O Árabe do Futuro

O Árabe do Futuro Riad Sattouf

Resenhas - O árabe do futuro 2

Paola 27/01/2021

Gostei!
Achei muito bom assim como o primeiro, mas fico com pena da mãe dele, ele por ser uma criança não costuma perceber as dificuldades e o sofrimento da mãe em largar uma vida confortável perto da família pra ir viver nestas condições e cultura e o marido dela não parece valorizar esse esforço nem considerar o que é bom pra ela e pros filhos.
Jose.Maria 22/06/2023minha estante
Uma cultura muito forte que faz com que essa percepção e reconhecimento seja notado. Infelizmente, uma cultura altamente machista.

Jose.Maria 22/06/2023minha estante
Não seja notado.. corrigindo

Mateus 17/03/2021

Uma historia ?comum?
A hq conta a historia comum de um garoto que vive no oriente medio, seu cotidiano, alguns causos são excepcionais, não citarei aqui pra não estragar a experiência. No geral a história apesar de comum é bem divertida e prende muito a atenção, recomendo a leitura do primeiro volume mas não diria que é essencial.

Taty 23/06/2021

Interessante
Gostando muito de acompanhar as descobertas do Riad e de conhecer detalhes de uma cultura tão diferente da nossa. Aqui no volume 2 ele vai pra escola e começa a ler e escrever árabe. A mãe tenta ensinar francês pra ele em casa mas ele acha mais complicado que o árabe kkkk é interessante o ponto de vista dele mesmo criança e como o pai mesmo sendo um cara inteligente às vezes parece não enxergar o quanto está privando a família de algo melhor, principalmente a esposa tendo que se adequar essa nova realidade, sair da França pra Síria, deixar de cozinhar num fogão pra fazer comida em um fogareiro mas pra ele estava sempre tudo bem. Já quero ler o volume 3 ?

Yvan 15/03/2020

Riad - personagem favorito
Riad virou um dos meus personagens prediletos, muito bom emergir em uma cultura diferente da nossa através de uma HQ.

Em muitas ocasiões, vc se sente incomodado com o que acontece com o garoto e se pergunta se faria diferente. Intrigante.

danisteagall 02/04/2021

Volume 2
Continuação da história da juventude de Riad morando na Síria, aprendendo costumes estranhos e sendo alfabetizado tanto em árabe quanto em francês.
Como sempre, a obra tem uma área linda com cores marcantes.
Recomendo!
Paula.Moreira 02/04/2021minha estante
Eu adorei esse quadrinho! Eu comecei a ler 2018 se eu não me engano, só agora eu vi que lançou mais volumes! O difícil dessas séries é ter paciência pra esperar os lançamentos!

danisteagall 02/04/2021minha estante
O autor acabou de publicar o volume 5 (em francês), mas aqui no Brasil só tem até o volume 4 ainda. O volume 1 foi mto difícil de achar e o 3 agora não tô encontrando com preço razoável... difícil.

Paula.Moreira 02/04/2021minha estante
Nossa... Nem me fala! Eu emprestei meu primeiro volume, mas já faz tanto tempo que eu não me lembro mais pra quem(pq eu emprestei muito ao mesmo tempo)! Como eu perguntei para todos que poderiam ser, mas ninguém achou/se lembra, eu tô dando ele como perdido! -_-

danisteagall 02/04/2021minha estante
Pô, emprestar e não devolverem é sacanagem, mas acho que em 80% das vezes é puro esquecimento! ?

Vilamarc 02/04/2021minha estante
Também li o 1 e 2. Não encontro o 3 e tenho o 4. Fiquei feliz de saber que já tem o 5 lançado.

Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

Esse livro me provoca agonia. Fico irritada com a passividade da mãe de Ryad e com a situação vivida pelo menino e sua formação como ser humano. Mas acho uma obra necessária. Pretendo ler a continuação.

Lucas.Oliveira 28/06/2020

Cultura árabe nos olhos de uma criança curiosa.
Há algo muito peculiar em o arabe do futuro 2, sempre achei que a narrativa biografica combina muito com quadrinhos, eu consigo ir lendo as páginas e parando para refletir sobre um determinado quadro, o que difere de um filme, caso você faça isso, você perde o foco do enredo e diferente de um livro onde não tem uma demonstração gráfica, o que fica dependente de sua imaginação e algumas coisa apenas descritas o que você imaginou não necessariamente foi como o autor quis passar o fato.

Levando em conta desse enredo, fico surpreso em cada página, Riad tem um família longe do comum, mas é tão interessante tão unico, tão verdadeiro, que me faz emergir de cabeça na história, as descrições do cheiros, gestos que os personagens fazem em determinas situações unicas, é tão incrível e como tudo isso é apresentado. Nesse arco, conhecemos ainda mais a cultura árabe e entendemos como ela afeta o Riad e sua família, é um modo tão diferente se comparado ao Brasil, esse arco mostra questões de preconceito, faz criticas políticas, vida das crianças(suas agustias e felicidades), não quero entrar muito em spoiler, mas acontece tanta coisa, que eu não quis parar de ler, e estou de olho nos preços do volume 3, não vejo a hora de continuar lendo essa história que já está nos meus Favoritos.

Iza 24/04/2022

Esse é até melhor que o primeiro, com uma pegada mais crítica e ao mesmo tempo uma pitada de humor. Eu viajo com essa HQ! Uma ótima escolha pra esse domingo.

João 05/01/2021

Uma ótima continuação
A sequência segue os mesmos traços dos quadrinhos iniciais. A história revela algumas peculiaridades da vida na Síria e o contexto político da década de 80 de forma direta, muitas vezes com bom humor, ainda que retratando acontecimentos pesados e surpreendentes envolvendo a cultura local. O ponto de vista do autor sobre as descobertas realizadas quando criança é o destaque.

Gabriel 26/02/2021

Muito bom para conhecer a cultura
Uma narrativa ágil que nos torna possível confrontar as culturas. O humor tb contribui para tornar tudo mais acessível

Rodolfo 17/05/2018

Amo esse gibi
Como eu amo esse gibi, temos o primeiro ano de escola do Riad e nossa ele apanha muito na escola fora as outras crianças, condições de estudos precarios.
O pai dele continua um completo idiota que você se pergunta como a mãe dele continua casada com esse cara e ainda mais como ela tá aguentando viver nesse lugar.

Você ri com as caras do Riad mas em boa parte do tempo você se preocupa com ele e com as coisas que acontecem como a caça aos passarinhos que ele e o maluco do pai dele vão fazer nossa ... Ri muito do pai dele tomando Danone pela primeira vez e o final incrível que nos deixa abismado com a situação da Leila.

setantarpgs 18/11/2019

Indignação
Uma das melhores leituras do ano! Esse segundo volume causa mais indignação que o primeiro. Sei que as diferentes culturas e costumes devem ser respeitados, mas alguns hábitos das personagens presentes no quadrinho são difíceis de digerir. As pitadas de humor diante da estagnação e subdesenvolvimento na Síria tornam a história bem mais palatável.

Tah_baddauy 21/03/2020

Continuo amando o Riad, degostando do pai e torcendo para o grito de liberdade da mãe.

Ogro 28/07/2020

Costumes apenas diferentes?
Bem pesado em alguns momentos, em que o que pode ser considerado apenas como costume/modo de vida diferente do que vivemos (vivíamos), na verdade expõe o pior do extremismo religioso.

Thiago 27/12/2020

Mini resenha "Arabe do futuro 2"
Segundo volume da série auto biográfica de Riad Sattouf.
Um traço muito simples assim como no primeiro volume porém agora acompanhamos mais de perto a família paterna e o dia a dia na escola síria, não tem como não levar um choque de cultura enquanto estamos passeando pela páginas desse quadrinho.
Você sempre acaba refletindo de que as situações surreais representadas nos quadrinhos aconteceram e que estas são a normalidade de uma parte do planeta.
Indico para quem gosta de biografias e tem curiosidade sobre a vida no oriente médio