Viagem ao redor da garrafa

Viagem ao redor da garrafa Olivia Laing

Resenhas - Viagem Ao Redor Da Garrafa

Gláucia 20/01/2017

Viagem ao Redor da Garrafa - Olivia Laing
A jornalista inglesa teve uma relação próxima com o alcoolismo e nesse livro ela reúne seis autores famosos e sua relação com o vício: Fitzgerald, Hemingway, R. Carver, J. Cheever, T. Williams e John Berryman. Para isso ela empreende uma viagem pelos EUA, passando por lugares emblemáticos em suas vidas e colhendo material de pesquisa.
Ganhei da minha querida amiga Denise e comecei sua leitura quase imediatamente. Porém, estava imaginando algo completamente diferente. Provavelmente pela forma empolgada e apaixonada de falar dos livros queridos que ela usou para me apresentar esse aqui, estava esperando que seriam histórias engraçadas sobre suas bebedeiras, tipo aquelas que contamos em mesas de bares entre amigos, durante nossas próprias bebedeiras.
Foi quando me toquei que essas histórias não poderiam jamais ser alegres, pois retratam parte da vida de abusos desses autores; histórias de solidão, desespero, doença, culpa, destruição, auto-comiseração, morte, frustrações... Enfim, tudo aquilo que possa acompanhar a forma de que eles se utilizaram da bebida a fim de suprimir seu sentimento de fracasso em lidar com a vida e seus percalços.
Terminei a leitura com um estranho sentimento de angústia e piedade. Bem o oposto do que estava esperando encontrar..
Alê | @alexandrejjr 06/05/2022minha estante
Mas o trabalho de pesquisa do livro é interessante, certo, Gláucia?

LuizaSH 16/05/2017

Este livro é uma espécie de trabalho jornalístico que a autora faz sobre alguns conhecidos autores e a ligação de todos ele com o alcoolismo. Entre relatos de como os escritores colocaram no papel suas obras, Olivia Laing descreve sua viagem da Inglaterra até os Estados Unidos para percorrer diversos estados e cidades por onde estes autores passaram, nasceram, viveram e morreram, bem como conta experiências de sua própria vida.
Eu achei meio confusa a forma como a autora dispôs sua narrativa. Uma hora estava contando sobre determinado autor, daqui a pouco sobre si mesma, depois colocava algum trecho de poema, depois vinha com colocações médicas sobre a dependência alcoólica. Mas no mais é um livro interessante, auxilia a contextualizar o momento em que os escritores criaram seus textos, as origens dos próprios autores, por que esta ou aquela ideia de escrever determinado trabalho. E cria a curiosidade de, se ainda não se conhece, de ir atrás destes autores, e ao ler suas obras, entender mais a razão de ser delas.