Mapas Mentais Tony Buzan

Resenhas - Mapas Mentais

Senna 23/06/2011

Mapas Mentais
Um dia uma amiga comentou sobre um tal de mapas mentais, eu nem sabia o que era isso, mas fui pesquisar, parecia interessante. Logo que entendi do que se tratava eu fui atrás de um bom livro que me ensinasse de uma forma simples como eu poderia construir meus primeiros mapas mentais, e rapidamente lá estava eu, produzindo.

Mapa mental, pra quem não faz idéia do que seja, é uma forma de gestão da memória e aprendizado em que palavras são associadas a imagens e se conectam todas entre si por meio de braços ou riscos ondulados. Se colocar no google imagens encontrará milhares deles.
À princípio pode parecer confuso tanta informação, mas o mapa mental é um instrumento individual, que só serve pra quem o preparou e consequentemente o construiu conforme sua linha de pensamento. Sendo assim não tente entender o mapa mental de outra pessoa, veja os mais simples apenas pra reconhecer o mecanismo como são feitos.

Tudo começa com uma palavra central, grande, de onde vai partir inúmeras associações que te farão lembrar de um enorme conteúdo sem que precises escrevê-lo todo, você só usa palavras-chave. É importantíssimo que se use muitas canetas coloridas e sempre muitas imagens, desenhos, formas, quanto mais diversificado e colorido mais ativará seu cérebro na memorização e aprendizado. Outra coisa importante, evite as linhas retas, prefira as sinuosas.

Os mapas mentais têm sido utilizados cada vez mais numa sociedade em que o volume de informações é imenso e que não temos tanto tempo de reler enormes textos e resumos. O mapa mental surge como alternativa viável pois suas palavras chaves, associações e imagens ajudam a relembrar e compreender qualquer conteúdo.

Existem diversos livros que ensinam a técnica dos mapas mentais, sites que dispõem de modelos prontos e até programas de computador que elaboram mapas mentais personalizados. É só pegar as canetas e soltar a criatividade, garanto que dessa forma é possível resumir inúmeras páginas em um único mapa mental que cabe numa folha de papel.

Yanka.AlAxia 18/01/2016minha estante
Tá... e o livro é bom? ensina realmente a construir mapa mentais?

Anderson Theodoro 18/02/2017minha estante
undefined

Gildasio Meira 29/03/2022minha estante
O autor é referência para o estudo de Mapas Mentais. Neste livro ele instiga municiosamente detalhamento. Mas baseados em seus estudos está técnica vem sendo aprimorada ao longo dos anos. Excelente indicação de leitura.

lipelimma 15/03/2022

2.5*
O livro cumpre seu propósito, mas fica realmente repetitivo do capítulo 4 em diante. É uma ferramenta muito boa.

mirella galdino 17/02/2020

Livro de boa introdução :)
O assunto é muito vasto e requisita prática pessoal de quem está interessado em utilizar de mapas mentais para obter benefícios.

O livro é um bom start, explicando o assunto, mas não é completo, ele mesmo deixa isso claro.

O autor tentar deixar o livro bem direto e prático, aproveitando de muitas figuras para exemplificar,

Idma 03/05/2021

Bem explicado? , com muitos exemplos, exercícios e ilustrações que ajudam a entender melhor os mapas mentais. Para quem precisa de ferramentas para melhorar a fixação da memória, recomendo a leitura!

Paty 21/10/2020

Conteúdo interessante, de fácil leitura. Obra curta, com poucos e pequenos capítulos apresentando e explicando a técnica de mapas mentais de forma simples, com exemplos de aplicação. Bastante interessante para estudantes.

Katia.Elias 22/12/2020

Leiturinha rápida
O foco do livro é no porquê dos mapas mentais serem tão eficientes e algumas dicas de como elaborar um mapa que siga o modelo que explore toda a capacidade do nosso cérebro.

Brenda.Balk 08/01/2021

Prático e útil
Livro muito interessante para aqueles que almejam acessar seus conhecimentos e informações de forma mais simples e consistente, por meio da utilização de mapas mentais.

A elaboração de mapas mentais permite que consolidemos os saberes e informações adquiridos ao longo do tempo, bem possibilita-nos planejar nossas ações em todos os âmbitos da vida diária.

Obra essencial para quem quer saber mais sobre essa ferramenta fantástica e sobre como adotá-la no cotidiano.

Recomendo a leitura.

~?

Pucca.Farion 10/01/2022

""Um Mapa Mental utiliza todas as habilidades do cérebro para interpretar palavras, imagens, números, conceitos lógicos, ritmos, cores e percepção espacial com uma técnica simples e eficiente. Ele nos dá a liberdade de ir aonde quer que nossa mente nos leve." – Tony Buzan Este livro é o ponto de partida ideal para quem deseja conhecer um método inovador usado para armazenar, organizar e priorizar informações: o Mapa Mental. Altamente dinâmica e estimulante, essa técnica aumenta de forma significativa nossa capacidade de aprendizado, memorização e planejamento. Ao contrário dos sistemas tradicionais de anotação, como textos e listas, o Mapa Mental não adota um esquema de registro linear. Desenhado como um neurônio, ele reproduz o modo como essa célula se liga a outras no cérebro, formando uma rede natural de conexões que se irradiam em torno de uma idéia principal. Nesse método, as informações são apresentadas de forma original – por meio da associação de palavras e imagens, o que nos permite registrar e reter os dados com o máximo de agilidade e eficiência, liberando todo o potencial criativo da mente. Aqui você encontrará instruções detalhadas de Tony Buzan – o mais renomado especialista no assunto – sobre como elaborar um Mapa Mental e as maneiras de empregá-lo para planejar sua vida, tomar decisões e agir. Veja as aplicações mais comuns dessa técnica: · Na escola: preparação de aulas, leitura, revisão de conteúdo, anotações e apresentações. · No trabalho: geração de idéias, gerenciamento de tempo, formação de equipes e elaboração de projetos e palestras. · Em casa: estabelecimento de prioridades e administração de projetos e atividades cotidianas. · Na vida social: lembrança de datas, recordação de nomes de pessoas e de lugares, comunicação e planejamento de atividades de lazer e eventos."

Livro bem interessante, com uma explicação sobre o que são os mapas mentais, como fazê-los e para que usá-los.

Os exemplos são interessantes e a linguagem é bem acessível. A única coisa que atrapalha é a autopromoção do autor durante o livro.

Vale a pena para quem está procurando novas formas para melhorar o estudo.

Gildasio Meira 29/03/2022

Mapas Mentais
O autor Buzan é referência para o estudo de Mapas Mentais. Neste livro ele instiga municiosamente o detalhamento para a elaboração dos Mapas Mentais. Mas baseados em seus estudos está técnica vem sendo aprimorada ao longo dos anos. Excelente indicação de leitura.

FrankCastle 09/01/2017

Assunto interessante, livro razoável
Acredito que todos, em algum momento, já criaram algum mapa mental no papel, consciente ou inconscientemente. O famoso "brainstorm" muito comum entre os publicitários talvez seja o exemplo mais claro e que mais se aproxima do que seja um Mapa Mental.

Nos últimos anos, venho lançando mão de recursos parecidos com mapas mentais e também dos fluxogramas, organogramas. Mais recentemente, esbarrei novamente e conheci melhor o Mapa Mental propriamente dito. Somado a indicação de um livro de seu criador: Tony Buzan.

O livro traz um "bê-a-bá" do assunto (mas suficiente para criar os mapas), talvez decepcione quem já possui certo conhecimento sobre o tema. Com apenas 95 páginas, o "Mapas Mentais" peca em trazer ilustrações em preto e branco (uma das regras mais importantes dos mapas mentais é que sua construção seja feita utilizando canetas coloridas, para chamar atenção... pega mal justamente o livro que diz isso ser monocromático...)

Um comentarista, aqui do Skoob, alertou: "Boa parte do livro é mais uma ode ao mapa mental do que um 'manual' do como fazer e utilizar". Concordo, ao menos em partes. Realmente o autor parece se utilizar muito de uma auto-promoção (o que leva a uma suspeita de que os conteúdos sobre o assunto estejam diluídos em vários livros ao invés de estarem compilados em um único "volume").

Ainda estou aprendendo e testando o método, não dá para dizer se é eficiente ou não. Mas o que já posso adiantar é que, mesmo que funcione, é necessário muita prática (ouvi um comentário, certa vez, dizendo que é necessário fazer cerca de 300 mapas mentais para "pegar o jeito").

Agora, algo que afirmo categoricamente: não existe milagre! O Mapa Mental não é uma fonte de conhecimento. Ainda que você possa conseguir extrair algo de um mapa mental alheio, a ideia por trás do método é que você tenha contato com uma aula ou livro e depois pratique, construindo seu próprio mapa. As palavras-chave e desenhos devem fazer sentido para você de acordo com sua bagagem cultural, experiências e idiossincrasias (por isso, em teoria, não adiantaria pegar um "mapa pronto"). Aliás, em estudos relacionados sobre aprendizado, traz a questão de que o próprio ato de construir um resumo, um mapa mental etc. seja o fator determinante para aprender e fixar a informação, mais até do que o próprio material depois de pronto. E como um pedreiro que olha para uma casa por ele construída e se lembra dos detalhes durante a construção da mesma.

Os Mapas Mentais não são "resumos", prefiro defini-los como "gatilhos" que irão ativar as memórias daquilo que você estudou. Portanto, não existem atalhos: você precisará ler o material na íntegra, construir o mapa mental e este servirá de link para aquele. É como se o mapa mental fosse a ponta de um iceberg, ao avistá-la, você lembrará também de toda a parte subjacente, desde que a tenha visto anteriormente.

Vale ressaltar a necessidade de sempre revisar os mapas mentais com certa frequência, é isso que deverá, em teoria, manter a informação fixada em sua memória. Não existe mágica, a vantagem é não precisar, nas revisões, ler todo o conteúdo na íntegra, ou ficar relendo mecanicamente resumos.

O valor do livro é algo muito subjetivo, mas para esta edição da Sextante, recomendo se encontrar por um valor entre R$ 10,00 e R$ 15,00. Para quem estiver buscando métodos diferentes de estudo, de maneira um pouco mais ampla, recomendo conferir os livros do professor Pierluigi Piazzi.

Karen 12/01/2018

Versatilidade de usos
Mapas Mentais - Tony Buzan

- Mapa mental, o que é?
Um jeito gráfico de organizar suas idéias de modo que tudo fique conectado à uma ideia central, da qual ramos saem e vão se estreitando. É como uma árvore do qual saem galhos. Você coloca uma palavra chave no centro e em torno dela puxa linhas que levam a outras palavras chave relacionadas com a ideia principal.

- Qual a utilidade?
Você pode visualizar o "todo" da ideia com riqueza de detalhes, mas sem ficar pesado como um texto corrido. É útil para planejar, para estudar, para simplificar conceitos que se encontram confusos.

- Como faz?
Pegue uma folha de papel na horizontal, coloque a palavra chave no meio e dela vá derivando outras ideias que têm pertinência. Como em um livro com título, tópicos principais e desdobramentos. Use palavras únicas com letra de forma. Use setas, destaques, símbolos e imagens, cores diferentes, tamanhos de letra diferentes, mescle linhas grossas e finas.

- E depois?
Se não ficar bom, ou achar que está bagunçado demais, refaça até achar que chegou a uma síntese interessante. Use para fazer revisões de conteúdo.

- Mas eu nem estudo. Preciso de mapas mentais?
Não precisa usar apenas para estudos. Use, por exemplo, para fazer brainstorming para solucionar problemas, para se situar em sua vida, para fazer apresentações em palestras e reuniões. Até mesmo como agenda diária com planejamento de tarefas.

JurúMontalvao 15/08/2021

Mapa mental: funciona mesmo!
"Quem não está familiarizado com os Mapas Mentais encontrará neste livro o ponto de partida ideal para aprender essa técnica, suas aplicações e seus preceitos básicos."

É isso mesmo!
Em menos de 100 páginas, o Tony Buzan praticamente pega você pela mão e explica com clareza, exemplos e exercícios o que é, como fazer e pra quê usar um mapa mental.

Leia e vá fazendo exatamente como sugerido.
E ao terminar o livro, você terá criado o seu primeiro ou os seus primeiros mapas mentais!
Tente não se assustar muito com como a sua memória, simplesmente, não consegue mais esquecer nadinha do que você colocou nos mapas!

José Guilherme Skobar 19/04/2018

Fraco
Eu particularmente esperava um livro com uma abrangência maior de informações técnicas, quanto à construções dos Mapas.

Agora, um livro que já é muito pequeno, ainda acaba dando espaço para informações supérfluas, rodeios e redundâncias - que faz com que o espaço para informações técnicas fique ainda mais escasso.

Se você procura um livro que te ensine passo a passo o processo de criação dos mapas mentais, esse não é o livro! Estou arrependido de ter comprado este. Nunca li outros, mas pelo que vi nas resenhas o pessoal averiguou que existem melhores.
Cid Espínola 20/04/2018minha estante
José,

Temos que ter em mente que o pioneiro e propagador da técnica de mapas mentais é Tony Buzan.

Tanto é que William Douglas, Fernando Mesquita e outros feras da área concurseira sempre fazem referência às obras de Buzan.

Realmente o livro é simples e breve: pode-se ler numa tacada só. No entanto, foi o pontapé inicial.

Abraço!

Glauco.Rangel 14/07/2020

Sensasional
Livro sensacional. Apresenta uma ferramenta didática e inovadora.

Rfscar 25/05/2021

Livro maravilhoso
O livro tem uma escrita magnífica é tão simples que é impossível parar de ler. Ele explica como os mapas mentais influência nosso sistema de aprendizagem, de trabalho, de organização e de todos os setores em gerais da nossa vida, além de apresentar exemplos e detalhar muito bem como é o processo de construção de um mapa.

Um livro rápido e prático, maravilhoso para aqueles que querem conhecer mais sobre esse mundo dos mapas mentais e também para aqueles que já usam o método.

Amei esse livro