Viver de Design

Viver de Design Gilberto Strunck

Resenhas - Viver de Design

cristianoweb 08/12/2010

O meu primeiro passo
Comprei esse livro em meados de 2002 e 2003 e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes técnicos contidos nele. O autor presta um grande serviço ao compartilhar as valiosas experiências da sua vida como designer.

A leitura é bem fácil e agradável e os manuais, listas e modelos de documentos são de fácil compreensão e possuem valor inestimável para quem quer iniciar uma carreira profissional ética e organizada.

É indispensável tê-lo por perto e revisá-lo periodicamente para aferir nosso desempenho.

Peti 17/12/2009

Será possível?
Nesse livro,Strunck nos premia com o caminho das pedras da profisão,apontando direções que o orientam em uma profissão ainda(infelizmente) não regularizada. Pros profissionais da área,leitura muito interessante,destrinchada de forma leve e engraçada,onde o leitor compreende com facilidade questões importantes e de cunho profissional.

Recomendo aos companheiros(as) da área de Design.

Ângela 05/03/2021

Excelente leitura! Um livro absurdamente completo para todos aqueles que querem viver a jornada no design.

Bryan Damon 09/02/2023

Informações importantes para iniciar na profissão
O livro contém informações pertinentes para os que estão começando a trabalhar na área. Elas podem ser aprendidas na prática da profissão também, porém, precisaria passar por muitos tombos. O conteúdo ajuda a cortar um pouco o caminho dentro da profissão e evitar alguns problemas.

O livro merecia uma edição nova, já que alguns assuntos abordados nele precisam de uma atualização. Mas a maioria do conteúdo ainda é de grande proveito.

Manda 24/09/2021

rico em informações, mas...
O livro traz muitas informações interessantes que eu não tinha conhecimento. Fala muito sobre a relação designer e cliente e sobre os escritórios de design, mas senti falta de falar mais sobre freelancer. Não sei se esse tema é muito atual, tendo em vista que o livro é de 2010, mas gostaria muito que o autor tivesse escrito mais sobre designers que atuam sozinhos, pois é uma área da profissão que tenho bastante curiosidade.

brgillian 17/01/2019

Ótimo para iniciantes e útil para os mais experientes
Infelizmente só comprei este livro depois de concluir a graduação e ingressar no mercado de trabalho. Muito do que ele ensina, tive que aprender pelo método tradicional de tentativa e erro. Por esse motivo acho que deveria ser leitura obrigatória no começo da faculdade. Mesmo agora ainda peguei uma dica valiosa sobre direitos autorais e sobre como produzir provas de que o projeto foi elaborado por mim para não tomar calotes no futuro. Gostei especialmente da parte em que ele fala do tipo de cliente que não agrega e que podemos deixar partir. Espero que o autor atualize no futuro o capítulo sobre a formalização do profissional que trabalha por conta própria. Algumas pessoas usam o MEI para emitir nota fiscal, mas o designer gráfico não aparece na listagem e seria um ponto a discutir. Em geral eu gostei bastante. Li em uma tarde. Um livro leve, agradável, prático e objetivo. Recomendo!

Giulia 03/04/2022

Serase quero isso mesmo pra minha vida?? Kkkkkry
Gostei,mas não sei mais se quero viver disso kkkkkk brincadeira
Achei o livro bem explicativo e de fácil entendimento. Só que pra quem,assim como eu,estuda a área e tá começando a entrar nesse mundo,talvez seja um pouco assustador kkkkk mas com o tempo acredito que se torne mais simples

Alexson.Almeida 15/08/2022

Cumpre o que promete
O livro tem o objetivo de passar uma visão geral sobre como é a profissão de designer e o que alguém que pretende seguir essa carreira deve ter em mente.

Tem uma escrita direta ao ponto, sem muitos arrodeios e traz os principais fatores necessários para passar a mensagem que o livro se propõe a ser. Confesso que não era o livro que eu estava esperando, mas isso foi um equívoco meu, e não um ponto negativo do livro