Hinário Nacional Marcello Quintanilha

Resenhas - Hinário Nacional

Lhyz 21/09/2023

Esse é o minha segunda HQ do Quintanilha e eu estou apaixonada pela forma direta de abordar a vulnerabilidade humana. A arte é incrível, mas o impacto está nos diálogos e na construção das histórias. Esse livro em especial é uma coletânea cheia de dor. Super recomendado.

Lurdes 08/04/2023

Quanta dor pode caber em um ser humano?
Quanta dor pode ser transposta para textos breves e desenhos de traços econômicos, mas precisos?

A gente pode até imaginar que não cabe muita, mas o autor se encarrega de nos desmentir.

Fiz a leitura de Hinário Nacional com um aperto no coração.
7 narrativas
7 mini contos
7 vidas destroçadas

Grandes dramas sempre concentram o ápice da dor em um determinado ponto, e são estes pontos que o autor atinge, como um acupunturista que mira no ponto exato da dor.

Dor de mulheres em relações tóxicas que diminuem sua auto estima. Dor de vítimas de abuso, dor até de abusadores que não conseguem fugir da culpa, dor pelo envelhecimento...

Todas estas dores são causadas por perdas dos mais diversos tipos mas sempre causadoras da perda de um pouco de si mesmo.
Algumas delas, irremediáveis.

Fiquei muito impactada.

Cabe ressaltar a belezura que é esta edição da @editoraveneta em capa dura e com acabamento perfeito.

Joao 11/02/2023

Achei potente mas tem umas metáforas meio gráficas que talvez, em certa medida, façam a reprodução de uma violência cujo retrato eu acredito que não deveria ser feito, pelo menos não de forma que se dê em favor de permitir que o leitor se projete nessa violência. Acho que temas sensíveis, como o das violências sexuais, não deveriam ser sucetiveis ao retrato voltado pro consumo.

Mion 30/11/2022

Wow! Respira que as histórias tem imagens muito bonitas, metaforas, profundidade, dores, muitas dores e toda uma sensibilidade que nos deixa entre a dor q a historia toca nossos coracoes e o encanto e a admiração nos olhos com os desenhos. Não à toa ele é tao premiado.

Lazaro 13/07/2022

Bem aleatório
Só achei bem aleatório mesmo as histórias é achei bem pessoais da parte dele, eu acho que tem que ler outros do autor para entender o que ele deseja falar no final de cada história sei lá ?

TainA 08/06/2022

Hinário Nacional
Esses contos interligados parecem tirados da do fundo da minha cabeça. Os sentimentos pesados são expressos com tanta delicadeza, que as páginas passam como garoas perfurantes. Essa leitura é muito fluida e essa edição é impecável.

Júpiter 29/04/2022

Hinário Nacional
Eu gosto muito do estilo do Marcello, tanto artístico quanto de contar histórias, mas ele não sabe escrever mulheres, muito menos sobre o trauma delas, e dá pra ver isso não só aqui, mas no Tungstênio também

Rafa569 12/01/2022

Hinário Nacional
Tungstênio, Talco de Vidro e agora Hinário Nacional, e olha....este último foi pesado! Na segunda história eu precisei fechar o livro e retomar a leitura depois. O Marcelo nos faz sentir as histórias e não apenas as conta, e além do mais o delicado tema do abuso permeia esta HQ, que por si só já carrega um peso absurdo.

Lótus 16/09/2021

Curti boa parte dos contos em quadrinhos. O Quintanilha tem uma habilidade incrível para contar histórias que ficam na minha cabeça por semanas!! Da muito o que pensar. Curti bastante a narrativa fragmentada!

Margô 13/08/2021

Para Todos
Não conhecia o quadrinista, Marcelo Quintanilha.
Os quadrinhos falam com você , de cenas tão próximas do seu cotidiano, que a sensação é: - Eu já vi isso...-.
Outra característica que muito me agradou, as caricaturas são de pessoas como a gente...rssss.
Vi alguns quadrinhos em que os corpos das pessoas pareciam salsichas...bem, o autor deve ter lá o seu conceito pra ilustrar desse modo, creio.
O Hinário Nacional, é composto por 5 pequenas histórias. Algumas o raciocínio é bem claro, o tempo é linear, e tem uma trama urbana/doméstica.
Pois é, gostei mais da última história, Papai Doce, e da primeira, uma moça que namora um cara meio que intelectual...mas que não vive o mundo dela. Algo assim.
Gostei do livro em si. Capa, ilustração, cor da página...tudo bem lindinho!

Luciano 09/05/2021

Um compilado de contos gráficos que tratam de dramas bem pesados... O fio que liga as histórias é, em essência, a fragilidade humana.

Tatiane.Souza 18/12/2020

Profundo, mas tm que ler com calma
A profundidade das histórias de Marcelo Quintanilha que encontrei em outras obras está aqui presente na msm proporção, contudo, adornada de sutilezas que, ao leitor mais apressado e desatento, podem passar desapercebidas.

O autor aborda em seus seis contos o íntimo do ser humano, seus pensamentos, desejos, emoções e traumas, ocultados por máscaras que permitem sermos aceitos pelos outros e por nós mesmos.

Quintanilha faz uso de analogias para narrar estas histórias, contando (não explicitamente) o que ocorre no interior do personagem, limitando nosso acesso a quem de fato são e o que efetivamente acontece.

Aconselho que a leitura desses contos seja feita de forma lenta e reflexiva para que as minúcias possam ser assimiladas e a obra devidamente apreciada.

Vanessa 11/07/2020

Dramas pesados do cotidiano brasileiro. De todos os contos, gostei mais do Pai Doce, o mais elaborado.

Vale comentar como é gratificante ver o RJ sendo representados por lugares e situações pouco clichês.

Luana Vinuto 31/05/2020

Livro Hinário Nacional
O livro trata-se de 6 pequenos contos com temáticas em comum: a fragilidade humana. Uma leitura rápida, ora pesada devido os assuntos, mas de fácil entendimento a HQ. Meu primeiro contato com esse autor e já fiquei curiosa para conhecer outras obras dele.Vale a pena!

Marker 13/02/2020

Melhor Quintanilha lido até agora. Não sou maior fã daquela agonia e sujeira nde tungstênio, soa meio caricato demais. Esse é lindo.