AVENIDA DROPSIE

AVENIDA DROPSIE Will Eisner

Resenhas -

Daniel Frebone 16/04/2021

Impecável
A forma que Eisner traz as condições das grandes cidades, a forma de abordagem das diferentes histórias é simplesmente impecável, um verdadeiro retrato de um observador.

Felipe HQs e Mais 29/02/2024

A semente da vizinhança
Will Eisner tinha um assunto recorrente em seus quadrinhos: retratar a vida na cidade, suas ruas, seus edifícios, mobiliários urbanos e centenas de personagens que nela transitam e com ela interagem.

Creio que 'Avenida Dropsie' seja a HQ de Eisner onde esse tema permeia as páginas do início ao fim. Em suas palavras, "Se você vem de uma cidade grande, a rua na qual você nasceu, cresceu e amadureceu foi sua 'terra natal', e ela sempre foi conhecida como 'vizinhança'. A residência definiu você tão certo quanto sua origem nacional e lhe deu uma afiliação vitalícia numa fraternidade que se manteve unida pelas memórias."

A Avenida Dropsie da HQ tem seu início em 1870, com lotes de fazendas herdados por famílias holandesas nos EUA. Como sementes de civilização, as poucas casas do local vão germinando, crescendo e ganhando novos vizinhos, novos moradores e novas nacionalidades. Aos poucos, ela vai se expandindo e trazendo as comodidades de um bairro, como lojas e amizades. Mas, também aos poucos, ela absorve os males da humanidade: preconceito, ódio, cobiça...

Eisner nos apresenta em 'Avenida Dropsie' dezenas de personagens e cabe a você, leitor, acompanhar suas vidas, suas decisões, seus destinos. São gerações de pessoas que viveram naquela vizinhança a metamorfose natural de suas vidas. E todos nós, sem exceção, temos nossas memórias e aprendizados das ruas e bairros em que vivemos, certo? Por isso esse gibi é simplesmente fantástico!

Pra mim, essa é a melhor HQ do gênio Will Eisner. Qual a sua?