Before - A História de Hardin Antes de Tessa

Before - A História de Hardin Antes de Tessa Anna Todd

Resenhas - Before: A História de Hardin Antes de Tessa

Priscila Porto 01/09/2020

Fechando o ciclo
A ideia do livro era boa mas a forma como foi escrito deixou a desejar, achei que seria interessante mas muitas partes se arrastaram, foram superficiais e Hardin só provando a escrotidão. Fechei esse ciclo de Anna Todd e não quero mais.
Jess 01/09/2020minha estante
Tentei ler, mas nao passei da segunda página (li a série td de after)

Priscila Porto 02/09/2020minha estante
Exatamente, o livro se arrasta.. te entendo pq diversas vezes tb pensei em parar ?????

Laura.Claudino 02/09/2020minha estante
Nossa, tô chocada, li a seria After toda e me apaixonei, já estava preparada para comprar before, nao quero mais kkkkkkk

Priscila Porto 03/09/2020minha estante
Eu tive essa impressão, mas tente a leitura já que completou todos os outros. Eu acabei desistindo da saga por me irritar demais com os personagens depois voltei, então tenho esse julgamento comigo, pode ser diferente para vc.

Dennysc1 09/11/2020minha estante
Concordo, li toda série After e adorei, mas a leitura de Before foi meio que tediante, principalmente na parte 2, o que salvou o livro foi a parte 3, pq pra mim, foi a melhor

Carol 20/11/2020minha estante
Achei decepcionante porque quando dizia na contracapa que seria a história de Hardin antes da Tessa, pensei que fosse mostrar a rota com as garotas (principalmente a Natalie e a namorada do Zed, o que foi que aconteceu afinal. E também o envolvimento dele com aquela do trabalho, que agora não me lembro o nome. Mas foi apenas o primeiro livro contado pelo ponto de vista dele, e as demais informações ficaram muito jogadas e sem sentido. Desconheci a autora nesse livro. Seria ótimo ter o ponto de vista dele se estivesse com essa proposta na apresentação da capa e contracapa, mas ansiei chegar ao sexto livro para ver como ele era antes. E confesso que a visão dele me decepcionou um pouco, achava que ele era muito mais apaixonado pela Tessa do que realmente ele era de acordo com esse livro. E uma coisa que não ficou explicada até agora, é por que ele nunca disse à Tessa que se ele quisesse, teria tirado a virgindade dela desde o encontro no riacho. Porque se dependesse dela, era o que teria acontecido. E depois ele ainda se desvencilhou de transar com ela algumas vezes, mesmo ela muito afim. Então, eu não perderia a oportunidade de informar isso a ela como tentativa de ela saber que não era apenas isso que ele queria.

Lilica 28/11/2020minha estante
Como faço para ler o livro? eu sou nova aqui

RAyssA.SoOuzA 10/04/2021minha estante
Como faço para ler?

Anacleto 25/07/2021minha estante
exato, to lendo agora before e cansei de ler !! vou fazer igual vc , n quero ler mais anna tood

Wal 08/11/2021minha estante
Por isso que todo mundo reclama, faltou um bom arco de redenção. Faltou ele se culpar mais, a trama na visão dele precisava de mais profundidade.

Samya.Braga 19/11/2021minha estante
Como faço pra ler o livro? N consigo ler

Vanessa 28/07/2022minha estante
Alguém me orienta a como começa a ler? sou nova no app. Estou um pouco perdida, confesso!

Lena 30/03/2021

Eu li todos os livros na intenção da história melhorar, mas na verdade só piora. Um livro pior que o outro, aí você decide dar uma chance (infelizmente) pro Before e só se decepciona também, a romantização do abuso, do homem possessivo e cheio de si tem de sobra, é uma tristeza cada capítulo que passa, tenho muita vergonha de ter lido uma porcaria dessas.
lele 30/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKkk morri. Véi eu abandonei na metade do segundo livro, não aguentei. Uma vez perguntei a uma menina, que tinha lido a série toda, quando ele deixava de ser tóxico daí ela respondeu que só no quinto ?????

Hyasmmim 30/03/2021minha estante
Essa série é o próprio Chernobyl, eu não li mas já sei que não passaria do primeiro capítulo

lele 30/03/2021minha estante
@Hyasammim Néeeee e tipo tem pessoas que dizem que essa foi a intenção da autora, de escrever esse livro sobre um casal tóxico. Haham sei

Oi, eu sou a Mila ^^ 21/11/2020

Confesso que foi meio arrastando a leitura no meio. Mas gostei do início e AMEI, AMEI, AMEI a parte final. Nossa, tenho um orgulho tão grande da pessoa que o Hardin se tornou. Ele realmente mudou da água p/ o vinho. Fico chocada quando me lembro de como ele era no início, as palavras horríveis que ele disparava p/ Tessa, e quem ele se tornou agora. Existem tantos Hardin's por aí, tantos casais como Hessa. Seria tão bom se todos mudassem como ele mudou. E o Smith? A meu Deus, aquele menino é um encanto, me apaixonei mais ainda por ele. Por todos, cada personagem. Obrigada por isso, Anna.

Miih.... 29/04/2023

Enfim, finalizei ?...

A evolução do Hardin realmente e admirável....
Mas não sei se eu seria tão benevolente como a Tessa......

Mas o casal Hessa pode sim, servir de exemplo para muitos homens e muitas mulheres que passam por relacionamentos assim.

thalitapnhr 09/06/2021

Raso
Sem grandes detalhes, passei muita raiva com o começo do livro, eu sabia que o Hardin era escroto, mas o nível que mostra no livro me da ânsia.
Maapaes 09/06/2021minha estante
Depois de chernoafter, vem ai

Julia Laurindo 27/07/2020

Before
Esse livro eu daria 5 estrelas se fosse somente as visões e histórias das meninas que o hardin fez mal, das outras pessoas que tinham ao longo dos livros. Achei muito nojenta as partes do hardin em si. Falei mais sobre a série no meu Instagram @laurindoliteraria

juliatorress 28/08/2020

O final foi muito fofo, não esperava por isso. O livro em si foi bem chatinho e cansativo às vezes, mas interessante por mostrar pontos de vista de outros personagens, apesar de que poderia ter aprofundado melhor alguns. Esse livro não me impactou muito como o anterior que foi muito bom, mas achei necessário para finalizar essa história de vez.

Van 30/10/2022

Final merecido. Minha opinião completa abaixo
Na minha opinião, a problemática dessa saga é mais o primeiro livro, pois nele, a autora passa a impressão de que aquele tipo de relacionamento é normal! Com o passar da saga isso começa a ser tratado com mais consciência...
Mas até que ponto nossos erros podem ser perdoados? Na minha opinião, nenhuma das ações do Hardin podem ser justificadas pelo passado dele.
No começo eu achava que After seria uma problemática mais séria, como: violência. Mas não, é um relacionamento tóxico onde ambas as partes não tomam iniciativa de perceber isso.
E isso faz com que você se sinta incomodado, com raiva, frustração e até tristeza. Não acho que seja um livro recomendado para adolescentes, nem para novos leitores.
Como também não é um livro onde se deve achar normal esse tipo de relacionamento e nem onde você possa suspirar de amores (pelo menos não no começo).
Acredito sim que o final da saga tenha tido um bom desfecho e um bom amadurecimento de ambas as partes, mas não achei um livro fácil de ser lido, e não concordei com metade dos acontecimentos abordados! Porém, é uma saga importante para alertar a todos os leitores (em especial as mulheres) de como é um relacionamento abusivo.
Mas não vou negar que devorei essa saga e ficava eufórica para continuar. A escrita é totalmente viciante!
Resumindo: vale a pena continuar a saga? SIM! pois além de haver uma grande evolução dos protagonistas, no final, tudo é desenvolvido da melhor maneira possível. Mas vale lembrar que não pode ser idealizado esse tipo de relacionamento.

Aline 29/04/2021

Before...
Felicidade define.
Finalmente, depois de esperar por tantos anos, consegui ler.
Sou apaixonada por After e nunca vou me cansar de ler.
Hardin e Tessa são intensos demais para o meu coraçãozinho.
É tudo tão complexo que dá vontade de ir lá consertar as coisas.
Meu coração é seu Hardin. Sempre.

Laylis 24/05/2021

Incompleto
Não gostei tanto do livro quantos os outros, não prende o suficiente e é um livro bem curtinho coloca perspectivas incompleta de personagens que não tem pé nem cabeça não contribuem em nada para historia.

Reffatti 29/09/2021

Before
Bem, eu li toda a coleção de After, quando eu era um pouco mais nova, eu gostava, mas agora eu odeio demais, tem tantas coisas tóxicas, coisas inadmissíveis. Não vou dar uma resenha para todos os livros, me recuso, apenas para esse. Primeira coisa, eu estou lendo Orgulho e preconceito e tentam comparar Hardin com Darcy, e Elisabeth com Tessa, e eu não aceito isso. Não vou dar spolier, mas só posso dizer que todos os livros são tóxicos (mas deixo eles na estante porque fica muito bonito).

Irei postar coisas sobre livros, se quiserem passar lá...
Instagram: @reffatti_vi
Twitter: @reffatti_vi
Sejam 29/09/2021minha estante
Concordo com vc! Eu amava antes tbm, agora não consigo nem cogitar reler, pq sei que vou passar raiva

cacu 07/12/2021minha estante
amg eu passei mt raiva qnd li mais nova, nunca conseguiria reler. é pessimo
ainda bem q nao comprei, li em pdf

Géssica 19/04/2021

Simplesmente perfeito ?
Esse livro superou todas as minhas expectativas,Ler essa história do ponto de vista do Hardin me fez gostar ainda mais dessa série,Hardin mesmo depois de todas as dificuldades conseguiu se superar e se tornar uma pessoa melhor para Tessa...O final da História deles é tudo aquilo que eu imaginava pra eles ?????

Fran 04/01/2021

Amarrando as pontas
Releitura: esse resume a autora tentar se redimir dos erros de after. Aqui todos os personagens adquiriram camadas, para todas as atitudes em after serem ?justificadas?, pelo passado deles. Eu gosto e desgosto ao mesmo tempo. Não gostei da forma como foi escrito. Para mim não funcionou.
(Quatro dias de leitura)

P3 28/01/2021

Eu "amodeio" ler série de livros, nós nos apegamos aos personagens mesmo quando não gostamos deles.
O Hardin não é perfeito, não foi criado para ser perfeito e nunca sentiu a necessidade de tentar ser. Por muito tempo torci pra essa casal não funcionar, mas acho que eles provaram para todos que eram capazes. Não foi a hisotria mais romântica e nem os personagens mais perfeitos. Mas foi real. Foi problemático e a melhor parte é que eles lidaram com isso.
A redenção do Hardin foi o ponto chave para tudo, claro que ele não era o único com problemas. É impossível tentar dizer qual dos dois evoluiu mais.

"Vivi na escuridão por muito tempo; quero ajudar a iluminar o caminho dos outros"