não extremos, estão um pouco mais perto da sensatez, ao menos foi a conclusão entre os dois entrevistados deste livro.

Mas a melhor parte, com certeza, é o capítulo de comentários do mediador.

No entabdi, ainda assim, achei que é um livro que só fala aquilo que a gente sabe. Bem introdutório mesmo. Mas funciona para quem tá iniciando os estudos.

Emyllaynny.Freitas 13/01/2021

"Só se faz política em uma democracia"
Rafael Arrais convida Alfredo Carvalho e Igor Téo para um debate sobre a esquerda e a direita. O autor, a cada capítulo, posiciona-se fazendo alguma pergunta aos convidados. Eles respondem. Ambas respostas nos levam a pensamentos profundos e acho que essa é a magia deste livro. Excelente para quem tem dúvidas sobre as duas correntes de pensamento e ainda não sabe se posicionar. É visível que todos possuem dominância sobre o que estão dizendo. Por fim, vou deixar um fragmento do livro para que haja uma reflexão: "nós temos atitudes fascistas, e não a direita ou a esquerda [...] Quando achamos que nossa opinião é a melhor e que ela deve se impor a qualquer custo, nós estamos sendo fascistas. Quando vemos uma produção cultural diferente da nossa - como uma "música das massas", por exemplo - e a julgamos inferior por isto, nós estamos sendo fascistas. Quando não suportamos que os desejos dos outros possam ser distintos dos nossos, nós estamos sendo fascistas."

Cris 28/05/2020

A ideia do livro é excelente, o mediador é brilhante nas perguntas e o representante da esquerda consegue mostrar com clareza suas ideologias, fundamentadas por grandes pensadores. Entrando o representante da direita é medíocre, uma oratória fraca e conspiratória, errando inclusive as previsões, o que prejudica demasiadamente a ideia do livro, que seria mostrar posicionamentos coerentes de ambos os lados e favorecer o debate.

Afegc 12/04/2020

Entre a esquerda e direita e a vã filosofia.
Existe uma histórica separação ideológica que coloca em oposição a esquerda e a direita. Para uns, esse antagonismo começou com Hobbes e Rousseau, já outros afirmam que o início desse contrassenso iniciou com os jacobinos e os girondinos na revolução francesa. A verdade é que até hoje temos essa polarização ideológica que permeia os debates da sociedade. O livro mostra versões de ambos os lados, porém, percebi que a ideia do organizador do livro foi o de tentar justificar os crimes catastróficos cometidos pelo PT. Outro disparate encontrado por mim no livro foi o fato de colocaram PT e PSDB como partidos opositores, sendo o primeiro de esquerda e o segundo de direita. O PSDB de direita ? Na verdade, o PSDB é um partido social democrático e, portanto, do centro a esquerda. Gostei de uma parte no livro que um dos entrevistados diz que os desgovernos do passado brasileiro não governavam por ideologia mas simplesmente pelo poder. Em suma, o livro é bom para quem deseja entender um pouco mais sobre política, traz algumas abordagens sobre financiamentos de campanha, marketing e etc.

Edras 10/03/2021

Praticidade
Uma leitura prática e rápida para entendermos os principais conceitos de direita e esquerda.

Paulo 22/06/2020

É um bom livro
No formato de perguntas e respostas, o livro apresenta um debate sobre esquerda e direita. Por vezes o debate se apresenta um pouco raso, mas por outras é bem profundo e traz boas reflexões. Recomendo a leitura.

Agnaldo23 27/01/2021

Ótimas reflexões
Ótimo livro, muita reflexão nas opiniões de pessoas que eu acredito serem muito capacitadas para esclarecer sobre o assunto entre esquerda e direita na política, de uma forma neutra e sem favoritismos de politicos ou partidos, super recomendo.

Amanda 03/12/2020

Pra começar a refletir
Proposta do livro interessante... Nos faz começar a refletir sobre alguns pontos da política... Não é um livro que aprofunda muito nos temas, mas dá um caminho para iniciar nossas próprias pesquisas sobre os assuntos ali propostos... Acho que o livro atinge seu objetivo, aguça a mente do leitor a começar a ter um pensamento mais crítico... Não gostei do representante da direita, ele não desenvolveu muito bem os temas...

Giulianapetrucci 29/01/2019

Este livro, organizado por Rafael Arrais, formado em Belas artes pela UFRJ, webdesigner e escritor. Mas por que ler um livro de política escrito por um designer? Porque acho importante pensar nas reflexões de pessoas fora do âmbito da política formal para gerar de debates e ainda mais reflexões.

Achei o título do livro muito convidativo pelas circunstâncias extremas que temos vivido ultimamente.
Não é um livro que louva os centristas,mas que busca expor uma diversidade no que se refere a espectros ideológicos que vão muito além da superficialidade "direita" e "esquerda". Apesar da importância dessas duas classificações, ultimamente ambas não podem mais dar conta da complexidade de formas de pensar e fazer política.

Por isso, Rafael Arrais convida um engenheiro (Alfredo Carvalho) e um psicoterapeuta (Igor Teo) que não se contentam a suas áreas de atuação profissional e buscam se atualizar sobre assuntos dos mais variados tipos como política,filosofia e religião.

Dividido em 7 temas, ambos os discutem sem saber o que o outro escreveu. Vale dizer que a escolha dos dois participantes não é por acaso,já que eles tem opiniões bem distintas e ao mesmo tempo complementares.

O livro foi muito interessante ao falar sobre reforma fiscal, destrinchar direita e esquerda, ideologia ,sistemas de governo ,a viabilidade de um capitalismo sustentável, comparação do Brasil com outros países, fazer menção a estudiosos , estatísticas e livros bem conceituados!

A leitura é bastante leve e fluída e te obriga a enxergar pelos olhos de quem você discorda. Foi impactante como não parei pra pensar em muitos aspectos concretos que não levava em consideração nas minhas convicções.

Você não precisa ser expert em política ou economia pra entender o assunto , mas recomendo fortemente uma reflexão crítica saudável que tem como base o encontro de ideias divergentes e similares, fundamentais para uma democracia saudável em eterna construção! "Ocorre algo curioso com o duelo de bois de Parintins: embora todos amém o seu boi e odeiem o boi adversário, a verdade é que, sem o adversário, não haveria festa alguma!"

Michelle 13/06/2020

Uma boa proposta do autor, que no livro exerce um papel de mediador, apresentando uma visão geral de cada um dos lados, por meio de dois entrevistados que respondem as mesmas perguntas, cada um de acordo com as suas convicções.

Flavio Herculano 22/08/2020

Rafael Arrais convida Alfredo Carvalho e Igor Teo para um debate sobre politica mostrando uma visão para um debate entre a esquerda e a direita.
No livro, o debate aborda temas como, O que é a esquerda e a direita, ideologias política, reforma fiscal, capitalismo sustentável e outros assuntos.
Entre a Esquerda e a Direita é bom livro para ter uma base sobre a política no Brasil, embora em alguns momentos sua linguagem apresente alguns termos mais técnicos, não prejudica o intendimento sobre o assunto.

I am a crazy person 23/12/2020

É livro para quem gosta de ler duas visões de mundo distintas. Se deseja aprender alguma coisa, talvez, esse título não seja o melhor caminho. Afinal, é uma espécie de entrevistas sobre posicionamentos, pensamentos.