A Passagem do Meio

A Passagem do Meio James Hollis

Resenhas - A passagem do meio

Dani Lopes 24/09/2021

Essencial
Engana-se quem acha que é um livro somente para quem está passando pela meia-idade. É um livro para todos. Livro de leitura rápida e fácil que trata basicamente da importância do autoconhecimento, abordando diversos pontos como personalidade, projeções, sombra, relacionamentos. O que estamos buscando repousa dentro de nós e não lá fora. Muito bom!!

DindocA 08/11/2023

Jornada
A terapeuta me indicou a leitura de "A passagem do meio", livro inspirador para quem está em busca de autoconhecimento.
De início não gostei, achei chato, me pareceu uma linguagem muito específica de quem estuda psicologia. Aos poucos fui me identificando, entendendo as mudanças em minha forma de pensar e perceber meu lugar no mundo, minhas interações com os outros.
Apesar de ser teórico, o livro é elucidativo, e com alguns exemplos. Imediatamente identifiquei situações em minha vida tanto com a teoria como com a prática. Engana-se quem acha que ele é somente para pessoas na meia-idade. Por isso que recomendo a leitura, especialmente para aqueles que procuram desenvolver sua individuação.

"Precisamos recordar a vida retrospectivamente, mas devemos vivê-la para a frente."
Rosa254 08/11/2023minha estante
Ei, você considera uma boa ideia para alguém que ainda não teve muita experiência de vida? (18 anos)

Rosa254 08/11/2023minha estante
Fiquei interessada:)

DindocA 08/11/2023minha estante
Com certeza! O livro fala sobre como somos influenciados por nossas experiências, traumas e complexos, e que devemos buscar ser quem somos, e não o que vivemos.

Leandro228 15/02/2024minha estante
Ei Rosa, tudo bem? Se me permite recomendar uma leitura que eu gostaria de ter feito aos 18 anos. Seria os parceiros invisíveis de John A. Sanford. Li aos 34, e gostaria de ter lido antes.

Rosa254 16/02/2024minha estante
Oi, Leandro! Anotado. Já vi aqui para ler em breve. Obrigada pela recomendação:)) Se eu pudesse falar um apenas para todas as idades seria Dostoiévski.

Leandro228 21/02/2024minha estante
Pois é DindocA, foi numa indicação de uma dessas terapeutas que acabei pegando gosto por psicologia kkk

Camila Polonio 13/03/2024

O caminhar da metanoia
Livro indispensável para a clínica analítica. James Hollis nos conduz na reflexão sobre o significado da meia idade e a relação psíquica nessa transição.
Leandro228 24/03/2024minha estante
Eu com 36 anos estou feliz em estar lendo esse livro, gostaria de ter conhecido a psicologia antes dos 25, essa coleção amor é psique é um diamante pra alma de quem ler

Camila Polonio 24/03/2024minha estante
Sempre é tempo, Leandro! ??