O Fim do Mundo Virá do Leste

O Fim do Mundo Virá do Leste William Napier

Resenhas - Átila

Adrya_Daewen 06/08/2010

O livro é bem interessante, principalmente por retratar um período caótico da História de Roma. Mas particularmente acho que o autor divaga demais e não é muito objetivo. Mistura a história de Lúcio com a de Átila e coloca nela elementos do sobrenatural, do fantástico que eu não acho que encaixem muito bem na trama, como os poderes do velho Gamaliel que pra mim mais pareceu um Merlin dos tempos antigos. Talvez eu esteja por demais acostumada com a narrativa simples e pragmática de Cornwell e Iggulden, onde as coisas vem dos homens e são solucionadas pelos homens e suas armas, e onde o fantástico tem seu lugar bem definido. Ao ler Napier, me lembrei em algumas passagens das tramas misteriosas de Marion Zimmer Bradley em suas Brumas de Avalon. Apesar disso, gostei do livro e acredito que os posteriores tenderam a ser melhores. Recomendo muitíssimo e aguardo ansiosa os próximos volumes da saga do Flagelo de Deus.

D.J. Alves 19/04/2022

Átila, figura controvérsa. Um dos algozes da Roma antiga, um monstro criado pelo próprio sistema que ele derrubou. Lembro de ter visto um filme sobre Átila há muito tempo, com o mesmo nome do personagem o filme de 2001 é representado por Gerard Butler no papel principal. Com aproximadamente 2h o filme tenta contar a história dessa figura controvérsa mas adianta vários detalhes e corta outros. E esse livro do William Nappier nos proporciona visualizar o período da queda de Roma ocidental ao lado do protagonista ainda na infância com refém na corte da matrona Gala Planicia. O livro é super interessante, com uma leitura fluída e divertida em alguns momentos, personagens marcantes além do próprio Átila temos Lúcio, Aécio que aparece já no finalzinho e provavelmente vai ter a história desenvolvida no volume 2, o famoso e honrado General Estilicão e sua esposa Serena, além de muitos outros. Livro bem construído e estou ansioso para terminar a trilogia.

Temas = História. Guerra. Violência. Abuso Infantil. Europa. Ásia. Tribos. Cotidiano na Roma Antiga. Cotidiano da vida Nômade. Etc etc

Seguem agora algumas frases interessantes do livro:

1. Em Roma, naquele império amargo que estava murchando, tudo foi reprimido e constrangido, cada pedaço de terra recebeu um dono, cada cavalo foi marcado com ferro, cada estrada foi pavimentada e nomeada, reta e perfeita, ele cercou cada plantação ou vinha ... E os romanos tiveram a estupidez de acreditar que eram livres! Se já não soubessem o que era a liberdade!

2. Apesar de sua ferocidade natural, quando necessário, ele sabia ser paciente. Seu pai, Mundiuco, sempre lhe dissera que a paciência era uma das grandes virtudes de qualquer povo nômade. "Nada pode apressar o sol", disse ele. Os hunos errantes eram, sem dúvida, bons em esperar, e esse menino tinha toda a paciência e o ritmo de um nômade. É inútil lutar contra a tempestade de areia, mas assim que ela parar, é preciso aproveitar a oportunidade. Você tem que agarrá-lo com as duas mãos, porque pode não aparecer novamente.

3. Mas, como a história nos mostra tão poderosamente, as pessoas gostam de lutar e não precisam de grandes desculpas para começar. Esbarrar em um grupo da equipe rival de bigas certamente é motivo suficiente para derramamento de sangue.

4. O estado romano fornecia comida grátis para qualquer um que fizesse fila para isso. Originalmente, era uma doação magnânima de pão destinada apenas aos pobres ou desempregados irremediavelmente, mas com o tempo esse pão grátis tornou-se um direito. Mais recentemente, no tempo do imperador Aureliano, a doação diária tornou-se um presente generoso e sedutor que consistia não apenas em pão, mas também em carne de porco, azeite e vinho, do qual se beneficiavam centenas de milhares de plebeus desavergonhados. Mas, claro, nada neste mundo é dado de graça. Essa esmola foi dada à multidão em troca de sua quietude. Verdadeiramente, em troca de seus corações e mentes.

5. Para os hunos, assim como para Átila ? um huno por completo, infatigavelmente ? uma capitulação como aceitar uma doação diária, uma renúncia tão lamentável ao orgulho e à independência, representaria apenas desonra e vergonha sem nome. Entre os hunos, um povo orgulhoso e guerreiro, se houver, para um homem não poder alimentar sua família com a habilidade e esforço de suas mãos e olhos seria uma humilhação quase insuportável.

6. ?Você tem que acreditar em alguma coisa. Portanto, acredite no que é certo."

7. ?Pensamos que a profecia falava do fim do mundo, mas não a entendemos. Nós, filhos de Tróia, sempre o entendemos mal. Ele não previu o fim do mundo, mas apenas o fim de Roma."

8. Roma sempre mata seus melhores servos, seus filhos mais corajosos; Ou pelo menos é o que parece às vezes. O imperador também mandou assassinar o jovem filho de Stilicho, Eucherius, bem como os prefeitos pretorianos da Itália e da Gália, dois meistres dedicados a Stilicho, o questor Boaventura, o tesoureiro imperial e muitos outros cujos nomes não entraram na história. , embora permaneçam no coração de quem os amou.

9. ?Paciência é nômade?.

10. Por que ele não sentiu o que aconteceu com Cadoc? Mas era isso que diferenciava os homens das mulheres, pensou ela. As mulheres estavam ligadas por fios de prata, mais finos do que aqueles que as aranhas tecem, a todas as pessoas que realmente amavam. Os homens não tinham esses fios, ou se os tinham, ficavam fracos e desapegados com indiferença; ou os quebraram com raiva, sentindo o peso da responsabilidade que carregavam como um fardo muito mais difícil de suportar.

11. ?Infelizmente, não sou tão sábio quanto você pensa. Há muitos mistérios, e nenhum é tão misterioso quanto o homem. Quanto às profecias da Sibila... Quem pode realmente ver o futuro? Os deuses colocariam um poder tão terrível nas mãos fracas e traiçoeiras do homem? O futuro está escrito em um livro do céu, inalterável e fatal do começo ao fim? Você não sabe, no fundo de sua alma, que pode escolher entre o caminho escuro e a Luz?

12. "Então, o homem tem livre arbítrio", continuou Gamaliel, "o futuro não está escrito e as profecias são versos sem valor." Nem mesmo o pergaminho em que estão escritos serve para um imperador limpar o traseiro!
"Então por que se preocupar com eles?" ? Porque os homens acreditam em profecias. Eles ouvem seus horóscopos avidamente, agarrando-se às gemas associadas ao seu nascimento, seus ancestrais míticos e suas pequenas mentiras. Nossos sistemas têm seu tempo: duram um dia e depois deixam de existir. Mas durante todo aquele dia eles têm poder, tanto para ferir quanto para curar. Nisso reside o seu poder.

13. "Houve um tempo", explicou o capitão aos dois marinheiros de água doce que viajavam com ele, "em que uma vela roxa era romana." Agora pode ser qualquer coisa do diabo.

Chewie 07/09/2010

Muito bem equilibrado!!
Um livro muito bem equilibrado. Doses de humor, selvageria, lutas, fábula e garra em um equilíbrio quase perfeito.

Leitura leve, cenários descritivos semelhantes ao grande Bernard Cornwell. Ñ é aquele livro q te prende de forma a perguntar o q vem a seguir, mas te prende por ser uma leitura gostosa de fazer, leve, descontraída, etc.

Ñ veio aquele sentimento de "Cacete, tenho q continuar lendo isso senão eu vou ter um treco!!", mas de ñ conseguir parar de ler por ser divertido e boa forma de entretenimento.

Merece 5 estrelas fácil fácil!!

rsouza 21/12/2009

Impossível largar
Na contra-capa existe uma menção sobre o livro que saiu no The Times: "Se voce acha que nao gosta de ficção histórica, ainda nao leu Willian Napier." É a mais pura verdade, o livro tem excelente narrativa, prende o leitor a cada página.

Para quem já leu a série O Imperador e O Conquistador, de Conn Iggulden, este livro torna-se interessantíssimo pois "linka" as diferentes culturas: romanos e hunos (que se parecem muito com os mongóis da série O Conquistador). Recomendado!

T. Ururahy 03/05/2011

Resenha: Átila – O Fim do Mundo Virá do Leste – William Napier
Olá senhores(as)(itas). A minha resenha de estreia no SobreLivros será sobre o primeiro volume da série Átila, lançado no Brasil pela editora Record. No Brasil também já temos o vol. 2 – O Prenúncio da Tempestade, mas o vol. 3 – The Judgment – ainda está disponível apenas em inglês.

Mesmo compelido a começar a resenha (...)

Leia essa resenha clicando no link abaixo: