Notícia de um sequestro

Notícia de um sequestro Gabriel García Márquez

Resenhas - Notícia de um Sequestro

1 | 2 | 3 | 4

van.cazarotto 29/12/2020

Belo exemplo de romance de não ficção
O jornalista mestre do realismo mágico traz em "Notícia de um sequestro" um maravilho exemplo do que é um romance de não ficção.
Com uma obra literária majoritariamente ficcional, paradoxalmente, Gabriel García Márquez dizia que queria ser lembrado pela sua obra de não ficção já que atuou sua vida toda como jornalista. Então, para quem é seu fã na ficção, super indico essa leitura.
Aliás, para quem gosta de não ficção, é fundamental

E um alerta, se você não conhece bem o caso dos sequestros citados e seus desfechos, como era meu caso, minha sugestão seria não ler o prefácio e tomar cuidado com documentários caso não queira "spoiler". Embora eu não me incomode com "spoiler" em não ficção - já que é tudo relativo a casos que, na maioria das vezes, conhecemos - neste caso, devido à escrita romanceada, ter conhecido por outros meios alguns desfechos durante a leitura mudou minha experiência

Mariana Dal Chico 03/01/2022

Minha última leitura de 2021 foi “Notícia de um sequestro” de Gabriel García Márques, meu primeiro contato com a escrita de não ficção do autor. Escritores como ele, que transitam entre gêneros tão distintos e sabem como cativar seus leitores, sempre me deixam embevecida.

Maruja Pachón e seu marido, Alberto Villamizar, procuraram Gabo para escrever sobre as experiências dela durante seu sequestro. Ao longo do trabalho, o autor percebeu que precisaria contar a história de mais 9 sequestrados, já que este parecia ser um sequestro “coletivo” muito bem organizado, com vítimas cuidadosamente escolhidas e comandados pelo mesmo grupo de narcotraficantes Os Extraditáveis, liderados por Pablo Escobar. Foram quase três anos de pesquisas e entrevistas com muitos envolvidos para se chegar no trabalho final.

Um trabalho complicado porque as coisas vão além do eixo central Maruja e Alberto, envolve política - não apenas da Colômbia -, estratégia de negociação, escala de hierarquia do narcotráfico e a história pessoal de 10 sequestrados, que passaram por experiências diferentes durante o cativeiro.

A narrativa é tão envolvente que não fica cansativo ou confuso, mesmo com a grande quantidade - e variedade- de informações ao longo do livro.

Gabo se vale de uma linha do tempo descontinuada, que faz sentido para leitores que não conhecem previamente a história dos sequestros. Eu lembrava vagamente dos acontecimentos, mas a sensação de terror dos noticiários da época, voltaram com força durante essa leitura.

Leitura muito interessante para quem gosta de jornalismo literário e da história da Colômbia. Mas se você procura o Gabo romancista com toques de literatura fantástica/maravilhosa, não vai encontrá-lo por aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CYRbWMqL8Rc/

Geórgia 25/04/2022

O lado sombrio da América Latina
Termino essa leitura com a certeza do gênio que foi Gabriel Garcia Márquez!
Notícias de um sequestro é bem diferente dos outros livros de gabo, mas contém a mesma essência: retratar a América Latina. É impressionante a riqueza de detalhes, a qualidade da narrativa, gabo nos transporta para a Colômbia aterrorizada por Pablo Escobar e o narcotráfico. Notícia de um sequestro é jornalismo puro em sua maior função : registrar a história e gerar consciência política.

Barbara.Luiza 24/06/2021

O sequestro de um país
Pablo Escobar é provavelmente um dos nomes mais conhecidos da Colômbia, essa figura que se solidifica no imaginário coletivo como um líder populista, apesar de narcotraficante. E não é moralismo dizer que há um grande problema neste apesar de.

Por outro lado é muito difícil acreditarmos na ‘verdade’ sobre Pablo Escobar contada em inglês. Talvez parte da simpatia latina por sua figura seja exatamente por sabermos que Escobar foi uma pedra no sapato do Tio Sam.

Nesta que é a narrativa jornalística de maior fôlego de García Marquez, tanto em páginas quanto em anos colhendo entrevistas, temos a história de um sequestro. Foram dez jornalistas ligados a políticos colombianos. Foi também O sequestro. O sequestro de um país.

O maior acerto do autor talvez esteja em colocar Escobar como partícipe da transgressão sistêmica que o narcotráfico representou na Colômbia. Ele é o líder, mas nada acaba com ele. O objetivo não é derrubar Escobar.

Às vésperas da Constituinte o que assombra os narcotraficantes é a possibilidade de extradição para os Estados Unidos, é o sonho de muitos transformado em pesadelo gradeado.

Por debaixo do véu das grandes decisões políticas que envolvem os chefões do tráfico como Escobar, figuras políticas e até mesmo um padre, há a relação cotidiana que se extende por meses entre os Extraditáveis e os sequestrados. Não há agência, ação, estão todos sujeitos ou sujeitados a decisões dos mais poderosos e mesmo em lados opostos é possível estabelecer uma relação.

Chamá-la de amizade pode ser muito forte. Mas há algo dessa cordialidade cruel que atravessa a nossa América e que faz de nós um povo cujas dores não podem ser compradas em dólar.

Há nessa obra uma tentativa de apresentar o conflito gerado pelo atravessamento de poder do narcotráfico no Estado como uma situação colombiana, latino-americana. O pior dos mundos é o que vem de fora para nos submeter a sua justiça.

Gláucia 17/02/2014

Notícia de um Sequestro - Gabriel García Márquez
Trata-se de um livro/documentário sobre uma onda de sequestros de jornalistas ocorridos na Colômbia no início dos anos 90, comandados por Pablo Escobar numa tentativa de pressionar o governo a ceder em relação a algumas medidas, principalmente evitar que os narcotraficantes fossem extraditados para os EUA onde seriam julgados.
O livro é de uma tensão extrema, consegue nos envolver à medida que conseguimos nos colocar no lugar dos sequestrados e suas famílias. Vale a pena pesquisar sobre os sequestrados no Google para tomarmos conhecimento de alguns fatos que ocorreram após os fatos aqui narrados.
O ponto alto do livro foi o processo de rendição de Pablo Escobar.
Só não dei nota máxima pois faltou um maior envolvimento e empatia com as personalidades retratadas, o que parece mostrar a realidade total aqui apresentada, sem que tenha havido a preocupação em romantizar a narrativa. Isso, de certa forma, engrandece o livro.

site: http://www.youtube.com/watch?v=-D5R9J8zRfY

Sol Santos 25/02/2009

Faço minhas as palavras dele... Eric Nepomuceno
"Nas páginas de 'Notícia de um Seqüestro', a tensão vai se impondo aos poucos, mais com suavidade e persistência que com impacto. O resultado é uma estrutura especialmente bem construída, um ritmo que captura o leitor para a história em uma espiral sem fim. Neste livro, García Márquez não se limita a reconfirmar, uma vez mais, sua vitalidade de narrador. [...] O resultado é uma renovada demonstração de perícia e criatividade no ato de narrar." - Eric Nepomuceno.

taynna cavalcanti 11/07/2021

gabo jornalista
a escrita do gabriel é uma das minhas coisas preferidas na literatura. a forma como ele molda as coisas - mesmo em uma obra não ficcional (jornalistica) - é sensacional!

Adri Crivelaro 14/07/2022

Outro livro perfeito do Gabo. Podia ser realismo fantástico, mas infelizmente não é. A obra fala um pouco sobre a onda de sequestros que Pablo Escobar cometeu na Colômbia.
Como qualquer livro do autos, a leitura é muito fluida, mas em alguns trechos fica difícil ler sobre a situação dos sequestrados no cárcere. É uma realidade impossível de descrever em palavras, mas o Gabo conseguiu dar uma ideia do horror que enfrentaram.
Recomendadíssimo.

Saracino 08/03/2013

Eu já havia lido algumas obras de Márquez, no entanto, obras literárias, realismo fantástico. Notícia de um Sequestro surpreende por ser uma narrativa real de sequestros de jornalistas ocorridos na década de 90 à mando de Pablo Escobar, o maior narcotraficante de todos os tempos.

Misturando os relatos das vítimas com a conjuntura política da Colômbia, Gabriel Garcia Márquez transforma fatos em palavras de uma forma que quando lemos, transformamos as palavras em imagens e sons, o que no caso deste livro é bom mas não é. O livro tem um conteúdo pesado.

Indiscutivelmente uma das maiores obras que já li.

Luciana.Raquel 15/10/2022

Virou livro, Maruja. Ainda bem
Além da leitura ser, por si só, muito boa, fiquei impressionada em como Gabo conseguiu transformar um livro jornalístico em algo tão prazeroso de ser lido. Terminei com vontade de procurar saber ainda mais sobre a vida de Escobar. Foi uma experiência muito enriquecedora saber detalhes de fatos que eram completamente desconhecidos por mim até então. Muito bom mesmo!

Trapp 06/08/2022

Jornalismo
Livro rico em informações sobre um sequetro traumático e grave. A apuração jornalística feita e o tratamento da história, contada de forma cronológica e explicada com dados adicionais complementam a leitura.

Lanzellotti 24/03/2014

Uma história verídica dos sequestros utilizados como barganha política cometidos pelo crime organizado do narcotraficante Pablo Escobar em mais de vinte anos numa Colômbia sofrida.
Um livro emocionante, escrito de uma forma clara e direta. Maravilhoso.

visreading 11/01/2022

meu primeiro gabo <3
como sou a louca dos livro-reportagem e não tinha como não amar esse clássico né? além de uma narrativa incrível, eu sempre me interessei bastante pela mística do pablo escobar e seus feitos, sendo assim narcos minha serie preferida. pra quem gosta da série vai adorar esse livro, que conta o período em que o escobar fazia vários sequestros de pessoas influentes para usar como moeda de troca com o governo.
o livro relata as experiência dos sequestrados e dos familiares que tentavam intervir entre o presidente e escobar para libertar as vitimas.

Caroline 12/08/2015

A grandiosidade do jornalismo-literário
“A la casa, por favor”. É com este comando ao taxista que Maruja Pachón e sua cunhada, Beatriz Villamizar, seguem pela noite de Bogotá. Maruja, jornalista premiada, estava assustada com a onda de seqüestros que assolava jornalistas e políticos, além de outras pessoas influentes. O ano era 1990 e a guerra contra o narcotráfico estava instaurada na Colômbia. Pablo Escobar, famoso narcotraficante, comandava seqüestros para influenciar o poder público e não ser penalizado.
Ambas as mulheres são sequestradas e a história desse sequestro é minuciosamente retratada pelo escritor, que levou quase três anos para concluir a obra e entrevistou todos que lhe pudessem dar alguma informação adicional. A história, certamente, não caberia em apenas uma página de jornal e foi relatada em um livro-reportagem aclamado pela crítica.
O autor tem o cuidado de se fazer entender a situação político-social da Colômbia no desencadear dos seqüestros, como um bom jornalista, assim como sensibilizar o leitor perante o estado de espírito dos seqüestrados, como bom escritor. O livro mostra a combinação perfeita entre jornalismo e literatura. Além disso, ele faz questão de inserir algumas crendices que o povo latino-americano tem, tornando a cultura de seu povo um dos elementos que ajudam a constituir a narrativa.

site: http://vivendo-o-dark-side.blogspot.com.br/

Cris.Aguiar 28/02/2021

Escrita maravilhosa
Minha primeira vez lendo Garcia Marques e tenho certeza que me dei muito bem.

Embora seja uma história bem conhecida, basta dar um google para sabermos começo, meio e fim dessa não ficção, com certeza você não encontrará lá os pormenores, a empatia com os envolvidos (me emocionei várias vezes tanto quanto me agonizei) e o equilíbrio de trazer os fatos como foram sem pender para qualquer lado. Sem julgar quem estava certo ou errado.

Simplesmente fantástico! Recomendo muito.

1 | 2 | 3 | 4