Schopenhauer

Schopenhauer Arthur Schopenhauer

Resenhas - Schopenhauer

Clio0 18/05/2021

O Mundo como Vontade e Representação (III parte), Crítica da Filosofia Kantiana, e Parerga e Paralipomena (capítulos V, VIII, XII, XIV) foram os escritos escolhidos para comporem esse volume da coleção os Pensadores.

Mas por quê essa miscelânea ao invés de uma obra completa? Porque essa é a forma mais simples de tomar contato com o pensamento do filósofo; Eles apresentam a proposta do autor envolvendo o mundo como realidade, as bases para tal ideia e a forma como ela foi aplicada a outros temas.

Schopenhauer propunha o mundo como irracional e ateu. A força que formaria esse universo seria a vontade, ela também irracional, focada em impulsos incontroláveis.

Para o autor, vida é sofrimento (diferente de Aristóteles, por exemplo). Assim, é a vontade, o querer que traz a dor e apenas a ausência dessa ânsia poderia levar ao alívio (não confundir com felicidade).

A crítica quanto a Kant é o conflito entre a teoria "homem como criação divino" e "homem como criação da vontade". É preciso ler algo da tese kantiana para entender esse texto? Não, mas certamente ajudará a entender que Schopenhauer também fundamenta boa parte de seu trabalho em Kant - para apoiar e desenvolver (na concepção do conhecimento da realidade) ou discordar.

Por fim, embora não seja o foco, esse livro também oferece o contato com o pessimismo filosófico que mais tarde influenciará Nietzsche, cujo niilismo está tão em moda.

É uma ótima edição da Nova Cultural feita com material de qualidade, biografia, bibliografia e notas de suporte.

Ivanildo 18/08/2013

O lado bom das coisas ruins - Abril, Mauricio Horta
Somos movidos pela vontade - um sentimento que nos leva a agir, assumir riscos e conquistar objetivos. Mas essa vontade é apenas uma parte de um ciclo inescapável de desilusões: dela vamos ao sucesso, então à frustração - e a uma nova vontade.

Ramon98 16/02/2019

Uma vida de felicidade é impossível: o máximo que o homem pode atingir é um curso de vida heroico.
"Isto é Sansara: o mundo do prazer e do desejo, e portanto do nascimento, da doença, da velhice e da morte: é o mundo que não deveria ser. E isto aqui é a população de Sansara. O que melhor podereis esperar?"

André L. Pavesi 20/10/2021

Schopenhauer
Outro volume da coleção Os Pensadores que reúne textos do autor que permitem uma introdução bem interessante à obra do filósofo.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Desvendando o Pessimismo Iluminado de Schopenhauer
O filósofo alemão tece uma complexa tapeçaria de ideias, tecendo um pessimismo metafísico que desafia as noções preconcebidas de felicidade e realidade. A obra, dividida em dois volumes, mergulha nos meandros da Vontade, força primordial que impulsiona o universo e aprisiona o ser humano em um ciclo incessante de sofrimento.

A Vontade, segundo Schopenhauer, é a essência do mundo, uma força cega e irracional que se manifesta em todas as formas de vida. Ela é a fonte de todo desejo, sofrimento e frustração, pois a busca incessante por satisfação nunca é plenamente alcançada.

O mundo que percebemos, segundo o filósofo, é apenas uma representação da Vontade, um véu ilusório que nos impede de ver a realidade em sua forma bruta. Essa percepção, mediada pelo intelecto, é distorcida e subjetiva, limitando nossa compreensão do mundo e aprisionando-nos em uma ilusão de felicidade.

Em meio à tônica pessimista da obra, Schopenhauer oferece um vislumbre de redenção através da arte. A contemplação estética, especialmente da música, permite transcender momentaneamente o véu da representação e alcançar uma conexão direta com a Vontade, experienciando uma catarse momentânea do sofrimento.

Ler "Schopenhauer" não é apenas uma jornada intelectual, mas também uma oportunidade para uma profunda reflexão sobre a vida, o sofrimento e a busca por significado. A obra convida-nos a questionar as nossas crenças e valores, e a explorar novos caminhos para a compreensão da realidade, mesmo que esses caminhos sejam perturbadores e inquietantes.

É uma obra fundamental para filósofos, pensadores e qualquer pessoa que busca uma compreensão mais profunda da existência humana, mesmo que essa compreensão seja dolorosa. Sua leitura, ainda que árdua, é uma experiência transformadora que pode abrir novos horizontes para o pensamento e despertar o desejo por uma verdade incômoda.