Senhorita Else

Senhorita Else Arthur Schnitzler

Resenhas - Senhorita Else

Melina F. 26/08/2010

Impressionante
Eu AMEI esse livro. Não me lembro muito bem como o conheci, mas ele estava na minha lista de "livros pra ler". O escolhi porque a história parecia muito boa e o preço era acessível (R$7).

Arthur Schnitzler, nos leva para observar a mente da garota Else, que enquanto estava de férias, recebe uma carta de sua mãe, pedindo para que Else conseguisse com um tal senhor distinto, uma quantia emprestada para seu pai, para que o mesmo não vá pra cadeia. Else pede a quantia emprestada ao senhor distinto - que ela não suportava - mas ela tem que dar algo em troca do empréstimo.

A partir desse momento, passamos a "entrar" na mente de Else e perceber quais são seus questionamentos. Seu papel na dívida do pai, o que é importante para ela e quais são as consequências de seus atos.

A história do livro se passa em apenas uma noite, com um período que dura mais ou menos 3 horas. Fiquei extremamente encantada pela facilidade do autor em passar para os leitores os questionamentos internos da persongem.

Recomendo para quem gosta de leituras com personagens intimistas e corajosos.

Sem dúvida, um dos meus livros favoritos.

Babi 29/02/2020

AMEI!
"Todos me mataram e fingem não saber de nada. Ela mesma se matou, é o que dirão. Vocês me mataram! Vocês todos!"

Eu li esse livro em um dia que eu estava bem entediada e simplesmente não consegui parar de ler até terminar!

É um livro bem curtinho que nos prende do início ao fim. Me impressionei pela escrita impecável, é como se realmente estivéssemos na mente da Else, uma personagem extremamente cativante!

O livro mostra, claramente, um processo de enlouquecimento por um problema imenso que ela tem que resolver sozinha para salvar o seu pai da prisão.

"Mas alguém se preocupou em saber o que se passa comigo, as angústias que sinto?"

Eu recomendo muitíssimo! Entrou para a minha lista de livros favoritos!

Carol 22/10/2009

Tá certo, eu li pouco [11 páginas], mas não me chamou muita atenção o livro. Eu também não gosto muito de romance e não estou com cabeça para ler ele agora. Talvez mais tarde eu o leia ;]

Nani 23/09/2013

Narrativa interessante
Achei que a história não tem nada de surpreendente nem erótico como tinha sido sugerido no resumo da contra-capa.

O mais interessante foi o estilo da narrativa. É o mais perto de um "fluxo de consciência" que já li até hoje. É mais organizado que os pensamentos seriam, mas é bastante interessante, ficando faltando por vezes descrições de certas coisas, que seriam óbvias para a personagem título, mas não para nós leitores.

O final me desapontou um pouco, porque esperava algo não tão simples.
Não recomendo pela história - de uma moça que ao pedir dinheiro para um senhor mais velho, para poder saldar uma dívida de seu pai, recebe em troca uma proposta indecente - mas pelo estilo da narrativa, como comentei antes.