A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Natalia 06/04/2011

Uma obra fantástica, um livro comovente
Para muitos é só uma história melodramática e cheia de tristezas e sem enredo nenhum, pelo contrário, é sim uma história triste, mas é uma história que nos faz refletir os valores da vida. Khaled usou esse livro para nos mostrar uma realidade que não conhecíamos, e o livro ficou simplesmente surpreendente.
A coragem de Marian a se submeter a uma prisão pela Laila e até mesmo ser espancada para fugir é indiscutível e com certeza um dos momentos mais marcantes da trama, mais o que mais me agrada nesse livro é a questão da ousadia de Khaled de mostrar nesse livro o que muitos não tem coragem de admitir, que ainda em alguns lugares mulheres são tratadas dessa forma.
Em "Cidade do Sol" Khaled supera todas as expectativas produzidas desde "O Caçador de Pipas", trazendo para seus leitores uma história muito mais emocionante criativa e ousada. Só mesmo ele para trazer a realidade de alguns lugares de uma forma tão perfeita de se ler, uma forma de ser escrita que prende o leitor e surpreende a cada novo capítulo, e trazendo emoções cada vez maiores até o final do livro.
Esse é o tipo de livro que você lê e pensa em mil maneiras de nunca esquece-lo, que você não quer deixar jogado na estante se enchendo de pó, você quer guarda-lo bem e encapa-lo, quer que todos saibam que você leu um livro tão perfeito.
Definitivamente inesquecível, um livro para recordar e tirar lições, que valeu a pena cada frase lida. Eu mais que recomendo, acho que todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra fantástica que emocionou milhões de leitores no mundo
Thais Fraccari 13/04/2011minha estante
Amei a resenha Naty!! Acho até que vou tentar ler esse livro! xD
Ficou ótimo mesmo tá?? Parabéns pela resenha, flor! =)

Dani 14/04/2011minha estante
Oi Naty, bela resenha.
Ainda não li este livro, mas espero um dia ter a oportunidade.
Você escreveu muito bem. Não precisou ser uma resenha extensa para que contasse o que chamou sua atenção e soube em poucas palavras contar o que a história passa e a descrição dos personagens.
Tá ótimo!

Victor 16/04/2011minha estante
E aew Naty!!! Depois dessa Resenha me deu até vontade de ler esse livro que parece ser fantástico e emocionante! ADorei a resenha continue assim!

quehomrich 20/04/2011minha estante
Boom .. mais uma pessoa dizendo q a sua resenha ficou ótima :P
hahahhaa

Enfim, parabéns pela escrita, até eu q já li deu vontade de ler denovo e mandar encapar o meu livro . hahahhahaha

D qualquer forma, vc está completamente certa, o livro é TD ISSO q vc disse .
Beijiinhos, continue assim ^^

Natalia 03/05/2011minha estante
Que bom que gostaram da minha resenha. Bem vejo que despertei a vontade de algumas pessoas de ler, que bom. =)

Fran 28/05/2011minha estante
Este éo meu livro favorito. (L)
Comovente é pouco comparada a tempestade de sentimentos que caem sob o leitor durante o folear das páginas. :')
Adorei a resenha. :D

Maressa 06/03/2012minha estante
O livro mais comovente e mais lindo que já li!
E o final, então...

Pretendo lê-lo muitas outras vezes *-*

BELL 25/03/2012minha estante
Amei esse livro !!!! leitura OBRIGATÓRIA !!!!!!!!!!

Naty 09/04/2012minha estante
Não gostei dela ter perdido Tariq, e muito menos por ter se casado com aquele crápula do Rashid. Misericórdia.

Gaúcho 06/05/2012minha estante
Fantástico livro. Uma ótima história, sem deixar de lado a formação histórica recente do Afeganistão. O próximo livro do Khaled sempre será o primeiro da lista.

Day 17/06/2012minha estante
Esse livro é simplesmente fantástico e comovente!! Eu adoreiiii e indico!!

Ingra 19/06/2012minha estante
História fantástica e realmente surpreendente, quando pensava que a trama de ía seguindo para um desfecho, o autor brilhantemente introduzia novos elementos, fazendo o leitor mergulhar na história do povo afegão, e em especial, das mulheres afegãs.

Lay 06/07/2012minha estante
ESTOU LENDO E ESTOU AMANDO.

Geovana 23/07/2012minha estante
Sua resenha ta ótima !
Já li e digo que todo mundo deveria ler! Vendo a capa e o titulo , eu realmente nao me interessei , mas após começar a ler não larguei de jeito nenhum .. um livro que faz a gente rir e chorar .. simplesmente perfeito!

Ana Paula 13/12/2012minha estante
Adorei você expressou tudo o que penso do livro, definitivamente inesquecível.

Maysa 16/02/2013minha estante
Já li o livro e garanto, quem ler não ira se arrepender, ele é simplismente maravilhoso!

Lary 13/04/2013minha estante
Esse é o meu livro favorito! Me tocou de várias maneiras!

Thaynary 16/11/2013minha estante
Realmente um livro incrível, por várias vezes me emocionei lendo e relendo-o. Confesso que quando o via em casa, não me parecia muito bom, achava que fosse daqueles livros enjoativos, e por tempo foi assim, até que um dia pensei: "Ah, acho que vou começar a ler esse livro, estou sem nada para fazer mesmo", e foi então que me envolvi em uma história excepcionalmente inesquecível, tanto que agora é um de meus livros preferidos. Ah, se eu soubesse que uma literatura tão rica me esperava haveria lido esse livro muito antes *-*

Ana Claudia Car 27/01/2014minha estante
Maravilhoso!

Edméia 27/08/2014minha estante
*Pretendo ler este livro !!! Alguns amigos meus leram e também gostaram muito !!!

Renata 03/10/2014minha estante
É meu livro-xodó! AMO essa obra...é o livro da minha vida! Emocionante!!!!!!

Karina 01/03/2015minha estante
Peguei esse livro para ler sem ler a sinopse, sem muitas pretensões.
Hoje posso dizer que é.um dos livros mais lindos, emocionante e ao mesmo tempo
perturbador que já li, e olha que já li centenas de livros.
Como às mulheres afegãs são fortes e suportam.
Todas às dores, físicas e morais, amei esse livro.

Ana Paula 29/03/2015minha estante
Acabei de reler!Resenha perfeita, moça!
Marian é uma personagem marcante, inesquecível!!!

Luciana 28/12/2015minha estante
também adorei esse livro. É uma história para ser guardada no coração. Me marcou muito essas duas personagens maravilhosas que, apesar de serem fictícias, representam tantas mulheres do mundo afegão e muçulmano. Todo o meu respeito e compaixão por essas mulheres tão sofridas.

Ebenezerio 27/09/2016minha estante
Natália, parabéns pela resenha.
Li o livro e em alguns momentos da leitura se eu tivesse poderes para entrar na estória, eu juro que eu mataria o animalesco Rachid

Daia.Caciqui 03/09/2018minha estante
O livro é muito bem escrito e gostei do enredo, contudo, a história é muito, muito, muito triste.
Acabei desistindo do livro, porque comecei a deprimir já que a realidade vivida por estas mulheres ainda é real. Como minha mãe leu e fez questão de me contar o final, desmotivei.

Lucia.Ferreira 31/05/2020minha estante
Pra mim, essa é uma história de altruísmo, renúncia, amizade, aceitação. Me emocionou demais a realidade ali mostrada. Em momento nenhum vi como melodramático. É muito tocante. A história fica na mente da gente por muito, muito tempo.

Edméia 31/05/2020minha estante
*Obrigada pelo "moça" , Ana Paula ! Boas leituras !

Ana Macedo 05/10/2021minha estante
SIM, eu ja li ele e falo com toda certeza que concordo com você. Que livro incrível, quase morri de tanto chorar KK. Muito bom, amei sua resenha, descreve bem como é a leitura dessa obra. Parabéns!

Paulo.Ratz 04/04/2023

Eu não tava preparado!
Quer sofrer? Quer saber mais sobre problemas políticos muito distantes da gente? Quer entender a realidade revoltante das mulheres no Afeganistão. ESSE É O LIVRO!

Mas cuidado, gente. É muito cruel e agoniante. Me coloquei no lugar dessas protagonistas o tempo todo, mas nunca vou entender 100% porque além de ser homem, é tão pior que a nossa realidade. Mas QUE LIVRO! Um dos favoritos da vida.
Janine 05/04/2023minha estante
Que livro ?

Letycia 06/04/2023minha estante
Eu estava na torcida para vc ler esse livro e fiquei feliz por ele ter entrado para sua lista de favoritos da vida.
Ele se tornou nosso protegido aqui em casa e sempre que podemos, recomendamos.

Rebecca 08/04/2023minha estante
Li esse livro ha mais de 10 anos e até hoje penso nele. Me marcou demais, um favorito da vida.

skuser02844 17/04/2023minha estante
Comecei ler por indicação sua, tô adorando, apesar de ser uma leitura difícil

Luísa 18/04/2023minha estante
Livro maravilhoso!

Katia 25/07/2023minha estante
Nossa é maravilhoso e triste, maravilho e dolorido? é um dos meus favoritos da vida??

Annanda 17/04/2021

Resumindo tudo que este livro é, PERFEITO!
?A cidade do sol? conta sobre a vida de Mariam e Laila, que são duas mulheres com idades, trajetórias e origens opostas que acabam tendo suas vidas conectadas de uma forma repentina e cruel. Mas, em meio ao caos da guerra, da desumanidade dos talibãs e das maldades do marido, e mesmo com suas próprias diferenças, elas irão descobrir o poder da amizade, como isso mudará seus dias cheios de dor e sofrimento, e suas vidas.

Apesar de todo sofrimento que transpassa na escrita deste livro, sem dúvidas, é uma leitura magnífica. Tem partes muito pesadas, que tive que parar para refletir, criar um fôlego e depois voltar a ler. Muita dor e crueldade, mas também mostra a união de duas mulheres incríveis, admiráveis e fortes. Jamais me esquecerei de Mariam e Laila.

Saber que muitas mulheres vivem esse pesadelo, sinceramente, é desolador. Como os seres humanos são miseráveis.
Me pergunto como podem considerar, nós, mulheres como ?o sexo frágil?, sendo que tantas mulheres sofrem, aguentam suas dores e jamais deixam de lutar, de serem fortes. Não existe lógica para essa rotulação medíocre. Mariam e Laila representam não somente mulheres afegãs, mas tantas outras que vivem em meio as guerras e sofrimentos. São exemplos de esperança!

?Mas a brincadeira só envolve nomes masculinos, porque, se for menina, Laila já escolheu o nome que vai lhe dar.? Chorei um tanto, que só Deus sabe como consegui terminar de ler este último parágrafo. ?????

Khaled Hosseini tem o poder de nos emocionar! ??

Enfim, leiam, sofram e se encantem por este livro incrível.
Kimera 18/04/2021minha estante
Foi o primeiro livro que li neste ano de 2021. E me emocionei e principalmente, aprendi muito com este livro!

dani 18/04/2021minha estante
Ótima resenha!

Margô 27/04/2021minha estante
Li e amei! Recomendo O Silêncio das Montanhas, do mesmo autor!

Lista de Livros 26/04/2015

Lista de Livros: A cidade do sol, de Khaled Hosseini
“— Aprenda isso de uma vez por todas, filha: assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher a sua frente. Sempre. Nunca se esqueça disso, Mariam.”
“Foi nessa semana que Laila se convenceu de uma verdade: de todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar.”
“São sempre os que estão sóbrios que pagam pelos pecados dos bêbados.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/03/a-cidade-do-sol-khaled-hosseini.html

JoAo366 06/01/2024

A realidade nua e crua das mulheres do Afeganistão...?
Lendo esse livro, fiquei chocado em como as mulheres do Oriente Médio são tratadas, Khaled Hosseini mais uma vez retrata de uma forma tão forte, que nos faz refletir e até nos provoca um sentimento semelhante ao que as personagens principais Marian e Laila passam...Duas mulheres que se encontram em meio ao caos da guerra e a opressão de um machismo brutal(se é que isso pode se chamar de machismo),esse livro,sem dúvidas é um grito de socorro por todas as mulheres que sofrem ainda,no silêncio... Muito forte.Vale a pena a leitura.
Diego898 07/01/2024minha estante
Esse livro é muito lindo e bom, apesar de bem triste também.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Muito triste... É a realidade...Nem preciso dizer que igualmente ao ler "O Caçador de Pipas",chorei muito ao ler "A Cidade do Sol".

Diego898 07/01/2024minha estante
O caçador de pipas é um dos meus livros favoritos da vida, chorei tanto com ele. Simplesmente cruel mas lindo.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Sim... Khaled Hosseini deveria ter um monte de livros escritos...Ele sabe como mexer com o leitor.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Ano passado eu descobri algo que eu nem sonhava a respeito de "O Caçador de Pipas":Existe uma edição brasileira de 2007 em capa dura e Ilustrado com fotos dos lugares e pessoas do Afeganistão... Edição rara,a Nova Fronteira não faz mais... Consegui comprar, não achei tão caro considerando o livro e a época da edição.

Cantinho dos livros 13/01/2024minha estante
Esse está na minha listinha também!!!

JoAo366 13/01/2024minha estante
"Cantinho dos livros", você vai ser tocada de uma forma muito forte...Vale a pena.

Cantinho dos livros 13/01/2024minha estante
O segredo do meu turbante, também é bom, mesma categoria..

JoAo366 13/01/2024minha estante
Já vou pesquisar na Amazon "O Segredo do Meu Turbante"... Ahaha...

Thalysco 22/01/2024minha estante
Eu tô doido pra ler esse livro

JoAo366 22/01/2024minha estante
Thalysco,vale muito a pena...Mas só uma advertência:É forte, muito forte...Se você for sensível,vai chorar muito.

emysants 30/06/2023

Esse foi um dos melhores livros que eu já li na vida! Simplesmente magnífico.
O livro conta a história de duas mulheres afegãs, Laila e Mariam, vítimas da guerra e dos mal tratos dirigidos as mulheres de seu país.

Nunca passei tão mal lendo um livro. Houve momentos em que eu precisei fazer algumas pausas para respirar fundo e depois continuar com a leitura. Senti nojo, tristeza e acima de tudo, raiva. É tragédia atrás de tragédia.

É uma história pesada, porém necessária. Mas que também mostra a beleza da vida, fala sobre amizade, lealdade e amor.
Com certeza entrou para os meus livros favoritos.
CarolCazzolli 30/06/2023minha estante
Esse livro é magnífico mesmo! Meu favorito.

Marcia Ferreira 30/06/2023minha estante
Maravilhoso!!

Misa 01/03/2022

"Não recomendado para pessoas sensíveis..." (Modus Operandi)
Khaled Hosseini é um dos meus autores favoritos, seus romances sempre se baseiam na realidade, então sempre trás momentos da história, e faz a gente enxergar esses momentos de forma mais pessoas, e de uma forma totalmente diferente que aprendemos na escola, trazendo muito mais sensibilidade.

O ritmo da sua escrita, e o formato que ele narra faz você se prender a história o tempo todo, ele sempre começa seus livro te proporcionando momentos lindos, que te fazem se sentir feliz e meio inocente, até que quando você sem perceber está deitado em posição fetal, pedindo que alguém tenha misericórdia e salve os personagens principais daquela dor e sofrimento, ele te te envolve com a história de tal maneira que não consegue parar de ler. E tudo se torna mais doloroso quando você lembra que os livros dele é baseado na história de uma nação real, fatos históricos que realmente aconteceram.

Eu indico seus livros a todas as pessoas, mas tenha em mente que neles tem todos tipos de gatilhos possíveis, violência doméstica, sexual, assédio, intolerância religiosa, fome, miséria, homofobia, racismos, xenofobia, os livros do autor refletem tem a crueldade do mundo, e o que existe de mais terrível do ser humano, mas o motivo de eu gostar tanto, é porque ele mostra também o que a de mais belo também, e isso é o que me dá esperança na humanidade, ele mostra o amor, a lealdade, a resiliência, a bondade, o arrependimento, o perdão, e acima de tudo a fé.

cat 07/01/2024

Fazia tempo que um livro não me prendia assim do começo ao fim, é impossível não se comover. O autor consegue trazer o dia a dia do Afeganistão em meio aos conflitos e o processo no qual as mulheres tem seus direitos e liberdade arrancados, realmente muito emocionante.
Leticia.Bazam 07/01/2024minha estante
Faz muitos anos que li, esse livro e com toda certeza me me lembro como se fosse ontem. Uma leitura que marca e faz a gente não esquecer dela.

cat 07/01/2024minha estante
@Leticia.Bazam simmm, inclusive foi indicação de uma colega do trabalho que leu e ficou extremamente mexida com a história

Jac 08/08/2020

LEITURA PESADA MAS PERFEITA
Um dos melhores livros que já li. Me emocionou muito, a aflição e o desespero tomou conta da primeira a última página.

A realidade de um país em guerra, a luta das mulheres em um local onde elas não tem liberdade e muito menos opção de escolha, apenas vivem um dia de cada vez.

Como pode tanto sofrimento em um só lugar?

Todos os personagens ganharam meu coração, tirando aquele homem ridículo (sem nomes, sem spoilers kkk).

O autor conseguiu transmitir a nós a compreensão de cada ação tomada pelos personagens, cada atitude condiz realmente com a situação. Perfeito.

Que história intensa e triste. LEIAM.

Malu 06/02/2024

Emocionante
"A Cidade do Sol" é um livro incrível e triste ao mesmo tempo. Ele nos mostra a realidade de lugares que muitas vezes passam despercebidos por nós. A história se passa no Afeganistão e nos apresenta as vidas de Mariam e Laila, duas mulheres fortes que enfrentam situações difíceis.

O livro retrata a maneira como as mulheres são tratadas nesses lugares, revelando a opressão e a violência que elas enfrentam diariamente. A guerra também é um tema central, mostrando como ela afeta a vida de pessoas inocentes.

Mariam e Laila emergem como heroínas inesquecíveis, cujas jornadas emocionantes e dolorosas ressoam no coração dos leitores. Suas histórias entrelaçadas revelam a resiliência humana diante da adversidade e a capacidade de encontrar esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

A escrita de Khaled Hosseini é poderosa e nos faz sentir uma mistura de emoções. A cada capítulo, sentimos um aperto no peito que vai crescendo à medida que avançamos na história. O livro nos faz refletir, chorar e aprender mais sobre essa realidade desconhecida para muitos de nós.

Em resumo, "A Cidade do Sol" é um livro emocionante que nos mostra a realidade de lugares distantes e nos faz refletir sobre a importância da empatia e da luta por uma sociedade mais justa. Além de uma obra literária, o livro nos lembra da existência de inúmeras outras Mariams e Lailas reais, cujas vidas são marcadas por adversidades similares.
Isabela Fernanda 07/02/2024minha estante
Li esse livro há uns anos. É inesquecível.

Malu 07/02/2024minha estante
Foi minha primeira vez lendo, e me arrependo de não ter lido antes. Tenho certeza de que será um livro inesquecível para mim também

Valesca.Castelani 07/02/2024minha estante
Já ouvi falar muito dele. Confesso que evito livros tristes por isso ainda nao li. Mas parece muito bom

Tcharles.Amarante 07/02/2024minha estante
??????

Malu 09/02/2024minha estante
Valesca, confesso que só comprei por insistência da minha irmã, que tinha recomendado. Não achei que a leitura me agradaria, mas acabou entrando na lista de favoritos. É uma história pesada e triste mesmo, mas vale a pena

Flavia1101 14/02/2024minha estante
Um dos livros mais Maravilhos que li na adolescência ?

Valesca.Castelani 14/02/2024minha estante
Vou ler então
Colocando na minha lista

*Si* 20/03/2023

Do outro lado
Consegui! Que leitura difícil! Arrastei porque não conseguia lidar com tanto sofrimento. O cenário é o Afeganistão, um país devastado pelas guerras, pela opressão dos Talibãs, pela fome, pela pobreza, onde as mulheres vivem em condições de extrema submissão e violência legitimada.
Mariam vê sua vida mudar completamente aos 15 anos, quando a sua mãe morre e o pai a entrega em casamento para um sapateiro de Cabul. Sem maiores esperanças, ela aceita a vida que lhe cabe como esposa, e todos os deveres desse papel sem nunca ter sido abençoada com um filho.
Laila é uma menina sonhadora, acredita que pode ser tudo o que quiser, sempre incentivada pelo pai. Ela alimenta a esperança de dias melhores, mas a vida nem sempre segue o rumo esperado.
O destino dessas duas mulheres será entrelaçado de forma surpreendente. A amizade cresce devagarinho. O afeto entre elas é a força de sobrevivência para ambas. E o que mais se pode esperar para os dias que parecem sempre iguais?
Uma trama construída de forma brilhante, com uma escrita poética que suaviza as dores, a crueldade, a realidade de tantas vidas que, apesar de todo sofrimento, ainda guardam uma pontinha de esperança. É lindo, simplesmente maravilhoso!
Fernanda.Mosconi 20/03/2023minha estante
Demorei muito pra conseguir ler esse livro. O sofrimento delas entrou em mim de tal forma que eu quase podia sentir, sabe?

Muito difícil mesmo. Se não me engano, demorei meses para terminar esse livro, porque eu não queria ver a Mariam sofrendo tanto.

Portilho 28/02/2021

...tão esplêndido quanto os mil sóis de Cabu.
O livro não é um romance água com açúcar...vc precisará de disciplina para ler. O livro não é uma ficção, creio que a realidade seja ainda mais duras que as palavras do autor...O livro vai te propor o exercício da empatia, em quase todas as suas páginas, por vezes vc terá esperança e ela será arrancada de você tão duramente que fará vc querer gritar. Pode ser que ao final, vc pense: como é difícil a vida nestes países marcados pela guerra! Então...olhe ao seu redor, veja o noticiário, leia algumas estatísticas! A barbárie está bem ao nosso lado. Sinto que deveria escrever uma resenha para que as pessoas quisessem ler o livro, e eu me sinto melhor por ter lido, por saber o que sei, mas ainda assim é difícil dizer às pessoas, faça algo que te fará sofrer! Mas é exatamente isso que vc deve fazer, Leia o Livro! Por que ao sofrer, ao chorar, ao se compadecer, você se tornará um tanto mais humano.
Ane Keli 28/02/2021minha estante
Que resenha ????? muito feliz por você ter lido essa história tão emocionante... Quando puder leia O Caçador de Pipas do mesmo autor.

Portilho 28/02/2021minha estante
Alguém, um dia, escreveu sobre este livro e me fez querer lê-lo...rsrsrs. Muito obrigado pela indicação deste livro, foi bom pra mim, e vc não só indicou como acompanhou a leitura rsrs. Agora, preciso de um tempo, é "ressaca literária" que chama?. Preciso terminar alguns riscos, entre eles Messias de Duna. Depois volto para falar com o Hosseini rsrsrs.

Natty 28/02/2021minha estante
Ainda quero ler,mas esse ano não vai dá!??

Portilho 28/02/2021minha estante
Kkkk são tantos livros para se ler...às vezes é até difícil equacionar tudo é encontrar um espacinho na agenda

Natty 01/03/2021minha estante
Sim!

Deisi 30/09/2023minha estante
Peguei esse livro hoje kkkk

Portilho 14/12/2023minha estante
O livro é emocionante. O que está achando?

Henrique 10/12/2009

Um Memorial as Mulheres Afegãs
Sinceramente, comovente, lí o livro em apenas 3 Dias porque não conseguia parar de ler.
Mariam com sua humildade, com seu viver agradecido por tudo diante de uma vida sem perspectivas, sem sonhos, em que lhe foi tirado quase tudo, depois de tantas perdas, mas lá dentro dela começa a revolução dessa mulher afegã que tem seu valor, que sofre calada, que luta de acordo com suas forças,que aceita seu destino, mas que ama o próximo com o amor maior do que qualquer religião apregoa, matando seus sonhos pelo de outras pessoas.
Laila, lutadora, sonhadora, nunca se entregou, uma genialidade, uma autenticidade, uma estrategista fria diante das dificuldades, que faz de tudo por liberdade e por seus filhos, mas que ama sua terra com uma paixão resgatadora.
Tarik, o resgatador do sonho, um cavaleiro num mundo de talibãs.
Rashid, o homem fruto de sua própria ignorância, que tinha duas mulheres e assim mesmo nunca conseguiu satisfazer a si próprio, um monstro de crueldade que usava a religião como sua crava de sustentação para suas revelias.
Mariam e Laila vocês são o Noor dos meus olhos, verdadeiras heroínas.
Para mim Hosseini se superou com este livro contando uma história rica de sofrimento, sempre dando valor a alegria, com a esperança de um Afeganistão melhor, e ao mesmo tempo falando da violência contra mulher que é um tema mundial que se arrasta desde a antiguidade até os dias de hoje.
Uma mensagem que fica é sempre acreditar em dias melhores por mais que hoje o dia seja difícil, é tentar tirar o que podemos aproveitar até do que achamos está perdido.
Valeu Hosseini, esperando pelo próximo livro.

Carol 09/10/2022

Uma leitura emocionante que vai me marcar pra sempre!!
o começo desse livro ja te traz uma enxurrada de emoções, eu realmente enrolei muito no meio pq achei que o livro tava babando muito os estados unidos mas depois eu percebi que não é sobre isso é sobre essas duas mulheres maravilhosas passando por experiências horríveis e continuarem fortes e continuarem se apoiando e eu amei dms favoritado
Naty l @so.maisumcapitulo_ 09/10/2022minha estante
Esse também é um livro favoritado pra mim. Já li duas vezes

Edu Soares 09/10/2022minha estante
Li todos os livros do Hosseini. São incríveis! Mas este, e o Caçador de Pipas são os melhores! Este ainda mais!

13marcioricardo 15/02/2022

Favoritado, recomendado, obrigatório.
Livro espetacular, obrigatório para quem gosta de literatura, de uma boa estória e de se emocionar. Mais uma vez Khaled nos traz a realidade do seu Afeganistão, da guerra, da discriminação e dos dramas humanos. Depois do grande sucesso, o Caçador de Pipas, o autor nos presenteia com outra obra que em nada fica atrás. Desta feita sobre duas mulheres e de como seus destinos se cruzam. Aqui sim, você verá a pior face do machismo, onde a mulher é tratada muitas vezes como um objeto ou animal. Maltratada, humilhada, sem voz, sem poder de escolha, casando cedo com quem a sorte ditar, escondida atrás de uma burka, sendo violentada física e psicologicamente. E pra piorar a já sua débil condição de mulher, muitas das vezes acresce a sua origem étnica ou social, pra já não falar dos efeitos colaterais da guerra.
Carolina.Gomes 16/02/2022minha estante
Concordo! Amei!