Da Terra À Lua

Da Terra À Lua Júlio Verne

Resenhas - Da Terra À Lua

ThaisaScarpa 03/02/2024

Durante a guerra civil dos Estados Unidos da América, fundou-se na cidade de Baltimore, um novo clube privado, muito influente, em que uma condição sine qua non era imposta a todos aqueles que quisessem filiar-se: ter imaginado ou pelo menos ter aperfeiçoado uma arma, qualquer arma de fogo. Este era o Clube do Canhão!

O ócio resultante da paz veio mergulhar os membros do Clube do Canhão em uma lamentável inatividade, chegando-se a ansiar pelo reatamento das hostilidades, mas essa era agora uma esperança vã. Impunha-se definir um novo objetivo que permitisse novamente mobilizar o engenho e a paixão dos membros do clube pelo desenvolvimento da balística.

Assim sendo, foi anunciado pelo presidente do Clube do Canhão, Barbicane, o seguinte projeto: sabendo que qualquer projétil dotado de uma velocidade inicial de doze jardas por segundo, e dirigido para ela, chegará necessariamente até lá, restava aos membros do clube construir um canhão com poder e dimensão suficientes para chegar... à Lua! A proposta foi acolhida com clamores entusiastas e em completa euforia, não apenas no clube, mas por todo o mundo! Um aventureiro francês de modos extravagantes, Michel Ardan, une-se à empreeitada e propõe que o projétil seja tripulado, se apresentando como candidato a "astronauta". Depois desta surpreendente proposta, dois dos membros do Clube do Canhão também embarcam nesta empreitada, Barbicane e seu até então inimigo e concorrente, o capitão Nicholl.

A partir desse momento, Jules Verne irá descrever detalhadamente os preparativos e os pormenores de engenharia do maior empreendimento de todos os tempos. Adotando técnicas literárias similares aos dos escritores realistas franceses da metade do século XIX, Verne incluía dados cuidadosamente preparados sobre mecânica, geografia, química e física providenciando assim um ?background? plausível aos seus romances. A combinação entre a plausibilidade e a especulação criada por Verne convencia seus leitores de que uma viagem à Lua ou um submarino com os mais ?modernos? recursos não era apenas uma fantasia, mas sim uma possibilidade cientifica. De forma otimista, sobretudo em seus primeiros romances, Verne estimava os efeitos dos avanços da pesquisa e da ciência sobre a sociedade, mesmo que por diversas vezes incluísse um pouco de sátira e crítica social em seus relatos. No caso específico de «DA TERRA À LUA», publicado em 1865 e um dos marcos na reconhecida bibliografia do escritor, o projeto de Barbicane e de Ardan continua firmemente, apesar das dificuldades técnicas iniciais, gerando mudanças positivas nos Estados Unidos.

Trabalhando além dos limites das instituições que se dedicavam especificamente à ciência, Barbicane e Ardan resolveram um problema após o outro com relação aos voos espaciais, valendo-se de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de questões políticas, e provocando com isso uma evolução cultural e tecnológica significativas. Verne, ao longo da narrativa, apresenta um otimismo fundamental e uma crença no progresso como características intrínsecas dos norte-americanos e que a predisposição dos habitantes daquela nação à liberdade, praticidade, imaginação e determinação faziam dos Estados Unidos um lugar ideal para o progresso da ciência.

Depois de disparada, a bala quando se aproximava da Lua, em vez de alunissar (pousar em solo lunar), entrou em órbita do próprio satélite. Os três passageiros apenas tinham mantimentos para três meses, ficando a saga em aberto. Qual será o destino desses três aventureiros? Teriam chegado com vida à Lua e como regressariam? O futuro dos três astronautas é descrito na continuação da obra «AO REDOR DA LUA», escrita por Jules Verne quatro anos depois da primeira parte da saga, em 1869.

Rafael.Fires 31/01/2024

Ciência além do tempo!
Não gostei da história em si, mas não tem como não se surpreender com esse autor, o verdadeiro precursor da ficção científica!
Astronomia, física, química, matemática, em apenas 192 páginas!
...e agora sim entendi porque vemos o mesmo lado da lua sempre ?

Mannuvit 20/01/2024

O que foi isso?
Meu objetivo era ser culta e ler clássicos de autores famosos,esse livro me fez perceber que nasci pros clichês da vida
Fox.017 20/01/2024minha estante
???? quando não é pra ser, não adianta forçar ???

Marcos.Detanico 19/01/2024

O livro não é fantástico, mas é muito bom e vale muito a pena a leiturta.

Ainda mais impressionante é a habilidade visionária de Julio Verne ao abordar a exploração espacial décadas antes da criação da NASA. Publicado em 1865, "Da Terra à Lua" apresenta uma visão notavelmente antecipada do que se tornaria a exploração espacial moderna.

A narrativa, rica em detalhes científicos, revela o profundo conhecimento de Verne sobre a tecnologia da época. Os cálculos precisos, a construção do projétil e os desafios enfrentados pelos personagens principal, como Impey Barbicane e Michel Ardan, são meticulosamente descritos, conferindo uma autenticidade fascinante à história.

Jojo 12/01/2024

Comecei esse livro despretensiosamente e, primeiro, acreditei que não gostaria da leitura, já que tem muitas explicações minuciosas de teorias e experimentos relacionados ao espaço. Entretanto, conforme a história avançava, era impossível não se entreter e apreciar a história.
Eu gostei dos personagens (uns mais, outros menos), do enredo, do final (embora não seja o que eu esperava, eu entendi o motivo de ser assim), até mesmo a escrita foi se tornando charmosa.
Espero que os outros livros do Júlio Verne sejam tão divertidos quanto esse.

Karin 29/12/2023

Ilariante
Não conhecia essa obra de Júlio Verne, mas depois que eu li, comecei a ver referências a ela em diversos lugares. Mais uma vez fiquei impressionada e achando que não é ficção de tão precisas as características descritas no livro. O livro conta sobre a formação de um clube de tiro nos Estados Unidos que, após a guerra, não tinha mais um objetivo claro e decide atirar um projétil até a lua. Entendo que o livro é uma crítica extremamente cômica do investimento financeiro, tecnológico e humano na viagem espacial. Para educadores recomendo a utilização desse livro para elaboração de projetos integrando matemática, física, química, geografia, história, artes e literatura.

Thay.91 11/12/2023

Interessante
Bem legal de pensar que deve ter sido assim mesmo que as coisas começaram, de como pensavam que as coisas funcionavam e como achavam soluções para os obstáculos que apareciam, sem a tecnologia que temos hoje em dia.
Gostei da leitura, as imagens tbm são interessantes.

Georgeton.Leal 25/11/2023

Façanhas que superam o improvável
Obra clássica no gênero de ficção científica, "Da Terra à Lua" é um dos livros mais "proféticos" de Júlio Verne, que com suas descrições detalhadas antecipou de maneira notável as conquistas da exploração espacial, a qual só viria à tona quase um século depois da publicação desse volume.
A história se inicia com a apresentação do "Gun Club", um clube de entusiastas de armas de fogo que, entediados após o fim da Guerra Civil Americana, procuram um novo desafio. Eles decidem então criar um projétil que possa ser disparado até a Lua e, a partir daí, a trama segue os membros do clube em sua busca pela realização desse feito, incluindo a construção de uma arma de fogo gigante e a escolha dos tripulantes que farão parte da missão.
Algo bem evidente nesse romance é que o autor quase não foca nos personagens, mas dá prioridade às questões técnicas que envolvem a tão cobiçada viagem à Lua. Na maior parte do tempo, há excesso de informações científicas a fim de dar mais solidez ao argumento da obra. Com tantos dados, tive a impressão de que Verne realmente escondeu alguns códigos secretos por entre a narrativa, pois nada ali parece ter sido colocado à toa (existem até mitos a respeito disso). Ao final de tudo, o livro encerra dando espaço para uma continuação que o autor só publicaria quatro anos depois, em 1869 (intitulada "Ao redor da Lua").
Apesar de apresentar pouca ação se comparado a outros títulos da série "Viagens Extraordinárias", essa aventura se destaca pela meticulosa abordagem astronômica numa época em que a tecnologia ainda estava longe de qualquer realização fora do planeta Terra. Além disso, a audácia de Barbicane e seus amigos também demonstra o quanto se pode conseguir fazer quando há pessoas trabalhando unidas em prol de um objetivo em comum, mesmo que seja algo aparentemente impossível de conquistar.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/11/facanhas-que-superam-o-improvavel.html

JAssica68 19/11/2023

Leitura para uma viagem.
"Da Terra à Lua" foi o primeiro contato que tive com as obras de Verne. Achei a ideia da história incrível e os personagens que dela fazem parte foram bem escritos. Caso queira ler de forma despretensiosa, sem se atentar aos detalhes técnicos nela contidos, acredito ser uma ótima opção para leitura de viagem.

Em minha visão pessoal, a história foi crescendo ao decorrer das páginas e acabou por trazer muitas expectativas e suposições para o leitor acerca de como iria encerrar aquela situação. Entretanto, trouxe um final mediano comparado a tudo o que foi entregue durante o enredo.

É um bom livro, mas não o melhor.

Taci.Souza 09/10/2023

Sempre que leio uma obra de Julio Verne, fico impressionada com a inteligência visionária de sua mente. A imaginação dele estava muito à frente do seu tempo. Verne era um estudioso motivado pela curiosidade e costumava explorar as mais diversas possibilidades nas áreas mais distintas.

Quando as informações não eram suficientes para saciar sua necessidade de conhecimento, sua capacidade criativa entrava em ação. Sendo difícil diferenciar até que ponto os dados científicos, geográficos, históricos, mecânicos e etc, eram reais ou imaginados.

Da Terra à Lua é uma história visionária e audaciosa, com uma narrativa simples e pontuada de humor e ironia, que faz um retrato fiel da busca humana por poder, prestígio e reconhecimento. Uma obra destinada a agradar leigos e amantes da física e astronomia.

JP_Felix 05/10/2023

É, é isso
Eu ri muito lendo isto, e de um maneira boa. "Hum... não tem mais guerras, então nossos canhões estão esfriando. Que tal a gente dar um tiro na lua, só de zoas?"
Cara, homens sendo homens, independente de idade, classe social, condição financeira.
A ideia é estúpida, mas em dado momento parece até possível, pois aqui temos um cientista escrevendo ficção científica, embasando tudo no que a ciência de sua época possibilitava.

Infelizmente alguns pontos hoje em dia são bem... né? Temos telescópios para ver a superfície da lua, saber com certeza que não há água ou vida, além, é claro, de entendermos como a falta de atmosfera mata uma pessoa, então nem daria tempo para se preocupar com recursos.

Quando se trata apenas de logística, o livro chega a ser brilhante, pelo menos para um leigo como eu, e parece tudo plausível. Cheguei a me animar e torcer pelo sucesso do Gun-Club junto com os americanos e os pontuais torcedores internacionais.

Quando surgiu a ideia de mandar alguém dentro de uma bala, toda a ciência desaba, afinal estamos no século XXI e já mandamos alguém para a lua, e não somente uma vez, então sabemos melhor como é esse tipo de viagem. Apesar disso, deve ter sido mágico ler este livro na época, uma vez que isso deveria parecer totalmente possível com as informações limitadas do século XIX, deve ser um sentimento igual a alguém terá daqui a mil anos e olhar para nós, com nossas ideias de viagens na velocidade da luz ou saltos no hiperespaço.

Outro ponto que talvez seja negativo seja a falta de um elemento pessoal. Os personagens em si não são importantes, pois o foco é na fantasiosa ideia de mandar um projétil para a lua. Há uma ou duas coisas dramáticas entre os personagens, mas, no geral, são pouco relevantes.

É uma história legal, uma fantasia meio que retrô, mas interessante como um documento histórico da ficção científica antiga. O final, sem grandes spoiler, foi justo, mas por uma situação pessoal minha, acabou vindo muito de surpresa. Estou lendo através do ebook do box de 50 livros de Verne e calculei errado, então, quando achava que teria mais 100 paginas, a história acabou e eu fiquei "ué, perai...". Mas, no fim, acho que foi um final justo, então me dei por satisfeito.

Yara 31/08/2023

Primeiro livro que leio do Júlio Verne e curti demais o livro.
Ele explica tudo, cada decisão que o personagem toma, explica sobre astronomia...
Amei demais.

Elizabeth 30/08/2023

Lento
Uma hora o autor explica muitos detalhes e outra hora não explica nada, não recomendo achei muito chato.

Paula823 17/08/2023

Resenha do Livro Da Terra à Lua do Autor Júlio Verne.

Sinopse: Após o fim da Guerra da Secessão, os membros do Gun Club (com sede na cidade americana de Baltimore), de pretensões militares e envolvidos principalmente com a indústria de canhões, anseiam por uma nova empreitada armamentista. O presidente do famigerado clube, Impey Barbicane, propõe construírem o maior projétil já visto e enviá-lo à Lua. Assim, situa na Flórida a base da qual será lançado o projétil.

Um clássico da ficção científica, o autor inovou grandiosamente em sua época cobiçar a chegada à lua. Com humor, devaneios e muitas peripécias, somos agraciados com uma história inusitada e singular, que a cada linha nos encanta prodigiosamente.

site: https://listlink.bio/vivifrrz