O Príncipe Maldito Mary del Priore

Resenhas - O Príncipe Maldito

Vilar 25/12/2009

Enriquecedor, fonte conhecimento
Livro sobre o Brasil império, e as pretenções do neto de Dom Pedro II o Pedro Augusto de assumir o império do Brasil depois de seu avô.
Um livro que enriquece nosso conhecimento, revelando as conflituosas relações dentro da corte do Brasil. E revelando curiosidades, como por exemplo, que Pedro Augusto foi consultado pelo Doutor e pai da Psicanáline Sigmund Freud,e que por acaso do destido errou no diagnóstico do neto de Dom Pedro II.
É um ótimo livro para quem gosta de História e quer se aprofundar e descobrir curiosidades.!

:D:D
Dudinha.Aldrich 22/11/2015minha estante
Dom Pedro II é o Pedro Augusto, ou são pessoas diferentes?

Aymée Ninck 20/12/2016minha estante
São pessoas diferentes. Pedro Augusto é neto de Pedro II, filho de D. Leopoldina de Bragança, a irmã da Princesa Isabel.

Regina Alonso 01/08/2009

Reencarnação?
O cara queria ser o Pedro III.

Depois de ler este livro e o O coração do Rei, fiquei me perguntando se o Brasil não estaria melhor com um imperador e um parlamento.
CURIOSIDADE:
Um dos seus irmãos tinha um problema na mão, assim como o irmão de Pedro I, Miguel, que foi a versão "Robespierriana", porém absolutista, em Portugal.
Guilherme 07/02/2011minha estante
Melhor um parlamento e um rei. Será que os descendentes do Rei teriam um pingo de decência?Você bancava a família real, seus bailes e casamentos por melhor que ela fosse? O que haveria de melhor com um Parlamento, aquele sistema lento?Prefiro antes uma reforma política.

Mari R 30/10/2011minha estante
Sei lá, particularmente (como contribuinte) eu preferia bancar a família real que a família do Tiririca... Dizem que o 'Lulinha " conseguiu uma fortuna de 47 milhões de reais depois que o pai virou presidente... Com certeza a familia real não nos custaria tanto.

Ariadne 30/03/2012minha estante
Concordo com regimes parlamentaristas e monarquicos. A maioria deles vai muito bem, obrigado.

Fifo.Ramos 09/02/2018minha estante
Muito, mas muuuuuuito mais barato manter uma corta a manter o presidente atual e a "corte" presidencial.

MarioLuiz 09/05/2018minha estante
Considerando que na atualidade, entre os dez primeiro países que estão encabeçando os melhores índices de IDH (INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANOS) seis são monarquia e entre eles os quatro primeiros, me parece que valeu muito a pena ir aprimorando a monarquia, principalmente levando em conta que a Suécia, considerada a expõente do exemplo de Estado de bem estar social levou por volta de trezentos anos para atingir este patamar tão louvado.
Talvez levando em conta os problemas físicos, psicológicos e de disputas familiar pelo trono pode ser meio assustador e nem chegar a algo parecido com Suécia, Dinamarca ou Japão, mas o fato é que sabemos onde a proclamação da república nos trouxe e jamais saberemos onde a monarquia poderia ter nos trazido.

Leo Augusto 21/07/2013

É História real e verdadeira! É a História do Brasil.
Intriga, poder, traição, loucura...
O velho imperador está doente e alquebrado.
O herdeiro ainda é uma criança – que toda a corte o chama de mão seca, devido a uma deficiência.
A mãe do herdeiro é a possível regente do vasto Império, mas ela é odiada pelo povo. O povo não gosta dela e nem do marido, um conde estrangeiro, que vive de negociatas no país. Mas, ela não mede esforços para assegurar a posição do filho. Ela mente... manipula... trai!
O preferido do velho imperador é o outro neto, que é jovem, bonito, culto e bipolar. Esse se agarra na grande chance de ser o próximo imperador, nas para isso tem que haver um golpe de Estado. Então, ele mente... manipula... trai...
Ele odeia a sua tia e também é odiado por ela.
E ao largo dos jogos palacianos, os pilares do Império vão ruindo um a um. E o vasto Império vai aos poucos caminhando para o seu fim...
Filme?
Ficção?
Histórias de Alexandre Dumas?
Não!!!
É História real e verdadeira!
É a História do Brasil.
É UM LIVRO QUE DEVEMOS LER!!!

Maiara.Alves 10/11/2021

Pedro Augusto tinha tudo para ser o terceiro imperador do Brasil. Porém, intrigas familiares e políticas, o banimento da família imperial e a loucura, o fez passar mais da metade de sua vida em uma clínica psiquiátrica. Perdeu, aos vinte e poucos anos, sua avó, d. Teresa Cristina, que o apoiava em seu intento de tornar-se o herdeiro de seu grande amigo, seu avô d. Pedro II.
O livro esclarece de forma leve e literária a história do império brasileiro e seu ocaso.
No final a gente até fica com um pouco de pena do rapaz ou personagem principal dessa biografia.

_Carol_ 02/02/2009

Muito chato!! A narrativa é cansativa e a história não cria impacto algum, abandonei o livro no final porque não aguentava mais a lenga lenga. O liro não faz jus ao título impressionante... Bom para quem tem insônia.

Dante 04/12/2009minha estante
Pegou pesado ein?! rsrsrsrs... É um pouco cansativo sim! Não diria nem cansativo, mas sim histórico demais, se é que você consegue me entender! O livro é bom, talvez não faça teu estilo!

Thay 10/02/2010

Simplesmente um livro que ensina a história brasileira remoendo alguns "podres" do império. Passa longe de ser uma leitura lenta, é só você saber gostar desse tipo de narrativa

Wellington Wos 17/03/2010

MUITO LOUCO.... CONTA VERDADEIRAMENTE A HISTÓRIA DO BRASIL
Guilherme 05/11/2010minha estante
É só isto que você sabe dizer?

Adriana854 15/10/2023

O Príncipe Maldito
Para que não sabe , nós quase tivemos um D. Pedro III. Vale muito a leitura.

TÍTULO: "O Príncipe Maldito"

AUTORA: Mary Del Priore

EDITORA: Objetiva

SINOPSE: Mary Del Priore revela a trágica e fascinante história do herdeiro da família imperial escolhido para suceder o avô Dom Pedro II, último imperador do Brasil. O Brasil quase teve um terceiro imperador. Se a Proclamação da República não tivesse alterado os rumos da história que se desenhava até então, Dom Pedro III teria sido Pedro de Alcântara Augusto Luis Maria Miguel Rafael Gonzaga de Bragança Saxe e Coburgo, filho primogênito da princesa Leopoldina e de seu marido, Luis Augusto Maria Eudes de Saxe e Coburgo. É que a famosa princesa Isabel, primogênita do imperador e primeira na linha de sucessão ao trono, até então não conseguira engravidar e D. Pedro II temia que ela não desse um herdeiro ao trono do Brasil. Por isso, o monarca mandou vir da Europa o neto mais velho, filho de sua caçula Leopoldina, que àquela altura já dava à luz o quarto filho.

Jpost 11/01/2023

Uma narração histórica
Um livro de história narrado. Essa fusão incomum é sensacional e nos permite um aprofundamento das questões que geraram o fim do Império e os bastidores dos herdeiros de Dom Pedro II. Recomendável para todos que apreciam a grande história do Brasil.

Guarilha 24/01/2014

O Poder. Quem não o quer? Guerras e genocídios aconteceram – e ainda acontecem – só para mantê-lo ou conquistá-lo. Há também os que não mataram e não provocaram conflitos armados, mas conspiraram. Foi o caso do príncipe Pedro Augusto Saxe e Coburgo, neto de D. Pedro II e sobrinho da princesa Isabel, simplesmente a legítima herdeira do trono brasileiro.

Filho da irmã da “Redentora” dos escravos, Pedro Augusto queria a todo custo ser D. Pedro III, passando por cima de tudo e de todos, inclusive da Constituição. A ideia fixa do príncipe deixava o avô numa situação incômoda, pois embora confiasse no neto favorito, não queria ver sua filha fora do trono, mesmo sabendo ser ela e o marido detestados.

Essa é a história real do conflito familiar envolvendo os tios e o sobrinho na busca do trono do terceiro reinado do Brasil, que continuou mesmo depois da Proclamação da República e da consequente expulsão da Família Imperial do país, gerando mais ódio e conspiração.

Tendo como pano de fundo a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravidão, a queda do Império e a Proclamação da República, o livro conta a história de um personagem que as aulas de História do Brasil do nosso tempo de escola não nos apresentaram: um príncipe mentalmente perturbado que odiava os tios e que se aliou aos seus desafetos para conspirar e virar Imperador.

Excelente historiadora e competente escritora, Mary Del Priore usa a forma romanceada que leva o leitor para dentro da história, fazendo com que este viva os fatos e sinta as emoções. Não raro, flagramo-nos torcendo para esse ou aquele personagem, mesmo sabendo que o final não será feliz. É a História do Brasil contada em um dos melhores livros que eu já li.

Malu 31/01/2014

O Príncipe Maldito
Como referência à nossa história não contada nas escolas, o livro é excelente. O estilo da autora neste livro é bem diferente dos anteriores que li dela (História das Mulheres no Brasil, Carne e Sangue), ou seja, a equipe de pesquisa varia, bem como a narrativa, e ela não deve reescrever propiciando um estilo pessoal. O texto deste livro é cansativo e às vezes repetitivo, dando a impressão de uma colcha de retalhos costurada por diversas mãos, com pontos ora muito justos, ora mais folgados, faltando uma regularidade nestes.
Como atrativo literário, ficou devendo.

Eduardo Aguiar 13/04/2009

Horrível.
Me mandaram esse livro dizendo que era uma his´toria narrativa. O livro é muito lento, acho que pode ser bom para historiadores já que existe um grande material no livro.

Bia 26/05/2013

É um livro histórico, que narra a vida conturbada, os pensamentos e atitudes insanas do neto de Dão Pedro I, para tentar chegar ao poder.
A História é envolvente e muito interessante!