As Nuvens

As Nuvens Aristófanes

Resenhas - As Nuvens

trizisreading 06/04/2024

As Nuvens: Introdução ao Teatro Grego
A peça 'As Nuvens', do dramaturgo grego Aristófanes, apresenta uma sátira perspicaz dos preceitos filosóficos de Sócrates e da filosofia sofística. Por meio da trama de Strepsíades, que busca instrução para escapar de suas dívidas, a obra denuncia a noção de que é viável justificar qualquer ação injusta por meio da retórica e da argumentação. O retorno do filho de Strepsíades da escola socrática como um jovem arrogante e insolente evidencia a falha dos ensinamentos do Pensamento Injusto em promover a virtude e a responsabilidade. O desespero de Strepsíades ao testemunhar seu filho adotando os valores do Pensamento Injusto e mantendo-se inabalável em suas crenças reflete a inaplicabilidade prática dessas ideias no mundo material, tornando 'As Nuvens' uma crítica contundente aos ideais filosóficos de Sócrates.

Em conclusão, minha experiência ao ler "As Nuvens" foi um tanto negativa. Embora a peça transmita de forma hábil e perspicaz a crítica aos ideais filosóficos de Sócrates, utilizando-se de ironia e comicidade, algumas passagens, especialmente os diálogos entre os personagens, parecem excessivamente caricatos e simplificados. As comparações e falas do protagonista, Strepsíades, carecem de sutileza e refinamento, mais se assemelhando aos caprichos de uma criança do que a reflexões maduras sobre a sociedade e a filosofia, motivo pelo qual foi avaliado por mim com somente três estrelas.

Instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/

thexanny 03/10/2023

As nuvens
Minha primeira comédia grega e que ótimo começo! Não esperava gostar tanto, tem humor, tem lição e tem figuras geniais.
As nuvens vai falar sobre Strepsiades que está amontoado em dívidas, por conta do seu filho que é apaixonado por cavalos e gasta todo o dinheiro do pai. Strepsiades, com medo dos credores, decidi ir até o pensatorio aprender a arte de falar bem, para conseguir se livrar das dívidas. Lá ele vai conhecer Socrates ou Socratesinho, para os íntimos.

É interessantíssimo ver as críticas do autor aos sofistas, ver intimamente como os acusadores de Sócrates o viam: como um charlatão, alguém que só quer ganhar em cima do saber. Não vou mentir que fiquei um pouco triste em pensar na possibilidade de um dos motivos de Socrates ser condenado é por conta dessa peça.
De qualquer forma, ela é muito divertida. O humor irônico do Aristófanes é genial, além das piadas que ele fazia com cidadãos. Nada difícil, ótima para quem quer começar.

A questão da injustiça é um tema que poderia ser discutido por horas, em como as mentiras que fazemos para benefício próprio podem se virar contra nos. As vezes é melhor aceitar o destino e os erros que cometemos do que tentar nos safar. Aqui é o melhor exemplo da frase: O feitiço se virou contra o feiticeiro. Strepsiades quer convencer os outros de que suas injustiças são justas. No final da peça o mesmo acontece só que agora é o seu filho fazendo isso com ele. É engraçado porque com as nossas ações nos tornamos os bonzinhos ou os monstrinhos. As vezes pensamos que não merecemos fazer algo, no caso de Strpesiades pagar as dívidas, e tentamos nos safar. O problema é que as nossos erros não deixam de ser erros só porque foi por uma boa causa ou porque não é nosso culpa de fato. O pai diz que o motivo das suas dívidas é seu filho, em vez dele ter uma atitude virtuosa para seu filho seguir e, quem sabe, entender as consequências da suas ati

Sussinha 21/09/2023

O poder da dialetica
De forma inteligente, o autor monta uma história sobre a arte do convencimento, ironizando e satirizando tal panorama.

Gabriel 02/09/2023

Vale a pena pela curiosidade histórica
É interessante ver uma visão diferente de Sócrates, Sócrates como um louco varrido, distorcendo a realidade por meio das palavras, sem escrúpulos em ensinar a usar a mentira para derrotar a verdade. Nessa curta peça, Sócrates é retratado não como um sofista apenas, mas como um desvairado, alguém que escolhe crer nas nuvens efêmeras ao invés de nos deuses imortais e imóveis. É assustador pensar que essa peça pode ter contribuído para a imagem pública de que Sócrates fosse ateu, no sentido de negar a existência de Zeus, Hermes e Posseidon, uma prova de que o povo não é capaz de diferenciar arte e comédia da realidade de fato.
Outra coisa interessante foi ver que Aristófanes, o escritor dessa obra, talvez não tivesse uma visão muito boa dos homossexuais, pois ele ridiculariza homens afeminados e parece declarar que o prazer da pederastia faz parte de um comportamento bastante depravado. É difícil, contudo, saber se o autor realmente pensava essas coisas, ou se ele não estava apenas zombando de Sócrates, mas zombando igualmente da própria visão tradicionalista do que é justiça. Penso que, pelo humor da obra ser bastante vulgar, Aristófanes só estivesse interessado mesmo em zombar.
Esse livro talvez seja a prova de que não se deve levar a sério nada que se apresente em um palco com denominação de comédia.

sarah.taylors 18/07/2023

Fui obrigada a ler pra escola kkkkj
é um livro interessante, mas muito difícil, o que me fez quase desistir dele.

Marcelo Purificação 18/06/2023

As Nuvens
A obra busca satirizar e atacar os sofistas que ocupavam a Ágora ateniense com suas discussões puramente retóricas, relativistas e sem fim prático, uma discussão pela discussão.

ghost cookies 03/12/2022

"PARÁBASE: Se sou agradável na opinião de vocês e se minhas criações proporcionam prazer, o bom gosto de vocês será elogiado no futuro."

Monique 09/08/2022

Depois de uma maratona de tragédias, é muito estranho ler um livro assim, tira toda a seriedade dos textos antigos.

Samylle 24/02/2022

Engraçado
Tem umas piadinhas engraçadas mas também é só isso, explica umas coisas interessantes também. Nada grandioso.
Alexandre.Moura 19/03/2022minha estante
Muito vil essa análise. Desprovido totalmente da crítica irônica e satírica de Aristófanes em relação aos sofistas e o relativismo moral.

Samylle 20/03/2022minha estante
Por isso que eu disse que explica algumas coisas interessantes, mas também não quer dizer que eu vá gostar da obra como um todo. Nunca menosprezaria, apenas não foi atraente pra mim, pô.

Abeener 20/03/2022minha estante
RT

Joana 15/11/2022minha estante
Obra introdutória para a literatura mundial

Joao.Gabriel 14/05/2021

Boa
É uma leitura fácil e, na minha opinião, divertida. É uma comédia curta, mas tem a linguagem fácil. Aristófanes conseguiu esclarecer certos costumes que eu havia entendido erroneamente. Seu maior erro foi ter incluído Sócrates como um sofista, o que piorou a acusação do mesmo no dia de julgamento.

FePFdeO 09/05/2021

Uma sátira à filosofia
Esse texto de Aristófanes é uma das fontes históricas que nos permitem inferir por que o grande filósofo grego Sócrates fora acusado de ?perversão da juventude? e ?impiedade? com relação aos deuses da cidade. Vale a pena a leitura para entender a visão que atenienses tradicionalistas (como Aristófanes) tinham de Sócrates, dos sofistas e dos filósofos em geral.