Mar de Histórias: Antologia do Conto Mundial Volume 04

Mar de Histórias: Antologia do Conto Mundial Volume 04 Paulo Rónai
Aurélio Buarque de Holanda

Resenhas - Do Romantismo ao Realismo

Natália Ranhel 05/07/2020

Não sou muito fã do Realismo, então, até o momento, esse foi o mais difícil de ler dos 5 da coleção.
Apesar disso, gostei muito do conto Os três corvos de José Antônio Campos.

Henrique Fendrich 29/09/2018

Esse livro contém um erro gravíssimo. O Aurélio Buarque de Holanda e o Paulo Rónai colocaram um conto divertidíssimo do equatoriano José Antonio Campos nesse volume 4, voltado ao período do romantismo ao realismo, com histórias de 1845 a 1885. Disseram que o autor nasceu em 1805, morreu em 1884 e era conhecido pelo pseudônimo "Jack the ripper". Ocorre que esse José Antonio Campos, na verdade, nasceu em 1868 e morreu em 1939. Não tive acessos à fonte dos organizadores do livro, mas sem dúvida ela estava errada. Até porque, o próprio pseudônimo do escritor já é revelador do equívoco, pois o verdadeiro "Jack the ripper", o serial killer inglês, surgiu em Londres em 1888. Ou seja, José Antonio Campos não faz parte do período abrangido pelo livro e não deveria estar nele. Não me consta que mais alguém tenha percebido um erro tão grave.

Curiosamente, é um dos contos mais legais do livro. Mas eu gostei bastante dos dois contos do Alphonse Daudet. Há 3 contos do Maupassant, um deles, "As joias", usa um argumento que eu já havia lido em "O Dr. Sabe-Tudo", do Somerset Maugham (que veio depois).

Essa edição tem o primeiro brasileiro a aparecer na coleção, o Álvares de Azevedo. Há o conto "Uma alma simples", bem conhecido do Flaubert. Prestem atenção no Jens Peter Jacobsen e no Jan Neruda, que se saem muito bem. Bret Harte também é agradável, assim como o impronunciável Björnstjerne Björnson .
Henrique Fendrich 19/01/2019minha estante
Neste link há uma resenha completa de todos os volumes da coleção: https://leiturasdoano.wordpress.com/2019/01/18/mar-de-historias-antologia-do-conto-mundial-resenha/

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

A expressão que dá nome à coleção vem de uma antiga coletânea da Índia, do século XI; é a tradução do nome sânscrito Kathâsaritsâgara, que significa 'mar formado pelos rios de histórias'. Um verdadeiro oceano de narrativas, muitas delas célebres, outras traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa, de tal modo que a obra em seu conjunto é a mais completa panorâmica do conto universal.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520926123