A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Regiane.Nogueira 24/06/2020

Um livro sobre sofrimento, lutas e conquistas de duas mulheres, lutando para sobreviver a uma guerra sem fim e a um casamento repleto de violências e abusos.
Confesso que teve partes do livro indigestas, sofri do início ao fim.
Recomendo a leitura

Eliza.Beth 08/01/2024

Escuridão
? Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre?

Eu amei acompanhar a história dessas duas mulheres sofredoras, mas que conseguiram manter seu íntimo claro e acolhedor.

Leitura muito pesada. Contém muita violência, abusos de todos os tipos, guerra, destruição, suicídio. Tem de tudo nesse livro. Muitas vezes foi necessário uma pausa na leitura para poder respirar.

Leitura difícil pois sabemos que não é ficção. Acaba sendo bem triste ler esse livro, mas o tema é bastante necessário. Já vou colocar outros livros do autor na minha lista e outros livros sobre o tema também.
Julliana 09/01/2024minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida! Guardo essa citação cmg até hoje!!!

Eliza.Beth 11/01/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso, Ju!

Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante
Eu adorei!

Natalia.Tamaio 15/02/2024minha estante
Eu ameiiiii esse livro!!!!

Barbara 17/09/2020

Ô livro bom, ein!?
O primeiro livro que li desse autor foi um não tão aclamado: "O Silêncio das Montanhas" (vira e mexe me pego relendo algumas páginas dessa belezura). Apesar de realmente não ser um dos melhores, me apaixonei por Hosseini e seus detalhes impecáveis. O autor descreve as coisas exatamente do jeitinho que eu gosto e me identifico. A partir desse ponto, eu quis mais. Quis apreciar mais dele. Então peguei emprestada essa obra do meu tio. Confesso que demorei para iniciar a leitura, mas depois de um tempo consegui. Me demorei em cada página, assistindo tudo aterrorizada ou ficando totalmente relaxada, em harmonia com as cenas, sorrindo abobada. Na minha cabeça os personagens ainda estão vivos tão claramente! Você, com certeza, se sentirá mais humano conforme as páginas vão se indo. Recomendo mil vezes.
Obs.: Sou péssima para títulos.

folkabe 19/09/2023

Vamos falar sobre 'A Cidade do Sol'
Esse livro é, sem dúvidas, um dos melhores que eu já li na minha vida.
Foi a primeira vez que experenciei a escrita e as ideias de Khaled Hosseini (aliás, obrigada tia, pela recomendação) e, confesso, em certos momentos pensei em deixar o livro de lado e voltar a ler depois, mas que bom que não fiz, porque esse livro é sensacional. A escrita é leve, muitos dos capítulos são curtos (o que me agrada muito), a história parece tão realista e o escritor consegue nos deixar tão imersos nas histórias que isso me deixou encantada.
'A Cidade do Sol' é um livro sofrido, angustiante e cheio de reviravoltas. Mariam que foi maltratada de muitas vezes sem o menor dos motivos, e Laila, tão corajosa e também rodeada de tragédias. Quando as duas se juntaram, tive a esperança de que tudo ia ficar muito, muito bem, já que desde o começo Mariam cuidou de Laila, mas aí acontece uma coisa, e mais outra, e o que temos a partir do capítulo 48 é uma bola de problemas gigante, que no final vai se amenizando, de um jeito ruim ou não.
Detestei Rashid, e ele infelizmente é uma representação de muitas pessoas que existem soltas no mundo por aí; Amei Laila, Mariam, Aziza, Tariq e, mesmo Zalmai sendo um pouco incoerente, eu o amei também, ele é só uma criança.
Khaled foi brilhante nessa produção, sem dúvidas merece mais reconhecimento.
brasiliyear 23/09/2023minha estante
Se gostou desse, recomendo "O caçador de pipas" do mesmo autor. As nuances entre amor e ódio do livro foram incríveis, a história é muito intensa e emocionante também!!

DryStew 06/11/2022

Extraordinário
Esse foi uns dos primeiros livros que li, e me prendeu absolutamente. Lição de vida que você tem desse livro, você leva pra sempre. Recomendo muito a leitura.

Evelin 09/04/2020

Pesado
Escolhi um péssimo momento pra ler esse livro, muita coisa ruim acontecendo na vida real e muita coisa ruim acontecendo no livro. Demorei pra terminar, mas talvez seja melhor ler aos poucos mesmo, intercalando com coisas mais leves.
A história é boa, mas gostaria de conhecer a história dessas mulheres contadas por outras mulheres, várias vezes o autor utiliza frases e situações estereotipadas. Não imagino mulher nenhuma escrevendo dessa maneira, tendo como grande exemplo o mito do sangue após o rompimento do hímen.
Entretanto, foi muito interessante conhecer um mundo tão diferente do meu e vivenciar uma ambientação tão difícil e triste.

Aline.Gestal 29/10/2023

Dói.
É uma história LINDA! Mas dói, dói de várias formas. Esse livro me quebrou em vários pedaços. Confesso que foi difícil ler de forma rápida, porque a história realmente me tocou em cada detalhe, parecia tudo tão injusto. O que Mariam fez pra sofrer tanto além de nascer?

O que mais me impacta é que possivelmente aconteceu com alguém de verdade. O contexto é real, a ordem cronológica é exatamente a dos acontecimentos no Afeganistão na realidade. Isso foi o que tornou tudo mais palpável e doloroso.

É linda. O escritor é impecável. Mas o meu conselho para você que quer ler é: prepare o coração e um lencinho.
Jucy 29/10/2023minha estante
Livro mais triste que já li.

Nicollas.Richard 11/11/2023

Uma angústia necessária
"Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente."

No início eu sentia que o livro era uma série de desastres com o único intuito de chocar o leitor. Todavia, conforme a narrativa avança, fica claro que o autor tem uma história a contar e ele não foge disso em momento algum.

Embora árdua ? e digo isso em razão do meu frágil emocional, pois o autor redige de forma fluidamente polida ?, a leitura prova-se necessária, discutindo de maneira densa a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher e o poder da amizade.

Poderia facilmente ser usado como repertório no Enem, mas como uma obra atemporal, vale a pena conferir esta estória em vida. Ela me fez sentir o medo pelos olhos da figura feminina, o desafio de ser uma mulher em um país dominado por homens. E compreender o contexto frio do machismo Afeganistão àqueles dias de guerra, o qual perdura até hoje, de Cabul, a capital do país, afora.

Andrus ( @andrus05 ) 29/08/2021

Um soco em forma de livro
"De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar."

O livro da vez foi A Cidade do Sol do escritor afegão Khaled Hosseini.
Por ter sido o livro mais intenso (se é assim que posso classificar) e que despertou tantos sentimentos em mim, hoje vou mudar um pouco e falar de alguns momentos e personagens que me marcaram. Eu sempre tive a "regra" de que, antes de iniciar a leitura de uma história com outra cultura, eu me desarmaria dos meus pré conceitos e aceitaria tudo de uma forma imparcial, mas com A Cidade do Sol não existe essa possibilidade.

A história é muito real. Em alguns momentos eu sentia que a Mariam estava vivendo aquelas situações bem perto de mim (e realmente tem milhares de mulheres vivendo aquela triste vida em tantos e tantos países ao redor do mundo). A vida da Mariam machuca demais o leitor. Uma menina de 14 anos que vivia na pobreza com sua mãe e, após acontecimentos drásticos, é obrigada pelo pai (e suas mulheres) a casar-se com um homem muito mais velho do que ela (não tem como não odiar o Rashid). A partir daí a vida da garota vai ficando cada vez pior. Anos depois, Mariam é obrigada a ver a história se repetindo dentro de sua casa, só que agora com Laila, uma jovem garota que mora ao lado que perdeu os pais em um ataque de bomba.

É revoltante ver o quanto mulheres sofrem em países assim. É uma tortura em forma de vida. E, pra piorar mais, ainda entra a política com base na religião. Se em um país como o Brasil a política é feita por homens para homens, imagina em um país assim que ainda tem o fator "Deus" para acharem absurdas como base para criar leis...
- A garota se casa jovem porque a família tem poder sobre ela (como se fosse uma propriedade).
- O marido que não assume a filha por ela ser filha da empregada e ele ter tido esse relacionamento fora do casamento (hipócrita).

É impossível não chorar no final com a Laila voltando a cabana onde a Mariam viveu porque (comecei a chorar escrevendo isso) o começo da história volta na memória. Ela ainda pequena esperando o pai chegar. Uma menina cheia de sonhos que só queria ser amada e que poderia ter tido uma vida completamente diferente da que viveu.Uma mulher que viveu achando que merecia toda aquela dor. Eu choro porque sei que existe várias Mariams pelo mundo. É duro demais saber que ela viveu todos os dias da vida dela em constante sofrimento e medo.

paola-layber 27/09/2021

Khaled Hosseini narra a história da vida conflituosa e, desde cedo, muito difícil de uma menina afegã. Nascida em um pequeno vilarejo, filha de um homem rico com a faxineira da mansão, Mariam cresce como quem não pede muito da vida.
O contexto da história, narrada entre o final do século XX e início do XXI, mostra as disputas pelo poder que ocorriam no território, as guerras internas e externas, e como esses conflitos influenciavam a vida dos habitantes do país.
Leitura extremamente necessária no contexto atual, em que o Talibã retomou o controle do Afeganistão. Além disso, a escrita de Hosseini te faz querer devorar o livro em instantes.

Jack 07/07/2021

Muito cruel
Terminei o livro a dias, e tive que esperar um pouco pra escrever, pra ver realmente o que eu sentia. Esse livro me destruiu em um grau que eu nem sei explicar, terminei ele aos prantos, mandei mensagens pros amigos chorando. Acredito que quem seja mulher, ao ler esse livro passe mal com os gatilhos.
Mariam, Nana, Laila e Aziza nos fazem querer entrar no livro e salvá-las, como não podemos fazer isso, penso até que nível isso é só uma história? Sabemos que não e! As histórias reais devem ser muito pior que essas. Livro contém cenas de agressão e tortura, entre outras. Dei quatro estrelas pq o livro transmite aquilo que creio que o autor queria. Dor e resistência. Mas não seria um livro que se eu conhecesse a história leria.

Ana Diniz 04/06/2021minha estante
Vc disse tudo! Nossa, esse livro é arrebatador

Teus 04/06/2021minha estante
Obrigado, e sim, esse livro me destruiu... Favoritado da vida

Geovanna.Carla 17/12/2020

?Dizia que mulheres e homens são iguais sob todos os aspectos e que não havia motivo para as mulheres se cobrirem se os homens não faziam a mesma coisa.?

Ler as obras desse autor que contam sobre a vida no Afeganistão sempre é um choque para mim, sair da casinha é difícil. Esse livro em especial doeu tanto em mim. Ele é dividido em quatro partes e na história de duas mulheres que acabam ?juntas? por obra do destino. É lindo de ver a relação de mãe e filha que acaba sendo construída entre ambas, toda união e companheirismo numa sociedade machista, no contexto de violência doméstica e durante uma guerra.