Cristianismo e Liberalismo

Cristianismo e Liberalismo J. Gresham Machen

Resenhas - Cristianismo e Liberalismo

Servo 21/04/2010

Originalmente lançado em 1923, esse livro é de fato um dos documentos mais bem produzidos no intuito de esclarecer aos leigos o que de fato o liberalismo teológico é. O autor se faz claro, simples, e bem bíblico ao dizer que existe uma grande diferença entre cristianismo ortodoxo bíblico, e o liberalismo na igreja. Entre outras coisas, Machen levantou sete pontos onde a teologia básica da igreja se distingue do liberalismo teológico e, com isso, ficou claro que a tendência liberal foi um grande atraso para o prosseguimento da fé apostólica para os nossos dias.
Oficialmente, a teologia liberal se iniciou, no meio evangélico, com o alemão Friedrich Schleiermacher (1768-1834), o qual negava essa autoridade e igualmente a historicidade dos milagres de Cristo. Ele não deixou uma só doutrina bíblica sem contestação. Para ele, o que valia era o sentimento humano: se a pessoa "sentia" a comunhão com Deus, ela estaria salva, mesmo sem crer no Evangelho de Cristo.
De leitura fácil e cativante, “Cristianismo e liberalismo” é uma obra básica tanto para leigos, como para eruditos , uma vez que o autor mergulha nas escrituras para nos alertar contra essa tendência que mais parece um parasita avassalador dentro da igreja, tentando se nutrir na medida em que acaba com toda estrutura básica da fé cristã ortodoxa.
Por onde o liberalismo passou, a única coisa que fez foi esfriar a fé e acabar com o mandato ao discipulado das nações como Jesus nos deixou claro em mateus 28:19,20.

Livro indicadíssimo e bíblico do início ao fim.