A Função do Orgasmo

A Função do Orgasmo Wilhelm Reich

Resenhas - A Função do Orgasmo

Alexandre 10/06/2023

Comportamental
Nesse livro Reich aprofunda os estudos sobre a interação mente e corpo, e explica como se descolou da psicanálise. Em muitas partes do livro eh claro o ressentimento que teve com todos que duvidaram de seus estudos. Achei esse livro mais bem organizado que o anterior, mas mesmo assim é uma leitura profunda e pesada, dificilmente compreendida sem orientação qualificada ou conhecimento prévio de psicanálise. Acho que minha aventura pelos livros do Reich se encerra por hora por aqui :-)

Patrick 02/09/2017

Sobre o orgasmo, sobre Reich, sobre liberdade, sobre ciência
Gosto de autores que não somente citam outros autores que eles próprios leram e tomaram como inspiração e ponto de partida, como também citam os respectivos livros que foram lidos e suas impressões deles, ao invés de apenas divagar vomitando conceitos e ideias como se tivessem surgido de suas brilhantes cabeças.

Um trecho do livro:

''De início Peer Gynt tem muitas idéias fantásticas e se sente forte. Está fora de sintonia com a vida de todos os dias; é um sonhador, um ocioso. Os outros vão diligentemente à escola ou ao trabalho e riem do sonhador. Bem no fundo, eles todos são também Peer Gynts. Peer Gynt sente o pulso da vida, que arremete impetuosamente. A vida de todos os dias é estreita e exige um método rígido. De um lado se encontra a imaginação de Peer Gynt; do outro, a Realpolitik. Temendo o infinito, o homem prático se tranca em um pedacinho da terra e procura segurança para a sua vida. É um problema simples a que ele, como cientista, dedica a sua vida inteira. É um comércio modesto de que se ocupa como sapateiro. Ele não deve pensar a respeito da vida: vai ao escritório, ao campo, à fábrica; visita os pacientes; vai à escola. Cumpre o seu dever e tem a sua paz. Matou há muito tempo o Peer Gynt que havia nele. Pensar é muito cansativo e muito perigoso. Os Peer Gynts são uma ameaça à sua paz de espírito. Seria muito tentador parecer-se com eles. Na verdade ele (o homem prático) se está tornando cada vez mais impotente, mas tem um "espírito crítico", estéril embora; tem ideologias ou tem a autoconfiança fascista. É um escravo, um ninguém, mas a sua raça é uma "raça pura" ou nórdica; ele sabe que o "espírito" governa o corpo e que os generais defendem a "honra".

(...) Peer Gynt acabará com o pescoço quebrado com a sua loucura — pois as pessoas cuidarão para que ele acabe com o pescoço quebrado. Isso vai ser metido pelos seus ouvidos adentro repetidas vezes! O sapateiro deve ficar nos seus sapatos. O mundo é mau, ou não haveria Peer Gynts.

(...) Assim era Ibsen, e assim era o seu Peer Gynt. É um drama que só perderá a sua pertinência quando os Peer Gynt finalmente vencerem. Até lá o bom e o justo serão escarnecidos. ''

Rodrigo 16/08/2021

A função do orgasmo
Que loucura, o orfanas, uma force elétrica faz com que vc sinta um prazer ou dor na liberação do gozo.
Leia.

Luis 29/10/2022

À frente de seu tempo
Wilhelm Reich é um cientista singular, e bastante mal compreendido. Neste livro vemos sua trajetória de pesquisador dos métodos da psicanálise, dissidente desta quando suas descobertas foram rejeitadas pela instituição oficial, criador de uma metodologia própria que era capaz de partir da terapia pessoal para analisar fenômenos políticos e culturais, culminando em sua investigação sobre a essência da vida. Não é de todo absurdo especular que seus experimentos serão recuperados no futuro.

Polli 29/11/2023

A bioenergética é uma prática bem diferente, Reich foi o pioneiro dessa prática, tive a aportunidade de ler devido a faculdade e foi uma experiência bem diferente, gosto da área comportamental creio que acrescenta e muito no conhecimento das práticas psicológicas, a psicologia é tão múltipla que sempre me surpreendo e amo cada vez mais a profissão.