Odisséia

Odisséia Robin Lister

Resenhas - Odisséia

Mariana113 05/10/2022

A Odisseia - Recontada
A jornada épica de Ulisses de volta a Ítaca - seu lar - após anos lutando na Guerra de Tróia.

Uma grande aventura onde tudo o que pode dar errado acontece. Ulisses demonstra grande disposição e resiliência enquanto enfrenta inúmeros empecilhos para poder desfrutar da presença da sua família novamente.

O fato de ser um clássico da literatura no formato recontado e ilustrado ajudou a leitura a fluir muito bem, os capítulos são de um tamanho perfeito e a aventura é empolgante e bastante dinâmica.

Alê | @alexandrejjr 14/08/2020

Da importância de apresentar clássicos

Eu estava olhando de relance a minha estante quando me deparei com esse livrinho e lembrei que minha curiosidade - ainda que amedrontada - por conhecer o texto original da "Odisseia" de Homero só resiste graças a esta edição, usada em 2008 como material didático para aulas de literatura por uma versão ainda mais jovem minha, então com apenas 13 anos.

Essa versão deveria ser classificada como o "livro exemplo" de introdução a uma literatura clássica, mais cascuda. Tem quase tudo para tentar manter o interesse de um potencial leitor: capítulos curtos, ilustrações chamativas (e não decorativas) e um desejo imensurável de seu autor-adaptador de mostrar como a ficção pode ser mais interessante que a realidade.

Quiséramos nós que a literatura no Brasil fosse levada à sério nas escolas, como foi a proposta desse livro. Olhar para ele na minha estante ecoou boas memórias de um tempo que não pode ser mais resgatado, por isso resolvi escrever este singelo agradecimento em forma de texto. Obrigado! Por mais livrinhos como esse, é disso que precisamos.
Rony 24/08/2020minha estante
Só queria colocar minha experiência de ler Os Lusíadas com 14 anos e como foi complexo! Acho que é essencial o contato com a obra original, mas como uma boa adaptação abre as portas para a leitura e até prepara o leitor para se atentar para outras coisas além da história quando for ler o original, mas que é muito difícil justamente encontrar essas boas adaptações, a maioria, infelizmente, ao meu ver, são meros resumos da obra.

Alê | @alexandrejjr 25/08/2020minha estante
Exato, Veronica! O problema não são os clássicos em si e sim a maneira com a qual eles são apresentados. Obrigado por compartilhar a tua experiência.

Bruna.Santos 16/03/2021minha estante
como é que faz para ler

Celaro 25/04/2021

Odisseu, mais tarde renomeado para Ulisses pelos romanos, faz o percurso de regresso à sua Ilha de Ítaca na Grécia após o fim da batalha contra os troianos. Dez anos são necessários para que consiga superar os desafios do trajeto impostos por Poseidon. Já em Ítaca encontra um cenário desagradável que precisa ser corrigido. Tarefa para nosso herói.

Guinho 04/03/2023

EDIÇÃO PERFEITA PARA A DEFINIÇÃO DE MITO!
No dicionário, mito é definido da seguinte forma: “relato fantástico de tradição oral, geralmente passado de geração em geração dentro de um grupo, que narra e explica a origem de determinado fenômeno, ser vivo, instituição ou costume social. ”; E esse conceito casa muito bem com a proposta da Editora Melhoramentos em recontar a milenar história de HOMERO: a ODISSEIA.
O que mais me agradou ao relê-la – sim, já havia lido esta aventura homérica no início da minha bagagem de leitor – foi eles terem permanecido com a essência da narrativa original, ou seja, alguém contando sua jornada para um grupo de pessoas, seja em forma oral ou acompanhada por versos, como um verdadeiro mito que se preze. Outro ponto a elogiar são as belas imagens de Alan Baker que auxiliam na imersão total nas aventuras de Ulisses e seus homens contra monstros e deuses mitológicos. Por fim, recontar essa história deixou o texto mais dinâmico, porém senti algumas lacunas durante as páginas que me fizeram ter certas dúvidas do enredo. Além disso, encontrei um erro de concordância no momento que o folheava atentamente.
Contudo, antes de finalizar a resenha, não posso deixar de mencionar uma coisa que me surpreendeu no texto em si. Não se preocupem, prometo não dar spoiler, ok? Hahaha Como todos que leram sabem, na premissa fala que Ulisses, após sair como vitorioso da Guerra de Troia (outro mito!), almeja voltar para sua terra natal, ou seja, ir de um ponto A até um ponto B, certo? Mas acreditem, sua jornada não fica só aí! :0
Acredito que, mesmo com as minhas ressalvas acima, esse reconto de uma das mais antigas histórias da humanidade é fundamental para aqueles que não conhecem a famosa aventura de Ulisses – ou Odisseu para os gregos – tentando retornar para Ítaca, por isso recomendo demais sua leitura.
Nota: 4,7

Helô Lee 23/08/2020

Maravilhoso!
Eu gostei pq o livro é feito em "poucas" páginas e mesmo assim mantém a magia do livro original.
Simplesmente amei!!!

Shai | Leitora Lunática 28/01/2021

Essas versões reduzidas são muito legais se você quer ter o panorama geral da história, mas senti falta de tudo o que faz essa obra tão rica e tão cativante. Funciona, mas faltou "Homero" no texto.

Diana Helena 26/03/2020

Leitura mais simples do texto original
Acredito que essas versões simplificadas (essa e da Ilíada) funcionam bem para quem não consegue ou não quer ler o texto original. Os dois autores conseguem manter a magia da história e ao mesmo tempo, transformá-la numa linguagem mais simples.
A Odisséia conta a história do retorno de Aquiles para sua amada terra, Ítaca, após a guerra de Tróia. São 10 anos de desventuras e acontecimentos que o atrasam o retorno ao seu lar e sua família.
Envolvendo Deuses, monstros e heróis, a história segue um padrão semelhante a Ilíada, mas com cenas mais diversificadas.
Penso que vale a pena a leitura, mas para quem pode ler o original, recomendaria mais.

Debora.Mariane 02/08/2020

Odisseia
"Depois de dez anos da Guerra de Tróia, Ulisses, leva outros dez anos para retornar a seu lar, a ilha de Ítaca."
Essa versão de Odisseia tem apenas 168 páginas, se tornando uma leitura descomplicada e rápida, principalmente pra quem nunca leu outra versão de Odisseia, sendo assim uma ótima forma de ter um primeiro contado com a obra.
Obs: Tem lindas ilustrações , por Alan Baker
Jean 02/08/2020minha estante
Livros digitais gratuitos no formato ?ePub e PDF. Link para compartilhar o canal com os amigos que amam leitura https://t.me/magicebooks

Vini_silva 03/04/2023

Como é bom mitologia grega !!
Nunca tinha lido esse livro, apesar de algumas de suas histórias já terem a mim chegado uns anos atrás.

Simplismente incrível, a história é pequena, mas tem acontecimentos tão bons e deixam um gostinho de quero mais.

Izzy 29/11/2022

Que pobre coitado
Fiquei na maior parte do livro com pena de Ulisses, pois ele acaba sofrendo muito além do que merece por descuido de seus companheiros. Mas eu simplesmente amei o final do livro