Os Fantasmas do Chapeleiro

Os Fantasmas do Chapeleiro Georges Simenon

Resenhas - os fantasmas do chapeleiro

Suliany 28/06/2020

Boa proposta
História narrada por Sr. Léon Labbé, o chapeleiro que matou sua mulher e criou a ilusão de que ela ainda vive. Seu vizinho, Sr. Kachoudas passa a vigiar o assassino.
Final fraco.

Gláucia 01/11/2021

Os Fantasmas do Chapeleiro - Georges Simenon
Só não li de uma sentada só porque nunca tenho tempo pra isso; vontade não me faltou e é bem fininho, essa edição da Nova Fronteira tem um tamanho de fonte imensa. Adoro isso!
Não faz parte das histórias do detetive Maigret, aqui nem temos exatamente a figura do investigador já que desde o início conhecemos o assassino e aos poucos vamos descobrindo sua motivação. Isso não tira a tensão da narrativa, o tempo todo nos perguntamos: ele será pego?
Sem falar na curiosa relação que se estabelece entre ele e seu vizinho, o alfaiate Kachoudas, que acidentalmente descobre ser ele o assassino.
Ansiosa para assistir ao filme, adaptação francesa.
Encontrei elementos que me lembraram Crime e Castigo e Psicose.

CultEcléticos 11/01/2017

Os Fantasmas do Chapeleiro foi escrito pelo belga Georges Simenon, um dos ícones dos romances policiais.

Este é um livro narrado em primeira pessoa pelo Sr. Labbé, o chapeleiro, casado com uma mulher enferma e reclusa que o atormenta chamada Mathilde. Eis que um dia o Sr. Labbé decide assassiná-la, uma vez que ninguém daria pela falta da mulher eremita, com exceção de sete amigas dos tempos do colégio que sempre a visitavam em seu aniversário. Para o crime ser perfeito, estas também deveriam ser eliminadas, já que Labbé havia arquitetado um plano para fingir que a esposa ainda estava viva.

Labbé é descoberto por acaso pelo Sr. Kachoudas, o alfaiate que mora em frente a sua casa. Kachoudas fica dividido entre o desejo de conseguir as provas para incriminar Labbé e regastar a recompensa que seria dada a quem descobrisse a identidade do assassino de mulheres idosas, e o medo de ser o próximo alvo do chapeleiro, uma vez que sabia demais.

Neste romance policial, desde o início são conhecidos o assassino, suas vítimas e suas motivações. O grande mistério do livro é saber se os crimes do chapeleiro serão descobertos por todos.

Vale ressaltar o tratamento conferido ao Sr. Kachoudas e sua família ao longo do livro, estes eram imigrantes armênios que sofriam com a xenofobia na pequena cidade francesa.

Há um filme francês homônimo, lançado em 1982, baseado nesta obra de Simenon.
Como dito anteriormente, este não é um romance policial convencional, geralmente nos livros deste gênero o autor do crime é revelado no final, porém ter o conhecimento do assassino e suas motivações não torna o livro menos interessante e nem diminui o suspense, uma vez que a causa do suspense é outra: Sr. Labbé pagará ou não pelos seus crimes? Vale a pena ler para descobrir.

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos.

site: http://www.cultecleticos.com.br/resenha-literaria-os-fantasmas-do-chapeleiro/

Vituri 20/02/2017

A sinopse do livro estraga metade do mistério
O grande evento do livro é uma série de assassinatos cometidos por um estrangulador misterioso, e os fatos só vão se revelando lá pelo meio do livro, mas na sinopse já contam quem é o assassino e o motivo que o levou a matá-las, vsfffffff

Arranquem a orelha do livro sem olhar e leiam, será muito mais proveitoso.