Tatiana & Alexander

Tatiana & Alexander Paullina Simons

Resenhas - Tatiana & Alexander

Taynara @adamadolivro 18/05/2020

O Cavaleiro de Bronze, Tatiana e Alexander #3 – Paullina Simons
Não leia se ainda não finalizou o segundo livro, contém spoiler do segundo livro!
No último livro da trilogia seguimos com o coração desesperado, e já aviso, se preparem para sofrer! Nessa última edição, após Tatiana ficar entre a vida e a morte, ela consegue finalmente chegar a América, e graças a duas almas gentis ela pôde ter o seu bebê em segurança.
Agora Tatiana pode seguir sua vida ao lado de seu primogênito, mas a constante desconfiança de que Alexander ainda está vivo, toma seus pensamentos dia e noite. Depois de algum tempo ela consegue se estabilizar, começa a trabalhar como enfermeira, faz alguns amigos e graças ao bebê ter nascido em solo americano, consegue sua cidadania sem o risco de ser deportada de volta a Rússia.
Enquanto isso, Alexander depois de interrogado, é obrigado a conduzir um pequeno exército sem muita importância para a morte. Ele já não se importa tanto com sua vida, o que o conforta é pensar que Tatia está segura com seu filho na América, longe do jogo mortal de Stalin.
A única coisa que me incomodou muito nesse livro, foi a demora que a autora criou para o reencontro do casal. Já haviam se passado mais de 70% do livro e Tatia e Shurra não tinham se reencontrado, comecei a pensar que ele só apareceria na última página do livro! (Felizmente não foi!)
Ainda assim, a autora conseguiu fechar a trilogia com chave de ouro e dar paz e tranquilidade aos corações dos leitores que acompanham a série. Uma história muito linda, que mostrou um amadurecimento real dos personagens e promoveu mais um final feliz literário, além de disseminar a cultura e relembrar um período histórico de tanta magnitude para o mundo (Segunda Guerra Mundial). Eu adorei essa trilogia, e recomendo muito para todos que tiverem a curiosidade de ler! Até mais!
LuaTeresa 14/05/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se na trilogia tem hot? Não gosto

insaniadora 10/08/2021minha estante
Esse não é o último livro! O ultimo se chama The summer garden, mas não foi publicado no brasil

insaniadora 13/08/2021

Intenso, magnífico, e triste!
Depois de sete anos, finalmente eu li o segundo livro da trilogia! (sim, esse tecnicamente é o segundo. O primeiro e o ?segundo? lançados no Brasil na verdade é apenas o primeiro volume, que a editora decidiu dividir em dois. O terceiro de fato, chamado de The Summer Garden nunca foi lançado no Brasil)

Esse aqui com certeza foi o mais intenso de todos! Enquanto Tatiana está em Nova York, tentando erguer sua vida, com o filho de Alexander no colo, vivendo seu luto, jurando que o marido está morto, Alexander ainda está na europa, lutando no auge da Segunda Guerra.

O que eu amei nesse livro é que tem bastante flashback da infância e adolescência de Alexander, e assim podemos entender melhor o que aconteceu com seus pais e com ele.

Aqui o sofrimento não tem fim. Cada página uma angústia, uma ânsia pra que eles se reencontrem, pra que a guerra acabe. Tudo que sofremos lendo o primeiro livro, é multiplicado nesse, pois além de vermos as mortes, a fome, e o que de fato foi o socialismo, também tem a parte psicológica; como de fato estava a mente daqueles soldados, e como ficou depois de tanta barbaridade.

Único spoiler que posso dar é que sim, eles se reencontram, mas apenas em 80% do livro. E mesmo assim, a angústia só acaba nas últimas páginas.

taisa r 27/05/2021

Aprendizado
Mesmo sendo uma saga sobre o amor de Alexander e Tatiana, posso afirmar que aprendi e refleti muito sobre fatos da 2 guerra mundial. A trilogia mostra muito bem o sofrimento dos civis numa guerra, mostra como os homens que eram obrigados a se alistar no exército eram considerados por seus superiores, como o serviço da Cruz Vermelha era incansável ...enfim...temos uma linda e sofrida história de amor, com personagens muito reais, com falhas e necessidades, mas temos um romance com muito mais que isso.
Apesar de, em mais de uma vez, eu pensar por que afinal insistir nesse romance , posso dizer que pra mim valeu a pena.

Milena 13/11/2020

No final tudo vale a pena?
Tão duro, sôfrego e atordoante, mas ao fim tão libertador! Essas são minhas considerações a respeito desta leitura!
Para aqueles que seguem a trilogia com afinco eu indicaria dar uma pausa, ler outras histórias e só então mergulhar no ponto final desse romance/drama, pois ler um atrás do outro tornou esse livro, para mim, muito cansativo! Foram longos 6 meses de abandonos e reencontros com essa leitura, porém no fim tudo valeu a pena. Pode parecer clichê, mas se é clichê, alguma verdade tem, não é mesmo?!
Não sei se foi a intenção da autora fazer com que através da leitura pudéssemos sentir toda a confusão que existia dentro da personagem, inclusive a breve desistência de correr atrás dos seus instintos, nesse caso eu quase larguei de mão, mas assim como Tatiana, não consegui me dar por vencida. Assim, eu fui recompensada com medo, incertezas, adrenalina e lágrimas de emoção no final, todos os sentimentos que um bom livro é capaz de transmitir ao seu leitor.
Então sim! Eu indico essa leitura, desde que ela não seja realizada em sequência dos outros livros.

Pâm Possani 23/02/2020

Ótimo desfecho para uma trilogia incrível
Particularmente, essa foi uma série que simplesmente me apaixonei e não consegui largar. Li os três livros em sequência e não me arrependi em momento algum. O tema de romance em segunda guerra sempre foi algo que me chama a atenção, e as descrições precisas e os desenvolvimentos alucinantes deixaram a história correr num ritmo ótimo, onde os personagens amadurecem, lutam pelo amor e por suas vidas, lutar por cada dia. Retrata de forma magistral as cenas de guerra, as cenas por trás do que a guerra traz.
Não tive grandes problemas nesta edição com a questão de diagramação e correção, como tive com o segundo volume, porém a escrita da autora que demorou o engate nesse volume, de fato, pra mim, claro. Mas não o li físico, então não sei informar sobre essa parte.

Li diversas resenhas antes de começar a leitura e é o que recomendo também: esse é o tipo de série para ler em um fôlego só, se possível, já tenha os três exemplares quando iniciar o primeiro. Os acontecimentos são corridos e a autora não fica retornando no passado a todo o momento, então é bom tê-los ainda frescos na memória. E você, com certeza, vai querer saber o final dessa épica história de amor que transcende barreiras e os canhões de guerra!

site: https://www.interruptedreamer.com/2020/04/resenha-o-cavaleiro-de-bronze-tatiana.html

Patty 02/05/2016

Mto bom!
Confesso que de início achei a parte da Tatiana meio cansativa, mas depois melhorou, em compensação a do Alexander foi pura empolgação do começo ao fim.
Mais uma vez, a Segunda Guerra Mundial a pesar de pano de fundo da história, acaba quase sendo mais um protagonista.
No final acabei até me emocionando.
É um sequência incrível para O Cavaleiro de Bronze, daria até para dizer que seria uma bela conclusão para a história de Tatia e Shura, porém, já sabemos que ainda há o livro Jardim de Verão, que não tem previsão de lançamento por aqui.

Hester1 17/07/2016

Se possível, daria 3,5. Achei o livro um tanto cansativo. Muitas páginas, repeticao do primeiro livro, (que é muito bom). O pano de fundo é excelente, Segunda Guerra, Uniao Soviética, Comunismo. Realmente excelente, ai mereceria 5, mas mesmo assim achei cansativo. Acho que por nao gostar de trilogias. Por melhor que sejam, vai perdendo o pique e cansando. E este ainda tem o terceiro, que certamente nao lerei. Mas já dei uma espiada, pois a estória dos dois continua e agora é a readaptacao após a longa separacao e readaptacao de Alexander após os horrores da Guerra. Esperar para ver.

GeL 05/03/2022

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Depois de terminar a leitura de O Cavaleiro de Bronze, me questionei se eu poderia amar mais essa história? Se Tatia e Shura poderiam me conquistar ainda mais, bom, a resposta você encontra nessa resenha, e sim, é uma resenha apaixonada.

Tatiana & Alexander é a continuação de o Cavaleiro de Bronze, logo após os eventos que nos deixaram com o coração na mão, estamos novamente na Rússia em plena II Guerra Mundial. O ano é 1943 e Tatiana finalmente conseguiu fugir e agora está na América, ela acredita ser uma viúva, que seu amado marido faleceu após um bombardeio e só lhe resta reconstruir a própria vida ao lado do filho na terra dos livres. Porém ela não está em paz.

Alexander deixa com ela algumas pistas que fazem com que nossa mocinha desconfie que ele teve um fim diferente do que o atestado de óbito afirma, e ela está correta. Nosso Shura, prevendo sua iminente prisão e as consequências dela para sua esposa, prepara um plano para salvá-la de uma possível prisão e tortura. Ele é preso após ser denunciado como um espião americano e entregue para a NKGB para interrogatório. Não entrarei em detalhes quanto a essa parte, é tenso demais.

Bom, ele acaba sendo condenado a comandar um batalhão prisional, estamos em guerra, muitos presos e em teoria o dever deles era lutar pela pátria, mas é claro que com os piores recursos e em condições péssimas. Era um batalhão enviado para a morte certa. A vantagem é que nosso Shura é duro na queda e meus queridos, ele constantemente vai ver a morte de perto.

A vida de Tatiana e Alexander está em polos opostos e a sensação que nos dá é que esse casal chegou ao fim, seria possível sobreviver? E na era onde as pessoas se comunicavam por telegramas, em plena guerra onde as informações se perdem e Alex estando em um país onde os dados não são confiáveis, seria possível eles se reencontrarem e viverem um final feliz?

Esse livro é sobre fé queridos leitores, sobre acreditar que existe sim a possibilidade e não desistir. Tatiana e Alexander são personagens ficcionais, eu sei, mas que nos fazem acreditar que existe sim almas gêmeas, que o amor é sobre sacrifício e pensar no outro e amar muito ao ponto de abrir mão do que for necessário para que o outro sobreviva. Com eles eu aprendi que não precisa ser perfeito, que para além da guerra e problemas externos, qualquer casal enfrenta problemas entre si. Eles brigam, e como brigam kkk, mas se amam com tanta intensidade que dificilmente você não vai desejar um amor tão intenso quanto na sua vida.

E digam o que quiserem, eles não são perfeitos, mas juntos… suspiro.

O romance já é o suficiente para nos conquistar, mas isso é um romance histórico meu caros e Paullina Simons nos leva para um passeio pela história, vivenciamos a guerra como se estivéssemos lá e é tão enriquecedor. Ela entremeia o romance com fatos históricos e fica perfeito, fora a narrativa poética tão apaixonante!

Eu passei por um misto de sensações enquanto lia, cheguei a duvidar se existia a possibilidade de um final feliz, estava até um pouco conformada, mas aí tudo mudou e foi uma reviravolta atrás da outra rs, a perfeição! Eu terminei a leitura emocionada e feliz por ter lido um livro tão bom. Só posso agradecer à Paullina por essa obra e por criar Tatiana e Alexander.

Leiam e eu espero que vocês se apaixonem tanto quanto eu.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2022/03/resenha-405-tatiana-alexander.html

Lisa.Vieira 11/11/2018

Instagram @euli_voutecontar
Tatiana & Alexander chegam ao terceiro livro depois de muito lutar, ganhar e perder. Eles nos deixam com as emoções à flor da pele mais uma vez, durante a reta final de suas trajetórias.
A autora termina o segundo livro de forma fenomenal, mas também angustiante, e essa angústia se transforma em ansiedade e uma torcida desesperada para que enfim o casal encontre uma forma de viver juntos e ter o seu final feliz.
Não é fácil. É bem complicado, na verdade! As esperanças desses dois é dilacerada, a guerra é cada vez mais brutal, e os inimigos cada vez mais perigosos... E não estou falando apenas dos Alemães que estão avançando sobre a Rússia de forma esmagadora, mas de organizações anti-comunistas, entre outras coisas, que só fazem dificultar a vida desse casal.
Eu surtei com revelações inesperadas. Morri mil vezes com as cenas de perseguição, combate, prisão, reencontro e etc... É tiro, porrada e bomba. Literalmente!
Nesse livro vemos a perspectiva do Alexander ainda criança chegando na Rússia, sua adolescência, e como ele se transforma no Tenente Belov, e tudo o que passa até encontrar Tatiana.
É incrível, chocante e alucinante.
Tatiana é a grande heróina dessa história. Ela é a personagem feminina mais fantástica que eu conheço.
Guerreira e determinada, ela se joga na frente de qualquer perigo pelo seu Shura. E é graças a garra dessa mulher extraordinária, que tudo dá certo no final!
O amor deles é tão intenso, que nem uma guerra sangrenta, ou todos os percalços do mundo, podem afastá-los. Eles sempre conseguem se reencontrar!
Essa série toda é 5 estrelas e favoritada. Eu amo e recomendo sempre!
Tem drama, romance, suspense, mistérios, cenas divertidas... Muita adrenalina!

Viviane.Lopes.Costa 16/04/2020

Quase cinco anos após ter começado a saga de O Cavaleiro de Bronze, eis que finalmente chego ao final... e após as 1480 páginas dividida em três volumes, não tenho palavras pra descrever o que estou sentindo.
É um romance denso, com muitas cenas de guerra, mostra muito do lado soviético durante a Segunda Guerra Mundial, as atrocidades cometidas tanto por nazistas como por soviéticos. Coisas de embrulhar o estômago. E tava tudo indo bem, quando a autora começou a alardear todas as maravilhas do mundo ocidental capitalista, sobre como os Estados Unidos, mesmo no auge da Guerra, eram uma terra maravilhosa,na qual se podia comprar de tudo, a preços exorbitantes, mas quem liga? Tem bacon todos os dias!!!! Pois é... a professora de história que há em mim não se convenceu não...
Mas no geral, para quem gosta de histórias de guerra, livro super recomendado!

Instagram: @bibliotecadepemberley

Márcia Adriana 20/04/2020

Desidratada
Estou desidratada!
Não consegui parar de soluçar nessa trilogia! Quando vc pensa que a pessoa já esta esgotada, destruída e sem alma, vem uma força do além e te dá um mínimo de esperança de um dia melhor. A guerra maltrata o íntimo do ser humano e provoca cicatrizes eternas.
Foi uma leitura muito intensa, emocionante do começo ao fim, senti na pele todas as emoções vividas por Alexander e Tatiane. Casal guerreiro merecedor de Oscar! Vale a pena ler cada capítulo.

Rose 07/07/2020

Nova vida
E fantasmas do passado. Será possível um reencontro após a ?despedida?? Com o coração na mão aguardamos o reencontro de Tatia e Shura

Gabis 08/07/2020

Conseguiu superar o primeiro livro!
O que dizer sobre essa saga linda de amor e superação? Nunca li um livro e senti o coração tão quente e amargurado ao mesmo tempo. Sofri com os personagens. Amei com eles. E a guerra... tudo representado de forma tão fantástica! Me sinto entorpecida - vejo que a ressaca literária será longa!