A Instrução Da Noite

A Instrução Da Noite Maurício de Almeida

Resenhas - A Instrução Da Noite

Gigio 06/02/2022

Um relato doloroso
Trata-se de um relato, talvez uma carta, do narrador à sua irmã, Teresa.
No decorrer da obra, que é curta, mas nem por isso menos interessante, vamos conhecer a história de um abandono não superado. Sem aviso nem justificativa, o pai abandona a esposa e um casal de filhos. Depois de muitos anos ele retorna e provoca uma tempestadade na vida do narrador, que não imaginava que pudesse se abalar tanto com esse acontecimento, reabrindo feridas profundas, reavivando dores que estavam guardadas.
O texto é magistral, original, poético e intenso.
Não é um livro fácil, mas é um livro que vale muito a pena ler.

César Ricardo Meneghin 21/06/2021

Difícil como a história...
A instrução da noite, mostra uma pessoa perdida em meio as dúvidas e os questionamentos de uma vida sem a figura paterna.

Um personagem agoniado e perdido, e uma escrita densa, frases longas que fazem você se perder no meio do pensamento e da discussão do personagem.

O livro é feito em monólogo, tornando tudo mais pesado, cansativo.

Tudo que o protagonista sente.
Um peso, sensações de sufocamento e ansiedade para que tudo acabe.

A leitura me fez para e refletir na minha relação familiar. Eu como filho e como pai.

E uma particularidade, é que o cenário escolhido pelo autor (Maurício Almeida) é a cidade de Campinas, e em alguns trechos ele fala de lugares da cidade, e para quem já foi até lá, fica ainda mais interessante. No meu entendimento, o livro busca mostrar o sentimento de insatisfação com ele mesmo e com o mundo. E consegue.

Você vai se identificar em algum aspecto com a personagem do livro. Mesmo que sua história familiar não tenha acontecido como a do livro. Mas os sentimentos apresentados são naturais a todos.

Marlon 09/02/2021

Jóia rara
Incrível como esse livro bem escrito, poderoso, e assertivo não tenha a fama que merece. Obviamente popularidade não é atestado de qualidade, mas é algo de se pensar, pois mais pessoas deveriam ter acesso a essa estória.

Aqui acompanhamos o retorno de um pai, que após sumir por muitos anos, volta sem nenhum remorso, como se nada tivesse acontecido. Essa aparição desperta vários sentimentos contraditórios na família, mas atinge o filho de forma mais latente - ele é o narrado, e escreve ou fala a sua irmã Teresa, aquela que conseguiu "fugir" da melancolia famíliar.

É um livro que te faz refletir sobre o abandono e solidão, e a escrita é fluída e poética.