As Confissões de S. Agostinho

As Confissões de S. Agostinho Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Bia 06/05/2021

Confissões sobre as Confissões
Esse grande clássico cristão é dividido em 13 livros, os quais são compostos por pequenos capítulos. Os 9 primeiros livros são uma autobiografia de Santo Agostinho focada no seu processo de conversão. Já os 4 livros restantes abordam temas mais filosóficos (memória, tempo, etc.) e teológicos (criação, eternidade, trindade, etc.).

Já que estamos falando de confissões... CONFESSO: não foi uma leitura fácil para mim, achei densa, por muitas vezes cansativa e, sinceramente, não entendi exatamente tudo o que foi expressado. Contudo, consegui absorver a essência das confissões, e isso me levou a muitos momentos de reflexão acerca de Deus e Seu modo de agir. É lindo ver a devoção de Agostinho ao Senhor e isso me inspirou demais! Portanto, apesar de ter tido algumas dificuldades na leitura, tive muitos momentos prazerosos e reflexivos.

É importante salientar que esse livro merece uma leitura minuciosa a fim de conseguir absorver o máximo possível da tamanha riqueza que ele oferece e, assim, recomendo a todos que estejam interessados nos temas filosóficos e teológicos já citados acima, principalmente cristãos.

Ruth167 30/04/2021

Vida
Raramente demoro para escrever a resenha, mas a verdade é que Confissões tem tantas coisas que é realmente difícil falar sobre ele.
Santo Agostinho era sanguíneo e é fácil de perceber isso, pois ao mesmo tempo que ele vai narrando toda a sua história, narra também sobre as suas descobertas intelectuais e vivências espirituais no meio disso tudo. É necessária muita atenção para ler, pois a todo momento existe algo importante e belo que sem atenção facilmente se perde entre tantas outras iguais.
Santo Agostinho foi um grande homem, e suas questões são tão honestas que dificilmente alguém pode ler elas e não se deter, ele realmente encontra respostas para questões da própria humanidade na busca da sua verdade. Por fim, digo que realmente é um livro maravilhoso, mas que precisa de calma na sua leitura.
Dino.Bomfim 30/04/2021minha estante
Parabénnnnns pelo término ????

Ruth167 02/05/2021minha estante
Kkkk foi luta, mas chegou

Renatinha 21/04/2021

Dai-me o que me ordenais e ordenai-me o que quiserdes
O Santo Doutor confessa todas as fases de sua vida e ensina, na prática, o seu lindo processo de conversão. O que mais me deixou feliz foi saber que, as cartas de São Paulo (quem sou muito fã) ajudou na sua busca pela Verdade (Deus). Um livro não só teológico, mas também, filosófico e psicológico que vale muito a pena ler.

Lidia 15/04/2021

Nossa que livro! O que falar da história de Agostinho e das confissões que Ele faz ao nosso Deus!!
Me senti com pouca inteligência para ler esse livro, rsrsrs. Mas ao mesmo tempo fui muito marcada com algumas partes!!

Gui Fernandes 13/04/2021

Não passe dessa vida pra outra sem ler essa obra.
Livros 1 ao 9: Agostinho confessa seus pecados desde a infância e conta sobre toda sua vida até a conversão.

Livros 10 ao 13: Aborda diversos temas, com uma perspectiva mais filosófica/teológica ( tempo e eternidade, trindade, amor de Deus e etc... )

Edmon Santos 11/04/2021

Confissões de Agostinho.
Realmente, uma leitura extremamente edificante e interessante; é muito legal a nossa identificação com algumas etapas da vida de Agostinho. Recomendo fortemente a leitura por todo cristão.

Felipe 07/04/2021

Auto biografia
Confissões são meditações e uma auto biografia de Santo Agostinho. As dúvidas que ele carregou durante toda a sua vida ainda têm atingido os cristãos nos dias de hoje. A sinceridade no relato dele noa ajuda a refletir sobre como temos confrontado nossas questões de fé e nos ajuda a confiar na Palavra de Deus.

Hildeberto 04/04/2021

A confissão de um pensador
"Confissões", de Santo Agostinho, é composto por 13 "livros" agrupados em duas partes. Na primeira, do livro I ao IX, aborda-se a vida do autor antes de sua conversão ao cristianismo; na segunda, do capítulo X ao XIII, reflete-se sobre o tempo, a criação e a paz de espírito.

Santo Agostinho inicia esta obra retratando-se como um homem comum arrependido de seus pecados; conta como era atraído pelo o mal, destacando sua defesa das teses maniqueístas e seu gosto pelas aventuras amorosas: era um rapaz saliente defensor de teorias alternativas. Sua conversão se deu aos poucos, destacando-se a fé de sua mãe (Santa Mônica) e como em vários detalhes Deus atuava para tirá-lo do erro. Agostinho é um dos grandes teólogos do cristianismo, e ler suas confissões mostra que para todo ser humano é possível a salvação e a prática de boas obras.

Dos capítulos X ao XIII, Santo Agostinho assume-se como professor de artes liberais, seu ofício (algo equivalente a um professor universitário na atualidade), e discorre sobre a metafísica do tempo, da criação e da paz interior. No contexto de suas confissões, parece que quer usar aquilo que tem de melhor, seu conhecimento, para glorificar a Deus, expondo segundo as escrituras seu entendimento sobre esses assuntos. No meu entendimento, esta segunda parte é mais delicada. Talvez por falta de capacidade minha, algumas passagens tornaram-se bastante confusas; porém, não posso deixar de mencionar a minha impressão de que os temas abordados são tão elevados que qualquer coisa que seja escrita sobre eles não passará de especulação. Afinal, "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:90). Não obstante, algumas passagens são salutares, dignas de reflexão.

Em resumo, é um livro sobre a conversão de um homem, e sua tentativa de contribuição para indagações religiosas da época. É uma importante leitura para os cristãos , mas também para os interessados em filosofia, teologia e teoria religiosa.

A minha edição faz parte da "Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo", de 2010. Ela é ótima; sinto falta dessas coleções vendidas em bancas de jornal!

anoca 29/03/2021

é inútil resenhar clássicos pq ta todo mundo careca de elogiá-los, mas eu gostaria de apontar que é uma excelente obra para quem está no processo de conversão e para quem sofre de escrúpulo.

Vieira 25/03/2021

Agostinho, um dos maiores teólogos da igreja nos apresenta suas Confissões. Nelas, relata sua infância, sua relação com sua mãe Monica, sua adolescência, juventude, pecados e conversão. Confissoes tambem mostra toda a capacidade intelectual e teologica de Agostinho. Sua escrita é profunda e ao mesmo tempo clara. Seu texto tem um misto de filosofi, teologia e poesia.

Natha 21/03/2021

Confissões
Ahhhhh o que dizer sobre esse livro, tanto que chorei e me encontrei em várias páginas.

?Ó Senhor, cumpre em mim Tua obra e revela-me essas páginas!?

Eu diria que houve uma certa identificação com o Agostinho em algumas angústias vividas por ele, meu ?? quebrou debaixo daquela fiqueira.

Então, é o seguinte, leia esse livro, abra o coração e leia esse livro, sinta como é difícil, mas ao mesmo tempo maravilhoso ver o Amor entrar em nosso coração e nunca mais sermos a mesma pessoa.

Finalizo com um até a próximo, pois se Ele permitir eu volto ?

Lucy 16/03/2021

TARDE TE AMEI...
Confesso que quando comecei a ler o livro me assustei pelo número de páginas e a organização. Confissões é dividido em treze livros, cada qual com alguns capítulos referentes ao assunto principal. Os primeiros dez livros tratam do passado de Santo Agostinho e os três últimos abordam a criação baseado no início de Gênesis.

Santo Agostinho escreve sobre sua vida, desde a infância até o momento em que decide escrever o livro. São verdadeiras confissões, onde ele revela o mais íntimo de seu coração e reconhece a graça de Deus no tempo em que vivia entregue ao pecado.

Quem conhece a história dele, deve saber que ele buscou a verdade de várias formas. Após ter encontrado, não hesitou em escrever sobre seu passado, na intenção de que fosse conhecido pelos leitores a razão de nossa existência.

"Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." (Santo Agostinho)

Antes que eu percebesse, Santo Agostinho me acolheu e tornou-se meu santo de devoção. Enquanto lia, me sentia em um diálogo com ele e percebia nossas semelhanças, isso me auxiliou a fazer um exame de consciência do passado e poder ver de uma nova perspectiva.

Quisera eu, que todas as pessoas encontrassem a partir desse livro a Verdade, a Fé, a Caridade e a Esperança. Assim como é grande a misericórdia de Deus na vida dele, também é na nossa.

Por fim, deixo um pequeno trecho que desejo lembrar pelo resto da vida:
"Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Estavas dentro de mim e eu estava fora, e aí te procurava... Estavas comigo e eu não estava contigo... Mas Tu me chamaste, clamaste e rompeste minha surdez. Brilhaste, resplandeceste e curaste a minha cegueira." (Santo Agostinho)

P.S.: Se você leu até o final, leia Confissões!

Gilles Dorneles 25/02/2021

The best
Confesso que minha vida mudou como depois que li esse livro. É um dos meus favoritos e está no top dessa lista. Como uma água toma um curso diferente assim foi depois que li essa obra de Agostinho. A forma poética e confessional que ele escreve foi tremendamente impactante pra minha vida cristã. Confesso hoje que o tom de minhas conversas e escrita mudaram depois que li confissões. A forma como exponho meus erros e pecados a irmãos próximos eu coloco na conta de Agostinho. Se um dia conversarmos e nossa conversa for demorada você irá me ver confessando alguma coisa ruim e triste da minha vida. Mas irá ouvir também palavras de esperança e consolo do Deus Altíssimo. Todo cristão deveria ler essa obra e ser impactado por uma vida que atormentada pelo pecado e desejos carnais se ver livre perante Deus na pessoa de Jesus. É de cair lágrimas a escrita bela de Agostinho em cada página. Leiam pelo amor de Deus essa obra.

Carlos_e_Bianca 21/02/2021

Título indispensável
As Confissões de Santo Agostinho é um clássico das obras católicas e agora sei porquê. A sua vida e sua caminhada de conversão é inspiradora. Deus nos deu a língua e a pena de Santo Agostinho para que seja um exemplo de santidade e castidade para todos. Perfeito.
Os três últimos livros que falam da criação é uma obra teológica impecável. Com certeza quero ler de novo.
Santo Agostinho. Rogai por nós.

Cesinha 21/02/2021

Em uma leitura filosófica e não-dogmática
Podemos mapear a obra de duas formas. Na primeira abordagem, obra se divide em duas partes: dos livros 1 a 8, é tratada a pré-conversão e dos livros 9 a 13, a pós-conversão. Outra abordagem mais detalhada, em termos de um estudo filosófico, dividem-na em três partes: os livros 1 a 9 expõem a vida passada de Agostinho; o livro 10 expõe a situação atual de Agostinho; os livros 11 a 13 são um comentário sobre o livro do Gênesis 1, 1-31.

Sugiro a leitura do artigo "A ATUALIDADE DAS CONFISSÕES
DE SANTO AGOSTINHO" de Sérgio Ricardo Strefling (link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/2707) e as falas do prof. Moacyr Novaes, USP, disponíveis no Youtube, como a aula inaugural do departamento de Filosofia em 2017 (link: https://www.youtube.com/watch?v=a1Q0pywHL_0). Esses vídeos e textos me instigaram a tentar novamente essa leitura de uma forma filosófica e não-dogmática, agora possível pela recente tradução do também professor da USP, Lorenzo Mammi.

Moacyr Novaes defende uma leitura filosófica das Confissões como um convite e percurso no campo do diálogo com o múltiplo mesmo no campo do estudo bíblico.