Nós e o Marxismo

Nós e o Marxismo Florestan Fernandes

Resenhas - Nós e o marxismo

Gavasso0 07/01/2021

Ótimo resgate do marxismo para os dias atuais, explicando ainda sua pertinência e problemas cadentes, visto que a sociedade de classes ainda não desapareceu e nem estamos na fase do socialismo de transição. Florestan sempre ligando tudo isso com características brasileiras.

Oct 06/03/2022

Um livro legal, interessante. Primeira obra do Florestan Fernandes que leio. Achei uma escrita tranquila, sem muitas dificuldades para o entendimento da obra. Último capítulo foi o que mais me despertou interessante, trazendo algumas questões da sociedade brasileira na perspectiva marxista. Valeu a pena a fazer essa leitura.

IgorX96 31/12/2020

Grande Florestan
Florestan faz um balanço do marxismo no Brasil nos anos 80 e os caminhos que precisamos trilhar para alcançar o socialismo.

Paulo1378 14/07/2021

Um livro curto mas super interessante. Focado principalmente na luta de classes, colocando em pauta as tarefas políticas da classe operária.

xtina42 23/02/2023

Bacana mas poderia ter notas mais explicativas, alguns conceitos passaram batidos pra mim, mas essa edição é muito daora e a editora é tudo, parabéns para elus.

Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Nós e o Marxismo" é um livro breve e conciso que apresenta as principais ideias do pensamento marxista e sua relação com a realidade brasileira. O sociólogo brasileiro Florestan Fernandes discute a relevância do marxismo para a compreensão da sociedade capitalista e das lutas sociais, destacando a importância da teoria para a ação política.

O livro está dividido em quatro capítulos. No primeiro, Fernandes apresenta uma breve história do marxismo e suas principais correntes, destacando a importância de compreender as diferentes interpretações da teoria para o desenvolvimento do pensamento crítico.

No segundo capítulo, o autor discute a relação entre o marxismo e a realidade brasileira, analisando temas como a formação social brasileira, a questão agrária, a industrialização e a luta de classes. Fernandes destaca a importância de compreender as especificidades da realidade brasileira para a construção de uma estratégia política eficaz.

No terceiro capítulo, o autor apresenta uma crítica aos principais desvios teóricos e práticos do marxismo, como o economicismo, o determinismo e o sectarismo. Fernandes destaca a importância de uma teoria crítica e flexível, capaz de se adaptar às mudanças históricas e às lutas sociais.

No último capítulo, o autor faz uma reflexão sobre a atualidade do marxismo, destacando sua relevância para a compreensão dos problemas sociais e políticos contemporâneos. Fernandes argumenta que o marxismo continua sendo uma ferramenta fundamental para a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Conclusão:
"Nós e o Marxismo" é uma obra importante para a compreensão do pensamento de Florestan Fernandes e sua relação com o marxismo. O livro apresenta uma reflexão crítica e atual sobre a teoria marxista e sua relação com a realidade brasileira, destacando a importância da teoria para a ação política. A obra é um convite à reflexão e ao debate sobre as possibilidades e limites do marxismo na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Por: Romeu Felix Menin Junior.