Interestelar

Interestelar Christopher Nolan...

Resenhas - Interestelar

Mano nico 06/01/2022

O fantasma
[...] fúria...fúria, contra a luz que ja nao folgura. [...]
Assim termina o bate papo da Srta.Brand e seu pai, não é totalmente necessário contar sobre a trama do livro, porém, facilitara o entendimento.
Interestelar consiste em um cenário que se passa no futuro onde Cooper, um experiente ex-piloto da NASA e engenheiro vive num planeta Terra calamitoso, aonde imensas tempestades de areia afetavam o mundo, não é só ficção sendo retirado de um documentário chamado "The dust bowl", destruindo plantações e tornando o mundo num lugar cada vez mais agropecuário, devido a necessidade de fazendeiros.
Cooper tem uma filha que é tão doida quanto o pai, nao aceitando se limitar a ciência, mas sendo ainda assim limitada por ela, pois a ciência poucas cenas mais tarde explica que nao existia um fantasma, mas sim uma anomalia gravitacional que deixou uma mensagem escrita em poeira, uma coordenada que levava para a NASA, que fazia pesquisas sobre as plantações, quando morreriam, quanto seria capaz de produzir...muitos esperimentos, inclusive o de salvar o planeta terra.
Eles precisavam salvar a população do planeta, mas nao era tão fácil quanto parecia, se é que isso pode ser fácil...

Quem fez a mágica do filme para o livro foi Keyes, que romantizou a obra.

O livro vai além de seu principal objetivo quando lhe apresenta o amor como algo observavél, poderoso, que se torna metafísico, que transcende o espaço tempo e mesmo que nao entendemos devemos confiar, mostrando as 5 dimensões.
Simplesmente uma obra de arte.
todos devem ler
ginny 06/01/2022minha estante
concordo de mais esse livro é incrível

ginny 06/01/2022minha estante
voce pode ser pobre de marre

Mano nico 06/01/2022minha estante
meu deus

ginny 06/01/2022minha estante
nicolas vdd que vc levou cristal ontem pro boliche pra fazer eu perder

Mano nico 06/01/2022minha estante
achei q o segredo duraria mais tempo...

carolstanisck 07/01/2022minha estante
vdd mano nico concordo

carolstanisck 07/01/2022minha estante
vc ia perder de qualquer jeito gionavis

Mano nico 07/01/2022minha estante
obrigado vasco

Um Rascunho a Mais 17/07/2016

Vale a pena ler
Eu adoro uma boa ficção cientifica e quando assisti o filme Interestelar não me decepcionei. Assim que tomei conhecimento da existência do livro baseado no filme tive interesse em lê-lo e através da parceria com a editora Gryphus foi possível realizar essa leitura. Por ser baseado no filme não existe uma discrepância entre o conteúdo dos dois e a experiência de leitura foi realmente boa. Em relação aos detalhes técnicos a leitura foi um pouco mais enriquecedora por conter explicações claras e bem definidas de termos científicos para determinados fenômenos que são apresentados ao longo do enredo, deixando assim a leitura fácil mesmo para leigos (como é o meu caso).
A Terra já não é mais tão propícia para a vida humana, tempestades de poeira ocorrem com frequência e plantações são tomadas por pragas. A educação é básica, poucos são os alunos que são selecionados para frequentar a faculdade e a maioria é designada para cuidar das fazendas. Nada é como antes, os governos entraram em acordo a favor do desarmamento e o fim de programas que poderiam ocasionar guerras e até mesmo a história é alterada para que as pessoas aceitem de bom grado a nova vida. Cooper é viúvo, pai de dois filhos (Tom e Murph), engenheiro, ex-piloto da NASA e mora na fazenda junto com o sogro (Donald), mas nunca aceitou de fato a nova vida, sempre se sentiu inconformado em relação a vida no campo e a paralisação da evolução tecnológica.
Tom e Murph possuem personalidades distintas. Tom tem aptidão para a vida no campo, já Murph tem a personalidade parecida com o pai, estudiosa e cheia de curiosidade para descobrir coisas novas. Murph nota que sempre caem livros de sua estante, em um primeiro momento ela fala que existe um fantasma em seu quarto, porém começa a estudar a fundo com a finalidade de descodificar a mensagem que o “fantasma” quer passar para ela. Após uma tempestade de poeira forte, Murph esquece a janela do quarto aberta, quando Cooper e ela chegam ao quarto notam a presença de um campo gravitacional, Murph fica feliz porque o pai agora acredita nela, o pai passa então a tentar decodificar a mensagem também. Após passar a noite toda observando o evento Cooper chega a conclusão que a mensagem representa as coordenadas de um local e decide ir até lá mesmo sem saber o que o aguarda.
“Para onde iria? A filha tinha uma anomalia gravitacional no quarto. Bem, havia anomalias gravitacionais por todo o mundo; realmente muitas se você não fosse excessivamente criterioso com detalhes. Gravidade e massa eram intimamente ligadas; quanto mais massa uma coisa tivesse, mais ela curvaria o espaço-tempo, mais atrairia outros corpos.”
Murph e Cooper seguem até o local indicado e se deparam com uma estação espacial que ainda está em funcionamento em segredo. Cooper é convidado a integrar a equipe em uma exploração a um buraco de minhoca descoberto a pouco tempo que irá conduzi-los a outra galáxia e assim possibilitar a busca de um novo planeta para ser habitado pelos humanos. Movido pelo senso de explorador Cooper aceita a missão e como consequência sua filha Murph fica chateada com ele por estar indo embora e deixando-a para trás. Cooper porém se mantém firme na decisão e segue com a viagem espacial.
O livro é envolto por alguns mistérios como o que de fato causou o campo gravitacional no quarto, o teor das mensagens que Murph se vê encarregada a desvendar e os mistérios guardados na galáxia a ser explorada por Cooper junto com a sua tripulação. É essa aura de mistérios que confere a trama grandes surpresas e emoções ao longo da leitura. A obra possui um bom embasamento em teorias da física, o que possibilita o leitor a fazer uma imersão nesse universo, mesmo as explicações sendo sucintas, são bem claras e de fácil entendimento.
O livro é narrado em terceira pessoa, sendo o narrador onisciente, citando em algumas partes os pensamentos de alguns personagens. Dessa forma é possível ter uma visão ampla de vários acontecimentos ao longo da trama. Em relação a edição, a capa do livro é a mesma do filme assim como o título. Apesar de não ser fã de livros que apresentam capas iguais aos dos filmes, eu não tive nenhum problema com essa até porque o livro é baseado no filme e não o contrário. As folhas são brancas, a fonte é confortável e o espaçamento entre as linhas é bom. Achei a edição realmente boa.
A leitura é de fato um ótimo complemento para quem já viu o filme, porém se você ainda não assistiu o filme recomendo ler o livro primeiro, pois acredito que será uma experiência ainda mais aprimorada. Se você já assistiu o filme e gostou provavelmente irá apreciar da mesma maneira. Se por acaso se perdeu em algum momento do filme, no livro com certeza irá encontrar a resposta e poderá compreender melhor esses pontos. Enfim, recomendo a leitura para todos que apreciam uma boa ficção científica rica em exploração espacial.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/07/resenha-interestelar.html
Raphael 17/07/2016minha estante
Olá, gostaria de saber se o livro é uma cópia fiel do filme ou há detalhes extras que o filme não aborda. Obrigado.

Um Rascunho a Mais 27/07/2018minha estante
Raphael é a novelização do filme, por ser livro tem algumas coisas diferentes, mas é bem fiel.

chiaradiabruna 17/06/2022

Interestelar
Primeira vez que leio um livro baseado em um filme, estou muito mais acostumada com o contrário, mas mesmo nesse caso, o livro conseguiu ser melhor!
E olha que amo esse filme!
Fabio 17/06/2022minha estante
O filme é sensacional! Tomara que o livro tbm seja!

chiaradiabruna 17/06/2022minha estante
É tão maravilhoso quanto Fábio! Ficou muito similar, mas poder ler os pensamentos dos personagens sempre torna algo lido mais imersivo a algo visto a meu ver

Fabio 17/06/2022minha estante
Então bora aproveitar que está no Kindle Unlimited!?

auroras 21/03/2021

O fim da terra não será o nosso fim.
Incrível! Simplesmente incrível. Sempre fui completamente fanática pelo filme e ao ler o livro que proporciona uma descrição mais completa dos ambientes é de tirar o fôlego. A história é emocionante. Para quem já viu o filme e tem interesse em ler o livro, super recomendo. E para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver o filme, fica a indicação.

"Amor é a única coisa perceptível que transcende as dimensões de tempo e espaço."
She King 27/03/2021minha estante
falou em viagens espaciais é comigo mesmo kkkk

auroras 03/04/2021minha estante
Leia o livro! Você vai gostar muito.

Léo 06/10/2021minha estante
Melhor filme da vida. Fiz até uma tatuagem em homenagem. Mas ainda não li o livro, apesar de tê-lo ?

Aline.Clecia 16/04/2023

Que história incrível!

Me prendeu do início ao fim. Não assisti o filme só pra não ter spoilers mas agora que conclui vou correr ? pra assistir o filme pq nossa que história incrível
mduque 16/04/2023minha estante
Já eu não sabia que tinha o livro! Vou ler com certeza! Só assiste o filme. É mindblowing.

Aline.Clecia 16/04/2023minha estante
O livro é impecável, chorei mt

Laiany5 20/07/2023

Emocionante!!
Esse livro é incrivelmente detalhado mais que o filme e isso não deixa ele ruim, deixa ele mais emocionante e mais incrível ainda. Ele nos mostra o sentimento dos personagens, o que eles estão pensando naquele momento e com isso dá um peso na cena. Recomendo para as pessoas que têm muita paciência porque o livro e muito mais sobre emoção de cada personagem do que ação de cada um.
Foi uma experiência incrível e muito emocionante me fez chorar do começo ao fim.
Chorona 20/07/2023minha estante
Nossa, não sabia q tinha livro ?

aartemesalva-nat 20/07/2023minha estante
Aaaaaaa queroo

Danielle 27/01/2022

Muito envolvente ??
"Amor, Tars. Amor, exatamente como Brand disse. É assim que encontramos as coisas aqui. ? O amor, como a gravidade, que podia se deslocar pelo tempo e pelas dimensões."

Eu ainda não assisti o filme, mas ainda bem!!! Porque ler esse livro sem conhecer muito bem a história do filme foi perfeito demais. Estou encantada e assistirei o filme em breve.
Michel.Marden 30/01/2022minha estante
O filme é muito bom tb! Ñ sei se vc vai ter o mesmo olhar após ter lido o livro.

Danielle 30/01/2022minha estante
Estou esperando um tempo pra olhar kkkk

Larissa Tabosa 19/01/2022

O filme é uma das melhores coisas que já vi na vida. Claro que sou suspeita, pois consumo e amo qualquer coisa que o Nolan colocar a mão, ainda assim é inegável o quanto o filme é bom. Mas a experiência de ler uma história que já conhecemos e amamos é surreal!

Por enquanto, foi o melhor livro que li nesse ano. Ri, chorei, chorei mais um pouco? Tinha aquela esperança falida de que as coisas poderiam ser diferentes do que eu já sabia, mesmo sabendo que isso era impossível.

Murph segue sendo uma personagem apaixonante. Toda a dor, a tristeza, a incerteza que ela sente e depois o entendimento de tudo e o perdão, simplesmente lindo! Brand também é maravilhosa! E o que falar de Cooper? Que homem! Mesmo que eu não concorde com algumas das ações dele é impossível não se solidarizar com a dor dele e ao final compreender as motivações dele.

Essa história é maravilhosa demais. As personagens todas são cheias de camadas, de sentimentos, conflitos? E as discussões que são feitas em alguns pontos também são tão necessárias. Olha, realmente amo o filme é o livro!

Ao menos para mim, ler a história fez com que eu compreendesse algumas coisa que tinham ficado meio confusas no filme. Não sei, mas acho que lendo foi mais fácil de entender alguns conceitos de física e astronomia, isso porque sou absolutamente leiga nisso.

O reencontro? Que cena mais linda! E aquele epílogo? Apenas perfeição, para finalizar da melhor forma possível uma história que já estava perfeita!
Beatriz.Pereira 19/01/2022minha estante
Me deixou com vontade de ler ele kkkk

Larissa Tabosa 19/01/2022minha estante
Leia, sério! Tenho certeza que irá amar, esse livro é maravilhoso! Ler um filme é uma experiência incrível!

Jose.Neto 02/01/2022

História de amor e ficção
O livro é praticamente idêntico ao filme, ou seja, ambos são lindíssimos e apaixonantes!

Uma história de amor entre um fazendeiro e sua família, a aventura espacial em busca de salvar a humanidade além da curiosidade diante do infinito marcam esta obra.

Enfim, uma Ótima leitura.
Julia.Silva 02/01/2022minha estante
COMO ASSIM TEM UM LIVRO DO MEU FILME FAVORITO E EU NÃO SABIA

psraissafreire 02/01/2022minha estante
Preciso ver o filme e ler esse livro aaaaa

Insta: nillo_lima 16/02/2022

Desafiador
Após assistir ao filme... Constei que não entendi nada hahaha. Decidi então ler este livro. Fiquei surpreso, pois descobri que o livro foi feito após o filme, e portanto são idênticos.
Falando do livro solitariamente, adorei. Consegui entender as teorias postas a narrativa, e conclui que este livro ajuda muito. Recomendo para todos que queiram entender mais profundamente a história.
Dani 17/02/2022minha estante
"Constei que não entendi nada" kkkkkkk

Insta: nillo_lima 17/02/2022minha estante
Kkkkkk

Aline ig @escape.abacharel 12/12/2022

Maravilhoso!! Um dos melhores desse ano!
Imagine que o planeta Terra não é mais habitável para nós. As condições para a vida, seja plantas, animais ou mesmo a vida humana, não são mais favoráveis, uma vez que as tempestades de poeira ocorrem com bastante frequência e a produção de alimentos foi severamente prejudicada, pois as plantações foram tomadas por pragas. Esse é o cenário de Interestelar.

Os exploradores, que agora são poucos, pois a sociedade prega que estudo não é importante (o importante é se dedicar à lavoura e às plantações, porque tudo está morrendo, pouquíssimos alunos são selecionados para frequentar a faculdade, a maioria dos alunos acabam sendo designados para cuidar das fazendas), tais exploradores terão que tomar uma decisão importante: sair da Terra e explorar o espaço, em busca de outros planetas que sejam habitáveis para os seres humanos. Mas as chances mais prováveis (que são três planetas) estão fora do nosso sistema solar.

Aqui, o livro retrata de forma fiel o que aconteceu no filme. E falo ser fiel ao filme, porque esse foi um dos poucos casos em que o livro foi escrito depois do filme. A novelização para o formato de livro foi feita por Greg Keyes, autor de ficção científica. E Christopher Nolan e Jonathan Nolan foram os roteiristas.

Eu gostei muito de ler esse livro. Foi simplesmente maravilhosa a experiência! Mesmo sendo basicamente o roteiro do filme, eu senti que ouve umas explicações a mais. A narrativa é super fluida.

Para os amantes de ficção científica, vocês vão amar esse livro! Além do Sci-Fi, devo dizer que a relação entre o Cooper e a Murph é muito linda!

Recentemente li 2001 - Uma odisseia no espaço e senti que houve algumas referências escondidas em Interestelar a essa grande obra. Ambas as obras são Sci-Fi’s de qualidade!

Por último, tenho que dizer que essa edição da Editora Gryphus está maravilhosa. A capa, a diagramação, tudo está perfeito! Foi um dos melhores livros que li em 2022!

site: https://www.instagram.com/p/CmE4o9DLq9G/?igshid=YzdkMWQ2MWU=
AndrA64 12/12/2022minha estante
Ahhhh

Eu quero muito ler esse livro

Aline ig @escape.abacharel 13/12/2022minha estante
Você vai amar! Leia sim

Lina DC 02/04/2016

Interestelar" é o livro baseado no filme de mesmo título, lançado no ano de 2014. Dividido em prólogo e três partes, a primeira parte conta a história da Terra após ter sido destruída por uma praga. Após essa praga, a humanidade precisou encarar de uma forma diferente seu modo de vida. A comida é escassa, não há variedades de alimentos (a maior parte deles é baseada no milho) e a tecnologia também retrocedeu. Não existem mais profissões como engenheiros. Preza-se os zeladores, que são aqueles que irão cuidar das terras e das plantações restantes. As crianças não são mais ensinadas a serem criativas ou a sonhar alto, a história aprendida na escola foi alterada para que o foco delas seja na manutenção da terra.
É nesse cenário que vivem Cooper, seu filho de 15 anos Tom, sua filha Murph de dez anos, na fazenda de Donald, seu sogro. Cooper já foi um engenheiro que realizou viagens espaciais, mas que agora, apenas sobrevive. Ele não sabe como ser pai, não sabe como educar as crianças após o falecimento da esposa e não sabe como se encaixar nessa nova realidade.
Em um dia "normal" da família eles encontram um drone de vigilância da força aérea indiana. A chegada desse drone é o pontapé para a reviravolta da história de Cooper. Após alguns acontecimentos, inclusive uma caçada por fantasmas, Cooper vai descobrir uma instalação da NASA, onde alguns cientistas, inclusive seu antigo mentor, o professor Brand, estão buscando uma alternativa para a sobrevivência da humanidade: a povoação de um outro planeta.
Cooper acaba sendo recrutado para essa missão e aceita-a, deixando os filhos sob o cuidado de Donald.
Na segunda parte do livro, temos toda a missão de Cooper e seus companheiros de viagem: a Dra Amélia Brand, Romelly e Doyle, na nave Endurance.
A viagem é longa e o grupo encontra inúmeros problemas no caminho. Durante a exploração, Cooper começa a refletir sobre o que deixou pra trás. Cooper é um personagem que o leitor se esforça para gostar. Vemos que inicialmente seus sentimentos não estão exatamente na "salvação da humanidade", mas sim em realizar a viagem. Ele se sente estagnado e na primeira oportunidade decide aventurar-se nessa jornada, sem parar para pensar direito. Tal propósito não seria ruim se ele não tivesse dois filhos ainda jovens que são deixados aos cuidados de um idoso. Os filhos, que já perderam a mãe por conta de uma doença, agora são abandonados pelo pai.
Essa reflexão é feita durante toda a leitura. Cooper não é o herói nobre e sim um homem que demonstra certo egoísmo por suas ações. Claro que ele tenta justificá-las, mas até que ponto essas justificativas são válidas?
Uma personagem que se destaca na obra é a Murph. Observamos uma criança extremamente inteligente, deixada para trás pela pessoa na qual ela se inspira, se tornar uma jovem e uma adulta ressentida, mas ainda capaz de pensar no bem maior.
A obra é uma aventura e tanto e para os fãs do gênero, vale muito a pena conferir.
Em relação ao trabalho de diagramação e layout a Gryphus Geek realizou um ótimo trabalho. As folhas são brancas, a diagramação é simples e a escolha da fonte é excelente. A capa é uma imagem do filme e combina muito bem com a edição.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Hada 12/05/2022minha estante
N sabia q tinha livro :0 eu assisti o filme

Minoda 20/06/2017

Uma obra para aqueles que querem "ver" a mesma história em um meio diferente
Sinto que é mais do que justo que eu precise esclarecer: Interestelar é, desde o seu lançamento, meu filme preferido. Na época eu fui pelo menos 3 vezes ao cinema assisti-lo, tamanho o fascínio que a história me causou (imagine só quantas dezenas de vezes já o assisti depois que comprei o Blu-Ray?!). Minha resenha aqui é a de um fã incondicional da narrativa dessa história.

Quando esbarrei com esse exemplar em uma livraria um dia antes da escrita desta resenha, meu coração parou. Nunca fiz o menor esforço para ocultar o quanto gosto de Interestelar e todos os meus amigos sabem disso. Estava a procura de outro título, mas quando meus olhos repousaram sobre a imagem icônica na capa deste livro, meus planos mudaram instantaneamente. No caminho de casa já me policiei e mentalizei que essa deveria ser uma leitura despretensiosa, porque seria muito difícil a narrativa do livro se equiparar à apresentada no filme. Ainda assim, o devorei de um dia para outro.

Este é, sem dúvida, um livro no qual pessoas que já assistiram o filme irão aproveitar muito mais do que aqueles que nunca o fizeram. E isso se evidencia, principalmente, na relação entre Cooper e Murph. No filme fica muito claro o amor entre os dois, e fica ainda mais fácil sentir a empatia necessária, como espectador, para entender completamente a extensão desse relacionamento. Apesar de o livro ser uma transcrição muitas vezes (quase) exata do que vemos no filme, talvez por esse mesmo motivo, peca quando precisa fornecer detalhes um pouco mais profundos sobre diversas situações.

É claro que há exceções, e em algumas poucas passagens temos uma visão um pouco mais ampla de algumas situações do filme, e podemos entender aquilo com um olhar mais aberto e preparado. Mas esses momentos são raros. Muitas vezes os sentimentos que cada personagem sente em determinado momento é completamente ignorado, ou mesmo mal interpretado. Isso fica muito claro no terceiro ato do livro. Enquanto essa romantização acaba sim facilitando um pouco o entendimento de alguns momentos, isso se aplica somente em um pano de fundo geral, uma vez que, como leitor, acabamos sentindo pouco do que realmente deveríamos.

A escrita é, no geral, extremamente fiel ao que acontece no filme. Todos os diálogos, escolhas, falas e momentos que compõem do filme do Nolan acontecem de maneira identica no livro. Raras são as ocasiões onde uma ou outra linha de diálogo fica fora do livro, ou é alterada em uma instância mínima. O maior problema, mesmo fica por conta da transcrição pobre dos sentimentos e emoções das personagens, que são tão, TÃO ricas no filme.

Um outro ponto a levar em consideração também é o trabalho de diagramação. Apesar da boa vontade, é perceptível que não está correto. A separação de "cenas" é feita, algumas vezes, por *** ou apenas por espaços em branco de um parágrafo para outro, e embora eu acredite que deva existir alguma ordem entre essas duas opções, diversas vezes o livro parece se utilizar delas de forma um tanto arbitrária, bem como finaliza e começa um capítulo ou outro em meio a uma cena que talvez funcionasse melhor de forma contínua.

Apesar de tudo e para quem já assistiu ao filme, é inegável que a cada nova linha ou parágrafo, todo o filme vai se passando pela sua cabeça e, ao contrário do que acontece na leitura de um livro não adaptado para o cinema, aqui você sabe exatamente a quem ver e como ele está realmente se sentindo. Quanto àqueles que ainda não o viram, a história fica muito mais rasa do que deveria ser e isso, na minha opinião, é um ponto negativo muito forte.

Ainda assim, acredito que Greg Keyes fez um bom trabalho na romantização dessa obra tão incrível escrita pelo Jonathan Nolan e adatada ao cinema pelo Christopher Nolan.

À quem tem dúvidas, o livro é uma transcrição quase exata do filme. Não é uma adaptação. São extremamente raros os momentos onde, em uma linha ou outra, há alguma diferença de ponto de vista ou mesmo nos diálogos. Caso encontre-se em posição de escolher entre ler o livro ou ver o filme, veja o filme, sempre! E se ainda assim optar por ler o livro, siga um bom conselho meu: Faça-o ouvindo a trilha sonora oficial do filme!
Gabriel Fernando Castro 25/06/2017minha estante
Que resenha maravilhosa, obrigado!

Lidyane.Figueiredo 16/02/2022

O livro mescla, na medida certa, física e a ficção. É surpreendente do início ao fim e por mais que em alguns momentos o enredo vá contra a vontade do leitor a história é fascinante.
Tifanniy 16/02/2022minha estante
Tá na minha lista. ?