Mapas Mentais Tony Buzan

Resenhas - Mapas Mentais

Jaciel 06/02/2024

Introdução sobre Mapas Mentais
Esse livro introduz o assunto, mostrando a importância de usar mapas mentais e como cria-los.

É interessante, mas senti falta de mais exemplos práticos e aplicáveis.

Marta__A 27/12/2022

No livro de forma direta o autor explica a importância dos mapas mentais e como eles podem auxiliar no aprendizado e em diferentes ambientes, como apresentações, corporativo, e também para o planejamento de diferentes coisas e metas das pessoas.

Legal, fácil de compreender e aplicar.

Michel.Nascimento 11/08/2022

O livro relata os benefícios da utilização dos mapas mentais. Como elabora-lo, suas primícias. Cita exemplos de emprego seja nos estudos, onde é seu objetivo principal, mas também na vida pessoal, profissional, reuniões corporativas. Livro pequeno de rápida leitura.

Eder.Machado 27/04/2022

Boa leitura
Um bom livro que ajuda a entender o que são os mapas mentais e como eles podem ajudar na realização de diversas atividades de nossas vidas. Explica como elaborar mapas metais de forma eficiente e organizada...

Gildasio Meira 29/03/2022

Mapas Mentais
O autor Buzan é referência para o estudo de Mapas Mentais. Neste livro ele instiga municiosamente o detalhamento para a elaboração dos Mapas Mentais. Mas baseados em seus estudos está técnica vem sendo aprimorada ao longo dos anos. Excelente indicação de leitura.

lipelimma 15/03/2022

2.5*
O livro cumpre seu propósito, mas fica realmente repetitivo do capítulo 4 em diante. É uma ferramenta muito boa.

Pucca.Farion 10/01/2022

""Um Mapa Mental utiliza todas as habilidades do cérebro para interpretar palavras, imagens, números, conceitos lógicos, ritmos, cores e percepção espacial com uma técnica simples e eficiente. Ele nos dá a liberdade de ir aonde quer que nossa mente nos leve." – Tony Buzan Este livro é o ponto de partida ideal para quem deseja conhecer um método inovador usado para armazenar, organizar e priorizar informações: o Mapa Mental. Altamente dinâmica e estimulante, essa técnica aumenta de forma significativa nossa capacidade de aprendizado, memorização e planejamento. Ao contrário dos sistemas tradicionais de anotação, como textos e listas, o Mapa Mental não adota um esquema de registro linear. Desenhado como um neurônio, ele reproduz o modo como essa célula se liga a outras no cérebro, formando uma rede natural de conexões que se irradiam em torno de uma idéia principal. Nesse método, as informações são apresentadas de forma original – por meio da associação de palavras e imagens, o que nos permite registrar e reter os dados com o máximo de agilidade e eficiência, liberando todo o potencial criativo da mente. Aqui você encontrará instruções detalhadas de Tony Buzan – o mais renomado especialista no assunto – sobre como elaborar um Mapa Mental e as maneiras de empregá-lo para planejar sua vida, tomar decisões e agir. Veja as aplicações mais comuns dessa técnica: · Na escola: preparação de aulas, leitura, revisão de conteúdo, anotações e apresentações. · No trabalho: geração de idéias, gerenciamento de tempo, formação de equipes e elaboração de projetos e palestras. · Em casa: estabelecimento de prioridades e administração de projetos e atividades cotidianas. · Na vida social: lembrança de datas, recordação de nomes de pessoas e de lugares, comunicação e planejamento de atividades de lazer e eventos."

Livro bem interessante, com uma explicação sobre o que são os mapas mentais, como fazê-los e para que usá-los.

Os exemplos são interessantes e a linguagem é bem acessível. A única coisa que atrapalha é a autopromoção do autor durante o livro.

Vale a pena para quem está procurando novas formas para melhorar o estudo.

christyan brayan 07/01/2022

Os verdadeiros mapas mentais, introduzidos pelo seu criador
Li no início de 2018, usei por algum tempo e depois abandonei a técnica. Mais recentemente voltei a tentar usar para uma aula e então decidi relê-lo. Muito se fala sobre Mapas Mentais por aí, mas quando você entende a técnica a partir da explicação do próprio autor percebe que nem todos de fato fazem mapas mentais, apesar de assim o chamarem. Claro que cada um acha a sua própria forma e aquilo que melhor lhe supre.

Li uma resenha onde alguém comentou que o autor gasta muito tempo meio que autopromovendo aquilo que criou, e acho que concordo. Ele deixa claro ser um ponto de partida para essa ferramenta, e há outras obras de sua autoria que parecem expandir mais esse conceito. Há uma parte considerável do livro onde ele destrincha sobre o funcionamento da mente e da memória, e como o Mapa Mental representa a melhor forma de usá-la e estimulá-la. O que não deixa de ser interessante, apesar de se tornar um pouco cansativa essa longa parcela de tempo gasta para convencimento da eficácia do método, principalmente se você já conhece algo a respeito.

O que me é mais útil no livro é a aplicação dos M.M em contexto de educação e para apresentações públicas. Eu sinceramente gostaria de conhecer alguém que utiliza esse recurso para literalmente tudo na vida. Li apressadamente as partes que mostravam a sua utilização para organização da vida, porque me parece algo muito abstrato e específico desenhar um mapa mental para suas decisões do dia a dia como tarefas domésticas, objetivos futuros e mesmo algo relacionado ao emocional e espiritual.

Em alguns momentos há certa presunção (admitida pelo próprio autor com essas mesmas palavras) ao tratar os M.M. como uma revolução para a sua vida, podendo ser usada para literalmente qualquer coisa, das mais banais e abstratas possíveis. Mas quem sabe não haja alguém que tenha aplicado à risca isso e possa testemunhar se de fato chegou no nível pregado pelo autor.

Mapas Mentais por Tony Buzan e Aprendendo Inteligência por Pierluigi Piazzi são juntas excelentes obras, mesmo que talvez introdutórias e talvez óbvias (principalmente no caso da segunda) para alguns, a respeito do funcionamento da mente e da memória, e de estudos de forma geral. Livros interessantes para se ter na estante e consultar de vez em quando.
christyan brayan 15/01/2022minha estante
E acrescentando depois de ver algumas resenhas por aí e um comentário do próprio professor Pier:

Não se pode prender a técnica em si. O que importa é o conteúdo. O que importa é fixar e lembrar dos conceitos. E isso funciona quando já se treinou muito e já faz como que automaticamente. Quando se preocupa demais em estar fazendo a risca a técnica, se o desenho tá bonito ou algo do tipo, aí se perde o objetivo e também a eficácia da ferramenta.

E o que faz funcionar é você ler um texto e dele fazer seu mapa mental, da sua forma, com seus símbolos, a mão. E não pegar um mapa mental por aí e vendo só ele acreditar que está sendo eficaz e aprendendo. Não é uma fórmula mágica.

JurúMontalvao 15/08/2021

Mapa mental: funciona mesmo!
"Quem não está familiarizado com os Mapas Mentais encontrará neste livro o ponto de partida ideal para aprender essa técnica, suas aplicações e seus preceitos básicos."

É isso mesmo!
Em menos de 100 páginas, o Tony Buzan praticamente pega você pela mão e explica com clareza, exemplos e exercícios o que é, como fazer e pra quê usar um mapa mental.

Leia e vá fazendo exatamente como sugerido.
E ao terminar o livro, você terá criado o seu primeiro ou os seus primeiros mapas mentais!
Tente não se assustar muito com como a sua memória, simplesmente, não consegue mais esquecer nadinha do que você colocou nos mapas!

Rfscar 25/05/2021

Livro maravilhoso
O livro tem uma escrita magnífica é tão simples que é impossível parar de ler. Ele explica como os mapas mentais influência nosso sistema de aprendizagem, de trabalho, de organização e de todos os setores em gerais da nossa vida, além de apresentar exemplos e detalhar muito bem como é o processo de construção de um mapa.

Um livro rápido e prático, maravilhoso para aqueles que querem conhecer mais sobre esse mundo dos mapas mentais e também para aqueles que já usam o método.

Amei esse livro

Leandro 08/05/2021

É bom em propor como funciona o método de mapa mental, principalmente para estudos e trabalho.
A parte autoajuda cansa um pouco e se torna repetitiva.

Idma 03/05/2021

Bem explicado? , com muitos exemplos, exercícios e ilustrações que ajudam a entender melhor os mapas mentais. Para quem precisa de ferramentas para melhorar a fixação da memória, recomendo a leitura!

Mary 07/02/2021

Mapas Mentais
O livro Mapas Mentais escrito por Tony Buzan se dedica a provar que os mapas mentais correspondem ao melhor método para armazenar e priorizar informações.
Para tanto, o autor oferece instruções detalhadas de como elaborar um mapa mental e utilizá-lo nas mais diversas esferas da vida(estudos, trabalho, casa, finanças...), alegando que essa metodologia aumenta a capacidade de aprendizado, de memorização e de planejamento.
Assim, eu considero que esse livro cumpriu o prometido, no que diz respeito a ensinar como fazer e usar um mapa mental de maneira bem direta e dinâmica.

Brenda.Balk 08/01/2021

Prático e útil
Livro muito interessante para aqueles que almejam acessar seus conhecimentos e informações de forma mais simples e consistente, por meio da utilização de mapas mentais.

A elaboração de mapas mentais permite que consolidemos os saberes e informações adquiridos ao longo do tempo, bem possibilita-nos planejar nossas ações em todos os âmbitos da vida diária.

Obra essencial para quem quer saber mais sobre essa ferramenta fantástica e sobre como adotá-la no cotidiano.

Recomendo a leitura.

~?

Katia.Elias 22/12/2020

Leiturinha rápida
O foco do livro é no porquê dos mapas mentais serem tão eficientes e algumas dicas de como elaborar um mapa que siga o modelo que explore toda a capacidade do nosso cérebro.