Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Bill 28/07/2021

(Santo) Agostinho (Aurélio) Agostinho de Hipona
354
13/11 - Nasceu Tagaste, Numídia (moderna Souk Ahras, Argélia).

372
XX/XX - Mudou-se para Cartago para estudar retórica.
XX/XX - Nasce seu filho Adeodato.

373
XX/XX - Ensinou gramática em Tagaste; até 374.

375
XX/XX - Mudou-se para Cartago para dirigir uma escola de retórica e lá permaneceu pelos nove anos seguintes.

383
XX/XX - Fundou uma escola em Roma.

384
XX/XX - professor de retórica para servir na corte imperial em Mediolano (Milão).

387
XX/XX - Converte ao cristianismo e aceita o batismo.

388
XX/XX - Completou sua apologia "Sobre a Santidade da Igreja Católica".
XX/XX - Sua família decidi voltar para a África, mas sua mãe Mônica (Santa Mônica) morreu em Óstia, perto de Roma, quando se preparava para embarcar.

391
XX/XX - Falece seu filho Adeodato; causa da morte desconhecida.
XX/XX - Foi ordenado sacerdote em Hipona.

395
XX/XX - Foi nomeado bispo coadjutor de Hipona e, logo depois, assumiu o trono episcopal, motivo pelo qual é conhecido como "Agostinho de Hipona", uma posição que manteve até sua morte em 430.

397
XX/XX - Iniciou a escrita de suas 'Confissões'; terminando em 398.

430
28/08 - Faleceu em Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argélia)

Ruth167 30/04/2021

Vida
Raramente demoro para escrever a resenha, mas a verdade é que Confissões tem tantas coisas que é realmente difícil falar sobre ele.
Santo Agostinho era sanguíneo e é fácil de perceber isso, pois ao mesmo tempo que ele vai narrando toda a sua história, narra também sobre as suas descobertas intelectuais e vivências espirituais no meio disso tudo. É necessária muita atenção para ler, pois a todo momento existe algo importante e belo que sem atenção facilmente se perde entre tantas outras iguais.
Santo Agostinho foi um grande homem, e suas questões são tão honestas que dificilmente alguém pode ler elas e não se deter, ele realmente encontra respostas para questões da própria humanidade na busca da sua verdade. Por fim, digo que realmente é um livro maravilhoso, mas que precisa de calma na sua leitura.
Dino.Bomfim 30/04/2021minha estante
Parabénnnnns pelo término ????

Ruth167 02/05/2021minha estante
Kkkk foi luta, mas chegou

Raquel.Correa 07/06/2021

Livro incrível
Primeira auto biografia da história, Santo agostinho faz reflexões sobre a origem do Mal, a origem do tempo, oque Deus fazia antes de toda a criação e entre outras passagens da criação em Genesis. Ele conta toda sua trajetória de conversão do Maniqueísmo ao Catolicismo, e confessa seus pecados e conta a história de sua vida.

biiamedeiros_ 01/02/2021

Desafiador
Eu sou uma pessoa que não gosta muito de ler, mas tento. Confissões foi um livro que me despertou muito na primeira metade, mas na segunda eu tive que me forçar a ler pq eu detesto filosofia kkkkkk
No entanto, acho que vale muito a pena a leitura, não é à toa que é um clássico. Consegui me identificar muito com as indagações dele e isso foi muito legal, mas acho que os fãs da filosofia puderam apreciar mais do que eu!
Graciela11 01/02/2021minha estante
Menina! Eu amei os livros que você vai ler esse ano! Já coloquei alguns na minha lista e estou te seguindo. Deus abençoe ???????

biiamedeiros_ 01/02/2021minha estante
Owww ?? Deus te abençoe bem muito!!!!! Espero que cresçamos muito em Cristo com esses livros! Quiser comentar sobre as leituras depois, vai ser um prazer ?

Graciela11 01/02/2021minha estante
????? Amém! ? Eu estou lendo um livro do meu amado Caio Fábio ? e a Bíblia também, claro! ? Estou tentando ler ela em um ano.. Se Deus quiser, vou conseguir ??

biiamedeiros_ 01/02/2021minha estante
Ahhh, a Bíblia 365??? Eu tô lendo também ?

Graciela11 01/02/2021minha estante
Não meu bem, eu estou fazendo um plano de leitura da bíblia de um ano em um App da Bíblia maravilhoso!!!

biiamedeiros_ 01/02/2021minha estante
Ahhhh entendi!!! Eu to seguindo a leitura anual da Bíblia 365, vai ser a primeira vez que vou ler a Bíblia toda!

Graciela11 01/02/2021minha estante
Que Deus abençoe sua leitura ??????

biiamedeiros_ 03/02/2021minha estante
Amém! A sua também ???

Graciela11 03/02/2021minha estante
????????

Vieira 25/03/2021

Agostinho, um dos maiores teólogos da igreja nos apresenta suas Confissões. Nelas, relata sua infância, sua relação com sua mãe Monica, sua adolescência, juventude, pecados e conversão. Confissoes tambem mostra toda a capacidade intelectual e teologica de Agostinho. Sua escrita é profunda e ao mesmo tempo clara. Seu texto tem um misto de filosofi, teologia e poesia.

Lívia 04/04/2023

A leitura pode ser um pouco cansativa por ter uma linguagem mais complexa, mas é excelente!
Algumas de minhas frases favoritas:
"O que sou para mim mesmo, sem ti, senão um guia para minha própria queda?"
"Quem portanto, me libertará desse miserável corpo de morte senão a Tua graça somente, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor?"
"
" Como nos amaste, bom Pai! Tu não poupaste Teu Filho único, mas o entregaste por nós, pecadores!"
Vivi360 02/05/2023minha estante
Ótima análise

Natha 21/03/2021

Confissões
Ahhhhh o que dizer sobre esse livro, tanto que chorei e me encontrei em várias páginas.

?Ó Senhor, cumpre em mim Tua obra e revela-me essas páginas!?

Eu diria que houve uma certa identificação com o Agostinho em algumas angústias vividas por ele, meu ?? quebrou debaixo daquela fiqueira.

Então, é o seguinte, leia esse livro, abra o coração e leia esse livro, sinta como é difícil, mas ao mesmo tempo maravilhoso ver o Amor entrar em nosso coração e nunca mais sermos a mesma pessoa.

Finalizo com um até a próximo, pois se Ele permitir eu volto ?

Hildeberto 04/04/2021

A confissão de um pensador
"Confissões", de Santo Agostinho, é composto por 13 "livros" agrupados em duas partes. Na primeira, do livro I ao IX, aborda-se a vida do autor antes de sua conversão ao cristianismo; na segunda, do capítulo X ao XIII, reflete-se sobre o tempo, a criação e a paz de espírito.

Santo Agostinho inicia esta obra retratando-se como um homem comum arrependido de seus pecados; conta como era atraído pelo o mal, destacando sua defesa das teses maniqueístas e seu gosto pelas aventuras amorosas: era um rapaz saliente defensor de teorias alternativas. Sua conversão se deu aos poucos, destacando-se a fé de sua mãe (Santa Mônica) e como em vários detalhes Deus atuava para tirá-lo do erro. Agostinho é um dos grandes teólogos do cristianismo, e ler suas confissões mostra que para todo ser humano é possível a salvação e a prática de boas obras.

Dos capítulos X ao XIII, Santo Agostinho assume-se como professor de artes liberais, seu ofício (algo equivalente a um professor universitário na atualidade), e discorre sobre a metafísica do tempo, da criação e da paz interior. No contexto de suas confissões, parece que quer usar aquilo que tem de melhor, seu conhecimento, para glorificar a Deus, expondo segundo as escrituras seu entendimento sobre esses assuntos. No meu entendimento, esta segunda parte é mais delicada. Talvez por falta de capacidade minha, algumas passagens tornaram-se bastante confusas; porém, não posso deixar de mencionar a minha impressão de que os temas abordados são tão elevados que qualquer coisa que seja escrita sobre eles não passará de especulação. Afinal, "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:90). Não obstante, algumas passagens são salutares, dignas de reflexão.

Em resumo, é um livro sobre a conversão de um homem, e sua tentativa de contribuição para indagações religiosas da época. É uma importante leitura para os cristãos , mas também para os interessados em filosofia, teologia e teoria religiosa.

A minha edição faz parte da "Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo", de 2010. Ela é ótima; sinto falta dessas coleções vendidas em bancas de jornal!

Carlos_e_Bianca 21/02/2021

Título indispensável
As Confissões de Santo Agostinho é um clássico das obras católicas e agora sei porquê. A sua vida e sua caminhada de conversão é inspiradora. Deus nos deu a língua e a pena de Santo Agostinho para que seja um exemplo de santidade e castidade para todos. Perfeito.
Os três últimos livros que falam da criação é uma obra teológica impecável. Com certeza quero ler de novo.
Santo Agostinho. Rogai por nós.

Mila 11/12/2023

Confissões
Demorei um bom tempo para engajar na leitura. Mas gostei de acompanhar principalmente a parte em que ele conta sobre sua conversão ao cristianismo e sobre detalhes de sua vida. É muito bonito a forma como ele reverencia a Deus em toda a sua escrita.

Carlos 07/07/2021

Mais que uma biografia, uma oração
Essa obra é um clássico da literatura, sendo a primeira autobiografia do ocidente, mas ela vai além da descrição de fatos e passa a ser uma conversa direta de Agostinho com Deus, uma conversa entre criatura e criador.

Ele divide a obra em duas partes, a primeira biográfica e a segunda teórica, sendo que ambas são de difícil leitura e exigem calma para entender as mensagens do autor, principalmente na segunda parte, pois a descrição de seus pensamentos é densa.

Com Agostinho pude entender um pouco mais sobre a conversão e principalmente sobre o cristianismo.

No geral eu recomendo a leitura, pois é linda, emocionante e inspiradora, com ele posso afirmar que não sou mais o mesmo, pois fiz junto com ele a minha própria trajetória.

Carrara 14/01/2009

Literatura Pesada
Esse Livro é uma Biografia do Santo Doutor da Igreja, Santo Agostinho. Trata-se da história de sua vida e sua conversão ao Cristianismo. Contudo, é um livro de uma linguagem difícil, li há muitos anos atrás, assim, tive que manterum dicionário ao meu lado enquanto o lia, mas aprendi muitas palavras, frases, e muita coisa sobre a vida.

Vale a pena D+++
Rafael CT 31/03/2015minha estante
Pequena correção, Santo Agostinho de Hipona é Pai da Igreja, o conceito de Doutor da igreja começou no catolicismo romano com Teresa D'Avila

Jessica 12/01/2021minha estante
Pode até ser, mas Agostinho também está na lista dos Doutores da Igreja.

Julia.Nunes 26/12/2021

Confissões
Se trata de um livro em forma de confissão, reflexivo, auto biográfico. A leitura é mto bonita e cheia de momentos filosóficos.