Floris e Brancaflor

Resenhas - Floris e Brancaflor

Morgana Brunner 21/06/2017

Floris e Brancaflor - Thais Linhares
Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Hyria, estava bastante ansiosa de cara para ler esse livro, principalmente porque havia lido a resenha no blog da Maria Valéria, no qual sempre sigo e admiro e eis que agora o tenho na minha estante.

Floris e Brancaflor é uma história que aconteceu anos e anos atrás, que agora é relembrada nessa edição impecável, pode-se perceber com o vocabulário e a escrita de alguns dizeres, como maktub, estava escrito, era usado antigamente, no qual representava as linhas do amor. Em um dia, duas mulheres tiveram dois filhos no mesmo dia e na época da Festa das Flores, uma teve um príncipe, no qual chamado então de Floris e a outra por coincidência chamada Brancaflor, desde então o crescimento de ambos, viviam grudados e nada os separava.

"Em meio ao entardecer do final do verão, um velho poeta, vendo-lhe assim tão desolado, aproximou-se, e contou-lhe que as rosas não falam, que elas, simplesmente exalam o perfume que roubam à amada." Pág. 29
Desde então, tudo que Floris fosse fazer, batia o pé e queria porque queria que Brancaflor o fizesse junto, como ir a escola para aprender a ler e escrever, iam juntos e assim trocavam diversas informações, até que na época os pais começaram a achar estranho que os dois vivessem juntos e resolveram que iriam arrumar situações para que não ficassem assim e que um esquecesse do outro, afinal, chegaria a época de venda a Brancaflor e Floris escolher sua esposa. Foram tantos momentos de tensão e aventuras que era a hora de encarar o que está pela frente e iria acontecer...vamos nos aventurar e assim descobrir qual será o final dessa trama.

Floris e Brancaflor é uma história bastante conhecida e antiga, podemos até mesmo chamar de clássica, pois recebe tamanhas influências como: Mil e uma noites, Píramo e Tisbe e Romeu e Julieta. Assim, creio eu, que muitos conhecem a trama e sabem que em contos árabes tudo é mantido na linha e escolhido pelo dinheiro.

Foi uma leitura bastante prazerosa, realizei em uma tarde e não pensei que fosse me agradar tanto assim, gostei da maneira que a Thaís escreveu e não usou nenhuma palavra complexa de não conseguir ser interpretada. Além do mais, a edição está lindíssima, cheia de ilustrações e a cor predominante é rosa, impecável.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/05/floris-e-brancaflor-thais-linhares.html

simonebitar 15/09/2016

RESENHA Livro Floris e Brancaflor
SINOPSE: Floris e Brancaflor tem elementos tomados de contos árabes, como "Mil e uma noites", mitologia grega "Piramo e Tisbe" e por sua vez, foi influenciar outros bardos, como "Romeu e Julieta", de William Shakespeare.O resultado é uma mistura suave das diferentes culturas que se encontraram na Península Ibérica, que acabou se revelando uma historia eterna e universal, sendo igualmente apreciada nas cortes do norte e do sul, de leste a oeste.As personagens principais são dois jovens adolescentes, um príncipe sarraceno e uma donzela cristã. É uma historia que tem drama, aventura e, acima de tudo, amor: e a capacidade de por amor, vencer qualquer barreira, por mais intransponível que possa parecer.

site: http://recantodasborboletas-simoninha.blogspot.com.br/2016/09/livro-floris-e-brancaflor.html

Kris Monneska - Conversas de Alcova 24/06/2016

Um livro infantil com uma maravilhosa mensagem de tolerância
Floris e Brancaflor é um lindo romance infantil que nos conta a história do amor dos dois protagonistas aos quais somos apresentados já no nascimento. Ele um príncipe saraceno, ela filha de uma prisioneira cristã, que foi transformada dama de companhia da rainha, que nasceram no mesmo dia e cresceram lado a lado e com eles a afeição. Essa foi logo percebida pelo Emir, que então tratou de tentar por um fim a esse relacionamento. Porém acabou jogando o seu filho numa grande aventura em busca de sua amada.

A Obra da Thaís Linhares é uma adaptação de uma história contada e recontada por trovadores franceses e que por sua vez mescla elementos já muito nossos conhecidos dos contos árabes e da mitologia grega em vários pontos se assemelhando a história de Sherazade em suas "Mil e Uma Noites" porém é bem notável a sua originalidade através da mensagem de tolerância religiosa intrincada em suas páginas. E da escrita doce, poética e didática da autora, que propicia uma leitura fácil, bonita e bem interessante aos nossos novos leitores.

O trabalho gráfico do livro é uma beleza à parte. Inteiramente desenvolvido pela Thaís Linhares, desde a capa que é encantadora a todos os detalhes da diagramação, que são capazes de transportar essa leitura a um outro tempo e um outro lugar, com ilustrações inspiradas em antigos grafismos persas. E que atraem e encantam muito as crianças, essa parte eu testei com a Alice e mesmo não sabendo ler, ela adorou ficar passando as páginas e se deleitando com as imagens.
Sem dúvidas recomendo essa leitura, para todos os jovens leitores e também para os velhxs que como eu, amam se deleitar com um livro infantil.

Beijos

site: http://www.conversasdealcova.com/2016/06/resenha-floris-branca-flor.html