Robôs e Império

Robôs e Império Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Cristiane 07/10/2023

Conclusão satisfatória
Foi uma leitura mediana, pois não poderia me interessar menos pela história de Gladia. Continuo não gostando da personagem e acho que Asimov não conseguiu construir nenhum de seus romances de forma convincente.

Apesar disso, é uma obra muito importante para o Universo que Asimov construiu. O ponto alto do livro são as interações entre Daneel e Giskard, ambos forma muito bem desenvolvidos no livro, especialmente Daneel, que criou a lei zero da robótica.

Em certo ponto o livro fica muito arrastando. As cenas entre Mandamus e Armadiro foram cansativas, mas são importantes para o entendimento.

Mas ficou o questionamento: o que aconteceu com Solaria?

Gabriel.Maia 18/03/2022

Referências maravilhosas à Fundação
Cerca de 200 anos após a morte de Elijah Baley, Gladia continua viva e herdou Giskard e Daneel do doutor Fastolfe e recebe um convite um tanto inesperado para voltar ao seu planeta natal Solaria para ajudar na investigação do abandono do planeta, enquanto Daneel e Giskard tentam resolver o problema da possível destruição da terra.

Admito que essa leitura foi meio arrastada, a história não me conquistou como as anteriores (acredito que a falta do protagonismo de Elijah foi um fator determinante para que isso acontecesse) e eu só li ele rápido pois é o livro que liga boa parte do universo do Isaac Asimov, e as referências à futura fundação são maravilhosas. No geral é um livro bom, os personagens são basicamente os mesmos dos livros anteriores porém os humanos não são muito explorados, o autor deu um foco muito grande nos dois robôs de Gladia e acho que isso prejudicou um pouco a narrativa, senti falta de profundidade nos personagens novos que ele nos apresentou. Apesar disso foi uma leitura agradável e agora vou tentar dar um tempo de Asimov para ler outros autores haha

Tuler 14/09/2023

Épico
Toda a história se ligando, é fantástico ler cada página que o Isaac Asimov escreve, o livro finaliza uma parte da saga muito bem, mas ainda tem muita coisa para descobrir, o Império começará.

Grazi Comenta 07/06/2022minha estante
Na verdade está ligado a diversos pequenos mistérios que juntos geram a grande trama final, só demora um pouco mais a acontecer porque os diálogos dos robôs estão estabelecendo as bases para isso e para fazer a gente entender como eles funcionam como parceiros sem um humano, Baley, no caso, para dar o insight de sentimentos e objetivos de seres humanos que eles precisariam ter para conectar as coisas.

VenAncio.Veloso 19/08/2023

O mais complexo da quadrilogia. Muitas deduções, recortes de diferentes épocas apresentados de forma muito fluida ao longo do texto. Leitura muito prazerosa

Airton 18/08/2023

O começo do império galático
Bem.. último livro da saga de Elijah Valeu e os robôs.. sobre o livro muito enrolado .. demorei para conseguir gostar dele. Muita coisa acontece que no final não acrescentaram a saga... MAS pronl final fiquei tão preso em saber como ia que não consegui largar...