Prelúdio de Sangue

Prelúdio de Sangue Jean Plaidy

Resenhas - Prelúdio de Sangue

Elwing 16/07/2013

A Saga dos Plantagenetas: um maravilhoso banquete para os devoradores de romances históricos
O que eu acho incrível na "Jean Plaidy" é a facilidade que ela possui em narrar, com fidelidade, fatos históricos dentro de um romance, sem a coisa ficar enfadonha. Claro que os personagens, todos figuras históricas, são um tanto quanto romanceados... Mas isso não tira os méritos de pesquisa da escritora (que é excelente, por sinal), e sim traz uma nova roupagem ao contexto histórico, removendo aquela característica de livro didático, transportando os fatos para a cativante linguagem da ficção. E, mesmo conhecendo-os, a leitura te envolve e você fica querendo saber no que vai dar (mesmo, no fundo, já sabendo rs).
Esse primeiro volume tem como principal enfoque a voluntariosa Eleanor, Duquesa da Aquitânia. A narrativa segue sua trajetória até o conflituoso casamento com Henrique II, coroado ao trono inglês em 1154, e culmina no trágico assassinato de Thomas Becket, arcebispo de Canterbury.
Leitura indispensável para quem gosta de História e nutre particular interesse pelo período da Idade Média.

Luly 14/01/2013

Sou fã de carteirinha desta saga!
Prelúdio de Sangue é o primeiro volume da Saga Plantageneta, composta por 14 livros no total. A saga conta a história da Inglaterra na Idade Média, do século XII ao século XV, até que os Tudor assumiram o trono. Eleanor Plaidy, a autora, escreve com primazia. É detalhista, embora cuidadosa ao narrar os fatos de maior violência, que, em se tratando de era medieval, não eram nada raros.

Este primeiro volume conta sobre o reinado do rei Henrique II e de sua esposa, a poderosa Eleanor da Aquitânia. No começo fiquei confusa, pois a narrativa começa na França (Aquitânia), e fiquei me perguntando: ué, essa saga não é sobre a Inglaterra? Mas no decorrer da leitura percebi algo bem básico: as histórias da Inglaterra e França, principalmente na era medieval, corriam em paralelo. O que acontecia em um país refletia no outro e vice-versa. Eleanor da Aquitânia certamente é o destaque da história. Era a herdeira mais rica da época, e, consequentemente, a mais disputada. Primeiro, foi casada com o rei da França, Luis VII. Conseguiu o divórcio depois de alguns anos (sim, naquela época já existia o divórcio se fosse comprovado um parentesco, por mais distante que fosse) e então se casou com Henrique Plantageneta, rei da Inglaterra. Tiveram 4 filhos homens, dos quais, 3 viriam a ser reis da Inglaterra mais tarde. A relação de Henrique II e Eleanor foi tempestuosa desde o começo, devido aos casos extraconjugais e filhos ilegítimos do rei, o que gerou uma “divisão” na família, com Eleanor colocando os filhos contra o pai, e sendo aprisionada por anos por causa disso. Outro destaque da história, que eu pessoalmente gostei muito de saber, foi sobre Thomas Becket, o religioso mais influente da época, amigo muito próximo do rei, de origens no mínimo curiosas, e que hoje é o santo-padroeiro mais venerado da Inglaterra. Atrai milhões de fiéis à Catedral de Canterbury, onde foi morto injustamente.

P.S.: o filme Bárbaros e Traidores (The Lion in Winter) mostra um período do reinado, na época em que Eleanor estava aprisionada e recebeu um "induto" do rei para passar o Natal com os filhos.

marfigueira 23/03/2011

O 1o. livro de uma série magnífica.
Se tem uma série de livros que recomendo, e sei que ninguém vai se arrepender de ler, é essa série de livros da Jean Plaidy que faz uma passeio pela idade média, se você quer ter um gostinho do que era viver um dia comum na idade média, como se estivesse lá, essa série de livros são os seus livros.
Li resenhas dos outros livros e já li (há algum tempo atrás) o primeiro e o segundo livro da série, e posso dizer sem sombra de dúvidas que vale a pena.

Simone Castro 15/01/2010

Uma forma ímpar e envolvente de começar a saga dos Plantagenetas.

Ket 15/09/2010

A escrita de Jean é simples, mas detalhista, com um tino para a época que retrata e com convicção nos sentimentos dos personagens.
Esse livro fez com que eu me apaixonasse perdidamente pela figura histórica de Eleonor de Aquitânia.
Recomendo muito pra quem gosta de História e pra quem procura um bom livro de época.

margolo 09/08/2009

A saga dos plantagenetas
Primeiro livro da saga dos plantagenetas que reinaram por muito tempo na Inglaterra.