Espelho das Cores

Espelho das Cores Pedro Ivo Silva

Resenhas - Espelho das Cores

Jackson 15/12/2023

As descobertas - Geração Z
Que vivemos em um século que promove mais liberdade no que se refere às questões de sexualidade é inegável, nessa história vamos acompanhar Gabriel que faz parte de um grupo de jovens de uma igreja e lá conhece 3 pessoas que vão compartilhar uma história incrível, de altos e baixos, de reviravoltas excepcionais, e experimentar dores profundas.

O interessante nessa história é que a atitude dos personagens difere em muito das atitudes observadas em adolescentes da minha época por exemplo; aqui a descoberta da sexualidade é vivida de forma intensa, nos extremos, tudo ou nada.

A questão religiosa se faz presente como uma lateralidade, como algo que sempre esteve ali, a autoridade moral que guia a sociedade, porém tão hipócrita que o estopim é aceso nesse espaço, transborda para outras instâncias, e acaba que perde a relevância no decorrer da narrativa. Torna-se apenas um símbolo, como é e como deveria ser apenas, pra não atrapalhar a vida dos outros.

Medos, acertos, tragédia, alegria e ...saudade, marcam esse lindo romance.

Emerson 10/02/2016

Resenha Espelhos das Cores - Literatura News
"Houve uma época em que não aceitava o que sentia, o que era... E quis uma cura, mas não existia. Quis Deus, mas ele não me ouvia. Quis morrer... E quase tive exito."

Espelhos das Cores é o livro de estreia do escritor nacional Pedro Ivo. A narrativa começa em meio a um conflito existencial do personagem Gabriel, que é o personagem principal da trama. Logo nos primeiros parágrafos encontramos Gabriel em meio a vários conflitos a respeito da sua sexualidade, o personagem na verdade não estava sabendo lidar com isso pelo fato de ser bem jovem e ser cristão. Então você deve imaginar a barra que ele estava passando.
Gabriel acaba tomando a decisão de se suicidar, mas seu amigo Bruno -que é outro personagem da trama- acaba o ajudando e faz ele desistir pois aquela decisão não acabaria com seus "problemas". O motivo pelo qual Gabriel queria se suicidar é pelo fato dele está gostando do seu melhor amigo chamado Juan. Na história aparece mais três personagens importantes: Juan, Anabelle e Bruno, que fazem parte do grupo dos Mensageiros (um grupo cristão no qual todos personagens frequentam) e lá eles realizam debates sobre vários assuntos relacionados a juventude.

"O ser humano engana-se inutilmente de tentar fugir de si. Quanto mais nega seu interior, mais este se revela exteriormente."

Bom, esse foi um dos melhores livros que já li. Ele traz as angustias que um jovem passa da adolescência para juventude e muitos não sabem o que fazer, como Gabriel, e acabam se suicidando. Eu gostei muito da escrita do autor. A partir do capítulo seis ele intercala a narrativa entre os personagens, mostrando o lado de cada um no enredo. Cada capítulo que lia fui ficando surpreso com o que ia acontecendo e o autor meu surpreendeu a cada linha. O importante dessa obra é que traz um tema que precisa ser debatido na atualidade.
Eu indico o livro para cada pessoa, para cada menino como eu, que passou o mesmo que o Gabriel. O livro traz a história um pouco parecida com a minha e foi isso que eu mais gostei. A narrativa é bem leve de muito fácil entendimento .

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/2015/12/resenha-do-livro-espelho-das-cores.html#.Vrs-lBgrLIV

Nina 10/02/2016

Melhor Impossível
Comprei esse livro como um presente de fim de ano para mim. Sim eu faço isso me presenteio, me dou ao luxo de agraciar-me com algo que me faça feliz. O caso é que esse ano exagerei mas eu mereço. Bom eu tenho amém uma pequena pilha aqui para ler e ao chegar Espelho das Cores ele foi para o final deste pilha. A curiosa aqui deu uma pequena olhada e quando pensei que não, estava na página 108 e sem nenhuma inclinação a parar. O livro é envolvente, os personagens podem ser qualquer um, digo isso porque são pessoas como eu ou você, com problemas iguais aos nossos. Fica difícil deixar os relatos deles de lado, se desligar e não querer ver a conclusão de toda a teia que os personagens vão se envolvendo, por escolhas que qualquer ser humano comum tomaria. O lance aqui é que vemos não só pelos olhos do protagonista, mas sim como leitores e pelos coadjuvantes também. Descobrimos vários lados de uma história. Aprendemos que confiar e deixar quem amamos seguir seu caminho por escolha própria será sempre a melhor opção ou o caminho mais curto para uma boa narração. A escrita do autor é maravilhosa culpada por me prender e me fazer devorar mais um livro em um dia. Já reli e com certeza irei reler de tão gostosa que é.

Rodrigo Coxta 05/03/2016

Espelho de Cores, Reflexo de Lições
Gabriel faz parte de um grupo de jovens da Igreja intitulado Mensageiros.Entre os integrantes desse grupo,existe Anabelle. A Garota loira e de olhos verdes,era até então a paixão secreta de Gabriel.Ele já babava por ela na escola e depois de entrar nos mensageiros o interesse brotou de vez.
No mesmo grupo,Gabriel fez um grande amigo:Juan. Este,diferente do outro,era popular.Tocava violão,dono de um par de olhos esverdeados,rosto e corpo bonitos e que era sempre muito simpático e atencioso com todos,conquistou a amizade e confiança de Gabriel,que então contou seus sentimentos sobre Anabelle para o amigo.
Juan deu a maior força para que o amigo chegasse na garota e lhe abrisse o coração.E Foi assim mesmo que Gabriel fez.No mesmo dia,na escola,o rapaz chegou para a amiga e lhe confessou tudo.Disse que a achava linda,interessante,delicada e que o fato de ela fazer parte do grupo da Igreja fazia com que ela fosse mais ainda a garota ideal para ele.A Reação da menina mesmo surpresa,foi bem tranquila.Agradeceu por ele a achar tão interessante e falou coisas sobre não desistir do amor,mas o rejeitou soltando a bomba que ele não esperava.

O Dia tinha acabado para Gabriel.Triste e desiludido ele recorreu ao seu melhor amigo.Juan o convidou para almoçar na sua casa e depois jogar Guitar Hero,pra tentar animá-lo.Até que nessa brincadeira algo acontece causando constrangimento e total surpresa,os deixando totalmente desnorteados,e nessa hora,Gabriel inventa qualquer desculpa,pega sua bike e vai embora...confuso...aos prantos...desesperado.

Gabriel estava um turbilhão de sentimentos depois do ocorrido.Perturbado com o que seu corpo,mente,coração e convicções gritavam. A sua quase tentativa de suicídio na rua foi interrompida por Bruno,também seu colega de grupo da Igreja,que o viu naquela situação e pegou Gabriel para um lanche,na tentativa de o ajudar de alguma forma.
Bruno,também com seus 17 anos,entendia Gabriel.Já tinha passado por muita coisa e aceitado a si próprio,sem conflitar com sua vida no Mensageiros.

Depois que tudo isso aconteceu,Gabriel se afastou do grupo e de Juan. Se dedicou mais ainda à sua paixão em escrever no seu querido caderninho azul,no qual despejava todos os seus sentimentos fosse como prosa,ou poesia.Mas semanas depois,Juan procurou o amigo na tentativa de retornar a
normalidade que era antes de tudo aquilo.Gabriel foi reluto,mas naturalmente,estava voltando às reuniões do grupo,participando de atividades já se aproximando novamente de todos,principalmente de Juan.

Num luau organizado pelos Mensageiros,Gabriel aproveita um tempo a sós com Juan e tenta explicar um pouco como está se sentindo em relação a tudo que aconteceu.Juan escutou tudo de forma atenciosa,e até compreensiva,explicando que as vezes é difícil se achar encaixado num mundo tão cheio de regras.Chegou até a falar que "você não está sozinho nessa."
Mas o que isso queria dizer realmente...Gabriel não conseguiu descobrir naquele momento.

Convidado pelos colegas de grupo,Gabriel aceita o convite de passar o Réveillon com todos no Lago Azul.Um local muito bonito na cidade.Com seus relacionamentos devidamente reatados com os amigos,Gabriel nem imaginava que esta fatídica noite traria emoções muito mais intensas do que as comemorações de ano novo.
Preciso confessar que fiquei muito passado(nem imaginava o que ainda estaria por vir) com as cenas que viriam a seguir..Senti a dor de Gabriel,apesar de nunca ter passado por isso(Graças a Deus!haha).Algo que destruiu corações...exatamente,no plural!

Muita coisa acontece após.Os capítulos começam a ser narrados não só por Gabriel.Mas também por Juan,Anabelle e até Bruno. O Leitor começa a conhecer cada lado da história e a entender a visão de cada um. Gabriel reúne todos,pra tentar pôr a história a limpo e jogar tudo num livro.Mas acaba se frustrando,pois há divergências,principalmente da parte de Juan.

Anos Depois,cada um está seguindo sua vida. Anabelle e Bruno resolvem fazer uma surpresa no dia do aniversário de Gabriel,que está morando na capital.O Aniversariante,depois de um dia estressante de trabalho e aulas,fica muito feliz ao receber a visita dos dois amigos,mas sente a falta de uma peça importante do passado...Juan.
Aquela reunião reaviva a vontade de continuar o projeto do livro. E esses planos,junto com as tentativas de contactar Juan são o que levam essa história a MAIS REVIRAVOLTAS IMPRESSIONANTES que deixam o leitor de boca aberta.
Aparecem novos personagens que vão fazer toda a diferença para que a corda bamba que é esse drama balançar ainda mais!

Me peguei rindo muito,refletindo bastante,torcendo demais...amando alguns personagens,odiando outros. Não lhes direi quais são.Pois ao terminar a obra você vai tirar suas próprias conclusões.Você certamente conhece algum Gabriel,alguma Anabelle,Juan ou Bruno. São histórias que poderiam sermos nós mesmo contando.Dramas diários de adolescentes,jovens e adultos comuns.

O Livro possui vários poemas muito coerentes com as situações de cada capítulo. A Estrutura da narrativa é muito diferente do que eu sou acostumado a ler,e creio que da maioria também. Excluindo travessão e acentos como o "ponto" e a vírgula,em certos parágrafos,desconstruindo a formalidade tão comum presente na literatura clássica e contemporânea. Parece estranho,e foi,de certa forma pra mim,no início.Até conseguir captar a necessidade da falta desse padrão,dando uma nova alma na interpretação do texto.
Há "prints" das mensagens de texto trocadas pelos personagens,que nos dá certa familiaridade com o que realmente vivemos hoje em dia. Ou seja, existem muitos detalhes,muita preocupação,muita alma e muita dedicação nessa obra.Desde a temática envolta da descoberta da sexualidade, questionamentos de padrões sociais,amizades,paixões,autoconhecimento...não há como você devorar esse livro sem tirar no mínimo algumas lições para sua vida.

site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/01/resenha-espelho-das-cores-pedro-ivo.html

Fábbio (@omeninoquele) 26/11/2016

Espelho das Cores
Olá migos, boa noite!! Quero primeiramente agradecer aos autores parceiros que confiam em meu trabalho! Sou grato por poder pegar obras tão boas quanto essa!! E que livro maravilhoso esse hein? Aborda um assunto bastante comum atualmente e ainda tem toques de humor! Adorei!!! O livro conta a história de Gabriel, um adolescente comum, mais que se difere quando este se vê num conflito desesperado entre sexualidade e religião.
Gabriel frequenta um grupo da igreja junto com seus três amigos, Anabelle, Juan e Bruno, chamado "mensageiros", e lá coloca em dúvida sua sexualidade. Se sente abandonado por Deus de certa forma, por não se sentir igual aos outros e por gostar tanto de meninas quanto de meninos, e consequentemente achar que Deus o julga por isso.
Gabriel tem um sentimento por Juan, seu melhor amigo, e num dia na casa do amigo eles tem um lance, mais que por ser algo novo na vida dos dois não dá certo. Gabriel deixa claro seus sentimentos pelo amigo e o deixa com isso.
Na virada do ano os dois se encontram numa praia e Juan aparece com Anabelle, o que faz é claro, Gabriel se sentir traído com aquela situação. Juan decide conversar com o amigo e os dois se beijam trazendo uma confusão pra Anabelle e as pessoas que estavam ali, por não saberem de Juan. Só que o caso deles não dá certo e a história vai girar em torno disso.
Acho importante que no livro o foco narrativo é em primeira pessoa, pois assim a gente tem a visão de cada um dos personagens a respeito de uma mesma história, o que torna o livro mais rico.
Uns anos depois o grupo se reencontra e Gabriel vem com a idéia de escrever um livro com as memórias deles, o que a princípio não dá certo, pois ali há certas feridas ainda abertas e coisas que precisam ser resolvida pelos quatro.
Outro aspecto importante da obra é essa característica metalinguística presente, a obra falando da obra, que é algo que me chamou muito a atenção. Há também capítulos só de pensamento das personagens o que é muito interessante, pois imagina que incrível saber o que se passa na mente deles no exato momento.
A linguagem do livro é de um estilo simples, com a representação das falas bem coloquiais dos personagens uma vez que a gente tem a disposição mensagens e emails trocados pelos personagens.
Os acontecimentos não ocorrem de forma linear na narrativa, uma vez que por ter vários pontos de vista acontece flash backs.
Me confundi com o final porque surgiu a dúvida se aquilo que lia era algo real ou pura ficcão. E sinto-me muito feliz por ter lido essa obra prima de nossa literatura que muitas vezes não é muito valorizada.
Deixo algumas perguntas em aberto para não sair spoilers. Será que Gabriel e Juan se acertaram? E será que o livro com as memórias do grupo foi escrito? Dúvidas que você só vai tirar se ler o livro!

site: https://www.instagram.com/p/BNQB_F0A9ON/?taken-by=omeninoquele

Nilton Alves 12/02/2017

Uma história bastante envolvente. Venha conhecer
"O ser humano engana-se inutilmente ao tentar fugir de si. Quanto mais nega seu interior, mas este se revela exteriormente"
No livro espelho das cores conhecemos Gabriel um adolescente de uma pequena cidade perturbado por um conflito entre sua sexualidade e as conversações de sua religião. Já no primeiro capitulo Gabriel se sente abandonado por Deus e tentar suicídio mais seu amigo Bruno o salva. Nos capítulos seguintes conhecemos mais a fundo o que o levou a tentar fazer isso. Grabiel fazia parte de um grupo de jovens da igreja chamado Mensageiros. Lá conhece Anabelle, Bruno e Juan. No começo ele fica apaixonado por Anabelle mais depois de se declarar para ela é rejeitado . Ele vai até a casa de seu amigo Juan lá acontece uma coisa que o deixa um pouco confuso,  Ele começa a perceber que está gostando de Juan. Gabriel deixa claro seus sentimentos pelo amigo. Na virada do ano todos do grupo vão para a praia e lá Juan beija Anabelle o que deixa Gabriel irritado se sentindo traído pelos amigos. Ele briga com Juan e o beija a força na frente de todos.
O livro é escrito em primeira pessoa.  nos primeiros capítulos vemos tudo pelo Ponto de vista de grabiel, a partir do capítulo seis o autor entrecala a narrativa entre os personagens,  Nos mostrando o lado de cada um no enredo. O que achei super legal, pois fui ficando surpreso a cada capítulo que eu lia, tanto que não parava de ler. Na metade do livro aparece novos personagens o que deixa a história mais interessante. Começamos a gosta de alguns e odiar outros.
Não há como você ler esse livro e não tira alguma lição para sua vida. Abordando além da temática envolta da descoberta da sexualidade, questionamentos de padrões sociais, amizades, autoconhecimento, paixões, gravidez na adolescência...
Quero agradecer ao autor pela bela obra que ele me fez ler... e dizer a ele que eu odeio o Juan. Kkkk
Apesar dos temas retratados o livro tem um narrativa leve de fácil entendimento. Uma história envolvente e cheia de reviravoltas. Eu ti convido a conhecer o mundo de Grabiel.

Blog com V 08/04/2017

Resenha – Espelho das Cores
Pedro Ivo foi realmente ousado em sua obra, em todos os aspectos imagináveis. O autor trabalha com maestria temas que a maioria dos escritores tem dificuldade — e isso tem relação maior com o conhecimento de causa do que com o talento propriamente dito. Com uma narrativa fluida, sem pontas soltas e um enredo que cresce no decorrer das páginas, ele mostra que é possível, sim, abordar a temática LGBT sob outro prisma.

Fugindo totalmente dos clichês, esse é um livro que, a cada novo capítulo, garante uma nova descoberta. No cenário inicial, há quatro jovens amigos que frequentam o mesmo grupo da igreja: Anabelle, Bruno, Juan e Gabriel. Confesso que nas primeiras páginas os eventos me pareceram acontecer vagarosamente, mas depois penso que era o tempo necessário e que cada pequena situação ali tem um porquê. Tudo dentro da trama possui um motivo, não há descrições desnecessárias, nem exagero nem ausência de informações. O autor soube conduzir o desenvolvimento e dosar ações e falas de forma sábia, constituindo uma leitura agradável e satisfatória.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/04/08/espelho-das-cores/