Coisas da vida

Coisas da vida Martha Medeiros

Resenhas - Coisas da vida

x Dida 06/03/2011

"Coisas da Vida" é um livro que reúne crônicas de Martha Medeiros, e acho que não haveria título melhor para o livro, as crônicas falam disso mesmo: coisas da vida.
Algumas crônicas têm passagens engraçadas, mas a maioria delas dá pra parar e refletir por um bom tempo. Em algumas a autora fala sobre os livros e filmes que já viu, ficando assim boas recomendações.
Penso que todos deveriam ler essas crônicas, pois dão um tapa na cara, e seria bom que certas pessoas lessem também para se antenar na realidade da vida.
Martha passou a ser minha crônista preferida, quero ler os demais livros dela agora.

Carol Benazzato 28/01/2013

Cinquenta mil estrelas (que brilham menos que os meus olhos ao percorrerem essas páginas)
Pensa num livro bom. Mas "bom" que eu digo é muito, muito bom, mesmo. Também dá pra encaixar outros adjetivos positivos, como ótimo, sensacional, fantástico, ou qualquer outro. Mas eu garanto que nenhum expressa o quão bom-muito-bom o livro é; não na intensidade em que deve ser feito.
Ao terminar o último conto, fechei o livro e fiquei encarando o nada. E que tudo esse nada virou! A sensação foi tão gostosa, como a de ter chegado em casa depois de um encontro com aquele bate-papo gostoso com os amigos.
É um livro que superou todas as minhas expectativas. De longe, o melhor da Martha, e um dos melhores que já li de todos os tempos.
Para ler, reler, presentear e reler uma, duas ou três vezes mais. Porque a essência captada naquelas páginas se faz sempre tão presente que, de fato, não passa de "coisa da vida"...
Samara Souza 07/05/2013minha estante
Incluí na minha lista de "VOU lER". ;)

Tuts 25/08/2023

Sempre bom
Ler Martha Medeiros sempre é uma terapia pra mim. São crônicas curtas,rápidas mas que ela sempre nos instiga a uma reflexão interessante. Algumas vezes ela me tira umas boas risadas também. É uma ótima alternativa para sair de uma ressaca literária,já que você consegue ler bem rápido os textos dos mais variados temas que a autora escreve. Novamente uma boa experiência,adoro Martha Medeiros ??
Amandinha :) 25/08/2023minha estante
Li recentemente um livro de poemas dela e é exatamente essa sensação que nos traz. Martha traz muita realidade e nos aproxima quando estamos com aquela ressaca literária!!

fleabookz 22/09/2020

Tão atual
 A publicação desse livro foi em 2005 e provavelmente tem crônicas de anos anteriores, mas eu achei várias partes tão atuais. Discussões e reflexões que ainda são pertinentes, mesmo que tenha se passado 15 anos. Não sei dizer se isso é bom ou ruim, apenas que a Martha Medeiros demonstra ser uma pessoa que tenta se desapegar de seus preconceitos.
 Vou citando trechos dos quais eu mais gostei e que me deixaram pensativa. Na crônica "Todo o resto" ela finaliza dizendo "Seguimos com uma alma de criança que finge saber direitinho tudo o que deve ser feito, mas que no fundo entende muito pouco sobre as engrenagens do mundo. Todo o resto é tudo que ninguém aplaude e ninguém vaia, porque ninguém vê". E eu concordo totalmente, a gente finge que é bem entendido das coisas pra sermos aceitos, mas em "off" acabamos nos agarrando à nossa criança interior.
 Em "Apaixonados" a autora fala que ao nos apaixonarmos temos a chance de criarmos um personagem, ser aquilo que queríamos ser. Que precisamos nos apaixonar para corrigir erros passados e fazendo isso, estaríamos nos apaixonando por nós mesmos em uma nova versão. Até então eu não tinha encarado a paixão dessa forma, como uma maneira de sermos alguém melhorado e/ou diferente do que antes. Estaria a pessoa enganando e sendo enganada ao se aproveitar de uma nova paixão pra sentir um outro roteiro?
 Na "Prós e contras da ponderação", é trazido a questão de se manter dentro das regras, daquilo que é dito ser o caminho de seguir. "Há uma maluquice em quem jamais foge do asfalto, jamais improvisa outro caminho", eu como uma grande impulsiva que sou, me incomodo com quem tá sempre reavaliando os prós e os contras mil vezes antes de agir.
 A minha crônica favorita foi "Perder a viagem", sem dúvidas. Não dá pra colocar tudo que destaquei aqui, porque foi quase ela inteira, mas uma partezinha "estão perdendo a viagem aqueles que não se comprometem com nada: nem com um ofício, nem com um relacionamento, nem com as próprias opiniões". E é isso mesmo, qual o sentido da vida se não nos comprometemos com nada e nem com ninguém? Parece que estamos só levando a vida com comodismo enquanto esperamos o fim.
 Em certos momentos me senti incomodada, quando ela fala que o motoboy estava olhando os fogos de artifício tão emocionado "como se tivesse vendo a Ana Hickmann nua", por exemplo. Tipo? Achei bem desrespeitoso e fiquei me perguntando se isso não pode ter causado alguma confusão. Outro momento foi quando ela citou que temos vários tipos de amizades e cita "amigo homem, amigo gay? todos eles ajudam a formar nossa identidade?". Acho que teve uma boa intenção, mas me soou ridícula essa distinção.
 Mas confesso que achei engraçado quando ela fala que fica entediada com fotos de debutantes, "geração xerox, rodas exatamente iguais, nem os pais as reconhecem". Imagina agora? Onde muitos almejam o rosto harmonizado e a boca grande de botox? Achei graça também da "Chata pra comer", porque me identifiquei muito, mas estou tentando ser menos fresca pra comer, juro!
 No livro aborda também sobre o consentimento, a morte, julgamentos precipitados, monogamia, relacionamento aberto, eutanásia, cinema, a internet e seus impactos na vida social e amorosa e tantos outros assuntos. Acredito que nem daria pra eu me alongar falando de cada aspecto, mas foi uma boa leitura.
 E pra finalizar, mais uma citação, dessa vez da crônica "O salva-vidas". "Piegas ou não, forçado ou não, eu acho mesmo que os livros nos 'salvam', de alguma maneira. Salvam a gente de levar uma vida besta, doutrinada pela tevê. Salvam a gente de ficar olhando só pra fora, só para o que acontece na vida dos outros, sem nos dedicar a alguns momentos de introspecção. Salvam a gente de ser preconceituoso. Salvam a gente do desconhecimento, do embrutecimento, do mau humor, da solidão, salvam a gente de escrever errado. Se existe salvador da pátria, não conheço outro".

com amor, beca 24/04/2023

Martha é espetacular! reparei do ponto à vírgula de tão surreal que sua escrita é. as crônicas são reais, vividas, quase materializadas! muito gostoso de ler!!!!

gigiataldaleitora 29/09/2022

Uma leitura gostosa, revigorante. Amo a maneira como a autora expressa seus pensamentos, muitas vezes críticos através de coisas banais do cotidiano.

Amanda 05/07/2022

Sem muita emoção
O livro Coisas da Vida tem diversas crônicas escritas por Martha Medeiros perto de 2003. Eu gosto de ler crônicas, pois são muito boas para fazer uma análise pessoal e do contexto da época, além de uma analise da mudança que tivemos nesse tempo e o que não mudou.

Diversas crônicas nesse livro mostram a evolução que tivemos frente alguns temas, como feminismo. E algumas coisas que não mudaram com o passar do ano, como a preção social em cima padrões de vida (estudar, arrumar emprego, casar, ter filhos...).

Uma das coisas que eu não gostei do livro é a falta de data no final de cada crônica e quando o assunto do texto está relacionado com um filme ou peça de teatro que foi lançada na época. Não acho interessante, pois me perco muito no que está seno falado. Acho que as que falam de comportamento são as melhores.

Olgashion 12/07/2010

Como sempre, Martha com textos excelentes. Por causa de um dos textos eu me dediquei ao ócio ontem, inseri a fórceps a diversão na minha vida! =D

Biblioteca Álvaro Guerra 09/10/2023

Nas crônicas de Martha Medeiros há espaço para todas as normalidades e todas as “esquisitices” que nos caracterizam: o sentimento de frustração, o tique-taque do relógio biológico feminino, a necessidade de dinheiro versus a necessidade de sossego, o progressivo apagamento das fronteiras entre um e outro sexo, máquinas de provocar orgasmos, choros, filmes, livros e músicas, a delícia e a tragédia de amar duas pessoas ao mesmo tempo, a delícia e a tragédia de não amar ninguém e tantas outras coisas da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525419446

Mapa 10/10/2021

Coisas da vida
Coisas da vida é um livro excepcional, por não ser um livro de cronicas comum... Ao ler no máximo 30 páginas, você vai pensar, chorar, se apaixonar por Martha, e rir, nossa como eu ri lendo essas crônicas! É como entrar no dia a dia de Martha, e até descobrir seus segredos! Você vai discutir com as suas ideias, concordar com outras, e rir de algumas citações que ela apenas comenta. Um livro que trás leveza para o dia a dia! Recomendo MUITO!!!

Rosangela.Chaves 30/09/2023

Muuuiito bom
Gosta de crônicas e estas parecem aquelas conversas com uma amiga querida, que dias te surpreende pela inteligência e maturidade, no outro você se pregunta "o que te deu mulher?"
Virou meu livro de cabeceira.

Giovanna804 08/06/2022

reflexão
Eu adorei esse livro, me fez refletir sobre muitas coisas. Apesar de eu não concordar com tudo que tem no livro, eu me identifiquei com várias coisas. Recomendo.

Ana Karla 26/03/2013

Já tinha ouvido falar que a Martha Medeiros era uma excelente cronista, mas o que conhecia dos livros dela se resumia a trechos que as pessoas publicavam em redes sociais. Decidida a conhecer melhor a escrita da autora comecei a ler – sem muita pretensão, sem achar que fosse gostar tanto – Coisas da Vida, que reúne crônicas publicadas entre setembro de 2003 e setembro de 2005.

Lendo o livro percebi que a Martha possui o dom de traduzir em palavras a sua forma de enxergar o mundo, as pessoas e as coisas que acontecem no dia a dia. Nas palavras da própria autora:

“O que me interessava - e interessa até hoje – eram as relações humanas, e tudo de mágico e trágico que elas representavam numa vida”. (Kafka e os estudos, p. 36)

As crônicas são leves, divertidas e ao mesmo tempo reflexivas. Esse foi o primeiro livro da Martha que li, o primeiro de muitos dela que ainda vou ler.

Michelle Trevisani 09/03/2016

Que delícia é ler Martha Medeiros!
Mas a Martha Medeiros é uma diva mesmo! Esse livro é sensacional. Pra mim ela é umas das melhores escritoras de crônicas que temos na atualidade brasileira. Ela é inteligente, ela é especulativa, ela é do contra, ela é a favor, ela atinge com doçura os nossos segredos mais sórdidos do cotidiano, respeitando, mas também metendo a boca no trombone quando preciso. E isso é ser autêntica. É não deixar ir na onda. É escrever o que se sente e levar até o fim os sentimentos. Por isso gosto tanto dela. Ela fala sem receio o que muitas vezes pensaríamos dez vezes para falar. E ela escreve MUITO BEM! Isso é essencial. Escrever bem é essencial. Você tem prazer de ler. Você se sente inteligente lendo. E esse sentimento é uma delícia. Ela não é supérflua, não é rasa. Ela vai lá no fundo do âmago, te vasculha inteira só com palavras. Não tenho vergonha de me declarar: eu amo a Martha Medeiros!

Lavínia Bitencourt 15/01/2022

Perfeito!
Esse livro é inspirador, li em 2019. Hoje conversando aqui em casa resolvi colocar ele na lista para poder reler.