O Segredo de Brokeback Mountain Annie Proulx

Resenhas - O Segredo de Brokeback Mountain

nani 18/04/2024

Conto incrível
Curtinho e muito bom! não achei que fosse tão curto o livro, a escrita é bem fluída e tem diálogos incríveis. Que bom que li o conto original após ter visto o filme para ter uma melhor noção de tudo.

Aqui acontece o raro caso onde o filme é melhor que o livro, isso porque o filme tem espaço para aproveitar mais certas coisas e se aprofundar, como a relação deles com suas esposas, e até a questão da sexualidade também.

O que mais senti falta no filme foi certos dizeres do Ennis que são bem explorados e retratados no livro, já no filme não muito.

Ambas obras tristes, singelas, com personagens complexos e inteiramente humanos, debates pertinentes e reflexivos. Amei demaiss!!

Rafittha 03/04/2024

O Segredo de Brokeback Mountain
Com uma narrativa direta e com poucas pausas, Annie Proulx nos traz uma história magnética que consegue ser simuntaneamente sensível e brutal. Uma leitura que necessita de tempo para ser digerida.
O amor de uma vida inteira retratada pela perspectiva de Ennis del Mar, sobre sua conturbada relação com Jack Twist.

Dois cowboys pobres que se conhecem durante um trabalho de pastoreio de ovelhas na Montanha Brokeback. O que eles não imaginavam é que naqueles dias construíram uma ligação para a vida toda. Após intensos dias de trabalho e bebidas, Ennis e Jack se envolvem sexual e emocionalmente, contudo, ambos seguem suas vidas, constituem família, filhos… e somente depois de quatro anos voltam a se ver.

Mais forte do que nunca, a ligação entre os dois os leva a uma vida de encontros ocasionais ao longo dos anos, onde podem viver como em um mundo particular compartilhado por ambos. Ennis, após o divorcio, vive uma vida solitária enquanto Jack se vê preso em sua vida de casado. Jack anseia por uma vida diferente, disposto a arriscar tudo enquanto Ennis se prende em seu pensamento antiquado.

O contexto histórico bem como o modo de vida e localização exprimem a construção machista e homofóbica dos personagens. Ennis, um homem com criação tradicionalista, aprendeu que a consequência para o amor entre homens era a morte. Levando-os a uma vida de sofrimento pelos sentimentos reprimidos e o ciúmes silencioso. Uma novela curta, mas que corrobora para reflexões profundas acerca do amor e suas consequências. Mais um livro que mostra a difícil realidade das relações homossexuais.

herbz 29/03/2024

?Havia algum espaço vazio entre o que ele conhecia e aquilo em que tentava acreditar, mas nada podia ser feito, pois se não tem jeito, deve-se agüentar.?

Sinceramente, o filme faz jus a obra literária. E a autora é muito perspicaz com o tom que dá a história, ela sabe dosar todos os temas que decidiu abordar e os aborda com uma maestria que poucos conseguem repassar (principalmente quando é uma mulher escrevendo sobre o romance de dois homens). É sútil e abrupto ao mesmo tempo. Muito bom!!

Itsgbrl 02/03/2024

O livro faz querer assistir de novo o filme, a história do livro é bem resumida mas continua tendo aquela essência de quando você assiste o filme pela primeira vez.

evf684 04/02/2024

O Segredo de Brokeback Mountain
Levei um bom tempo pra descobrir que o filme era adaptado de um conto, e depois de assistir o longa-metragem, resolvi ler ele.

Não tenho muito o que falar, só que fiquei levemente emocionada (algo que nem com o filme consegui ficar). É uma história triste e trágica, e que faz o leitor se questionar sobre o que as pessoas deixam de fazer por causa do medo que sentem. É um conto muito bom.

teasafes 26/01/2024

To em prantos
🤬 #$%!& eu quero me desviver depois de ler isso
chorei muito no final e só cheguei a conclusão de que gay nunca termina feliz
já vi o filme várias vezes e sempre choro com o final. achei que seria diferente com o livro mas não foi
simplesmente perfeito

samuelxgr 09/01/2024

Nois AMA dois gays perdidos em montanhas fazendo peripécias. nunca li um livro com essa temática em um espaço tão longo de tempo. não é nada uau, mas certas coisas deixaram essa obra bem original. o livro e o filme são bem fiéis e valem a pena.

GG 06/01/2024

Dois cowboys pobres se conhecem durante um trabalho em Brokeback. Eles não poderiam imaginar que aqueles dias virariam o amor de uma vida. Ambos tinham suas famílias, filhos, mas é como se os momentos em que estavam juntos e longe da realidade fossem um universo paralelo.

Eu não sabia que o filme era inspirado em um conto. Um conto tão pequeno para uma história de amor tão grande, em um tempo em que dois homens morando juntos poderia resultar em morte (distante da realidade atual, mas nem tanto, infelizmente). A própria negação deles em certos momentos, em se tratarem como amigos, mostra como era difícil a aceitação dessa atração irresistível que havia entre eles.

É uma leitura emocional, bonita e o filme foi extremamente fiel ao conto.

gxbx 25/12/2023

Vou morrer
Que livro lindo? perfeito? maravilhoso
Na verdade seria um conto (?)
Mas cara, que perfeição, que ESCRITA!!!
Eu assisti o filme antes de ler e digo que realmente é melhor ver (visualmente) pra entender a história, e depois ler para COMPREENDER a história (pois são duas coisas diferentes).
Tô apaixonada e triste, refleti muito sobre isso e uma conclusão rápida seria: o quanto a gente PERDE por puro e simples MEDO? é de se analisar sabe?

?Ele não tinha nenhum sentimento real, só uma vaga sensação de fracasso? reflexão

ValAria34 20/12/2023

Mais um casal gay destruído pelo sistema
Terminei esse livro totalmente destruída, mas como sempre, o livro entregou exatamente o que romances gays prometem, dor e sofrimento.

Pumpkin1 03/12/2023

Já tinha assistido o filme a um tempo, e lembro que não conseguia parar de chorar. Agora, eu li o livro e tive a mesma sensação/reação. É tudo tão igual o jeito que adaptarão o curta pra um filme que chega a ser assustador. Faz tanto tempo que assisti o filme, e mesmo assim, com essa leitura consegui lembrar das cenas PERFEITAMENTE!

miri.miri 03/10/2023

"... então tudo o que nos resta é a montanha Brokeback."
O sentimento profundo, uma época difícil, o medo, o preconceito, a obrigação de se esconder. Essa não é uma história feliz, um romance feliz, mas é muito profunda e verdadeira.

Jack Twist e Ennis del Mar se conheceram e se apaixonaram no cenário lindo que é a montanha de Brokeback, cercados pela beleza da natureza, sem perceber o amor verdadeiro surgiu. Porém não poderiam ficar juntos pra sempre, tantos impedimentos e obstáculos, por causa da época em que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo era repudiado.

Essa obra é muito linda e triste e se tornou um filme muito lindo e triste. Uma das maiores histórias de amor....

(É mais detalhado que o filme em alguns pontos)

Willy4 13/09/2023

?quem me dera saber como lhe deixar?
Essa história é muito agonizante pra mim. assistindo ao filme tive a mesma sensação, estômago embrulhado, coração palpitando. essa história é muito delicada, e me quebra no meio sempre que eu me lembro que alguém viveu essa história na pele.
a escrita é bem fluida, e mesmo que as coisas aconteçam muito rápido, afinal, são 72 páginas, senti que a história foi muito bem contada.
eu sou apaixonado por Jack e Ennis.
a adaptação do filme é ótima, e lendo esse conto, conseguia ver todas as cenas com muita clareza, já que o filme é muito fiel.
essa não é uma história pra qualquer um, acredito que muita gente sentirá uma agonia sem tamanho pelas coisas que acontecem, mas pra mim, vale muito a pena.
muito obrigado por essa história tão real Anne Proulx.