Diário de Bitita

Diário de Bitita Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Diário de Bitita

cattjubs 19/10/2023

Patrimônio brasileiro, recorte do que é feita a história
Fui com muitas expectativas e choca um total de 0 pessoas que superou, e muito, essas!! Meu Deus que patrimônio brasileiro esse livro, essa autora, essa essa história... Me encontro ainda mais triste ao ver que a Carolina teve uma infância cheia de poesia e felicidade, na medida do possível, e teve essa vida adulta trágica como sabemos :(

Ela não está muito longe da escrita de Guimarães Rosa, por uma INCRÍVEL coincidência, sendo mulher e negra não teve as mesmas oportunidades que homens e brancos teriam. É com dor no coração que a gente lê essa trajetória da Bitita, que só queria um pedacinho de terra pra ser feliz.

Esse livro é um recorte entre resquícios da escravidão e a geração velha dos dias atuais. Eu queria ter o mesmo acesso à história da minha família dessa época, mas quem se importaria em registrar escravos e filhos de escravos indigentes, não é mesmo? Suas histórias então, se perderam.

É incrível o conhecimento histórico que essa mulher tem, eu por acaso sabia que tínhamos tido um presidente chamado Artur? Ninguém ouse que os escritos de Carolina não possuem valor histórico, cultural e artístico. Isso é uma obra-prima!