Interestelar

Interestelar Christopher Nolan...

Resenhas - Interestelar

Gii Pinsetta 09/02/2023

"Eu não tenho medo da morte, Murph. Tenho medo é do tempo."
Eu assisti o filme no cinema,logo quando estreiou, mas eu era muito novinha e como era legendado e eu não lia direito não entendi muita coisa. Até que um amigo me falou que era o filme favorito dele. Assim que descobri que tinha o livro fui atrás, e valeu MUITO a pena.
A história me fez refletir em tantos aspectos da vida que eu to olhando pro nada e repensando sobre tudo! Acho que essa é a verdadeira função de um livro ( pelo menos para mim), fazer com que entremos naquela história e pegarmos como verdade para nós.
A leitura é leve, tem algumas coisas de física básica que você precisa ter uma leve noção pra não se perder, mas mesmo quem não curte muito ciências se envolveria com todas as tramas.
Dei 5 estrelas... um dos melhores que já li, sinceramente!

Paulo Henrique 04/02/2023

O filme é ótimo, o livro é a transcrição do filme.
O filme é ótimo, o livro é a transcrição do filme. Nada a mais, nada a menos.
Duas coisas me incomodam na história: a facilidade com que Cooper deixou a familia para trás, e cientistas falando em ter fé.

Ratinha da Biblioteca 31/01/2023

Já aviso: tão perfeito quanto o filme!
Em "interestelar" do Greg Keyes e inspirado no filme, vamos ver uma terra destruída, um planeta que pede socorro, uma praga que destruiu as plantações e trouxe muita poeira. A humanidade não parece ter esperanças. Até que Murph. a filha de um piloto da NASA aposentado, Cooper, começa a se comunicar com um fantasma através dos livros que caem no seu quarto. E o resultado é uma localização, onde seu pai acaba descobrindo que ainda há quem lute para salvar a humanidade. Assim ele embarca numa viagem pelo espaço, insana e única chance de salvar o mundo.

Eu já tinha as imagens do filme (que eu amo) e o livro conseguiu trazer toda a esseência da história, descrever as cenas que são quase indescritíveis, trouxe toda a emoção e desespero. Eu amo, simplesmente amo Cooper e sua filha Murph. É uma das minhas histórais favoritas de ficção científica.

Gabriel Dummer 29/01/2023

Para além do espaço e tempo
O filme Interestelar já é em si uma obra prima da ficção científica. Ao revisitar essa narrativa através do livro, a sensação é de complemento e satisfação. A jornada de Cooper para salvar a humanidade, principalmente seus filhos, é épica. As reflexões vão muito além das questões científicas, envolvendo uma emoção que transborda da própria essência do ser humano. A mensagem de que o amor pode encontrar os caminhos que precisamos através do espaço e tempo é intensa.
Ver e sentir o poder da relatividade na dilatação do tempo é outro ponto muito interessante do livro/filme.
Gravidade, relatividade, dimensões, física quântica, humanidade, amor,... O universo é simplesmente incrível: Interestelar é um ótimo exemplo para percebermos isso.

marco 26/01/2023

sem palavras...
o livro esclarece algumas dúvidas que tive com o filme e lendo ele tive a impressão de estar vendo o longa na cabeça, detalhes que eu não havia percebido, ponto de vista das personagens e etc. Eu recomendo ler o livro antes de ver o filme, se é que isso é possível afinal interestelar é um clássico, pra ter uma experiência inédita com a história, vc fica tão imerso na narrativa que tem capítulos tão conectados que dá vontade de terminar o livro numa leitura só. É maluco penar que a gente tem um universo tão grande e inexplorado, da até vontade de aprender mais sobre assuntos como astrologia, e tals.

Lorena 12/01/2023

Fiel ao filme.
A obra é um romance baseado no filme homônimo e por isso é extremamente fiel a ele. Para quem, assim como eu, gosta de saber o que os personagens estão pensando e por que agem como agem, vale a pena. A obra me pareceu melhor escrita nas duas primeiras partes. Na parte final, só narrou os acontecimentos, sem tanto foco nas motivações e sentimentos dos personagens, o que equivale a ver o filme simplesmente. Mas mesmo assim, é uma boa história, então valeu a leitura.

Mandy Nunes 04/01/2023

Perfeito apesar dos nós na cabeça
Interestelar foi baseado no filme homônimo e é muito fiel ao filme, o que ajudou demais a imaginar as cenas narradas. A leitura é muito gostosa e fluida, e relutei em começar achando que ia ser uma leitura mais arrastada por causa de todo enredo que envolve o livro ? buracos negros, buracos de minhoca, espaço-tempo. Mas foi uma grata surpresa me deparar com uma escrita fácil e prática. O autor não se prende a explicações longas ? às vezes, a nenhuma explicação ? o que pode ser um pouco confuso pra quem não entende parafernalhas como eu hahahah. Nada que uma busca no Google não resolva. Confesso que apesar de tudo, a dimensão temporal no fim da história segue sendo algo que não entendi como foi exatamente que aconteceu, mas acredito que seja mais uma limitação minha sobre o assunto do que uma falha do enredo.

belinha 31/12/2022

Digno do filme
A novelização de Interestelar é digna do filme, com toda a sua perfeição. O autor faz bom uso do veículo, entregando detalhes que as 2h49m de tela não são capazes de expor. Ainda assim, essa ousadia encontra o seu objetivo, capturando perfeitamente a essência dos personagens e particularidades científicas. Leitura maravilhosa, tanto para quem já assistiu ao filme como para quem quer o livro como seu primeiro contato.

Gabriel.Oliveira 31/12/2022

Historia muito boa e nos mostra como o tempo é importante, como nossas decisões são cruciais. Após a leitura fui assistir aos 4 trailers do filme, até arrepia. Vale a pena ser lido.

Jessica 31/12/2022

O último do ano com esse livro perfeito!
Para quem já assistiu o filme Interestelar e gostou, vai amar esse livro. Simplesmente o livro transcreve o filme, os diálogos são os mesmos e a parte boa é ler o pensamentos. Recomendo muito!
Alexandre 01/01/2023minha estante
????????

Manu 31/12/2022

Interestelar
Eu gostei muito, eu já sou suspeita pra falar, mas é muito bom, é um pouco confuso, mas no final você entende tudo.

Karol 27/12/2022

Muito bom!
Difícil não se apegar e não ler todo de uma vez, foi assim comigo.
A terra não é mais um lugar ideal pra se habitar, e Cooper embarca numa jornada interestelar.. todas as implicações dessa partida, o amor aos filhos e as consequências dessa escolha tornam esse livro muito emocionante

Gean 24/12/2022

Amor é a única coisa perceptível que transcende as dimensões de tempo e espaço
ANOTAÇÕES A SEGUIR:
1. Lei de Murphy quer dizer que o que tiver de acontecer acontecerá.
2. Gravidade e massa são intimamente ligadas, quanto mais massa uma coisa tiver, mais ela curvará o espaço-tempo, mas atrairia outros corpos.
3. A flecha do tempo faz-se visível.
4. A principal função de um silo é servir de proteção contra o empuxo em um lançamento ou, na pior das hipóteses, segurar uma explosão, por isso não deve ter protuberâncias.
5. Amelia não sentiu nada de início, mas a nave começou a sacudir quando Cooper iniciou os propulsores do Ranger, em ângulo perfeito, para fazer a grande roda girar. Conforme a rotação ficava mais rápida, o peso começava a voltar ao corpo de Amelia, puxando seus pés na direção da borda externa da nave espacial. Não era exatamente gravidade, mas a manifestação da inércia, em geral chamada de força centrífuga. Sem ela, sem algo semelhante a peso, coisas ruins ocorriam no corpo humano ao longo do tempo, como perda óssea e doenças cardíacas.
Nós vamos precisar dos nossos ossos e corações quando chegarmos ao nosso destino, ela pensou.
Infelizmente, a rotação não era um substituto perfeito da gravidade, pois o ouvido interno não era completamente tapeado por ela. O ouvido sabia que estavam girando, devido a uma pequena coisa chamada força de Coriolis.
Na Terra, a força de Coriolis era muito importante. Comandava o clima, criando imensas células de ar que se moviam em círculos; no sentido horário no hemisfério norte e no sentido inverso no hemisfério sul. Mas a Terra era tão imensa que o corpo humano não notava a rotação. Porém, em um rodopio desenfreado, era fácil sentir, e em geral os resultados eram desagradáveis.
6. No espaço, distância é tempo, e tempo é distância.
7. Se ele tivesse um telescópio poderoso o bastante para ver seu mundo dali, não veria os filhos. Talvez dinossauros. Ou trilobitas. Ou uma bola de fogo esfriando. Ou nada, se estivesse a mais de cinco bilhões de anos luz da Terra. E isso não era improvável. Segundo Romilly, dobrar o espaço a trilhões de anos luz não produziria um percurso mais longo do que dobrar a dez quilômetros. Mas a distância depois da dobra...
8. Eu não tenho medo da morte, Murph – o professor lhe disse. – Sou um velho físico. Tenho medo é do tempo.
9. — Quando nós viajarmos pelo universo — disse a ela no final, com os olhos cheios de lágrimas, mas alertas — teremos primeiro de enfrentar a realidade de que nada no nosso sistema solar poderá nos ajudar. E enfrentar também as realidades da viagem interestelar. Teremos de nos aventurar muito além do alcance dos nossos próprios tempos de vida, pensando não como indivíduos, mas como uma espécie...
10. — A lei de Murphy — ela disse. — O que puder acontecer acontecerá. O acidente é o primeiro passo para a evolução; mas se estivermos orbitando em volta de um buraco negro, há menos coisas que podem acontecer. Ele suga asteroides e cometas, fenômenos aleatórios que caso contrário acabariam alcançando o planeta. Precisamos ir mais para longe.
Lei de Murphy. De repente Cooper viu-se na Terra, junto da caminhonete, explicando a Murph que seu nome não significava uma coisa ruim, era na verdade uma afirmação de que a vida trazia surpresas, tanto boas quanto ruins. E que ele e Erin estavam preparados para lidar com as coisas que acontecessem
na vida.
11. Amor é a única coisa perceptível que transcende as dimensões de tempo e espaço.
12. Se um buraco negro fosse uma ostra, a singularidade seria a pérola dentro. A gravidade é tão forte que ela sempre está escondida na escuridão, por trás do horizonte. Por isso é chamado de buraco negro.
13. A Evolução tem ainda de transcender essa barreira simples; nós podemos nos preocupar profundamente, com muito altruísmo, com pessoas que conhecemos, mas nossa empatia raramente se estende àqueles que nunca vimos.
14. O efeito estilingue não era novidade. Cometas faziam isso desde que as estrelas foram formadas. Quanto aos seres humanos, a técnica vinha sendo usada quase que desde o início das viagens interplanetárias. A Mariner 10 foi a primeira a usar a manobra, que lançou a nave espacial não tripulada para Vênus a fim de explorar Mercúrio, seguida da Voyager e da Galileu.
Basicamente lançava-se uma nave na direção de um corpo muito maior; digamos, um planeta. A nave aumentava a velocidade enquanto “caía” na direção do planeta, chicoteando em torno dele em uma curva bastante fechada. Usava então a velocidade que ganhara caindo na direção do planeta para escapar da atração gravitacional e então seguia uma trajetória muito diferente. Como o planeta estava em movimento, a nave podia tirar proveito da velocidade orbital dele, e acrescentá-la à sua própria velocidade. Dessa forma, mudava o curso e aumentava a velocidade na direção de outro alvo final, sem gastar um mínimo que fosse de combustível.
15. Terceira Lei de Newton: a única forma que os seres humanos encontraram para chegar a algum lugar é deixar alguma coisa para trás.
16. A gravidade atravessa as dimensões, inclusive o tempo.
17. Pegou uma das linhas do tempo; linhas do mundo, na verdade, pensou e puxou-a. Para sua alegria, uma onda correu pela linha, como uma corda de violão vibrando, afetando aquele livro ligeiramente, onde e quanto estivesse.
COMENTÁRIOS: o Amor é a única coisa perceptível que transcende as dimensões de tempo e espaço.

Joey Resende 21/12/2022

Muito bom.
Uma ficção científica contemporânea bem escrita e emocionante, misturando o pouco de pós apocalíptico e um belo final. Recomendo a leitura e agora vou resolver um problema que foi ainda não ter assistido a esse filme.

Niiwii 21/12/2022

Uma nova maneira de ver Interestelar
Interestelar, criado por Christopher e Jonathan Nolan, para estreiar nos cinemas em 2014, é adaptado neste obra, passando pela romantizacão - processo para virar um livro - por Greg Keyes, foi lançando em 2016, conta a estória do filme de ficção científica mais conhecido e clamado da atualidade.
A estória se passa no futuro, em que a terra está completamente desestabilizada, diversos desastres ocorrem e as pragas rondam o mundo e plantações, então, Cooper, é convocado para uma missão para salvar a humanidade.
Em síntese, a romantização é totalmente fiel ao roteiro do filme, todas as descrições de cenas são idênticas, transparecendo o que se passa além dos sentimentos envolvidos. Os conhecimentos por parte física também são escritos de forma totalmente compreensível para todos.
Em conclusão, este livro é uma ótima opção para quem deseja ver interestelar de outra forma, a linguagem é simples, descritiva e empolgante como o filme. Os personagens são fiéis e mantém as mesmas personalidades. É recomendado para todos os públicos.