Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

_matheus.freitas 26/03/2024

"Tarde vos amei!"
Agostinho, como homem santo que era trás a tona a falhabilidade de si mesmo, em suas "Confissões" e sua trajetória até o conhecimento de Deus e de uma vida com Ele.

Aqui vemos a vulnerabilidade de alguém que teve TODAS as áreas de sua vida transformadas pelo divino. Seja emocional, social, relacional, intelectual dentre tantas outras, vemos como
passo a passo, cada uma se rendeu aos parâmetros e vontades do Eterno

Saindo de um marasmo existencial, para sua plenitude, ao ponto de que em dado ponto torna-se impossível resistir a tal e tudo que sobre é inegavelmente render-se ao Criador, e segui-lo !

Leitura belissima e recomendada a todo aquele que tem em si, curiosidade de conhecer sobre a alma humana e em como ela pode e deve se relacionar com Deus e suas demandas!

Linhares 21/03/2024

Agostinho de Hipona nos conta a história de sua conversão como plano de fundo dessa obra, enquanto discute sobre a origem do mal, a natureza da memória, o tempo e a criação pela trindade.

Agostinho também nos fala da importância de termos nosso Senhor Jesus Cristo como ÚNICO mediador entre nós e Deus Pai.

Excelente obra filosófica e teológica.

dasmc 18/03/2024

Mais uma pedrada do mestre
O livro é muito bom, pela forma que Agostinho escreve nos dá a falsa impressão de que somos melhores do que ele, mas, creio eu que é muito pelo contrário! Se fôssemos fazer o mesmo que ele e fazer uma contrição perfeita, provavelmente não conseguiríamos sequer passar da atrição para a contrição, então, é um livro que propõe uma reflexão incrível, Agostinho de Hipona conseguiu o que todo cristão objetiva, tornou-se Santo Agostinho.
Recomendo a leitura mesmo para quem não é cristão, esse livro é uma grande lição até pra quem é cético/ateu, bebam da sabedoria desse mestre e reflitam a própria vida, é pra isso que esse livro serve.

Júlia Montibeller 13/03/2024

Maravilhoso!
Terminado!
Foram dois meses lendo essa obra-prima. Minhas partes favoritas definitivamente foram a história da sua vida e conversão e as digressões sobre a natureza do mal e sobre a eternidade.
Além da profundidade, os textos são todos muito belos e bem elaborados. É um livro para ser lido com calma e revisitado ao longo da vida. Santo Agostinho, rogai por nós!

Aline 13/03/2024

Interessante
Confissões de Agostinho, um livro interessante mas que eu tive um pouco de dificuldade para entender. Nele Agostinho relata sua conversão e algumas de suas dúvidas.

blousrie 04/03/2024

Profundo, pessoal, e espiritual
Assim que você começa a ler as Confissões, percebe rapidamente o porquê de ser um clássico. Com uma devoção apaixonante, Santo Agostinho fala da sua busca incessante pela Verdade, expondo os pensamentos, as aflições, as histórias passadas, as orações de Santa Mônica...é interessante que, apesar de ser um livro extremamente pessoal, é possível nos identificar com Santo Agostinho em diversos momentos, devido essas dúvidas e questões que surgem em todo ser humano. É muito bonito ver e sentir a conversão dele, e o livro é riquíssimo em sabedoria.

"Dai-me o que me ordenais é ordenai-me o que quiserdes."

Maria18689 02/03/2024

Muito muito muito lindo
difícil de ler? sim
muita questão filosófica? sim
muita citação? sim
mas o conteúdo é riquíssimo e a história dele é maravilhosa.

Luan 27/02/2024

Catolicismo e filosofia
Por mais que o tempo tenha passado, os problemas e dúvidas interiores dos homens ainda são os mesmos. Nesse sentido, Santo Agostinho é gênio ao fazer com que um livro do século IV continue sendo influente no século XXI, ao ponto de ainda oferecer respostas e trazer outros questionamentos à vida de qualquer ser humano. Santo Agostinho e Santa Mônica, rogai por nós!

Clara3486 26/02/2024

?O desejo da alma é existir e repousar no objeto que ama?
Comecei a ler no ano passado e terminei hoje.
Muito diferente de como eu pensava que seria, nessa obra Santo Agostinho confessa seus pecados, mas também glorifica a Deus e proporciona várias reflexões filosóficas sobre a Sagrada Escritura nos últimos capítulos.
Não sou muito fã de biografias, mas é sempre bom ter uma leitura espiritual consigo e eu já estava querendo ler esse há muito tempo.
Me emocionei particularmente na parte em que o santo é tocado por Deus e decide converter-se definitivamente (capítulo 12 do VIII Livro). Santo Agostinho foi um grande homem escolhido pelo Senhor para converter gerações por meio de sua sabedoria.

MathFeitosa 18/02/2024

Maravilhoso
Estou a conhecer obras filosóficas desde suas bases. Para começar a filosofia cristã, não poderia ser por um livro e autor diferente. Um livro belo em diversos aspectos e que demonstram o amor e devoção de um homem para Aquele em que acredita.

"Observando as outras coisas que estão abaixo de Ti, compreendi que absolutamente não existem, nem totalmente deixam de existir. Por um lado existem, pois provém de Ti; por outro não existem, pois não são aquilo que és. Só existe realmente aquilo que permanece imutável".

Duda1446 15/02/2024

EXCELENTE! ??
Cara que livro!
Ainda em choque com o quanto que aprendi.
Virei fã demais de Santo Agostinho, que exemplo para uma vida cristã seguindo a vontade de Deus e reconhecendo diariamente a nossa pequenez.
Muitos ensinamentos e testemunhos bonitos nessas confissões.
Que aprendizado!
?É duro te seguir, mas é impossível te deixar!?

Rogerio.Flores 20/01/2024

Confissões
Este livro traz além das confissões de Santo Agostinho de Hipona, considerado um dos mais importantes filosofos do princípio do cristianismo, que viveu entre 354 e 430 d.C., relatos de sua vida e importante material bibliográfico.
A edição é repleta de notas explicativas, que apresentam explicações sobre sentidos possíveis de traduções de alguns trechos da língua latina, acrescidas de interpretações apresentadas por diferentes estudiosos sobre passagens da obra e anexos com correspondências entre amigos da época e, obviamente, de breve bibliografia de Santo Agostinho.
Valendo-se, obviamente, dos fartos ensinamentos filosóficos do autor, é possível perceber nuances da vida na Roma do final do séc. IV e início do V, entender as aflições e os desenlaces e, mais do que tudo, se locupletar da sabedoria de um importante filósofo da humanidade e da cultura ocidental. Recomendo a leitura. Trata-se daquele tipo de livro do qual podemos, de tempos em tempos, abrir uma página aleatoriamente e refletir profundamente sobre uma passagem contida em um breve parágrafo, rica de ensinamentos e sabedoria.

Rony 18/01/2024

Pois meu corpo vive da minha alma e a minha alma vive de ti
Essa é uma leitura que me toca em muitos pontos e desperta muitas considerações. Comecei a ler incentivado por uma disciplina e um exercício de comparação com a Eneida. Depois que acabei o trabalho, peguei para ler com mais atenção e mente aberta e é simplesmente muito bom. É incrível notar esses momentos de uma paixão tão intensa que se torna alimento de uma pessoa. É também um movimento de conversa consigo mesmo, até porque cresci e vivi intensamente em grupos religiosos (por escola própria) e percebo como isso ainda ressoa em mim. Mas independente disso, defendo que essa leitura é boa pra além desse elemento religioso, observando os elementos interessantes de outros tópicos, como algumas ideias "modernas" já estão anotadas lá.

Vanessaliteraria 17/01/2024

E vamos a primeira leitura que eu não curtir tanto quanto achei que deveria ? Mas antes de me julgar, me deixem explicar kkkkk
Confissões de Agostinho é um livro repleto de ensinamentos e boa parte do livro é edificante. Agostinho fala de seus pecados sem dar desculpas porque os cometeu. Ele reconhece seus erros e que sentia prazer até mesmo em comete-los. Ainda assim achei a leitura mega cansativa e fiquei aliviada de saber que não fui a única ?
Recorri a Alexa e ainda assim foi chato pra caramba de ouvir kkkkkk
Teve um dia que a Alexa bugou e não queria ler nem por um decreto , achei que ela devia ter se cansado do livro tanto quanto eu kkkkkkk
Mas leiam gente vai que cês gostam né ?
Pra mim não rolou não... Mas ainda vou dar outra chance pra Agostinho futuramente em um outro livro . ?
Rebeca Silva de Souza 17/01/2024minha estante
Hahahahha! Estou lendo esse livro há mais de um ano, um capitulozinho de cada vez pra aguentar numa boa... é bom, mas repete tanto as coisas e me sinto ávida por detalhes biográficos e fatos que aconteceram com ele, o que ele escreve esporadicamente, uma coisa ou outra que lhe ocorre.....

Rebeca Silva de Souza 17/01/2024minha estante
Enfim...ele provoca nossa paciência hajaja

Vanessaliteraria 19/01/2024minha estante
Verdade e haja paciência kkkkkkk