Ética a Eudemo

Ética a Eudemo Aristóteles




Resenhas - Ética a Eudemo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Filino 30/03/2020

Uma obra não tão conhecida do Estagirita - mas que vale (e muito) conhecer
A "Ética a Eudemo", a despeito de não ser tão célebre como a "Ética a Nicômaco", encerra preciosas lições da filosofia moral de Aristóteles. Aqui encontramos, por exemplo, ensinamentos sobre a coragem, a amizade, a justiça... e por aí vai. No livro II, é interessante verificar que são expostos, como num rol, o que compreendemos como os excessos (os "a mais" e "a menos") e a mediania correspondente a cada um. Ressalte-se ainda que os livros IV, V e VI são idênticos aos livros V, VI e VII da ética nicomaqueia. De qualquer modo, além de valer por si só, a ética eudêmica é um excelente complemento para o estudo à mais célebre das "Éticas" do Estagirita. Por fim, como toda obra da lavra de Aristóteles, a "Ética a Eudemo" é escrita num estilo "seco", expondo de modo direto (e vez por outra, árido) o que pretende ser demonstrado.

A edição, levada a cabo por Edson Bini, tem mais de mil notas de rodapé - a maioria delas concernente a aspectos de tradução. Um prato cheio para quem estuda o grego e quem quer enriquecer o seu repertório. Com isso, o tradutor expõe claramente suas opções vocabulares, abrindo-se claramente para a possibilidade de críticas. Uma postura extremamente louvável.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR