When Nietzsche Wept

When Nietzsche Wept Irvin D. Yalom

Resenhas - When Nietzsche Wept

Kauan 02/05/2021

Uma excelente mescla de filosofia, narrativa e psicanálise
A narrativa de Yalom é muito agradável e bem fluída, sua pesquisa sobre os eventos históricos e as personagens que ele coopta para dar corpo ao enredo é tão bem feita que mantém uma enorme credulidade durante todo o livro. Tenho imenso gosto pela filosofia de Nietzsche e por origens históricas dos acontecimentos, de maneira que me deliciei com como o autor amarra as bases do pensamento nietzschiano ao caldo médico-científico que começava a se voltar para as manifestações clínicas cujas raízes se desconfiava estarem ligadas à mente, uma novidade para a época. A quase verosemelhança da narrativa com os fatos históricos torna o livro muito instigante, dando a oportunidade do leitor de conhecer personalidades importantes da filosofia e da psicanálise, sem ser pedante ou cansativo. Ao fim, sai-se da leitura entendendo um pouco mais de Nietzsche e da abordagem terapêutica da "cura pela fala", como foi cunhada naquele primeiro momento a psicoterapia.

Wesley.Aguiar 07/09/2019

Um livro excelente
O autor, através de uma narrativa envolvente, trás conceitos da filosofia e da psicologia. Nos é apresentado o Nietzsche para além de seus livros, humano demasiado humano, desiludido amorosamente, e em seus dias de sofrimento e doença. Além desse ilustre personagem, há também o jovem Freud, como um médico pouco experiente iniciando suas descobertas na psicanálise. Esse é um livro que, uma vez iniciada a leitura, não dá mais vontade de largar.