A Força do Destino

A Força do Destino Mônica de Castro

Resenhas - A força do destino

Isac 23/02/2016

A verdade prevalece
Por mais que se queira esconder, seja por anos a fio ou mesmo outras vidas, a Verdade sempre aparece, e a vida se encarrega de fazê-lo.
Vidas passadas, mundos paralelos e rede de mentiras é o que envolve este romance espírita de Mônica de Castro.
Nos ensina que é possível curar as feridas da alma, se só e tão somente, tivermos coragem de mexer nas ferias, limpar e esterilizar com a verdade de cada um e a aceitação daquilo que não podemos mudar, nunca esqueçamos, cada um tem o livre arbítrio e cada ação tem uma reação, o que se planta será colhido, portanto ninguém e tão inocente e tão pouco culpado, mas sim nossa ignorância das leis do universo.

Dyme 22/01/2021

Um Quê de Novela, talvez?
 É bom ler coisas diferentes que nos façam sair da nossa bolha. Sair da mesmice, da zona de conforto, obriga o cérebro a trabalhar de outra forma. É como um desafio.
   Por mais que eu não seja espírita; por mais que não creia nas soluções apresentadas na história, é no mínimo interessante saber como o "outro lado" pensa e principalmente como chegam às suas conclusões e argumentos. Se mais pessoas pensassem assim, talvez nós não estivéssemos vivendo em um mundo tão polarizado e intolerante.

Vanessa Vieira 11/01/2017

A Força do Destino - Mônica de Castro
O livro A Força do Destino, romance espírita de Mônica de Castro e ditado pelo espírito Leonel, nos traz uma história forte, que mescla futuro e passado e trabalha com temáticas pesadas, tais como abuso sexual, prostituição, entre outras. A autora também soube explorar algumas vertentes interessantes do espiritismo, como regressão e abordar também a questão dos gêmeos e suas vidas passadas, especialmente os gêmeos xifópagos. Achei a leitura bem edificante para quem quer se aprofundar na doutrina espírita, mas confesso que a temática um tanto pesada (apesar de não fugir nada da nossa realidade) me chocou um pouco.

Todos nós temos coisas em nosso passado das quais gostaríamos de alterar, seja por ter nos causado mágoa, dor, rejeição ou outros tipos de sentimentos. De repente, surge a oportunidade de voltar até aquele período que nos causou dor e sofrimento e reescrevê-lo, de forma a alterar o nosso presente e, posteriormente, nosso futuro. Resta saber se teremos a capacidade de transformar o pesadelo em um lindo sonho ou se ficaremos estáticos, paralisados pela dúvida e indecisão...

O tempo é traçado por muitos mistérios e segredos e alguns deles se tornam claramente límpidos para Alicia e Jaqueline. Vivendo em épocas completamente diferentes, mas tendo um forte elo no mundo espiritual, o destino destas duas jovens se entrelaça e lhes permite a chance áurea de modificar suas vidas para melhor, livres da mágoa e da raiva e com um futuro radioso pela frente. Para vivenciar este presente do universo, elas precisam se livrar de todas as limitações e arestas arraigadas na mente humana, ter consciência que tudo conspira para um bem maior e que a ideia da separação, na verdade, não existe: todos somos um.

A Força do Destino é um livro forte e que trabalha com temáticas pesadas, daquelas de fazer arderem os olhos. Logo no começo da trama, acompanhamos a história de Jaqueline ainda criança, que é abusada sexualmente pelo tio e padrasto e condenada severamente pela própria mãe, que alega que a jovem incita o estupro com seu comportamento. Muitas coisas acontecem na vida da jovem, até ela deixar o Espírito Santo na companhia do irmão Maurício e acabar indo se prostituir pelo Rio de Janeiro para sustentá-los. Neste ínterim, Jaqueline é vítima dos mais variados tipos de violência, enquanto tenta sobreviver e se manter forte para criar o irmão. Em contrapartida, conhecemos a história de Alicia, casada já alguns anos e que tenta de tudo para engravidar, mas não consegue. Um antigo amigo de seu pai ressurge depois de uma longa ausência no exterior, abalando toda a estrutura da família da jovem e mexendo profundamente com os sentimentos de Denise, sua irmã caçula. Apesar dos perfis tão diferentes, há algo forte e em comum entre as duas jovens capaz de selar o passado, o presente e o futuro delas de modo uniforme e profundo. Narrado em terceira pessoa com uma abordagem bem clara e objetiva, o livro foi muito bem escrito, mas o teor de violência acabou sendo um pouco intragável para mim, bem como o lance futurístico da trama.

Eu admirei demais as duas personagens centrais do enredo, em especial Jaqueline. Ela ama o irmão com cada fibra de seu ser e por ele é capaz de tudo, não tendo outra opção senão se prostituir para sustentá-los a duras penas no Rio de Janeiro. O sofrimento da jovem me causou profunda comoção e em muitos momentos me vi emocionada com sua triste sina. Alicia é uma mulher determinada, inteligente e muito objetiva. Ela acalenta o desejo de ser mãe e tenta todos os métodos possíveis para que isso aconteça, até que começa a enxergar a vida sob um outro prisma depois de descobrir um grande e obscuro segredo de família.

Em síntese, gostei bastante de A Força do Destino e sobretudo da didática da autora ao lidar com temas importantes da doutrina espírita. Porém, infelizmente achei o cerne da trama muito pesado e violento e em alguns momentos travei durante a leitura, pois algumas das cenas foram completamente intragáveis pra mim. Não sei se isso ocorreu devido ao meu estado de espírito, mas o fato é que algumas passagens me causaram uma profunda sensação de agonia e a leitura acabou não sendo totalmente prazerosa em virtude disso. A capa do livro é bem chamativa e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho agradável, poucos erros de digitação e diagramação de qualidade. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2017/01/resenha-forca-do-destino-monica-de.html

Neyara 28/05/2016

[Capsula de Banca] capsuladebanca.blogspot.com.br
Vez ou outra me deparo com pessoas que me causam mal estar, pessoas que eu mal conheço e já causam repulsa, sentimento sem razão, sem justificativa, mas eu sempre fico me questionando o motivo de tal sensação, será só aquela pulga atrás da orelha de momentos que podem acontecer, ou é só um reflexo do que aconteceu em um passado esquecido. Sou muito ligada as mensagens que o universo envia constantemente, mas ainda tenho que aprender a dar a devida importância para esses avisos e passar a evitar certas coisas.

Alicia é assim, cheia de implicância com Tomas, amigo e companheiro de trabalho de seu pai, um médico renomado que passou anos morando fora do Brasil. O mal estar é imediato, bastou a primeira troca de olhares para saber que aquele homem tinha muito o que esconder, mas o que ela ainda não sabia. Celso por outro lado sabia exatamente o segredo que seu companheiro de trabalho guardava, mas jamais suas filhas, Alicia e Denise, e sua esposa, Eva, poderiam descobrir a verdade.

Aquela situação já estava ficando uma loucura, Alicia não queria nem saber de Tomas, mas sua irmã mais nova, Denise, estava perdidamente apaixonada por ele, Juliano achava que essa implicância era só consequência da pressão que ela estava sofrendo por não conseguir engravidar, o casal tinha feito todos os exames, mas nada impedia a realização desse sonho. Para completar Alicia começava a sonhar acordada, literalmente, do nada ela via e conversava com Jaqueline, porém Jaqueline não existia, pelo menos não naquele plano.

Jaqueline é uma garota castigada pela vida, violentada pelo padrasto, odiada pela mãe, seu único refúgio de carinho é o irmão mais novo Maurício, é por ele que ela luta todos os dias por um futuro melhor. Após a morte inesperada de sua mãe e os abusos se estenderem ao seu irmão, Jaqueline e o irmão fogem para o Rio de Janeiro em busca novas oportunidades, porém o destino resolve judia-la novamente, sem opção ela passa a se prostituir para sustentar o irmão.

Uma oportunidade era tudo o que ela queria, foi quando Lampião, seu cafetão, apareceu com uma proposta inesperada, Lafayete, um político que luta pelos direitos da família, queria uma nova prostituta para satisfazer suas fantasias, alguém exclusivo e que tivesse um ponto fraco. Cezar intermediava essa conversa, era ele que abafava o caso para a imprensa não descobrir, principalmente a mulher do deputado, mas ele acabou se transformando no anjo de Jaqueline.

As aparições começaram a ficar constantes, Alice e Jaqueline queriam entender o que estava acontecendo, a comunicação era feita em uma fusão de planos separados por centenas de anos, mas uma tinha muito o que revelar sobre a outra, os segredos e os livramentos estavam presentes, mas como ajudar se elas não tinham controle sobre aquele fenômeno.

Eu simplesmente AMEI esse livro, a história me prendeu do começo ao fim, a história de Alice é bem mais calma porém cheia de mistérios, da Jaqueline é cheia de ações e lágrimas, com os capítulos alternados faz com que o leitor fique naquela montanha-russa de sentimentos e estingado a continuar e nem vale aquela técnica de pular os capítulos para saber o que vai acontecer com um personagem especificamente, mesmo quando o capítulo era de uma, você conseguia descobrir muitas coisas sobre a outra e assim a história foi sendo construída e entrelaçada.

Nunca tinha lido os livros da Mônica e do espirito Leonel, mas fiquei apaixonada pela maneira que a história é narrada, apesar das cenas fortes é possível sentir a raiva, o nojo, mas sem sentir repulsa pelo livro, a vontade é de ler e torcer para que a justiça seja feita. A diagramação e a capa estão simplesmente sensacionais, amo o tamanho da fonte e as cores vivas que a editora usa em suas publicações. Que venha mais leituras tão empolgantes quanto esta! Que venha mais leituras tão estingantes como esta! QUERO devorar mais publicações da autora!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2016/05/livro-forca-do-destino-monica-de-castro.html

Khrys Anjos 17/12/2016

Escrevendo a nossa história. Nosso futuro está em nossas mãos:
Jaqueline está com 19 anos e já teve mais experiências traumáticas do que a maioria das pessoas pode suportar. O pai faleceu quando ela tinha 10 anos e logo sua mãe se casou novamente.

Assim ela passou a conviver com o seu primeiro algoz. Seu padrasto, que também era seu tio, após se cansar de espancar a esposa passou a espancá-la também. E depois ao seu irmãozinho com apenas 4 anos.

Quando a Jaqueline completou 13 anos, ele não se contentou com as surras e a violentou. Foi deste dia em diante que seu primeiro calvário começou. Ele passou a abusar da sobrinha diariamente sempre que a esposa saía para trabalhar.

Ela só conseguiu se livrar do tio quando sua mãe faleceu. Uma “chance” surgiu e acabou por empurrá-la a se livrar daquele mal. Pelo menos era o que ela pensava.

Ao chegar ao Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, vê-se obrigada a seguir na profissão de prostituta já que era a única oportunidade de trabalho que apareceu. Ela tinha que se sustentar e ao irmão.

E foi quando a Jaqueline conheceu seu segundo algoz. Um político que sentia prazer em espancar suas amantes. Seu segundo calvário teve início.

Numa dimensão paralela conhecemos a história da Alícia, casada com o Juliano e louca para engravidar, mas não conseguia.

Alícia começa a ter sonhos e visões com uma jovem. Isso acaba por desencadear uma busca por respostas que a leva diretamente para o precipício da verdade.

Sua vida sofre uma transformação total. Tudo aquilo que ela pensava ser uma certeza se transmuta em dúvida.

Segredos guardados há 30 anos são devolvidos pelo precipício e atirados no seu colo. As revelações repercutem e abalam toda a sua família.

Estas duas mulheres vivem em dimensões paralelas e têm uma ligação especial. Quando se encontram descobrem a verdadeira força do destino.

Depois desta breve explanação da história falarei das minhas percepções durante a leitura.

A trama aborda temas fortes. Alguns deles a grande maioria das pessoas preferem fazer vista grossa e nem se quer perdem um minuto do seu tempo para pensar sobre eles.

Abuso sexual infantil: É comprovado pelas estatísticas que em aproximadamente 90% dos casos o agressor é um parente da criança ou adolescente. E que em vários desses casos a mãe tem uma co-participação. Ou ajudando no ato ou fingindo que não percebe o que acontece dentro da própria casa.

Prostituição: Algumas dessas crianças que sofrem abusos não vêm mais um futuro brilhando a sua frente. Já sofreram tanto que se deixam ser usadas para sobreviver. Elas não possuem uma perspectiva no amanhã. Tenho que me alimentar hoje e só tenho o meu corpo a oferecer. Então que seja. Este é apenas um dos motivos que levam uma pessoa a se submeter a esta vida degradante.

Foi exatamente isso que aconteceu com a personagem Jaqueline. Ela sofreu o abuso sexual e procurou ajuda indo falar com a única pessoa que ela confiava para lhe proteger: a mãe. Não obteve a ajuda e se calou.

Esta atitude se torna ainda mais traumática para uma criança do que o ato do abuso. Ela se sente completamente sozinha e desamparada. Se a própria mãe não acredita nela, quem irá acreditar? Então o melhor a fazer é aguentar tudo em silêncio.

O abuso psicológico neste caso tem um impacto devastador na alma da criança. Ela passa a acreditar ser merecedora de todo aquele sofrimento.

Quando chega a fase adulta, se é que consegue, está tão habituada a ter o corpo violado que seguir na profissão de prostituta só tem uma modificação: ela recebe uma ninharia que dá pelo menos para se alimentar.

Já no caso da Alícia, o que a impedia de engravidar era uma obsessão com o passado. Ela não conseguia se desligar de coisas que lhe aconteceram em outras vidas e as trouxe para sua nova encarnação.

O detalhe importante da história dela é que a Alícia vive numa dimensão futura. Um mundo onde as pessoas são muito mais evoluídas. O Mal foi reduzido ao tamanho que deve ter: quase nulo. Não se pode extingui-lo ou não há motivo para existir o Bem.

Quando forem ler esta história prestem uma atenção extra nestas páginas: 154, 155, 156, 215, 281, 282, 283 e 284. Esta é a primeira vez que recomendo a leitura de determinada parte. Estou fazendo, pois é exatamente nela que se encontram as explicações para se entender a sequência da vida e a força do destino.

O futuro narrado aqui é o desejado por todos os seres que estão em busca da evolução. Isso não quer dizer que nos transformaremos em anjos encarnados. Continuaremos temos qualidades e defeitos. Sem defeitos não seríamos mais humanos.

Temos nesta trama narrada pela Mônica temos vários “professores” que através das suas histórias transmitiram lições muito importantes para o leitor.

O ciclo de amor e ódio entre dois seres que se arrasta por séculos que só será quebrado no momento que um deles se decidir pelo amor. Este fato serve para explicar o motivo que leva uma mãe a odiar o seu filho ou visse e versa.

Caso o ódio prevaleça uma opção para terminar com ele é o nascimento dos gêmeos xifópagos, que pode ser escolhida pelos dois em comum acordo ou imposta. Em alguns casos a contenda é resolvida. Em outros o ódio aumenta e eles acabam vivendo literalmente num inferno já que não podem se livrar um do outro.

Esconder a verdade achando que ao colocá-la enterrada no jardim ficará lá sem germinar. Por mais fundo que tenha sido o buraco no qual a jogou um dia ela conseguirá seguir o rumo da luz e brotará. Suas raízes estarão tão profundas que o tronco se transformará num poderoso destruidor de casas.

Por mais difícil ou doloroso que seja temos que priorizar dizer sempre a verdade. Um segredo que envolva mais de uma pessoa passa a ser problema. E um problema precisa ser solucionado e não camuflado.

O perdão. Este é o quesito fundamental para se desvencilhar dos grilhões do passado. Quando nos deixamos acorrentar pelas coisas que nos aconteceram ficamos exatamente como uma raposa presa numa armadilha do caçador esperando apenas o momento da nossa morte. Ao pisarmos nesta armadilha temos as seguintes opções: debater-nos e ferir a perna sem conseguir a liberdade, sentar e esperar ou usar a nossa inteligência a nosso favor arrancando a corrente da terra. Como fazemos isso se não somos como o Hércules da mitologia? Através do perdão. Perdoar o outro, nos dá a força para arrancar a corrente e nos perdoar, nos dá a força para abrir o grilhão.

Confesso que se estivesse no lugar da Jaqueline não seria capaz de perdoar o agressor. Teria o enviado para o inferno dos católicos ou o umbral dos espíritas mais cedo. Posso perdoar quase tudo que uma pessoa faça, mas duas coisas não: crueldade contra um animal e estupro, tanto de mulheres quanto de crianças. Provavelmente terei que passar mais um tempo reencarnando até modificar este conceito, mas por enquanto é este o “defeito” que manterei. Exercitando dizer a verdade sempre.

Nosso destino não está escrito com tinta definitiva. Ao nascermos trazemos um esboço do que será. Nossas escolhas é que determinarão o nosso futuro. Receberemos auxílio do astral de diversas maneiras para permanecermos no caminho da nossa felicidade. Pode ser através de um sonho ou um pressentimento. Muitas vezes ignoramos estes avisos e acabamos tendo experiências bastante duras da vida. Mas não é a vida a culpada por nossa decisão de aprender pela dor. Somos nós.

Também não devemos nos fazer de vítimas e aceitarmos o sofrimento como purificação dos pecados. Ninguém veio a este mundo para sofrer. Viemos para aprender o verdadeiro significado do amor incondicional. E sermos felizes. Mas para que isso se realize às vezes temos que passar por um grande desgosto para valorizarmos o que realmente tem valor.

O destino é implacável. Ele nos guia, mas não nos subjuga. Auxilia e não ordena. Ensina de um jeito ou de outro a sermos melhores hoje do que fomos ontem. Esta é a lei da evolução. Quem não a seguir terá que ser convidado a se retirar do campo, pois os jogadores que ficarem, mesmo sendo de times adversários, serão todos vencedores.

site: https://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2016/04/resenha-forca-do-destino-monica-de.html

Vanessa.Santiago 19/03/2020

É um livro com muitos segredos pra ser revelados um livro que já começa tenso ao meu ver

Fernanda.Schatzman 25/12/2020

Choro de alegria no final
Que livro lindo, que arrepio ele me causou ao terminá-lo.
No começo foi uma leitura um pouco ? cansativa ? já tive livros que me prenderam muito mais atenção ao seu decorrer, mais a história no final e realmente incrível muito linda! Com vontade de chorar de alegria, ótimo e recomendo.
Com certeza valeu muito a pena

Rose 22/05/2016

Sempre nos perguntamos o que faríamos se tivéssemos a oportunidade de mudar ações do passado, e de como isso afetaria nosso futuro ou presente. Neste livro, parece que Alícia e Jaqueline tem esta chance.

Jaqueline nasceu no Espírito Santo e nunca teve o amor materno. Quando seu pai morreu e sua mãe casou com seu tio, as coisas pioraram e muito. Com isso ela passou a proteger o irmão Maurício, que a tinha como mãe em vez de irmã, As surras eram constante, mas quando passou a sofrer os abusos do tio, foi que ela conheceu o inferno. O que lhe causava mais sofrimento era saber que sua mãe não acreditava nela.

Quando sua mãe morreu e um grave acidente aconteceu, ela pegou Maurício e fugiu para o Rio de Janeiro, disposta a recomeçar. Mas sem documentos ou qualquer tipo de experiência profissional, ela acabou virando garota de programa para poder sustentar a ela e seu irmão. Ela estava disposta a tudo para que Maurício tivesse uma vida melhor que a dela.

Foi na prostituição que ela acabou conhecendo o Deputado Lafayete, um homem inescrupuloso que vestia o manto da honestidade. Lafayete era bem conhecido na zona de prostituição carioca, e nenhuma das mulheres que lá trabalhavam queriam fazer programa com ele, por conta da violência que ele costumava usar.

Jaqueline passou a ser o brinquedinho de Lafayete, é só não sofreu uma violência maior por conta de uma paixão que ele começou a sentir por ela, e pela interferência de Cézar, o faz tudo do deputado.

Cézar que também era meio irmão de Lafayete, trabalhava como assessor do deputado, e conhecia muito de suas maracutaias. Ele estava de mãos atadas por conta de uma chantagem exercida pelo deputado.

Alícia é carioca, casada com Juliano. Ambos se amam e estão tentando ter um filho. Filha de Eva e Celso, um renomado geneticista, tinha também uma irmã Denise. Ela era amada e sempre contou com o apoio de sua família. Ao contrário de Jaqueline, a vida de Alícia sempre foi mais tranquila e cercada de amor.

Mas este amor também era cercado de muitas mentiras e mistérios, que começaram a ser descobertos quando Tobias, amigo de Celso e também um médico de renome voltou ao Brasil. Aos poucos Alícia foi descobrindo que a animosidade que sua mãe sentia por Tobias era muito complexa.

No desenrolar dos acontecimentos, Jaqueline e Alícia começaram a sonhar uma com a outra, mesmo sem se conhecerem. Alícia inclusive achou que Jaqueline poderia ser a sua irmã gêmea recém descoberta, será?

Vocês devem estar com muitas perguntas na cabeça, e acreditem, elas só vão aumentar, pois Jaqueline vivia em 2015 e Alícia em 2219! Elas são a mesma pessoa, o mesmo espírito, mas em épocas e vidas diferentes. Alícia tem a chance de mudar o seu passado e ajudar Jaqueline a uma evolução que ela talvez, não conseguisse sozinha. E apesar de séculos separando estas duas mulheres, quem garante que seus destinos não esteja, ligados?

A vida de Jaqueline pode não mudar o presente de Alícia, mas as descobertas que ela fez vão colocar a prova todo o sentimento de perdão que a humanidade alcançou. Para isso é preciso se despir de todo o orgulho e encarar as mentiras de frente, sem julgamentos, será que ela conseguiria?

Alícia e Jaqueline, duas jovens de dois mundos diferentes, mas com o mesmo espírito em evolução.

Uma coisa que não gostei muito no enredo foram algumas atitudes de Alícia, que na minha opinião super valorizou acontecimentos que ela nem mesmo lembrava de ter acontecido. Neste quesito me identifiquei mais com Denise, cujo passado para ela não é para ficar sendo remoído e causando mais sofrimento, ainda mais por algo que foge da nossa vontade e conhecimento.

Fora isso, gostei muito do enredo, e de como as coisas foram se encaixando. O final foi emocionante e lindo.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Roseli67 26/09/2023minha estante
Ah, qto spoiler!!!! Não queria ter visto !!

Jéss 24/06/2016

A Força do Destino (Noite de Outono)
A Força do Destino é o mais recente romance da autora Mônica de Castro e foi ditado pelo espírito Leonel. O livro conta as histórias de duas jovens que vivem em mundos semelhantes mas em tempos diferentes.

O livro começa com a história de Jaqueline que é apenas uma criança e é abusada por seu tio e padrasto. Mais a frente ela acaba fugindo com seu irmão para o Rio de Janeiro, onde fica sozinha e sem dinheiro, sua única opção é a prostituição. Algum tempo depois ela se torna amante de um deputado federal, um homem muito ruim.

O livro também conta a história de Alícia, uma jovem formada em arquitetura. Ela é casada com Juliano e é filha de um médico muito bem sucedido. Aos 20 anos de idade, ela descobre que teve uma irmã gêmea que acabou morrendo no processo de separação da duas. Essa revelação faz com que ela acabe desvendando vários mistérios de seu passado, principalmente algumas visões que ela tem com uma mulher misteriosa.

A história desse livro é bem diferente do que estou acostumada a ler, não tem nada daqueles clichêzinhos de romance teen que a gente costuma ver por aí, a história da Jaqueline retrata a realidade de muitas jovens e confesso que chorei muito lendo essa parte, eu me emociono facilmente com livros que retratem uma realidade (por isso o livro A Hora da Estrela da Clarice Lispector circula entre meus favoritos) os primeiros capítulos são beeeeem tensos por conta justamente disso.

Esse livro também traz, claro, uma pegada espírita bem forte o que nos provoca diversos momentos de reflexão. Dá pra tirar tanto conselhos quanto lições pra levar pra vida desse livro. Ele bate bem naquele velho ditado “a mentira tem pernas curtas”, nos mostrando que por mais que se queira esconder uma coisa (seja nessa vida ou em outras) a verdade sempre dará um jeitinho de aparecer.

Podemos também encontrar um pouco sobre a questão de vidas passadas (uma coisa que me interessa bastante, pessoalmente falando).

Eu recomendo a leitura desse livro pra todos, principalmente pra galera mais jovens que geralmente não se interessa por esse tipo de leitura por subestima-la. Eu garanto que vocês não vão se arrepender nem um pouco, e vão até me agradecer (risos).

site: http://noite-de-outono.blogspot.com.br/2016/05/resenha-forca-do-destino.html

Guilherme Ramos 14/08/2019

Inusitado !!!

A força do destino é o romance espírita mais inusitado que já passou pelas minhas mãos, ficando entre os melhores que já li da autora até então. Muito fora do convencional o livro vai contar a história de duas jovens em realidades paralelas, fazendo com que ambas sejam as protagonistas desta trama que gira em torno de um mistério temporal.

As protagonistas são: Alícia e Jaqueline, a primeira tem uma família abastada e estruturada, pais e irmã, além de um casamento sólido, equilibrado e recheado de amor, ao contrário da segunda que vive um pesadelo dentro de sua própria casa, nada abastada, com uma mãe completamente passiva, além de um padastro mala e abusivo. O que torna a vida de Jaqueline melhor é a presença de seu irmãozinho mais novo Maurício, a quem se incumbe de proteger eternamente contra tudo e todos, através do amor que os une.

O mistério que atravessa os tempos começa a ser desvendado aos poucos quando a vida das duas protagonistas se juntam num encontro um tanto quanto diferente, quase surreal, para que ambas consigam através desse encontro unir forças para resolver o destino que liga uma a outra, trazendo ao leitor reflexões como a importância do perdão.

Alguns temas como prostituição, violência doméstica, vingança, corrupção, estupro e obsessão serão abordados com certa frequência nesse livro, fazendo com que algumas passagens sejam um pouco fortes demais, forçando algumas breves paradas na leitura para digerirmos as cenas. No entanto, além da grande mensagem de perdão nesse livro, temas bastante interessantes como gêmeos xifópagos (tema este que me fez interessar na leitura desse livro a princípio) também serão presentes, explicando como são os processos encarnatórios nesse caso, uma vez que são unidos pelo ódio e não pelo amor, já que este não pode provocar sofrimento de tal forma. Porém os temas mais sensacionais que achei nessa história foram: infertilidade, inseminação assistida e fertilização in vit ro, que são explicadas sob ótica espiritual como importante avanço científico para promoção na reencarnação dos espíritos, mas, o motivo não vou contar, leiam, vale muito a pena. Um grande livro, linda obra recomendo muito a leitura, pois é uma história sensacional!

Frases selecionadas:

" A mediunidade deixou de ser tratada como um fenômeno fantástico, para ser compreendida como um atributo natural de qualquer pessoa. Ninguém mais luta contra ela nem duvida de sua existência."

"Trate de aproveitar o dia de hoje, pois quem vive apegado ao passado ou sonhando com o futuro passa em branco pelo presente." (Diálogo entre Alícia e Tobias)

"Os processos de infertilidade estão ligados a problemas cármicos decorrentes do mau uso da fertilidade no passado, como abortos, abandono de bebês e coisas do gênero."

Cristiane 15/01/2023

Nesse livro nós temos duas histórias em tempos diferentes, mas que tem seus pontos em comum. Entendemos que nossas escolhas são o que vão determinar nosso futuro