Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Sheldon 15/09/2023

As confissões de um santo
Após mais de 2 anos, enfim terminei a leitura desse livro. A demora se deu porque só voltava a leitura dele quando me sentia preparado para avançar, para extrair o máximo dela.

Foi uma jornada incrível nas memórias de um homem, na intimidade de suas orações a Deus. Um homem ao mesmo tempo tão gigante em influência e inteligência, e tão humano e humilhado diante de suas inquietações, seus pecados e, mais ainda, diante da glória de Deus.

Não consigo explicar todas as transformações e mudanças que experimentei ao ler esse livro. Mas entre elas a mais importante que consigo citar é de que ele me levou a amar mais a Deus. Não por menos o autor carrega o título de um dos pais da igreja.

Os clássicos podem ser considerados difíceis de ler, mas tudo que é valioso cobra um preço de dedicação, mas a recompensa é certa.

Os livros são janelas para a vida. Portais que suprimem as distâncias de tempo e espaço. Todo cristão devia reconhecer isso facilmente, pois nossa fé tem como veículo um livro.

WellingtonBSA 15/09/2023

Este livro é uma autobiografia de Agostinho. A partir de sua vida, o autor elabora uma reflexão filosófica e teológica, em um texto muito bem construído e profundo. Não surpreende que tenha se tornado um clássico.

Marcos606 06/09/2023

Trata da juventude inquieta de Agostinho e da tempestuosa viagem espiritual que terminou cerca de 12 anos antes de o livro ser escrito no refúgio da Igreja Católica Romana. Na realidade, a obra não é tanto uma autobiografia, mas uma exploração do desenvolvimento filosófico e emocional de uma alma individual. As confissões abriram caminhos totalmente novos como literatura, e o gênero da autobiografia deve muitas de suas características a Agostinho.

Embora a narrativa autobiográfica constitua grande parte dos primeiros 9 dos 13 livros de Confissões, a autobiografia é incidental ao objetivo principal da obra. Para Agostinho, “confissões” é um termo genérico para atos de discurso religiosamente autorizado: louvor a Deus, culpa de si mesmo, confissão de fé. O livro é uma meditação ricamente texturizada feita por um homem de meia-idade (Agostinho tinha cerca de 40 anos quando o escreveu) sobre o curso e o significado de sua própria vida. A dicotomia entre a odisseia passada e a atual posição de autoridade como bispo é enfatizada de diversas maneiras no livro, principalmente porque o que começa como uma narrativa da infância termina com uma discussão extensa e muito religiosa do livro de Gênesis; a progressão vai desde o início da vida de um homem até o início da sociedade humana.

Entre esses dois pontos, a narrativa do pecado e da redenção prenderá a atenção da maioria dos leitores. Aqueles que procuram encontrar nele as memórias de um grande pecador ficam invariavelmente desapontados, na verdade muitas vezes perplexos com as minúcias do fracasso que preocupam o autor. De maior significado é o relato da redenção. Agostinho é especialmente influenciado pela poderosa pregação intelectual do suave e diplomático bispo Santo Ambrósio, que concilia para ele os atrativos da cultura intelectual e social da antiguidade, na qual Agostinho foi criado e da qual foi mestre, e o ensinamentos espirituais do cristianismo. A ligação entre os dois foi a exposição de Ambrósio, e a recepção de Agostinho, de uma seleção das doutrinas de Platão, mediadas na antiguidade tardia pela escola do Neoplatonismo. Agostinho ouviu Ambrósio e leu, em tradução latina, algumas das obras extremamente difíceis de Plotino e Porfírio. Ele adquiriu deles uma visão intelectual da queda e ascensão da alma humana, visão que encontrou confirmada na leitura da Bíblia.

A religião para Agostinho, contudo, nunca foi apenas uma questão do intelecto. O sétimo livro das Confissões relata uma conversão intelectual perfeitamente satisfatória, mas o extraordinário oitavo livro leva-o um passo necessário adiante. Agostinho não conseguia buscar a pureza ritual do batismo sem se purificar ao extremo dos desejos da carne. Para ele, o batismo exigia a renúncia à sexualidade em todas as suas manifestações expressas. A narrativa das Confissões mostra Agostinho formando a vontade de renunciar à sexualidade através da leitura das cartas de São Paulo. A cena decisiva ocorre num jardim de Milão, onde a voz de uma criança parece convidar Agostinho a “pegar e ler”, ao que ele encontra nos escritos de Paulo a inspiração para adotar uma vida de castidade.

O resto das Confissões é principalmente uma meditação sobre como o estudo contínuo das Escrituras e a busca pela sabedoria divina ainda são inadequados para alcançar a perfeição e Agostinho faz as pazes com as suas imperfeições. É uma obra de grande força e talento artístico.

Josue.Sousa 29/08/2023

Li Agostinho no mês de agosto...
Título com uma Informação inútil, mas interessante.
A respeito do livro, é notório o amor que Agostinho tem pelas coisas do alto, por Deus, por Cristo, pela igreja, pelo reino do céus. É fascinante como ele demonstra esse amor, sempre tecendo elogios, ou melhor, verdades a respeito da grandiosidade do Pai da eternidade.
É absolutamente gratificante acompanhar sua jornada à fé, suas lutas contra o pecado, seu caminho do engano à libertação das falsas doutrinas.
É um livro para fortalecer a fé, mediante ao ato de amar como Agostinho amou, exaltar como ele exaltou, se entregar como ele se entregou.

Igor.Nogueira 18/08/2023

Imortal
Esse livro é único e afrente do seu tempo. É memorável e imortal, difícil, porém belo. Vale o estudo, vale a releitura, vale a recomendação.

Babi 15/08/2023

Eu confesso?
Eu confesso que estava muito empolgado com esse livro, via várias pessoas comentando, e um erro meu foi não ir atrás de se gostaram ou não.
No começo do livro eu tava sem entender muito bem do que se trataria, no meio eu estava manado pa estava descobrindo um pouco sobre a vida de um santo, agora no final estava pior do que no começo. Foi ali que ele começou a filosofar e eu não entendia mais nada!
Não é um livro ruim, para quem gosta de filosofia, e quer um livro para reflexão ele é maravilhoso.
Sugiro que quem for lê-lo dedique um tempo só para ele para que possam ler e meditar.

Rafa 12/08/2023

Jornada
Nem todo livro merece ser lido rapidamente, alguns precisam de contemplação, de por a mente e o coração em conjunta atividade.
É o caso deste livro, uma obra prima que fala sobre Deus em pequenas e grandes coisas, fala sobre a vida extraordinária de Santo Agostinho de Hipona que em seu relato inspira e nos torna mais próximos a Ele. É perceptível que sua fé é guiada pela inteligência, pela curiosidade de conhecer e a com isso amar ainda mais a Deus.
Aprendi muito com essa obra, prova disso é que grifei o livro quase que por inteiro! Amei muito a leitura e recorerei a mesma sempre que precisar.

"Por isso, creio em tudo o que entendo, mas nem tudo o que creio entendo. Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo o que creio conheço."

Sabryna21 03/08/2023

Um livro complexo, necessita de uma boa bagagem de leitura para entender o que Santo Agostinho queria passar para os leitores!

Rafaela.Einsfeld 30/07/2023

Vida e divagações de Agostinho
Li por indicação de um amigo.

O livro é tão antigo que simplesmente se tornou o primeiro livro autobiográfico do mundo! ?

Agostinho conta sua história desde a primeira infância até sua conversão. Achei muito interessante as partes em que ele se prende a este ponto: sua história e divagações sobre esta.

Entretanto, após passar a parte de sua conversão ele começa a adentrar em assuntos diversos, que achei um tanto entediante, apesar dos assuntos em si não serem.

Tinha a sensação de estar intrometida em uma oração dele para Deus. Escutando uma conversa dele com Deus.

Mas não posso dizer que o livro é ruim, pois não é.

Não acho um livro aconselhável para quem está iniciando seu caminho nos livros, mas para quem é cristão e já tem uma estrada longa com os livros, podem tirar proveito.

Felipe 18/07/2023

Sem palavras
Nao sei se estava no momento certo da minha vida para essa leitura. Entender Santo Agostinho é a cara poucos, mas consegui absorver poucas coisas que já foram grandes riquezas para minha vida.

jpvbm 04/07/2023

Sinceridade e humildade
Confissões impressiona desde as primeiras páginas pela história fielmente narrada da vida de Sto. Agostinho antes de sua conversão. O autor errou em seitas como a dos maniqueus, os quais foi abandonado aos poucos, com algum esforço, graças ao coração humano, sempre ?inquieto enquanto não repousa em Ti?. Seu desafio maior foi abandonar os prazos da carne, os quais negociava com Deus em seu íntimo para largar sempre no dia seguinte...

É uma história de vida impressionante, de uma sinceridade quase tangível, mesmo na tradução para o português, cuja mensagem principal é de que se aceitarmos ser guiados pela honestidade intelectual nosso destino inescapável será em Cristo.?

Daniela Dos Santos 29/06/2023

Esse livro, no começo eu não achei que me cativou, mas depois no 3 capítulo, comecei a entender,o livro é uma verdade confissão de Agostinho, ri, chorei quando ele fala da sua mãe, vale a pena ler com calma, sem correria, sem pressa para acabar, tem muitas páginas que me identifiquei.

DborahCSS083 14/06/2023

Ótimo livro!
Confissões não é pra qualquer um. Por ser antigo, ele gasta muito tempo refletindo sobre coisas que se você não tem o hábito de refletir, pensar e repensar, se torna um pouco cansativo de ler. Mas é ótimo!

Flaviana.Firmo 30/04/2023

Narrativa profunda e complexa
A leitura pode ser desafiadora, mas o resultado é uma experiência enriquecedora e transformadora. Agostinho nos mostra que a busca por Deus é uma jornada pessoal e constante, que exige humildade, perseverança e amor.