O Horror em Red Hook

Resenhas - O Horror em Red Hook

1 | 2 | 3 | 4

Matheus656 30/01/2024

Impressões
Esse livro foi meu segundo contato com o autor. Estou lendo algumas das obras mais famosas como forma de preparação para jogar Chamado de Cthulhu e já estava inclinado a ler as histórias de horror cósmico do Lovecraft. Esse livro traz 3 contos do autor, os dois primeiros sendo bastante interessantes e o último, um pouco bobo na minha concepção.

O primeiro conto, O Horror em Red Hook, traz uma atmosfera de investigação muito atraente e uma narrativa direta e sem rodeios que fascina. Mas obviamente, não se pode ver com bons olhos a premissa racista contida no plot.

O segundo conto, Ele, tem a cada 5 linhas um comentário extremamente racista difícil de se ignorar. Sempre claro em seus ideais de pureza, Lovecraft não torna fácil sua leitura atual. A história, mais propriamente dita, é simples e de fácil digestão.

Já o terceiro conto, A Tumba, na minha concepção é tão simples que chega a ser bobo. Não traz uma experiência negativa para o leitor, mas sobra uma sensação de "é só isso?". Mas às vezes o simples assusta bem mais...

No geral, as histórias são bastante interessantes e assustadoras, mas para acessá-las o leitor atual precisa passar pelo sufoco de ouvir balelas sobre raça ariana, raça antiga, raça satanista e demais ideias incabíveis.

Miah.Kan-Po 14/11/2023

Nada do que eu esperava encontrar há aqui... Tentando entender ainda por que é o conto mais polêmico do autor, considerado racista e xenófobico. E não há tanto horror como os críticos prometem, ou eu não sei bem a definição de horror haha

camila 31/12/2022

xenofobia, racismo e tudo que há direito
não consigo evitar de pensar que ele é um merdinha por basear o enredo em racismo e xenofobia
pqp ele conseguiu ofender um povo inteiro, uma cultura inteira em um capítulo de uma página (sem contar o resto da história que não tem cabimento)
perdi toda a vontade de ler qualquer coisa escrita por ele é isso

André Hausmann 29/10/2022

Três estranhos contos
Eu nunca fui muito apreciador do gênero de horror ou suspense, somente nos últimos anos durante o mês do horror, dia das bruxas, é que resolvi tentar alguns autores e suas obras.
E esse ano eu escolhi Howard Phillips Lovecraft; escritor norte-americano que reestruturou esse gênero, unindo o horror, o estranho com certos elementos fantásticos e de ficção científica.

Essa obra, que faz parte do selo pocket da L&PM Editores, contem os seguintes três contos: O Horror em Red Hook (1925), Ele (1925) e A Tumba (1917). Um comentário, a editora não colocou nenhum extra nessa publicação, seja acerca do autor ou dos contos.

A forma de Lovecraft de escrever é interessante na medida em que ele tenta fazer o leitor submergir no mundo por ele criado, sendo bem descritivo tanto nas sensações/emoções e como na ambientação.

No primeiro temos o relato sobre um caso traumático investigado por um detetive; no segundo passeamos por alguns lugares secretos de Nova York, incluindo sobre o passado e vingança desses locais, e o último é sobre a fascinação que um mausoléu exerce sobre um jovem.
Em todos os escritos, se pode perceber que o autor toca no sombrio tangenciando a possibilidade da loucura, da insanidade. O que seria verdadeiro nesses relatos?

Sinceramente não fiquei empolgado com as histórias. São interessantes, mas não me tocaram ao ponto de desejar ler outras obras do autor.
Talvez em um futuro não tão próximo eu tente novamente.

Marcos Nandi 03/06/2022

Chato
Infelizmente não consigo gostar desse autor. Li vários contos de forma compulsória já que estavam no meu Kindle. Esse, graças a Deus, é o último livro do autor que tenho e nunca mais pretendo ler o autor hahaah

Acho as histórias cansativas, chatas, mornas, com exceção do conto "A cor que caiu do céu" que acho genial, todas as histórias começa bem, mas desanda numa história absurda. Que não assusta, não choca, e até é meio idiota. Sempre uns mistérios, umas revelações, e fico me questionando: Meu Deus, o que fiz pra merecer isso?.

Acredito piamente que muita gente gosta, apenas e tão somente, pra dizer que lê livros clássicos.

Essa coletânea tem três contos. Vou fazer um mini resumo sem spoiler e avaliar dando uma nota de 0 a 5 a cada conto.

O horror em Red Hook: O policial Malone, tem sérios problemas com prédios depois do acontecido em Red Hook, estando de licença do seu serviço na polícia, se aventurou numa investigação que o traumatizou e matou muitas pessoas. Red Hook, por sua vez, era um lugar sujo, esqualido, e cheio de imigrantes. Sua investigação, começa com o estranho Robert Suydam, que era um senhor maltrapilho, tido como doido pelos seus familiares e seu suposto envolvimento com raptos de crianças pobres. É um conto sem sentido, que não se resolve, o que detesto desse autor é isso também. É um texto longo, chato, sem pé e nem cabeça e com um final nada razoável. Nota 0/5.

Ele: Esse conto começa chato, fica bom e depois termina chato hahaha. O protagonista conhece ele numa noite. E "Ele" leva (do nada) o protagonista para caminhar até chegar numa biblioteca e revela um segredo bombástico (revirando os olhos). "Ele" tem uma aparência franzina, magro, voz suave. Nota 2/5.

A tumba: Esse conto eu gostei. É bom! Jervas está num manicômio e resolve contar os porquês de estar internado naquele local.Sendo um sonhador, visionário e rico. Certo dia, ainda criança, ele encontra um mansão queimada e uma tumba trancada. Ficou numa monomania, até conseguir entrar na tumba. Nota 3/5.

Michele 01/05/2022

Então...
Li por causa de um outro livro que li com o mesmo tema e assim, bom mas poderia ser melhor, afinal os cultos desconhecidos não são o mal do mundo não.

Os outros contos não gostei muito.

Gabi 16/02/2022

Comecei a ler com bastante expectativa, mas logo na primeira página, já desanimei...o primeiro conto é chato e maçante de ler, continuei, pois queria terminar o livro como meta, mas foi difícil. O segundo é o melhor do livro, achei bem interessante a história e o desenrolar, apesar de alguns pontos não estarem explícitos. Já o terceiro, é bem legal também, o final, principalmente. Tive a impressão de que os três contos só ficam verdadeiramente interessantes nas últimas 2/3 páginas. Não recomendo para quem quer ler um livro de horror mesmo.

anacreola 25/11/2021

Minha primeira experiência com H. P. Lovecraft e confesso que esperava mais...
Entendo que são obras e propostas diferentes, mas não pude deixar de ficar o tempo todo comparando com Edgar Allan Poe, que eu gosto muito mais.
Talvez o problema tenha sido mais uma vez ter ido com muita expectativa...

hilljmo 28/10/2021

Essa antologia trás 3 contos rápidos de um dos metres do horror, H.P. Lovecraft. Os três contos carregam as marcas registradas do autor, as misteriosas tramas envolvendo o sobrenatural e uma visão racista sobre povos não europeus. As tramas sobrenaturais são intrigantes e estimulantes, sem ser clichê e mastigada, mas é inegável o fato de que muitas passagens envelheceram mal por conta do preconceito do autor.

Le Lecteur 22/09/2021

Gostei principalmente do último conto. Tenho uma certa dificuldade de visualizar os monstros de Lovecraft. Estou começando a perceber o mundo que ele via.

Josi 27/03/2021

Conhecendo H.P. Lovecraft
"O horror em Red Hook - Não gostei desse conto, achei muito confuso e cansativo. Além de que esse tipo de horror não funciona pra mim, muito bizarro. Nota 1

Ele - Melhor que o anterior, um pouco mais instigante e com um ambiente legal, mas não gostei do final. Nota 2

A tumba - O melhor com certeza, não que dê muito medo mas tem um atmosfera sombria e ficamos entre o sobrenatural e a loucura. Nota 4"

Lilian 15/02/2021

Eu recomendaria apenas a terceira história
O livro possui três histórias. A primeira é bastante vazia, parece pressupor que o leitor tenha um pavor prévio por imigrantes, bairros pobres e outras culturas. A segunda não foge muito da lógica da primeira. A terceira trás algo de terror psicológico o que a torna interessante, mas senti falta de conteúdo. A descrição superficial do protagonista o torna um tanto desinteressante. Me parece que o autor entendia que um jovem rico e interessado em livros antigos seria suficiente para captar o interesse do leitor.

Alessandro Heverton 24/01/2021

Sempre bom.
História rápidas e intrigantes, onde se colocar no lugar do leigo de fato te imerge ainda mais na escuridão.

MarcosQz 31/12/2020

Do que li até agora do Lovecraft esse livro foi o pior. Três contos diferentes e carregados de preconceito, levando em consideração a época que foi escrito, o que não é justificativa.
Os três conto do livro, Horror em Red Hook, Ele e A Tumba são até bons no quesito de surpreender o leitor, mas nada que seja fantástico demais, são bem fracos no geral.
Lovecraft acaba escrevendo de forma rebuscada demais, mais que o normal diria e parece se perder um pouco, tanto que várias vezes não consegui compreender o que queria dizer ou mostrar.
Leitura fraca, sem valor nenhum.

1 | 2 | 3 | 4