A Epopeia de Gilgamesh

Anônimo
Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

SadRato 07/03/2023

Uma mensagem sobre morte e imortalidade
"A epopeia de Gilgamesh" não é um texto fácil, mas também não é difícil. Há lacunas entre os versos que podem atrapalhar um pouco, porém é possível compreender o contexto geral.

Recomendo a versão com os comentários de Jacyntho Brandão pois expande um bocado as interpre6e estudos sobre a obra.

No mais, a epopeia de Gilgamesh é um relato que nos deixa pensativos sobre a mortalidade dos humanos e os jogos que os deuses fazem com a humanidade.

Atente-se à tabuinha 11 e seu relato mesopotâmico do dilúvio.

jadysmin 04/03/2023

O machado que viste é um homem,a ele amarás como uma esposa
...por ele te excitarás,
E eu o unirei contigo.
CARACA EU NÃO ESPERAVA QUE A HISTÓRIA FOSSE SOBRE ASSUNTOS TÃO [JAHFJ^$*^*^] mas enfim AMEI AMEI mto foda e triste

Milinha 28/02/2023

Gostei muito da edição com ótimas notas e um bom sistema para avisar as partes de texto que não foram recuperadas. além disso bem lindinha!

Allan.Franck 21/02/2023

Poema épico dos primórdios de nossa civilização!
Em formato de poema épico, a Epopeia de Gilgamesh nos narra e apresenta os feitos memoráveis do lendário e controverso rei Gilgamesh. Seus relatos são cheios de eventos extraordinários, aventuras retumbantes, ações gloriosas que nos provocam ora admiração, ora surpresa, ora estranhamento de sua grandiosidade. Um dos escritos mais antigos de nossa civilização, de uma era primordial e de um mundo distante.

hdcavalcante 15/01/2023

A Epopeia de Gilgamesh
O rei, que percorreu as nações do mundo. Ele era sábio, ele viu coisas misteriosas e conheceu muitos segredos. Ele nos trouxe uma história dos dias que antecederam o dilúvio. Partiu numa longa jornada, cansou-se, exauriu-se em trabalhos e, ao retornar, descansou e gravou na pedra toda a sua história.

Arthur.Sousa 07/01/2023

Deuses e Heróis
Uma epopéia que como tal, nos leva às grandes aventuras de deuses e heróis...
Deuses servem pra nos mostrar que somos efêmeros, os heróis para nos ensinar que somos capazes...Entretanto existe uma batalha cujo desfecho já está determinado e dela não se pode fugir!

Carlos 26/12/2022

Epopeia de Gilgámesh
Por tratar-se do registro literário mais antigo que conhecemos, este poema é uma leitura obrigatória. A história é bem cativante, especialmente devido às similaridades existentes entre ela e passagens da Bíblia.

Ótimos comentários de Jacyntho Lins Brandão nesta edição!

Tiago 27/11/2022

Boa edição
Os escritos muito antigos necessitam de um bom trabalho de compilação, seleção e apresentação para fazer sentido ao público de hoje. Esta edição da epopeia de Gilgamesh, em edição de bolso e de baixo custo, consegue cumprir bem todas estas etapas, entregando uma boa mostra dos escritos daquele que é considerado o primeiro livro de ficção da história.

Trindade 21/10/2022

Confesso que li por causa de Fate/Stay night
Gilgamesh é imprecionante, o texto é bem rapidoe de ler e possui varias camadas. P
O fato de ser um poema fragmentado tem umas lacunas no enredo, mas isso não afeta a mensagem principal da epopeia e sua estrutura.

Isabellecavalcanti 09/10/2022

A epopéia de Gilgamesh é considerada o livro mais antigo do mundo. Ele conta a história do rei de Úruk que parte em uma jornada para a imortalidade, sem sucesso, mas que no caminho é presenteado com um amigo( alguns estudiosos acredita que era amante) que nasceu do barro, irritou os deuses, perdeu o amigo, enfrentou batalhas, contou sobre a história do dilúvio, passou pelo rio dos mortos, encontrou outro amigo (amante) e voltou para Úruk após ter visto o abismo e tudo que existia.

ciliane.ogg 29/09/2022

O ser humano é maravilhoso. É um poema escrito a mais de cinco mil anos.
Temos os deuses, suas brigas e a intervenção no mundo humano.
Enkidu sofrendo o processo de civilização ( através do sexo, bebidas e comidas fermentadas), a preocupação com a mortalidade, são escritas nessas tabuinhas. Um excelente livro.

Flávio 26/09/2022

Os sumérios
Gilgamesh é o primeiro heroi humano da história. Escrito em 2200 a.C., esta Obra nos mostra a corrida de um rei, contra o destino normal de todas as gentes. Gilgamesh persuade os deuses, segue em busca de conhecimento e da imortalidade. Escritos em cuneiforme, esses versos nos revelam o misterioso mundo dos antigos sumérios.

César99 24/08/2022

Aquele que o conhecimento adquiriu.
Antes de Aquiles, Beowulf e Arthur, houve Gilgámesh.

Obra tão grandiosa que o certo seria receber duas avaliações separadas.
Uma à história em si, narrada e documentada ao longo de milhares de anos, que, apesar de intricada em certos segmentos, fascina pelas inspirações que provocou em vários mitos e lendas futuros (como nas similaridades entre Aquiles/Pátroclo e Gilgámesh/Enkidu). Outra ao excelente trabalho de tradução e anotações complementares feito por Jacyntho Lins Brandão, ele que soprou nova vida para esta história já tão antiga e por muito tempo esquecida ao compartilhá-la com o público brasileiro, obrigado!
xblacky 24/08/2022minha estante
tenho interesse em ler, mas vai saber quando. ?