Uma História Incomum Sobre Livros e Magia

Uma História Incomum Sobre Livros e Magia Lisa Papademetriou

Resenhas - Uma História Incomum Sobre Livros e Magia

Vai Lendo 03/05/2017

Um livro para aqueles que acreditam
A magia está apenas nos olhos de quem vê? Basta acreditar que coisas foram do comum podem acontecer? Normalmente, quem lê “viaja” e, portanto, está mais aberto a explorar novos mundos, novas realidades. Por isso mesmo, "Uma História Incomum Sobre Livros e Magia", de Lisa Papademetriou, publicado pela editora Arqueiro, é um convite à nossa imaginação.

O livro nos traz duas protagonistas, Kai e Leila, que, a princípio, nada têm em comum. Porém, suas histórias estão mais ligadas do que elas jamais poderiam imaginar. Kai vai visitar sua tia-avó – uma senhora um tanto quanto extravagante e fã de, acreditem, hip-hop -, Lavinia, no Texas. Leila, por sua vez, vai até o outro lado do mundo, no Paquistão, para conhecer a família de seu pai, mudar um pouco de ares e, talvez, viver uma vida que ela sempre sonhou. Mas tudo muda quando as duas encontram, cada uma em um canto, um livro misterioso em branco. O que Kai não sabia era que, ao escrever em suas páginas, suas palavras aparecem automaticamente nas páginas do livro de Leila. Assim, elas percebem que o livro reage a cada frase incluída e acabam conhecendo também a história de amor de Ralph Flabbergast e Edwina Pickle, que aconteceu há mais de cinquenta anos.

"Uma História Incomum Sobre Livros e Magia" já chama a atenção pelo título e pela capa, de uma delicadeza só. Com uma narrativa mais juvenil, a obra nos transporta para um universo mágico e totalmente despretensioso. Tanto que o narrador em terceira pessoa é quase um personagem à parte, interagindo e estimulando o leitor, ao longo da história. Achei essa intervenção bem interessante, pois quebra um pouco o ritmo e, ao mesmo tempo, mexe ainda mais com a nossa imaginação.

Quanto às protagonistas, Kai e Leila parecem bem diferentes uma da outra e inicialmente realmente são. Kai vive com a pressão de se tornar a filha perfeita e fazer jus à memória do pai, que morreu. Uma menina introvertida e sem muito tato com as outras pessoas. Já Leila quer sair da sombra de sua irmã “perfeita” e finalmente passar a ser notada e ter a atenção que acha que merece. Como duas adolescentes, é claro que ambas tem os mesmos receios, inseguranças e atitudes um tanto quanto imaturas da idade, mas é bem bacana ver o desenvolvimento delas no decorrer da trama e como as duas, sem querer, acabam absorvendo um pouco uma da outra. Aliás, eu vejo as personalidades das meninas como complementares. O que faz algum sentido, já que, de alguma forma completamente surreal, suas histórias acabam interligadas.

Por falar nisso, essa transição entre Kai e Leila é surpreendente. Confesso que, no princípio, essa alternância pode parecer um pouco confusa e sem propósito, mas, depois, você se acostuma e acaba completamente envolvido pelas páginas. Até porque, não temos apenas duas histórias em uma, mas três!, já que a trajetória de Ralph e Edwina também nos é apresentada e ganha tanta importância quanto as aventuras das meninas. E cada uma das três realidades tem o seu próprio diferencial, a sua relevância. E traz outros personagens igualmente cativantes e inspiradores.

"Uma História Incomum Sobre Livros e Magia" fala sobre o destino, laços invisíveis e também nos apresenta a novas culturas – achei sensacional o aprendizado sobre as tradições paquistanesas e lepidopterologista (para quem, como eu, não consegue nem pronunciar a palavra, o termo é referente à pessoa que estuda borboletas e mariposas). É um livro que fala sobre amor, recomeços, autoconhecimento, descobertas e reflexões. E, sobretudo, um livro para quem acredita na magia das palavras.

site: http://www.vailendo.com.br/2017/03/20/uma-historia-incomum-sobre-livros-e-magia-de-lisa-papademetriou-resenha/

CuraLeitura 31/01/2017

Kai e Leila são duas adolescentes que desejam fazer grandes coisas. Kai, diferente das pessoas da sua idade, a esquisitona da escola, ama tocar violino e quer realizar o sonho de seu falecido pai: entrar para uma orquestra e ser uma violinista "de verdade". Já Leila, sempre à sombra da irmã, Nádia, deseja ter suas próprias aventuras e o orgulho e reconhecimento dos seus pais. Kai e Leila não se conhecem.
Tanto no Texas quanto no Paquistão, onde Kai e Leila estão, respectivamente, existe um livro que chama a atenção das duas meninas: O cadáver excêntrico. De letras douradas e páginas em branco, o livro é um mistério.
Quando Kai, frustrada, escreve nele, a história começa a se desenvolver. Tanto no livro quanto na vida de ambas as garotas. O cadáver excêntrico, usando das frases deixadas pelas meninas (só as que interessam ao livro, claro, pois ele é inteligente) começa a narrar a história de Ralph Flabbergast e, futuramente, de seu romance com Edwina Pickle.
Violino, música, mariposas, Caixão Americano. Tudo vai se encaixando ao longo do livro em uma história surpreendente. O final é i-n-c-r-í-v-e-l!

Inaceitável. Quero um final feliz.

E nós temos um final feliz. Não posso dizer qual é, mas quem quiser saber se Ralph e Edwina ficaram juntos, o que aconteceu com Kai e Leila e a revelação bombástica é só ler o livro. Ele é pequeno (só 190 páginas) e muito gostoso de ler. É mágico, é lindo, é fantástico! Dá para ler em um dia ou dois.
O que eu posso falar é que é um livro tão bom que devia ser lido por todos, independente da idade. Afinal, não existe idade para a magia, não é?
E eu tenho um livro mágico!

site: www.curaleitura.com.br

AndyinhA 06/07/2017

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Esta história não me bateu no coração, esperava algo mais gracinha ou mesmo bonitinho, mas a verdade é que ela é simples e até um pouco boba demais até para crianças. A ideia até pode ter sido original e diferente, mas como ela foi escrita e seus links ficou muito a desejar.

A história tem muita enrolação e olha que o livro tem apenas 190 páginas, descrições detalhadas de coisas simples, que na maioria das vezes todos nós conhecemos e sabemos do que se trata. Tem muitas partes chatas e repetitivas.

As personagens são fraquinhas, foi difícil enquadrá-las em qualquer situação – desprezadas, chatas, perdidas, que sofrem bullying ou qualquer coisa, elas são crianças normais e nem encontrando um livro mágico se tornam ‘atrativas’. Posso estar sendo um pouco chata, mas leio para entrar em um mundo novo, desconhecido, para ler sobre rotina, fico com a realidade.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/06/LivrosMagiaPoison.html

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Uma história incomum sobre livros e magia cativa, envolve e prende o leitor em uma história entrelaçada a outra, deixa a curiosidade no ar e traz ao leitor um universo encantador com muita magia.
Kai e Leila são duas adolescentes com poucas coisas incomum, não se conhecem e estão em lados opostos no mundo: Leila está visitando a família do pai que mora no Paquistão e Kia foi visitar sua tia no Texas. Tirando a fase da adolescência e os pequenos drama da idade a única coisa que ambas têm incomum é um misterioso livro chamado O cadáver excêntrico, com páginas em branco que reagem toda vez que uma delas escreve algo e acaba surgindo um pouco mais de uma história que ambas vão conhecer com o decorrer de suas próprias vidas.
Kai sempre teve e ainda tem seu pai como espelho de vida, mesmo após seu falecimento, está determinada a realizar o sonho do pai e levar em frente uma carreira como violinista e tocar em uma grande orquestra. Treina todos os dias, exaustivamente para conseguir realizar seu sonho, porém acaba tendo um desentendimento com a mãe e decide que é melhor ir embora, para se reencontrar, e acaba redescobrindo o valor da música. Leila vivia com a família em Houston, cansada de estar sempre em segundo plano vivendo as sombras dos grandes feitos da irmã e nunca ser reconhecida, ela decide morar com os familiares do pai no Paquistão, acreditando que assim teria aventuras incríveis, no maior estilo dos ‘’romances’’ que ama ler.
Uma história incomum sobre livros e magia é realmente um livro bem curioso e incomum, faz jus aos elogios a obra e a autora, Lisa consegue envolver e encantar o leitor com essa história tão diferente mais tão encantadora, e apesar de fluída e engraçada as personagens não me cativaram, suas atitudes e comportamentos não me cativaram como achei que iria ocorrer, mesmo em momentos cruciais da história não consegui me sentir envolvida com ambas. Porém a narrativa foi o ponto alto de todo o livro, apesar de grande parte ser em terceira pessoa, tínhamos também um narrador que em muitos momentos interage com o leitor e torna tudo mais engraçado e envolvente. Lisa conseguiu criar uma história que não só envolve pela magia e pela fantasia mas também pelas passagens positivas que vão se revelando em cada página da história.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/05/uma-historia-incomum-sobre-livros-e.html

Ariela Oliveira 26/07/2017

Resenha
Confira a resenha de "Uma história incomum sobre livros e magia" feita por mim no blog Palavras Imaginárias:

Manu | @nemtudoeficcao 03/07/2018

Livro bonitinho e com várias reviravoltas para ler em um dia.
Eu sou do tipo de pessoa que sempre que acha um livro que parece interessante já adiciono na minha lista de desejos da Amazon. Só que normalmente os livros ficam lá por muito tempo, ou porque eu não tenho dinheiro pra comprar ainda ou porque não são "prioridade".

Mas nada do que uma promoção pra fazer um livro se tornar prioridade rapidinho, né? Foi quase o que aconteceu com esse livro. Eu descobri (ou fui descoberta por) uma menina que estava vendendo ele no Instagram por somente 8 reais. Não pensei duas vezes.

O livro é fininho, de leitura fácil e muito divertido de ler. A história, além de engraçada, é também cheia de mistério. Os capítulos alternam seu foco entre duas personagens principais, Kai e Leila, que estão em países diferentes. A confusão inicial provocada por essa mudança é facilmente superada e é legal como a própria narradora comenta isso.

O livro me fez pensar sobre desejos e como/o que fazemos para conquistar o que a gente quer. Ou o que deixamos de fazer por achar que aquilo é impossível ou não é a melhor opção.

Mas o ponto principal mesmo desse livro é a magia. E não só relacionada a coisas sobrenaturais, mas em como a magia também está em conseguir notar e apreciar as pequenas coisas.

Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BjdWE7QnsMI/?taken-by=nemtudoeficcao

Lays.Ordani 30/07/2017

Realmente incomum!
Mais um livro comprado pela capa, sem ler sinopse ou sequer alguma opinião a respeito. Uma surpresa adorável.
O livro é narrado em terceira pessoa, alternando os capítulos entre Kai e Leila. Em algumas partes até pensei que ia cair no lugar comum de história de adolescentes e blá,blá,blá. Mas a autora surpreende, a narrativa é muito bem construída, cada capítulo se inicia com desenhos bem fofos no topo da página que remetem às histórias das duas personagens, e a história que se desenvolve realmente não tem nada de comum.
A narradora conversa com o leitor em diversas passagens, e particularmente essa interação me agradou bastante, algumas passagens são bem engraçadas.
Leitura despretensiosa, na verdade nem me lembro quando comprei esse livro de título chamativo e capa linda (de verdade, o laranja com o azul da capa é lindo!!), todavia fico bastante feliz quando leituras assim surpreendem dessa maneira. Recomendo, sem dúvidas.

Fernando - @ExploradorLiterário 08/09/2017

Olá leitores #ExploradorLiterário,
Uma História Incomum Sobre Livros E Magia
Pois bem, hoje eu trago para vocês uma das minhas primeiras leituras de julho o livro da Lisa Papademetriou — Uma História Incomum Sobre Livros e Magia que desde o título já cria uma expectativas para leitura.
Lisa Papademetriou, já escreveu vários livros que foram publicados no Brasil, e em 2006 teve seu primeiro romance considerado um dos melhores do ano , segundo o site FamilyFun, e agora ela nos encanta com Uma história Incomum Sobre Livros e Magia, nos levando a mergulhar em um novo mundo nessa incrível ficção.
Essa narrativa contada em primeira pessoa, traz Kai e Leila duas garotas americanas que não se conhecem e no começo dessa história se encontram em lados opostos do globo, Kai está no Texas visitando sua tia avó, Leila fora para o Paquistão visitar a família de seu pai em busca de uma aventura internacional. Ambas possuem uma autoestima baixa, mas o universo preparou algo a mais a partir do momento encontraram um misterioso livro “Cadáver Excêntrico”, esse livro de páginas brancas que reage quando algo é escrito em suas páginas, e aparece de forma mágica no outro livro.
” Sabia agora que toda história, até mesmo a dela, tinha uma própria magia, e tudo o que devia fazer era continuar virando as páginas até o verdadeiro final feliz”.
Ao decorrer da trama, somos apresentado a outros personagens, com Ralph Flabbergas e Edwina Pickle que são personagens da história do excêntrico livro encontrado pelas meninas, que aos poucos vão aparecendo pontos em comuns entre ambos as duas histórias.
Lisa em sua obra soube trazer a magia e despertar a curiosidade, pois a forma que ela conta a trama nos faz envolver, e descobrir o que o livro “ cadáver excêntrico” tem para contar com as meninas e como tudo na história vai se ligar. A forma que Papademetriou separou a história faz se desenvolver de forma coesa, com uma diagramação incrível, é um livro que super recomendo.
#UmaHistoriaIncomumSobreLivroseMagia

site: https://www.instagram.com/p/BYycqtoj7i6

Poesia na Alma 17/10/2017

é um livro juvenil
Alberto Magno, no livro Iniciação à Alquimia diz, “A Alquimia, como compreendo, não é somente uma pré-química, e sim uma ciência de transformação psicológica profunda do ser humano, para transmutar a pedra bruta em outro. ”. Esse trecho, pode perfeitamente resumir Uma História Incomum Sobre Livros e Magia, de Lisa Papademotriou, 190 páginas, Editora Arqueiro.

“Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha.
Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções.
Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco.
Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes.
Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.”

Quando leio a palavra Magia, geralmente, sinto de imediato uma atração pelo livro. E foi exatamente o que me fez escolher a obra para apreciação. A escrita de Lisa Papademetriou, até então inédita para mim, me cativou nas primeiras páginas, por trazer elementos que acredito ser fundamentais.

Kai vai para o Texas, passar um tempo na casa de sua tia-avó Lavínia. Enquanto isso, Leila, curiosa, viaja para o Afeganistão. Kai e Leila darão vida a uma história de teias, ação e reação, experiências e amor.

Tanto Kai quanto Leila, apesar de não se conhecerem, encontrarão o livro mágico O Cadáver Excêntrico. A distância marcada por quilômetros é reduzida não por e-mail, telefone ou qualquer outra tecnologia que conhecemos, mas pela escrita.

O livro tem vida própria e conforme uma escreve a outra, do outro lado do mundo, pode acompanhar a narrativa. E assim nasce uma relação dialógica e envolvente. A vida passa a ter ares de magia e as páginas passam que nem sentimos.

“Estava na hora de tomar uma atitude. Leila não podia deixar que aquele livro decidisse tudo. ”

Uma História Incomum Sobre Livros e Magia é um livro juvenil com um enredo distinto e cativante. A autora foi feliz em sua abordagem e no entrelaçar do enredo. Espero ter oportunidade de ler outras coisas dela.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 28/10/2017

" - Algumas coisas são mais mágicas do que outras."
Assim é esse livro!! Uma história intrigante e verdadeiramente mágica! Foi fascinante conhecer novas culturas e costumes. E esse livro ainda permitiu-me ganhar uma nova experiência em leitura!!! Uma leitura agradável e divertida!! Sem muitos rodeios!! O fato de haver todo um mistério envolvido quanto a dois livros muito especiais, nos deixa presos para ansiar pelo final! Entender tudo é necessário e essencial quando pegamos o gosto dessa leitura formidável!!. .
"Ela nem sempre precisava compreender o que estava acontecendo para continuar avançar."

04/01/2017

Sabe aqueles livros fofos que gostamos de ler em uma tarde chuvosa ou quando estamos à procura de uma leitura relaxante e sem compromisso? Uma História Incomum sobre Livros e Magia, UHILM, como vou chamá-lo daqui para frente, cumpre muito o bem o seu papel de história delicinha!
Kai e Leila são duas jovens que estão praticamente em lados opostos do globo. Elas nunca se conheceram. A única coisa que as une, mesmo que indiretamente, é um misterioso e mágico livro que começa a lhes contar uma história que já aconteceu há algum tempo.
Kai está passando um tempo com a tia-avó, uma mulher bastante peculiar, mas com a qual pode descansar um pouco de sua mãe e da perda de seu pai. Já Leila está no Paquistão com os tios, mas sente-se deslocada por não saber a língua nativa e, muitas vezes, boiar na conversa dos familiares.
Ambas as garotas tem suas vidas completamente diferentes, mas algo nelas começa a mudar quando se deparam com O Cadáver Excêntrico. Não bastasse o título estranho do livro, ele está completamente em branco.
Kai é a primeira a interagir com o exemplar, quando ele começa a lhe contar a história de Ralph Flabbergast e como ele conheceu Ewina Pickle, há muitos anos, no mesmo lugar onde Kai agora vive. Ansiosa para conhecer mais detalhes sobre a vida destes personagens, ela se arrisca a "continuar" a história, embora o livro não a obedeça e continue no seu próprio ritmo.
Leila, por outro lado, primeiro tenta se livrar do livro, mas, ao perceber que ele reaparece a todo momento perto de si, fica quase impossível ignorá-lo. Ela começa a acompanhar a história dos mesmos personagens e as intervenções de Kai, sem que ela nem faça ideia de que outra menina também está lendo o mesmo livro.
Cada uma tem suas próprias aventuras e descobertas, mas senti durante todo o livro que Kai ganhou muito mais destaque e desenvoltura do que Leila. Para mim, ela não passou de mera expectadora da história. Kai foi quem realmente cresceu.
Agora, você deve estar pensando: "Ok, na capa temos a silhueta da cidade de Kai, a silhueta da cidade de Leila, arabescos que lembram a cultura paquistanesa, dois braços de meninas sobre um mesmo livro...mas o que aquela borboleta tem a ver com a história?". Eu digo: muita coisa! A mariposa-celestial é um dos pontos mais abordados no livro, principalmente porque trata-se de um inseto que teria desaparecido da região de Kai, mas que é muito citado n'O Cadáver Excêntrico. Por quê? Ora, se eu contar muito, a surpresa estraga!
Toda a história tem um quê de mágica, mas sem grandes surpresas. O ponto alto de UHILM é a descoberta de como essas duas meninas, aparentemente, sem nada em comum, na verdade tem um papel importante diretamente relacionado a O Cadáver Excêntrico.
Como mencionei antes, Kai, notoriamente, tem um destaque e evolução muito maiores do livro do que Leila, o que eu achei um pouco injusto, já que a menina também tinha grande potencial de se desenvolver. Algumas cenas com ela, inclusive, acabaram ficando um pouco exageradas, como se a autora quisesse dar emoção à personagem, mas eu acho que ela pedia um pouco mais de destaque e não de emoção.
O final é uma fofura, ele não deixa aberto para continuações, mas, ao mesmo tempo, convida o leitor a imaginar o que viria dali para frente. Todas as pontas soltas são amarradas e O Cadáver Excêntrico acaba tornando-se uma ótima ideia de jogo para fazer com os amigos. Afinal, que história criada por tantas cabeças não poderia ser divertida?
Embora em certos momentos você sinta raiva da família de Leila, ao perceber que a irmã mais nova sempre a ofusca e, como se não bastasse, a própria história de Papademetriou também a ofusca, é impossível não torcer para que ela também tenha seu próprio final feliz.
A edição da Arqueiro está linda, a capa tem um toque aveludado que eu simplesmente amo nos livros! A diagramação está confortável e o trabalho artístico nas páginas dá todo um toque delicado à leitura.
Realmente é um livro para ler a qualquer momento e guardar sempre perto do coração. Talvez você não o ache a história mais revolucionária de todas, pode até achar um pouco bobinha. Mas é aquele bobinho que nós procuramos sempre que precisamos de alguma história aconchegante. E Uma História Incomum sobre Livros e Magia é uma história super aconchegante!

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2016/08/resenha-uma-historia-incomum-sobre.html

Mari Isa 09/01/2018

amável demais??
é um livro que trata sobre amizade, esperança, tem uma história maravilhosaaa que te preenche e faz o livro passar rapidinho
tem um desfecho muito bom, e fiquei muito muito feliz em ler

Paulascrap 12/02/2018

Um leitura leve para viajar na magia proposta1...
Ao encontrar um livro mágico com o título "O cadáver excêntrico" Kai e Lisa começam, mesmo que sem saber, uma compartilhar a mesma história. O livro contem paginas em branco e assim que as duas jovens começam e escrever ele começa um responder, e uma terceira história começa uma escrita e vai se entrelaçando como duas primeiras, todo o texto está escrito em um livro pode ser visualizado pela outra garota , ainda não tem EUA e a outra no Paquistão. Com isso mergulhamos na vida dessas duas meninas em uma viagem literária paralela à contada no livro, tornando cada página mais deliciosa de ser lida. A primeira adolescente Kai vai visitar sua tia avó no Texas e realiza uma nova amizade, que vai lhe proporcionar muito aprendizado e descobertas além de segredos que entrelaçam sua história como demais contadas no livro. Lisa a outra adolescente vai visitar no verão alguns parentes paquistaneses e viajamos junto na cultura do Paquistão, até então desconhecida para ela. A terceira história contada no livro "o cadáver excêntrico" e sobre Ralph e Edwina, um casal que viveu há 50 anos e no final iremos descobrir quem são como entram na historia. Um texto infanto juvenil contado com graça que nos cativa pela simplicidade, e flui muito rápido, contudo nos surpreende como a autora interliga todas as três histórias no final. Uma leitura leve para encarar sem muitas expectativas apenas se deixe levar pela magia das palavras e deixe ser invadido pelo espírito da brincadeira proposta. ✌️️

@livrosmundofantastico 29/03/2018

Uma história com magia
Kai vai passar um tempo no Texas com sua tia Lavínia. Leila vai passar um tempo com os tios no Paquistão, as duas tão longe uma da outra mais ao mesmo tempo perto, por causa de um livro mágico.

Quando elas descobrem o livro O Cadáver Egocêntrico acreditam que seja uma história cheia de mistérios, mas quando abrem o livro e não encontram nada escrito acham estranho. Mas com o tempo o livro começa a escrever sozinho e começa a contar a história de Halph e Edwina.

O que elas não sabiam era que a história dos dois jovens apaixonados (Halph e Edwina), fossem reais e tinha acontecido a muitos anos e que as duas tinham ligações com os dois.

É uma história rápida de ler e com muitas revelações e ao longo da leitura você começa a se envolver com o livro mágico, O Cadáver Egocêntrico.