Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Tarciso.Rodrigues 07/01/2022

Pequeno grandioso livro
Confissões, de Agostinho, é um livro autobiográfico, em forma de orações de confissões, relativamente curto, mas grandioso em conteúdo e, por isso, denso. Filosofia e teologia... Dialética, epistemologia... O trecho em que ele trata de mente e memória é interessantíssimo e complexo. Quando trata acerca do tempo... Eis algo que o mundo todo deveria ler. Há ecos desse livro nos maiores clássicos da literatura após ele.

jpvbm 04/07/2023

Sinceridade e humildade
Confissões impressiona desde as primeiras páginas pela história fielmente narrada da vida de Sto. Agostinho antes de sua conversão. O autor errou em seitas como a dos maniqueus, os quais foi abandonado aos poucos, com algum esforço, graças ao coração humano, sempre ?inquieto enquanto não repousa em Ti?. Seu desafio maior foi abandonar os prazos da carne, os quais negociava com Deus em seu íntimo para largar sempre no dia seguinte...

É uma história de vida impressionante, de uma sinceridade quase tangível, mesmo na tradução para o português, cuja mensagem principal é de que se aceitarmos ser guiados pela honestidade intelectual nosso destino inescapável será em Cristo.?

Lanny 17/09/2022

Incrivelmente bom.. Não sei porque demorei tanto para ler essa obra prima. Santo Agostinho narra suas confissoes desde quando era uma criança. Tive que reler algumas partes, mas nada que desanimasse a leitura, e com certeza aprendi muito também!

M . Danilo 15/03/2023

"Conhece-te, aceita-te e supera-te"
Intitulei essa resenha com uma frase do próprio St. Agostinho que, para mim, melhor sintetiza o livro e uma de suas inúmeras mensagens, e vou tentar passar adiante a relação dela com o livro.

A ação de profunda meditação, de pesquisa em sua memória, de autoconhecimento, de desconstrução, de entender suas ambições e motivações são o "conhece-te" que o Santo relata em sua obra.

Por sua vez, o ato de confessar, por meio da escrita do seu livro, essa gama de experiências, independente da natureza delas, ele denota a parte "aceita-te".

Por outro lado, como o próprio autor deixa claro, o ser humano tem o aspecto da mutabilidade, isto é, está sujeito a várias mudanças.

Uma vez tido sucesso nas duas etapas anteriores, é natural que floresça o desejo de consevar e aprimorar aquilo de bom que pertence a nossa essência, de buscar melhorar/consertar as nossas características ruins, mesmo sabendo que elas fizeram parte da nossa pessoa, a fim de buscarmos melhores perspectivas de vida. Isto é o "supera-te".

Por fim, apesar de ter uma escrita "complicada" por ter registrado uma série de pensamentos de cunho teológico, bem como sua linguagem, o livro em questão foi como um companheiro para mim. Lê-lo era como encher-se de motivações.

Fenix.Pires 03/10/2017

Confissões
As confissões de santo agostinho é uma excelente obra de um conhecimento profundo sobre filosofia e espiritualidade.

Cardoso_062 22/03/2023

Inspirador !
"Confissões", foi o livro que me lançou à filosofia, lembro que tinha 12 anos quando o li e ainda tenho na memória as respostas e reflexões que está obra me proporcionou, além de uma imersão na vida e conversão de Agostinho. Simplesmente fantástico.

Côrtes 11/10/2022

Mais ou menos
Livro muuuuito cansativo, obviamente é um livro muito bonito, além de possuir muitas lições interessantes, acho q por eu não ser lá a pessoa mais cristã q existe eu não me atrai tanto.

Alexandre Nabhan 11/04/2023

Da Saga melhores da Vida.
Não tenho palavras para descrever a perfeição desse livro. Agostinho é simplesmente incrível, e nesse livro sua sinceridade para com Deus ao relatar sua vida é inspiradora. Sem falar o contexto filosófico do livro que é impressionante.

Tantas questões complexas da nossa realidade são apresentadas, tantas perguntas respondidas, e inúmeras também foram criadas.

Falando um pouco mais do livro, eu dividiria ele em duas partes uma um pouco mais longa porém mais fácil de ler que é a parte mais Biográfica, onde passa muito brevemente pelos seus erros do passado. E outro mais filosófica que demanda mais atenção na leitura para não perder o seu raciocínio.

O livro não possui essa divisão, mas é bem perceptível quando se está lendo que o livro muda o formato, de qualquer forma ambas as partes são extremamente prazerosas de ler, cada uma a sua maneira.

Ler esse livro na quaresma fez toda da diferença pra mim, Agostinho me inspirou a ser melhor, suas explicações da realidade ajudaram a a criar forças para alcançar isso.

Felipe Reis 21/12/2020

Biografia e Reflexão
O livro é dividido em duas partes: a primeira mais voltada para a história de vida de Agostinho e a segunda metade já sobre algumas reflexões do santo. Achei a primeira parte um pouco mais entediante, principalmente no meio do livro, embora a segunda seja muito mais densa e difícil de compreender. Esperava que ainda que estivesse repleto de mais reflexões, apesar de não serem poucos, o que foi um pouquinho decepcionante. No entanto, não posso negar a genialidade da obra que chega ser desafiadora de acompanhar de vez em quando.

Sabryna 05/10/2021

Em seu famoso livro, Santo Agostinho confessa seus erros e como passou a juventude até a sua conversão, além disso, há orações e súplicas de Agostinho a Deus, é um livro muito profundo e complexo, que deve ser lido com muita atenção e carinho!

Pão 09/10/2021

Agostinho
A confissão é uma importante prática da igreja católica a qual consiste na expressa revelação de nossos pecados e erros ao padre para, dessa forma, sermos perdoados por Deus. Como sou e cresci em uma família de religião protestante, nunca tive um contato direto com tal ato. Apesar disso, desde a infância tal ideia sempre pareceu-me intrigante e de certa forma, assustadora. A simples ponderação sobre a possibilidade de abrir todos ou parte dos meus piores pensamentos realmente me causa calafrios. Nesse sentido, Agostinho de Hipona leva a atitude de reconciliação ao máximo quando, em sua obra intitulada Confissões, faz a primeira autobiografia do ocidente e a preenche de seus remorsos sobre incredulidades, depravações e arrogâncias em seu caminho até conhecer Deus.

Contextualizando, a obra foi escrita entre 397 e 400 depois de Cristo. Na época, Agostinho, nascido no norte da África, tinha cerca de 40 anos. O livro, basicamente, conta a história do teólogo de seu nascimento até sua conversão aos 33 anos de idade. A escrita constrói-se através de 13 livros somando ao todo 414 páginas. Ela pode ser dividida em duas partes, a biográfica ( livro I ao IX) e a teológica ( livro X ao XIII) em si com cerca de 254 paginas para a primeira e 140 para a segunda.

Do início ao fim entendemos o porquê do pensador cristão ser tão citado e influente ainda nos dias de hoje. Presenciamos seu caminho, da religião maniqueísta à católica, seus relacionamentos com amigos, professores e a forte influência de sua mãe em sua vida. Com uma escrita poética e pensamentos densos de um homem a frente de seu tempo, Agostinho consegue passar pela própria história com um singular atributo de analogias sobre cada etapa e momento até a conversão. Logo, a obra não contém apenas os fatos, na verdade, eles quase tornam-se coadjuvantes das reflexões conjecturadas. Nesse contexto, o autor, apesar de expressar sua confissão de forma pública, a escreve diretamente para Deus, essa atitude, como consequência, faz do livro muito mais que uma confissão, uma oração. Portanto, presenciamos a todo momento uma conversa entre criador e criatura e as conclusões tiradas de tantos questionamentos.

? Tu vês o tremor de meu coração em todos esses perigos e lutas e em outros desse tipo, e sinto que tu saras mais constantemente minhas feridas do que eu deixo de infligi-las.?

Na segunda parte o escritor, como já dito, deixa os acontecimentos de sua vida e passa a discorrer sobre as ponderações teológicas quanto ao início de tudo e suas abrangências como o tempo a matéria e o ser humano. Aqui, cabe ressaltar talvez um dos maiores entraves para uma leitura amena. Por se tratar de uma obra dos primeiros séculos e de um autor tão genial o qual não se abstêm de entregar todas as suas confissões e crenças, a escrita é enfaticamente complexa, podendo deixar o leitor muitas vezes perdidos em meio a prolongados pensamentos e difíceis conclusões capazes de obrigar a releitura da parte algumas vezes. Essa característica segue todo o livro e na primeira parte consegue tornar-se mais confortável com o tempo. A segunda, entretanto, sobrepesa as dúvidas e incertezas do autor podendo tornar o livro um pouco pesado no final, mas com certeza não menos impressionante.

Confissões é um dos maiores clássicos da literatura mundial, sendo recomendado não só aos cristãos mas àqueles em busca de uma sincera leitura sobre um homem e seu maior amor e propósito de vida. E dentre os muitos motivos, apesar de discreto, talvez esse seja o principal, o pensador demonstra-se um convicto cristão o qual busca com todas as suas forças aproximar-se cada vez mais de sua luz e isso, essa determinação é rara em qualquer homem de qualquer tempo. Humano, fiel, complexo, cristão, incrível, esses são alguns dos elogios para a tão necessária obra de Agostinho de Hipona

Telles 02/11/2021

Livro bem complexo mas bem rico de ensinamentos. É preciso ler com calma, mas indico com certeza. Santo Agostinho sempre traz uma profundidade em seus escritos.

Elaine 08/12/2021

Resenha S.A
É um bom livro, cita coisas sobre Santo Augustinho que eu não sabia (mesmo sendo católica)... Então é isso, se tiver a oportunidade LEIA!

Raquel 08/01/2022

Uma leitura complexa em sua filosofia, mas ao mesmo tempo simples. Agostinho conta a história de sua vida através de uma conversa sem interrupções com Deus. O livro é bem inspirador e nos faz entender o que o o apóstolo quis dizer com "orai sem cessar". Apesar disso, percebi que o autor se perdia um pouco em seu momento filosófico e o sentido do que queria dizer ficou um pouco perdido para mim. Ainda assim, um ótimo livro e um exemplo de conversa franca com o Criador.

Douglas.Miguel 09/01/2022

Que viagem
Lendo esse livro eu vi que falava sobre mim também, pois as confissoes sobre seus erros, pecados me fizeram enxagar que eu tambem sou pecador.